terça-feira, 14 de setembro de 2010

OS RIVAIS NO PRÉ-OLÍMPICO


Após o Mundial, o debate nas caixinhas migrou para o Pré-Olímpico do ano que vem, em Mar Del Plata. Com o título dos Estados Unidos, eles são um rival a menos na luta pelas duas vagas em Londres-2012. Vale sempre lembrar que, no ano seguinte, ainda rola o Pré mundial, com mais quatro classificações para as Olimpíadas. Ainda não dá para saber se o Brasil terá todos os seus jogadores no torneio. E agora, sem os EUA no caminho, vale todo e qualquer esforço para reunir nossa força máxima para a competição na Argentina. É a grande chance de voltar aos Jogos. Será que algum azarão é capaz de roubar uma das duas vagas? Vamos dar uma olhada nos nossos rivais.

ARGENTINA – O normal em Pré-Olímpicos é que eles joguem com um time B. Mesmo assim, dentro de casa, são favoritíssimos para ficar com uma das vagas.

REPÚBLICA DOMINICANA – Se contar com todos os NBAs (Ariza, Horford, Villanueva e Garcia), pode ser um rival perigoso. Mas vale lembrar que, na Copa América, os três últimos estavam lá, e eles sequer conseguiram se classificar para o Campeonato Mundial da Turquia.

PORTO RICO – É sempre um adversário imprevisível. No Mundial, conseguiu a proeza de perder para a Costa do Marfim. E não deve contar com Larry Ayuso, que deu chilique e abandonou o grupo antes do torneio. Por outro lado, a seleção tenta fechar com Moncho Monsalve, que certamente colocaria alguma ordem naquela bagunça.

CANADÁ – Está aí outra seleção sobre a qual a gente nunca sabe o que esperar. Heroísmo nas vitórias, vergonha nas derrotas. Não é galinha morta, mas não vejo condição de beliscar uma das vagas.

URUGUAI – O país tem se afundado numa triste crise de estrutura, o que pode prejudicar ainda mais um elenco que até faz uma graça aqui e outra ali, mas não tem peso para brigar no topo.

O grau de dificuldade, claro, vai depender muito de qual elenco vamos levar a Mar Del Plata (e os rivais também). Hoje parece óbvio que o Brasil está acima de todos eles, exceto a Argentina. O problema é que tudo pode ser decidido num jogo de semifinal, e aí não pode haver apagão. A princípio, a missão é até tranquila e soa como obrigação. Mas é melhor esperar para ver. Concorda?

30 comentários:

Jander Marques disse...

O Problema da Republica Dominicana são os egos dos jogadores. Villanueva é um mala, Horford é outro estrela e o Ariza não foi da outra vez esperando ser chamado pela seleção americana.

Porto Rico tem bons jogadores, com a chegada de Moncho e se ele conseguir organizar um pouco as coisas, pode complicar.

Agora, dependendo da seleção que conseguirmos levar, é obrigação pelo menos o segundo lugar.

Anônimo disse...

Concordo, eu sempre escrevi que o Brasil para almejar alguma coisa, tem que brigar por ela, não espere que a solução venha dos outros. Com duas vagas em jogo, com seleções que o Brasil conhece a fundo, como escreveu o Rodrigo, é só não dar apagão no momento crucial. Se tudo estiver em ordem, eu acho que as duas vagas já estão garantidas.
Xumbinho,
Castro-PR

rao* disse...

O normal seria dizer qy=ue somos favoritos como vc bem disse Rodrigo. Mas no basquete, especialmente quando trata-se de seleções, existem muitos SEs. "Se o Nene joga somos favoritos", "se o LB jogar bem temos grandes chances", "se tivermos um armador reserva a situação fica mais tranquila" e por ai vai. Então, SE tudo der certo para a seleção ir completa ao pré-olimpico, as chances de termos uma vaga são muito grandes.

Anônimo disse...

Só não levar o Barbosa e o Marcelinho que a vaga é nossa :)

Anônimo disse...

Que besteira ficar criticando os caras de maoir nome por causa de jogadas isoladas com MM e LB... os caras jogaram bem, não foram mal no mundial... LB voltando de contusão, era a velocidade nos contra-ataques... Forçou algumas bolas e daí? O Lebron, não força nada na NBA, o Scola não desandou contra Lituania... O Brasil tem time pra fazer frente contra os USA, como fizeram... esse pessoal, q só vê besteira...

Anônimo disse...

O Brasil não está atrá da Argentina... dominou o jogo contra eles, o Jasen que ganhou naquelas duas bolas de 3... faltou sorte, senão eia longe... O Coch K que o diga... O mundial foi muito equilibrado... apesar dos desfalques, que históricamnte é marcado os mundiais, tiveram muitas equipes de qualidade... Espanha sem o Gasol ganhou a final de 2006, de muito, agora em sexto... Grecia? Abaixo do tão "inferior" BRasil...

Nâo está em um nivel abaixo, se tivesse caido uma das bolas do Scola, seria diferente? BRAsil sensação do MUNDIAL!!! È muito 8 ou 80 dessa galera corneteira...

Anônimo disse...

O Brasil não está atrá da Argentina... dominou o jogo contra eles, o Jasen que ganhou naquelas duas bolas de 3... faltou sorte, senão eia longe... O Coch K que o diga... O mundial foi muito equilibrado... apesar dos desfalques, que históricamnte é marcado os mundiais, tiveram muitas equipes de qualidade... Espanha sem o Gasol ganhou a final de 2006, de muito, agora em sexto... Grecia? Abaixo do tão "inferior" BRasil...

Nâo está em um nivel abaixo, se tivesse caido uma das bolas do Scola, seria diferente? BRAsil sensação do MUNDIAL!!! È muito 8 ou 80 dessa galera corneteira...

Anônimo disse...

belo texto rodrigo está de parabens
a unica pergunta !
moncho está indo mesmo para porto rico ?

lucas disse...

Serão 4 vagas no Pre-olimpico Mundial? Não eram 3 na última vez?

Anônimo disse...

EI galera,sera que o splitter vai ser liberado depois do brasil esconder a lesao dele?o cara foi se arriscar de novo pela seleçao...e eh o unico que da entrevista depois do jogo,na final...e depois do raulzinho eh o mais novo.....

Anônimo disse...

Pra mim o problema é pegar a Argentina antes da final, aí sim a coisa pode desandar.

Heverton Elias

PauloRJ disse...

Perfeito Heverton.....se fosse um torneio de pontos corridos eu diria que teríamos a obrigação de nos classificar.....num mata-mata não podemos cruzar com os hermanos....aí corre o risco de tremer (mesmo que seja o time B) e ficarmos de fora...

Unknown disse...

Com o time completo, ou quase isso o Brasil consegue essa vaga que tem tanto tempo que não consegue.

Anônimo disse...

Lucas, não se sabe se serão 3 ou 4 vagas no pré-mundial.
Depende da Fiba aceitar a inscrição da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escocia, Gales e Irlanda do Norte).
Como a Grã-Bretanha só existe no COI, (na Fiba, os paises acima compentem independentemente) esta criado o impasse.
Luiz

maníaco-MA disse...

Só pra lembrar que O Ginóbili já confirmou a presença no pré-olímpico desde antes da estréia da argentina no mundial em carta para o time publicada no Olé.

Anônimo disse...

2003 me vem à mente...

Anônimo disse...

Brasil: Huertas, Benite, Leandrinho, jordan burger, m. vinicius, alex, giovanoni, splitter, paulão, nene, varejão e augusto lima.

Tomás disse...

Só pra esclarecer. O time da grã-bretanha já existe, desde 2007, disputou o ultimo europeu e vai denovo o ano q vem.

A fiba só quer saber se eles vão ter um time competitivo, ao que tudo indica serão sim aceitos e as vagas no pré mundial serão 3 como da ultima vez. Porém ainda não anuncio oficial.

Anônimo disse...

O dirigente da FIBA é brincalhão

O cara aceita tudo quanto é porcaria no Mundial e diz não saber se vai aceitar os britânicos. É claro que vai, pois além da política, não esquecem que os britânicos tem Gordon (ex bulls, agora pistons) e o excelente Deng (bulls), ambos já declararam ao site da NBA que irão estar em Londres. Ou seja, vão ser só três vagas no PRÉ Mundial, logo é bom o Brasil ganhar uma das duas no pré das américas. Nossos maiores adversários serão Porto Rico e República Dominicana. A Argentina irá completa, será a última competição de uma geração absolutamente brilhante. Com Ginóbili, Nocioni e tudo. Por isso, a CABB brigou tanto para o mundial ser em La plata.

Gustavo.

Anônimo disse...

Até o Ginobili já confirmou que jogará em Mar Del Plata. A tendência é que a geração de ouro esteja com a formação mais completa dos últimos anos...

Sergio 2 due disse...

Nada de time B da argentina no pre olímpico de Mar del Plata

A despedida da Geração Dourada de seu público em casa contará com as máximas figuras

Última oportunidade de ver a todos juntos
Manu,Scola,Delfino,Oberto,Nocioni,Prigioni,Gutiérrez,Jasen
a única novidade pode ser um novo técnico

marcelo marques disse...

exato o ginobili e outros já confirmaram

e o brasil tem time para ganhar de todos

agora precisa melhorar algumas

e principalmente melhorar a convocação

nezinho,batista,murilo sem a minima condição

Tomás disse...

Rodrigo Alves: o méxico não se classificou para o pré-olimpico. Os classificados foram porto rico, rep. dominicana, cuba e panama. A jamaica foi quinto e o méxico só sexto. Então mesmo q os EUA desistam fica dificil do méxico jogar.

Rodrigo Alves disse...

Tem razão, Tomás. Fui pelos times da última Copa América e não me toquei desse detalhes, desculpa. Abraços!

Anônimo disse...

Classifica ARGENTINA e PUERTO RICO por razões obvias.
Enhorabuena!
Abraços desde Caguas (PUR)!





Carlos Montaña de la Serna
(ayudante técnico de Flor Melendez)

Sergio 2 due disse...

Coração boricua

jajajajajaja

Anônimo disse...

Joy soi de Puerto rico mano, i runtamente com mi ermanitos republiquenhos dominicanienses, vamos cachar (ferrar) ustedes, brasilenhos de mierda, so tenemos saudades de suacamisola amarelita, que combina em mucho com la personalida de ustedes, um abracito a mi amigos , ate la vista maricones, la concha su madre, su irro de p..........

Anônimo disse...

Viva Puerto Rico!!! Viva La Dominicana!!!

Barea >>> Huertas
Arroyo >>> Barbosa
Ayuso >>>> Alex
Daniel Santiago >>> Varejon
Peter John >>> Splitter

Flores >>> Huertas
Garcia >>> Barbosa
Ariza >>> Alex
Villanueva >>> Varejon
Horford >>> Splitter

Anônimo disse...

Por favor, não confundir meu recado, compañero Rodrigo.
Tenho nada contra nossos irmãos do Brasil, simplesmente dei minha opinião (e desejo).
Conheço Rubén Magnano desde seus começos no queridíssimo Atenas de Cordoba de Campana, Ossela e Milanésio, reconheço seu potencial, talento e histórico como head-coach.
Sou apaixonado pelo seu país, tanto que casei com uma baiana que hoje me acompanha desde o interior da Bahia.
Enhorabuena!
Abraços desde Caguas (PUR)!





Carlos Montaña de la Serna
(ayudante técnico de Flor Melendez)

Anônimo disse...

puerto rico >>> costa do marfim