quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VALE QUATRO DIAS DE DESCANSO


A seleção brasileira chega à última rodada da primeira fase do Mundial com um lamento a fazer. Sem chances de ficar em primeiro ou segundo no grupo B, vai pegar Argentina ou Sérvia nas oitavas de final, isso já é fato. Nem sei quem eu prefiro, são duas pedreiras cruéis. Não tem essa de "é melhor ganhar ou perder da Croácia hoje?", porque hermanos e sérvios são igualmente perigosos. Ainda assim, a vitória de hoje, às 15h30, é fundamental para o Brasil, por um simples motivo. Se perdermos, disputamos as oitavas logo no sábado. Se ganharmos, o próximo jogo será apenas na terça-feira! Ou seja: seriam quatro dias de descanso, um presente dos céus para deixar Anderson Varejão em boas condições. Ou alguém aí tem dúvidas de que vamos precisar dele?

Chances de vitória do Brasil:
65%. Apesar da pane de ontem, o Brasil tem mais time que a Croácia. Mas isso não garante vitória, ainda mais valendo posição no grupo. Tem tudo para ser equilibrado.

O que eu espero da seleção:
Mais consistência psicológica. Apagões como o do segundo quarto contra a Eslovênia podem ser fatais. Ficar correndo atrás do rival no placar desgasta o corpo e a cabeça.

Olho no brasileiro: Tiago Splitter
Ainda é nosso melhor jogador no Mundial, mas pecou muito no primeiro tempo contra os eslovenos, principalmente na defesa, o seu forte. Precisa retomar o alto nível em quadra.

Olho no croata: Ante Tomic
Se o iraniano Hadadi e o esloveno Brezec fizeram estragos no nosso garrafão, é bom prestar atenção em Tomic, de 2,17m, maior reboteiro e terceiro cestinha da equipe.

Olho em outros jogos de quarta:
Argentina x Sérvia (13h), define nosso adversário nas oitavas, então, claro, vai receber atenção especial. Mas quase tudo hoje é crucial para definir posições. Não perca nada.

E você? O que espera do último dia da primeira fase? O Brasil passa pelos croatas?

17 comentários:

Anônimo disse...

Acho interessante olhar também para o lado da chave. Se queremos medalha temos que fugir dos EUA numa possível quartas. Acho que podemnos ganhar da Sérvia ou Argentina, contudo, prefiro a Argentina, que basicamente s resume a Scola e Delfino. Varejão tem boas condições de anular Scola, ele é o melhor marcadorde poste baixo do mundo. E Alex pode dificultar, isso já erá muito se conseguir fazer, o Delfino. Vou tentar arrumar uma tabela, mas parece que, caso o Brasil fique em terceiro pegará a Argentina (acho que a Sérvia ganha hoje) e depois caso consiga vencer pode ter um cruzamento favorável com Lituânia ou Porto Rico. Apenas numa eventual semifinal pegaríamos os EUA. Temos que pensar em tudo.

Gustavo

Fábio Carvalho disse...

Concordo com o Gustavo. Sempre temos dificuldades contra times europeus com altos e bons pivôs e chutadores confiáveis. Não fosse o aspecto psicológico (leia-se rivalidade), a Argentina seria um adversário mais previsível (Scola e Delfino como armas principais, além de Magnano conhecê-los muito bem).

Anônimo disse...

Sei que precisamos olhar para frente e esquecer a derrota para a Eslovenia, mas acho que tem uma pergunta que nao quer calar: Por que a defesa 2-3, que funcionou tao bem, foi ignorada nos momentos finais da partida? Caros amigos do Rebote, o Brasil parou 5 ataques consecutivos, com roubadas de bolas e bandejas faceis do outro lado. Estava muito nitido que a Eslovenia joga e executa muito bem o ataque contra individual, fazendo nossos atletas sofrerem com as trocas ou nao trocas nos corta-luzes. Tem muita gente criticando os nossos atleta sobre a partida de ontem, mas a derrota de ontem foi motivada pelo retorno a defesa individual apos um pedido de tempo da Eslovenia no ultimo quarto que nao tinha ideia alguma de como atacar a nossa zona, que diga-se de passagem, foi espetacular.

Anônimo disse...

O mais importante é descanso...Rodrigo falou tudo!O nosso time pode ganhar de qualquer um no mundial,mas tem que ganhar,parar de individualizar,não temos esse jogador que ganha a partida...temos um grupo forte que pode na sua união e disciplina TÁTICA ganhar partidas e sonhar com uma medalha!Mas precisamos ter a conciência que o mais importante é a vitória,chega de blablablá no final do jogo,necessitamos de resultado.Que a CBB enxergue mais longe e deixe Magnano fazer o seu trabalho até 2016,ele já provou que dá resultado.Precisamos aprender a obedecer e seguir padrões táticos para um sucesso coletivo.

Anônimo disse...

Dessa vez sem surpresa, a Croácia vencerá mais facil que os outros times...

Palpite:
Croácia 66 x 53 Brasil.

Anônimo disse...

Putz, mas porquê tem cara que vem a uma comunidade de basquete, ultimamente tão carente em bons resultados, para ficar secando nosso time. Vai secar outro esporte, outro país.
Deixe-nos torcer e sonhar um pouco, pois faz muito que quem gosta de basquete espera por uma alegria, leia-se, sonhar com uma medalha. Deixe-nos ser feliz ao menos, que Deus queira, por duas semanas. Sei que nosso time tem muitas falhas, isso não é novidade, mas, sem ufanismo, acredito que sem encaixarmos uma sequência de bons jogos podemos brigar por alguma coisa. Pare de nos secar. Gostamos de basquete e queremos vê-lo crescer, nos dar prazer e alegria.

Abraços, Gustavo.

Anônimo disse...

Se o Brasil pegar a Argentina estamos bem...vou esperar o jogo das 13hs...dependendo do resultado vou torcer pra Croácia mesmo!!

Daniel disse...

Concordo com o Gustavo. Não é questão de ser ufanista, mas tem uns caras que adoram secar. Ontem cheguei ao ponto de ver um cara dizendo que ia torcer pra Angola.. Quem gosta de basquete, sabe como é importante que a seleção vá bem. O esporte cresce em popularidade. A mídia brasileira deu uma atenção na terça por causa do jogo contra os EUA. Se tivéssemos ganho então... Agora falando da mídia, é de "lascar" ver alguns comentaristas que não cobrem basquete fazendo comentários ou "análises" dos jogos da seleção. Gente que só lembra do Oscar, do Pan de 87. Não assistem NBA, Euroliga e muito menos o NBB(esse último eu confesso que só vi as finais, mas vou tentar ver esse ano). E alguns comentários são altamente destrutivos ou infundados. É uma pena. Mas eu sigo torcendo! =]

jdinis disse...

Assino embaixo dos comentários do Gustavo e Fábio Carvalho.

Para mim, sem dúvida é melhor pegar a Argentina. Perdemos por pouco deles em 2007 com o mesmo time (Prigioni, Scola e Delfino).

Anônimo disse...

Parabéns Porto Rico, vocês são surpreendentes. Conseguiram perder para a Costa do Marfim, sem o Drogba, hahaha. Estão fora e vão dar a vaga de bandeja para a China. Afe, quanta imcompetência.

Gustavo

Anônimo disse...

Os países americanos, não só o Brasil, mas os demais, não jogam nada no mundial, ficam pela primeira fase e depois ficam reclamando o porque de poucas vagas no pré-olímpico, daí não adianta chorar.

Anônimo disse...

Eu prefiro ver a Argentina lá na frente é um time que como EUA tem chahce de ser campeã e abrir mais uma vaga nas américas.

Só por esse motivo não gostaria de enfrentar a Argentina, pois já mostramos que podemos ganhar de qualquer time nesse mundial até dos americanos.

Outra coisa com esses confrontos com Eslovenica e Croácia estaremos mais adaptados jogo da Sérvia, não o que acham disso?

Sandro

Anônimo disse...

Boa Sandro, não tinha pensado nisso. Vendo o jogo Arg vs Ser, qualquer um dos dois é pedreira, ao menos pela impressão do primeiro tempo. Destaque, como joga o tal do Scola, puta que pariu. O cara domina todos os fundamentos do jogo. Impressionante.

Gustavo

Daniel disse...

O Scola joga na NBA? Em qual time?

Anônimo disse...

No Houston Daniel. Foi bem na última temporada pós saída de Yao.

Gustavo

Daniel disse...

Valeu gustavo. Não tava lembrando qual time era mesmo. Há uma chance do Carmelo Anthony ir jogar no Houston ano que vem e o Yao tá voltando. Vai ficar forte essa equipe.

Daniel disse...

Valeu gustavo. Não tava lembrando qual time era mesmo. Há uma chance do Carmelo Anthony ir jogar no Houston essa temporada e o Yao tá voltando. Vai ficar forte essa equipe.