sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O TROPEÇO QUE NÃO SURPREENDE


Se as nossas reações como torcedores de basquete costumam ser extremas, no céu ou no inferno, a estreia da seleção feminina no Mundial foi daquelas que anunciam o apocalipse com quatro cavaleiros, sete trombetas e tudo mais que complete o pacote. Claro que aqui vai uma boa dose de exagero, mas o tropeço inaugural diante de uma fraquíssima equipe da Coreia do Sul (61-60) escancara os temores de muita gente. O técnico é ruim desse jeito? A parte emocional vai ser sempre esse drama? Iziane vai mesmo chutar todas? O problema da pobreza de fundamentos nunca será resolvido?

Pode ser só a boa e velha tensão da estreia (espero mesmo que seja), mas todos esses temores apareceram lá em Brno na partida de quinta-feira. Carlos Colinas teve atuação muito fraca, com substituições na hora errada e lances mal desenhados para a reta final. A pane psicológica se manifestou em vários lances, inclusive no passe descabido de Adrianinha que acabou na mão de uma coreana e selou o nosso tropeço. Iziane só acertou dois de seus 11 arremessos. E os fundamentos foram trágicos, com 19 desperdícios e arremessos que explodiam na tabela sem ao menos dizer oi para o aro.

Foi, obviamente, preocupante a estreia brasileira. No dia em que Hortência completou 51 anos, a seleção que ela dirige resumiu os velhos problemas que assolam o basquete feminino há muito tempo. A modalidade continua precisando de cuidados, e resta saber até quando vamos pagar o preço de tanto descaso. Como estamos no meio de um campeonato, vamos ver o que rola nesta sexta contra Mali. Qualquer outra coisa que não seja uma vitória convincente terá cheiro de crise.

Ah, só para não perder o hábito, leiam o ótimo texto do Bert sobre o jogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Hortència recebeu no seu aniversario o presente que merecia, pura consequencia de sua incompetència e amadorismo.Vc foi muito simpático Rodrigo, dizendo que o técnico é ruim, para quem assistiu o jogo de ontem , tá muito claro, que ele não tem noção de nada, é tao amador no adulto quanto Hortência, é só analisar o jogo de ontem e os fatos ocorridos desde que esse assumiu.

Gabriel disse...

Você leu muito bem o jogo e o momento do basquete brasileiro, Rodrigo, parabéns.