quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A BOLA ESTÁ COM AS MENINAS




A renovação, como se sabe, ainda não veio. O espanhol Carlos Colinas convocou várias jogadoras jovens, mas acabou levando para o Mundial um grupo repleto de veteranas e pontuado por uma promessa adolescente, a pivô Damiris, de 17 anos. Ao mesmo tempo em que cortou jogadoras como Micaela, que não vinha rendendo bem ultimamente, o técnico se agarrou a outras que também vinham sendo criticadas, como Palmira, Karen e Kelly. Como não pude acompanhar os treinos em Barueri, fica difícil opinar de fora. Mas é este o Brasil que estreia hoje, às 10h15, contra a Coreia do Sul.

Nunca é demais lembrar que essas mesmas coreanas nos derrotaram na primeira partida em Pequim, na prorrogação, e desencadearam aquela campanha esquecível, com quatro derrotas e uma vitória inútil na última rodada. Vencer logo de cara seria um alívio na briga com a Espanha para terminar em primeiro lugar no grupo C e carregar uma boa campanha para a segunda fase – o outro rival é Mali.

Se as derrotas nos amistosos recentes levantam alguma preocupação, o otimismo vem em dose dupla com a chegada de Érika e Iziane. Ué, Iziane? Sim, Iziane. A ala nunca fez nada muito relevante com a camisa da seleção e eu jamais a traria de volta nestas condições (sem um indício claro de arrependimento), mas é inegável que a menina voou na temporada da WNBA. Se mantiver a cuca no lugar, pode ser um desafogo ofensivo muito bem-vindo.

Érika, esta sim, é a grande esperança. Fora da seleção há quatro anos – e no Mundial de 2006 ela estava baleada -, a pivô tem sido a melhor jogadora brasileira dos últimos tempos. Ainda que pese a falta de entrosamento e o fato de não ter treinado nada com Colinas, pode ajudar muito na base do talento. É o que eu espero, pelo menos. "Esperar", aliás, é um verbo difícil para este mundial. Como já disse o Balassiano, o clichê do “tudo pode acontecer” cai como uma luva na República Tcheca. Difícil fazer previsões.

Mas você pode dizer: o que espera das meninas? Vai lá, a caixinha é toda sua.

Nenhum comentário: