terça-feira, 7 de setembro de 2010




Após 12 anos de jornalismo, não consigo me ver trabalhando em outra coisa. Gosto bastante do que faço e quero continuar fazendo durante muito tempo. Mas cá estamos numa terça-feira em que eu gostaria de ser, sei lá, engenheiro, advogado, comerciante, ou qualquer outra profissão que me permitisse ficar em casa no feriado para, recostado no sofá, ver esse Brasil x Argentina das 15h com apenas uma preocupação: torcer.

De volta ao mundo real, na hora do jogo estarei na redação do Globoesporte.com, recém-chegado do Arena SporTV, que mais uma vez será só sobre o Mundial. Por dever de ofício, a torcida acaba diluída entre as tarefas de montar o texto que a Danielle Rocha vai mandar da Turquia, cuidar da página de basquete, resolver algum pepino extra e ouvir as já tradicionais provocações dos outros jornalistas do site ("Essa seleção, hein, vou te contar").

Bem antes do Mundial, coloquei aqui e no twitter a minha escala de expectativa para o Brasil: eliminação na primeira fase seria uma vergonha; cair logo nas oitavas seria frustrante; avançar às quartas seria um ótimo dever cumprido; chegar às semis seria um feito sensacional; e embolsar uma medalha seria uma conquista heroica. É claro que uma possível derrota hoje vai nos deixar frustrados, mas com a Argentina pelo caminho, não dá para dizer que somos favoritos. As vantagens deles são basicamente duas: Luis Scola e um trabalho de muito tempo dos jogadores com Sérgio Hernández.

Ainda assim, vencer é plenamente possível. Se encaixarmos um jogo próximo do que fizemos contra a Croácia ou – nem precisa tanto – contra os Estados Unidos, temos condições de mandar os hermanos para casa. E aí eu já mudaria a minha escala de expectativa: avançar às quartas neste cenário seria não só um ótimo dever cumprido, mas, por ser a Argentina, um feito sensacional.

O Brasil joga hoje para tirar um enorme peso das costas, reconquistar um espaço no cenário internacional e transformar todo o restante do torneio em uma busca apenas pelo lucro, com a sensação de que já terá feito bonito. Vale a torcida. Como está seu nível de confiança hoje? Diga aí.

17 comentários:

Anônimo disse...

Nivel alto!!

Muita expectativa de ver esta geração brilhar. Vencer a Argentina dará mais do que a vaga para as quartas (e automaticamente uma posição entre os 8)......dará a certeza de que após muitos (e muitos) anos temos um time para torcer.
A seleção tem a chance, esta tarde, de retomar um espaço no coração do povo brasileiro....espero que o faça.

jdinis disse...

Ontem dei uma pesquisada em sites de apostas e o Brasil aparece sempre "pagando menos" que a Argentina (o site da ACB, por exemplo, tem um link para isso). Para aqueles que veêm a partida de fora somos favoritos.

A Argentina está sem seu melhor jogador, Ginóbili, sem Nocioni e sem os primeiros reservas do Prigioni. Nossos jogadores estão agora maduros enquanto os argentinos não encontraram grandes nomes para substituir a "geração de ouro".

O problema é na cabeça, se os jogadores acharem que, como você escreveu, "vencer é plenamente possível", "avançar às quartas neste cenário seria não só um ótimo dever cumprido, mas, por ser a Argentina, um feito sensacional" ou "transformar todo o restante do torneio em uma busca apenas pelo lucro, com a sensação de que já terá feito bonito", então acho que temos pouquíssimas chances.

Nós, torcedores e/ou jornalistas, temos todo o direito de pensar assim pelo histórico. Ruben Magnano e os jogadores, NÃO!

Esse fator é, para mim, o principal para ganharmos da Argentina. Não é garantia de vitória, mas é a chave para ela na minha opinião.

Abraços e força/cabeça Brasil!

jdinis disse...

corrigingo: "AINDA ASSIM, vencer é plenamente possível" ...

cibele disse...

Eu acho que o Brasil tem muitas condições de ganhar. Mas essa seleção tem momentos sim e momentos não. Às vezes, baixa o santo e os caras perdem o brilho. Enfim, pra ganhar hoje tem que ter muita garra, a la partida USA. Não pode relaxar no segundo quarto como é de costume. O time da Argentina é muito bom pra isso. Mas vendo as partidas da Argentina e do Brasil, acho que dá pra ganhar sim!

Olha, se não ganhar hoje da Argentina, não sei quando ganha haha

cibele disse...

E Rodrigo, eu ri com a sua enquete aqui do lado. JP Batista pra marcar Scola hahaha

Anônimo disse...

O "se" não joga mais se o NENE tivesse seria um jogo de 50% de chances para cada lado. Mesmo assim se o Brasil fizer 80% do que fez com os EUA nós passamos com certeza. Não podemos ficar frustrados por não passar é perfeitamente natural. Desde que o Moncho chegou que estamos melhorando. Aliás foi um absurdo o que fizeram com ele. Vamos lá Brasil, estou confiante.

jdinis disse...

Cibele: os argentinos também tem acesso ao Blog, talvez por isso a opção JP Batista.

Anônimo: "se" o Nenê jogasse? E "se" o Ginóbili jogasse, "se" o Nocioni" jogasse ...

cibele disse...

É, jdinis. Ele inclusive foi mais votado que o Splitter hahahaha

bigmanrj disse...

Acho que a primeira preocupação, neste jogo, são os jogadores tomarem cuidado com as faltas, principalmente Alex(que sempre comete falta com menos de 2 minutos de jogo), Varejão e Splitter.
A segunda preocupação é o fator experiência que faltou pra decidir contra EUA e Eslovênia(quando diminuímos a diferença para 2 pontos e os caras estavam nitidamente perturbados. Mais um ataque certo e empataríamos aquele jogo e não estaríamos disputando a classificação contra a Argentina), no mais é esperar a bola subir.

Anônimo disse...

Muito animado com o jogo de hj!!!
Brasil é mais e hj vamos mostrar por q viemos pra esse mundial
Vam,os mostrar q ñ precisamos de nene e varejão vai nos dar uma aula sobre o q é defesa de verdade
parando o cestinha da competição e mandando a argentina de volta pra casa!!!

Go Brasil!!!

Eduardo disse...

Estou em Istambul, nervoso pacas...

Nosso banco para mım ainda eh uma ıncognıta... mas no fınal quem tem um baıta banco?

Anônimo disse...

É Rodrigo, a anciedade é muita, ainda mais num contexto histórico de uma data de uma mal contada Independencia, mas que a do basquete brasileiro não seja assim.

Sim podemos vencer, depois de muito tempo não apenas um richa da rivalidade entre brasileiros e argentinos.

Acredito que a vitória do Brasil passa pelo lado psicológico que certamente deve ter siso trabalhado pelo Magnano, pelo que tenho ouvido dele nas entrevistas.

E não é só querer vencer mas lembrar do que tem que se fazer dentro de quadra, controlar a anciedade, que muitas vezes levam nossos jogadores a querer decidir sozinhos.

Não precisamos de heróis ou de apenas um ou outro destaque individual , precisamos jogar como uma equipe respeitar o plano tático que for estabelecido, pois sabemos as qualidades e as deficiencias do adversário.

Scola é sem dúvida o homem a ser parado, mas não podemos esquecer do perímetro argentino, aí entra nossa defesa, que não pode querer dobrar no pivô e esquecer os tiros longos.

Se tivermos atençao defensiva teremos chances de confirmar nossa maior qualidade ofensiva nesse momento, diante de uma Argentina dependente do seu pivô.

Mas como disse que não vivamos de heroísmos e falsos personagens como esse do dia 7 de setembro, que para nós historiadores , não passam de construções de uma identidade que não é a do povo brasileiro.

Queremos vencer por jogar melhor esta partida, pois nesse mundial cada jogo tem a sua História, uma História bem mais verdadeira do que essa da independencia fajuta que tentam nos vender.

E que essa História de hoje seja de vitória construída com um jogo coletivo onde cada um dos nossos jogadores faça a sua parte, nessa nova história que se tenta escrever no basquete brasiliero.

Só não podemos esquecer que toda História é um processo , que como tal tem varias fases e a nossa ainda está no início, perder ou ganhar, nesse momento, não ainda não é fim do mundo, mas querer vencer é fundamental.

Força Brasil

Sandro

Anônimo disse...

Hj nao eh dia de crítica, hj eh dia de torcer com o coracao! BORA BRASIL!!

Renato disse...

Que a gente saiba pôr velocidade e/ou cadenciar na hora certa.....

Que os arremessos sejam calibrados... sem precipitações.....

Que a nossa defesa esteja mais forte do que nunca!!

Que a gente conte com aquela dose de sorte...

Vamos, nessa, Brasill!!!

ARROZ_ disse...

Hoje é o dia mais importante para o basquete Brasileiro, desde aquele Brasil e Alemanha no pré-olímpico mundial...

Ganhar hoje não significa apenas avançar para as oitavas de final, mas voltar depois de tantos anos, a por um sorriso na cara daqueles que como eu acompanham e amam tanto esse jogo.

Ganhar hoje é voltar a ter o respeito internacional que o Brasil merece, e talvez o início do processo para recolocar o Brasil como o segundo esporte nacional (lugar onde ficou durante tantos anos, e nunca deveria ter saído).

FORÇA BRASIL !!!! ESSA É A HORA !!!!

marcelo marques disse...

brasil por 20 pts


ganha hj

Jonathas disse...

Belíssimo texto Sandro.


Vamos BRAAAAAASIIIL!!