segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O JOGO, POSIÇÃO POR POSIÇÃO


Na véspera do confronto entre Brasil e Argentina nas oitavas de final, convido os amigos a dar uma olhada na comparação dos elencos, posição por posição. Imaginando que o Magnano vá de Alex, e que o Hernández vá de Oberto, fiz aqui os seguintes paralelos:


O brasileiro é o líder do Mundial em assistências; o argentino vem logo atrás. A disputa entre os dois vai ser fundamental para ver quem dita o ritmo do jogo dentro da quadra.

Com a responsabilidade de substituir Ginóbili, o ala argentino não chega a brilhar, mas atravessa uma fase melhor que a do adversário, que ainda deve uma grande atuação.

Alex vinha fazendo um torneio ruim, mas cresceu na última partida. Jasen, jogado na equipe titular para substituir Andres Nocioni, vem tendo performances muito discretas.

Aqui está um confronto fundamental. Varejão é ótimo, mas ainda se recupera de sua lesão. Em contrapartida, Scola está voando e é o melhor jogador do Mundial até agora.

Não sei se Oberto sai como titular, mas, se estiver bem, vai jogar mais que González. De uma forma ou de outra, Tiago Splitter leva uma boa vantagem neste confronto de pivôs.

Se Kammerichs não estivesse tão inoperante e Marcelinho não estivesse tão decisivo, a vantagem seria deles. Era um ponto fraco do Brasil, mas vejo aqui um certo equilíbrio.

Magnano é mais técnico e tem resultados melhores, mas Hernández trabalha há mais tempo com esse grupo. Os dois se conhecem e vão para o jogo em pé de igualdade.

É claro que esta é só uma comparação por posições, pode não refletir sequer quem vai marcar quem – acho que Alex pega Delfino, Leandrinho pega Jasen, e Huertas pega Prigioni. Varejão e Splitter devem se revezar com Scola, dependendo da hora do jogo. As comparações dão em empate, mas a fase estupenda de Scola e o bom entrosamento entre o elenco e o treinador dão aos argentinos um leve favoritismo. Concorda? Diga aí.

9 comentários:

Anônimo disse...

Belo post Rodrigo

Mas prefiro simplesmente resumir com um:

BRASIL > ARGENTINA

Acredito na equipe e eles sabem que esta vitória pode apagar muitas derrotas do passado recente (como em Las Vegas, por exemplo).
Deveremos assistir ao jogo que pode representar a virada de hegemonia na America do Sul.

Aposto em 3 jogadores para que isto ocorra: Huertas, Splitter e Machado.


Alex M.

jdinis disse...

Fabricio Oberto não vem jogando, por isso deve (DEVE) ajudar pouco. Para mim:

- Magnano > Hernandez
- entrosamento argentina > brasil
- determinação argentina > brasil
- confiança argentina > brasileira
- opções táticas brasil > argentina
- físico brasil > argentina (Scola, Delfino e Prigioni estão jogando muitos minutos).

A chave da vitória está, na minha opinião, no Ruben Magnano. Se o técnico conseguir que sejamos melhores que os argentinos em determinação e igualarmos a confiança, dá Brasil.

Anônimo disse...

O negocio eh atordoar o adversario, poe Nezinho de titular q vai abalar qualquer estrategia de Hernandez!

Tomás disse...

Rodrgio, assunto um pouco fora do tema, mas valeria um post seu:

http://esporte.ig.com.br/basquete/2010/09/04/lnb+consegue+aprovacao+de+lei+que+pode+viabilizar+torneio+sub+20+9582364.html

Tomás

Tomás disse...

Rodrgio, assunto um pouco fora do tema, mas valeria um post seu:

http://esporte.ig.com.br/basquete/2010/09/04/lnb+consegue+aprovacao+de+lei+que+pode+viabilizar+torneio+sub+20+9582364.html

Tomás

Rodrigo Alves disse...

Só lembrando que o Oberto não vinha jogando porque estava com um problema estomacal. Ele já se recuperou, voltou a treinar e disse que vai para o jogo contra o Brasil. É claro que ainda não deve jogar os minutos normais, mas deve ser usado sim.

Duda 11 disse...

Não acredito que a Argentina tenha um leve favoritismo. A equipe está bem desfalcada (sem dois titulares indiscutíveis) e alguns jogadores já sentem o peso da idade, como Oberto e Prigioni. É a chance de o Brasil fazer um bom jogo, com velocidade e inteligência, com uma zona bem encaixada, que bate o adversário por 10 pontos, pelo menos!

Anônimo disse...

nunca o delfino é melhor que o leandrinho!

Anônimo disse...

concordo em numero,genero e grau, mas descordo que o delfino e melhor que o leandrinho,nem com o leandrinho em ma fase,o delfino e um enganador passou por 40 franquias da nba e pode escreve vai perde espaço essa temporada no milwalke bucks.

Você que o marcelinho huertas poderia jogar na nba,pois ele melhor que arroyo entre outros, ele seria um bom reserva.