domingo, 8 de fevereiro de 2009

UM CARIOCA NA ESPANHA




Às vezes não é preciso muito para saber se um jogador está feliz com a fase que atravessa. O armador carioca George Chaia, mais conhecido como Gege, ainda nem completou 18 anos, mas parece realizado na Espanha. No rápido bate-papo pelo messenger, ele começa quase todas as respostas com a expressão "sim, sim, sim". Mais positivo, impossível, né.

Após sete anos defendendo o Tijuca Tênis Clube como um dos grandes destaques do basquete de base do Rio de Janeiro, Gege embarcou para a Europa em outubro do ano passado. Hoje ele atua pelo Torrejon de Ardoz, tem contrato de três anos e bate ponto do infanto ao adulto. Fã de Steve Nash e Dwyane Wade, o garoto não esconde a saudade da família e da namorada, que ficaram no Rio, mas está curtindo a boa fase neste início de carreira. Dá para perceber pelo papo abaixo - e o bom humor é tão claro que a gente nem precisa repetir os "sim, sim, sim".

- REBOTE - Quais foram as suas primeiras impressões quando chegou à Espanha?
E como é a sua rotina hoje?

- GEGE - Na chegada, tudo foi muito rápido. Deixei as malas
em casa e fui direto fazer o primeiro treino. Eu moro num apartamento do clube, em Torrejon de Ardoz, com mais dois brasileiros (Fred, também do Rio, e Ronald, de Brasília, ambos na foto ao lado), um do Senegal e a moça que trabalha aqui. é perto de onde a gente treina, em torrejon de ardoz. O apartamento é ótimo, com quatro quartos, sala grande. E a estrutura do clube é muito boa, com muitas quadras, todas sendo ocupadas por equipes de 8 anos até o adulto. Acho que essa estrutura é o que falta no Brasil.

- Aqui no Rio, você estava entre os principais nomes da base,
e sempre jogava durante muito tempo. Como está sendo aí?

- Achei que no começo seria diferente, mas eu tenho jogado um tempo bom. No Rio eu jogava muito mais, claro, e achei que ia precisar de mais tempo aqui, por ser novo, até me adaptar e adquirir a confiança deles. Mas até que tenho atuado bastante aqui, a adaptação foi mais rápida do que eu pensava.

>>> "Sonhar com a NBA, eu até sonho, como todo mundo, mas pretendo ficar na Europa. Adoro a Euroliga e a Liga ACB, da Espanha"

- Como você foi recebido pelo técnico e pelos jogadores?
- Pelo técnico, muito bem. É um cara muito gente boa, nos trata muito bem e não deixa faltar nada. Quanto aos jogadores, as pessoas quando chegam são olhadas com um modo diferente, isso acontece em todos os lugares. Sempre comentavam entre eles, não sei se bem ou mal (risos). Mas agora me tratam bem.

- Você foi para a Espanha a partir de um DVD feito pelos seus empresários, da Ability. Como é ter que lidar com esse lado empresarial sendo ainda tão novo? Como é a relação?
- É muito boa, são pessoas do bem. Eles olham por mim, falam tudo comigo e com a minha família, já que conhecem os meus pais também. Então é uma relação superaberta. Eles sempre ligam para saber como estão as coisas, se estou precisando de algo aqui.

- E agora que você está na Europa, o que pensa para o futuro?
- Quero continuar aqui. Adoro a Euroliga e a primeira divisão da Espanha (ACB). Espero conseguir um clube para jogar esses torneios. Sonhar com a NBA, eu até sonho, como todo mundo, mas pretendo ficar na Europa. Terminei o segundo grau no Brasil e agora vou fazer aqui a faculdade de Educação Física. Farei um curso de adaptação e, no próximo semestre, começo a estudar.

11 comentários:

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho desse menino!
Desde pequeno corre atrás dos seus sonhos com muita determinação!
Tem muitos amigos e com certeza todos torcem por eles como nós.
Sabemos o quanto difícil foi essa mudança mas ele seguiu em frente e hoje está ai feliz e tendo as primeiras vitórias de muitas que ele terá ao longo de sua carreira.
Parabéns Gegê estamos sempre torcendo por vc!!!
Ana Lúcia Torres Homeme Chaia.

Anônimo disse...

Você não é apenas o nosso orgulho mas o orgulho do povo brasileiro! Sua conquista através do seu esforço, coragem e determinação, fazem-nos acreditar que tudo é possível quando se sabe o quer!
Isso é apenas o começo, sua estrela vai brilhar ainda mais! Que Deus te abençoe!
Parabéns Gegê! Olhe sempre em frente, e nos momentos difíceis lembre que estaremos sempre vibrando por você.
Beijocas
Luciana Zappulla

Jones Mayrink disse...

muito feliz por esse mlk
boa sorte gege

Anônimo disse...

Esse menino merece essa e muitas outras entrevistas!
Com toda essa garra e determinação não temos duvidas de que ele vai muito longe , muito mais do que ele imagina!
Continue firme e forte em busca do seu objetivo que vc vai conseguir!
Estamos todos torcendo e muito orgulhosos por vc!

Beijos
Illana

Anônimo disse...

Temos muito orgulho desse nosso irmao.Sempre lutou pelo seu sonho, por seus desejos, e o que nao realidade o que podemos dizer que temos muito orgulho dele, por ser quem é!
desejamos toda sorte do mundo a ele, muita paz , felicidades e sucesso!
Amamos muito ele de coraçao!

Anônimo disse...

Muito orgulhoso pelo meu amigo e ex-atleta Gege. Pra béns pelo sucesso aí na Espanha e parabéns ao Rodrigo pelo Blog. Um abraço a todos.

Anônimo disse...

alem de craque , o mais importante é que trata-se de um excelente garoto , querido por todos , muito ligado a familia e aos amigos , só tenho elogios para ele.
torço muito por ele e pela sua realização profissional e meu maior desejo seria que o avô dele , que é o seu maior fã e incentivador , fosse assisti-lo jogar na Europa.

parabens gegê !!!!!!!

Marcelo Torres Homem

Anônimo disse...

alem de craque , o mais importante é que trata-se de um excelente garoto , querido por todos , muito ligado a familia e aos amigos , só tenho elogios para ele.
torço muito por ele e pela sua realização profissional e meu maior desejo seria que o avô dele , que é o seu maior fã e incentivador , fosse assisti-lo jogar na Europa.

parabens gegê !!!!!!!

Marcelo Torres Homem

xogorete disse...

Esse menino é mara!

Unknown disse...

Esse é um exemplo clássico de determinação e muito amor pelo que faz. Sua dedicação é ímpar e por isso o reconhecimento rápido mais do que merecido a um ícone do basquete brasileiro que brilhará no mundo!
Apesar da saudade, a torcida é enorme pelo seu sucesso hoje e sempre!
Te amo demais!

Tia Paula

Sara disse...

Que bom é viajar um pouco e ver o mundo, espero que meus filhos tenham a mesma oportunidade que só agora estão a tentar encontrar um apartamento mobiliado em 4rentargentina