segunda-feira, 13 de setembro de 2010




Quem costuma passar por aqui de vez em quando sabe que eu não levava muita fé nesta seleção americana. Pois ontem eles me calaram e derrubaram os turcos, o nono rival da campanha invicta. Após 16 anos, os Estados Unidos são de novo campeões mundiais e olímpicos. São eles de volta ao topo do mundo no basquete. O título, claro, é incontestável. Fiquei então imaginando os motivos que levaram uma equipe jovem, com talento bem abaixo do grupo de Pequim, a cruzar a estrada sem perder na Turquia.

1) Por favor não entendam este primeiro item como uma tentativa de desmerecer o título (não é), mas das seleções que eu imaginei capazes de bater os americanos, eles só enfrentaram uma: a Lituânia, na semifinal. Espanha, Argentina e Grécia, as outras três semifinalistas de 2006, não cruzaram o caminho desta vez – apesar de eu achar que esta Grécia de hoje também seria presa fácil. Dito isso, vamos aos méritos.

2) Kevin Durant foi monstruoso. MVP justíssimo da competição, o ala do Thunder colocou o time nas costas na maioria das partidas. Foi até curioso ver os EUA jogando desse jeito, com um pontuador destacado, ao contrário do ataque distribuído que vinha sendo a tônica nos últimos anos.

3) Mike Krzyzewski foi genial em todos os aspectos. Não teve medo de abrir mão de Rondo, a princípio um dos astros do time. Não pensou duas vezes em colocar Tyson Chandler atrás até de Kevin Love na rotação. Chandler era o único pivozão do elenco, e Coach K simplesmente assumiu: não tenho pivô. Jogou então com dois armadores o tempo todo na quadra e alas atléticos que corriam a quadra feito loucos. Aproveitou uma rotação frenética com jogadores atléticos para manter a defesa em 100% o tempo todo.

É claro que outros fatores também entram em quadra, mas esses dois últimos foram os principais. Com o poder de decisão do ala e o cérebro privilegiado do técnico, construiu-se a trajetória vitoriosa dos Estados Unidos na Turquia. Estão de parabéns.

37 comentários:

Anônimo disse...

rodrigo, nao pude assistir ao jogo na tv brasileira, americana, logo nao pude ter certeza, mas o hedo turkoglu se contundiu durante a final?

Anônimo disse...

Rodrigo, o titulo foi merecido por três aspectos:
1- O virtuosismo de Durant.
2- A dedicação defensiva dos jogadores.
3- O tecnico americano, este sim, incontestavelmente o melhor.
E também temos que destacar os pontos negativos do time americano, o ataque muitas veses so funcionava no um contra um, exesso de bolas de tres, isto tudo so foi compensado pelos três itens acima mencionados.
Mas, dos ultimos quatro mundiais este foi o de nivel mais baixo.
Mas parabens aos USA, e desde ja obrigado a eles, aproveitemos agora a chance nos dada.

Anônimo disse...

Antes do início do Mundial eu havia comentado que não havia jogador em qualquer seleção que pudesse parar o Kevin Durant. E não é que acertei?

Anônimo disse...

O melhor de tudo é saber que ano que vem conseguiremos a vaga para as Olimpíadas, mesmo com Nezinho e Murilo Bandeijinha...

Anônimo disse...

^^^^ Não esteja tão certo disso...
Acho que a outra vaga além da Argentina é de Porto Rico...

Anônimo disse...

se fude esses merda anti vai pro inferno seus gay fdp. ate a costa do marfim ganhou do porto rico .

Anônimo disse...

esse^^^^ é broxinha

Anônimo disse...

ESSE ESTADOS UNIDOS RUIM DESSE JEITO SER CAMPEÃO É UMA VERGONHA PRO BASQUETE MUNDIAL .

Anônimo disse...

Nao acredito q essa selecao dos EUA seja ruim, sao otimos jogadores mas q estao menos destacados na midia

NETTO disse...

Levando em conta a idade desses jogadores, o q eles tem para evoluir ainda, acredito q esse mesma equipe, daqui a dois anos com mais experiencia e com a adição de dois jogadores de peso no garrafao no lugar de Love e Chandler, seja suficiente para o ouro em 2012.

Anônimo disse...

Putz

Porto Rico perde pra Costa do Marfim!!!! COSTA DO MARFIM!!!

e os caras vem dizer que o Brasil vai perder pra eles!! Por isso a modalidade não cresce! Só tem esses idiotas filhos da puta agorando!

Anônimo disse...

Os jogadores até são bons apesar se não fosse o durant e o gay fizeram de tudo .

Anônimo disse...

durant e o gay só faltou love jogar melhor nesse time.

Anônimo disse...

Toda vez que o Kevin Love jogou, jogou muito!

Anônimo disse...

Eu queria que USA mandasse esse timinho para as olimpiadas. essa turquia foi arrastada para as finais junto com a torcida e os juizes. aida bem que eles ganharam foi bom pra nós .Não sei se é por que eu sou brasileiro mais a seleção que eu mais gostei de ver jogar foi o BRASIL , o problema é que o BRASIL não sabe ganhar jogo no final principalmente da ARGENTINA .

Anônimo disse...

a realidade é que o brasil subiu uns degraus a mais do que porto rico. quem bota fé no porto rico é troxa pra perder da costa do marfim meu irmão eles fizeram uma proessa muito grande.

Anônimo disse...

LOVE NEM ENTRO NA FINAL .LEVARAM UM BRANQUINHO SÓ PRA DISFARSSAR.SE NÃO FOSSE O DURANT ESSE ERA UM NADA.FOI O SALVADOR ASSIM COMO O KOBE NAS OLIMPIADAS. O PROBLEMA QUE TEM MUITO JOGADOR DE OUTROS PAISES SENDO ESTRAGADOS PELA ENEBIEI.

Anônimo disse...

Esse mundial foi muito fraco por isso durant foi campeão .

Anônimo disse...

Parabéns aos jogadores

nao só dos EUA como de todas as seleções
mostraram que basquete de qualidade nao é só NBA
muito pelo contrário

Anônimo disse...

Rep. Dominicana vai estar forte... Dificilmente passaremos por eles...

Horford (Melhor que o Varejão, Murilo e JP)

Villanueva (Melhor que o Splitter)

Ariza (Melhor que todos nossos SF juntos)

Garcia (Melhor q o Leandrinho)

Só o Huertas é o melhor q o armador deles...

Anônimo disse...

Rep. Dominicana vai estar forte... Dificilmente passaremos por eles...

eles perderem para porto rico que perderam para costa do marfim jogando em casa . o dó de babaca.

vilanova melhor que splitter da licença.

Anônimo disse...

A Republica Dominicana é uma piada.....

Anônimo disse...

Eu ja sabia! O kevin durant apesara dos 21 anos é o melhor do time Americano. Desbancou esses turcos fajutos e prepotentes, e agora temos grande chances de irmos para as olimpiadas. Viva os USA!

PauloRJ disse...

Horford melhor que o Varejão? Talvez um pouco....melhor que o Nenê? Nunca....

Villanueva melhor que o Splitter? Nem nos sonhos dele....

Se o Brasil não conseguir ganhar da Costa Rica e de Porto Rico é porque não merece mesmo ir pras olimpíadas....

Anônimo disse...

Nenê pode ser melhor que o Horford mas não adianta nada porque ele não vai disputar o pré-olimpico...

Luis Gustavo disse...

Kobe salvou nas olimpiadas... piada.

D-Wade disparado o melhor.

Alias ele deveria ser mais valorizado, no mesmo nivel de LeBron, pq elejoga que nem ele, se nao melhor

Anônimo disse...

replubica dominicana classifica para copa america na marra vai consegi ir para as olimpiadas, nunca .

esse anonimo ai de cima ta bebendo cerveja estragada.

Marçal de Lima Hokama disse...

Lembro das críticas da galera à escalação e ao corte do Rondo, mas o técnico mostrou no final que estava certo. Montou um time coeso que mesmo sem o 1º escalão da NBA (fora o Durant) jogou basquete necessário para ganhar, e entra para a história dos EUA ao conseguir a olimpíada e mundial. Resta saber se o Brasil vai conseguir aproveitar a chance e abocanhar uma das duas vagas para as Olimpíadas...

Anônimo disse...

Não pegou Espanha, Argentina e cia pq eles perderam para os "supostos" times mais fracos...parabéns para os americanos mostraram que quando estão focados são muito difíceis de serem derrotados com o time a, b ou c...

Unknown disse...

Costa Rica e Brasil...90% d chances do Brasil ganhar, fora isso tem a Republica Dominacana mas acredito que não seja grande ameaça não.

Anônimo disse...

http://maisbasquete.blogspot.com/2010/09/nbb-sub-20-com-verbas-da-lei-de.html

lei de incentivo aprovada para o NBB sub 20

Régis Marlo - Campo Grande/MS disse...

Caro RODRIGO ALVES, sempre achei que o EUA era favorito ao mundial incondicionalmente. E quem não achou isto não entende muito de basquete. Primeiramente, todas as principais seleções mundiais estavam desfalcadas de algum jogador principal, e com o EUA não foi diferente. A Espanha sem Pau Gasol perde muito, por isto pra mim não era favorita, pelo menos não tão favorita quanto o EUA.
Segundo, nós com jogadores da NBA, que nem são titulares, depositamos muita confiança, então porque não achar que o EUA não era o principal favorito, já que no seu elenco só tinha jogadores da NBA, inclusive vários jogadores titulares da NBA, como Kevin Durant e Russel Westbrook, que deram muito trabalho para os Lakers. Sem contar o Derick Rose e Chauncey Billups que jogam muito também. E não tinham super 5, mas tinham pivôs, como Lamar Odon, que é titular do time campeão da NBA. Achar que o EUA não ia levar é no mínimo ser ignorante no assunto.

Anônimo disse...

Joy soi de Puerto rico mano, i runtamente com mi ermanitos republiquenhos dominicanienses, vamos cachar (ferrar) ustedes, brasilenhos de mierda, so tenemos saudades de suacamisola amarelita, que combina em mucho com la personalida de ustedes, um abracito a mi amigos , ate la vista maricones, la concha su madre, su irro de p..........

Anônimo disse...

O título para os EUA e o mvp pro Durant foram merecidíssimos. E a seleção final do campeonato, vocês acham que daria pro Huertas entrar? Nos comentários dos leitores do diário espanhol Marca a maioria das pessoas achou que o Huertas deveria entrar no lugar do Teodosic, e também que o Turkoglu deveria ficar fora da lista.

Anônimo disse...

Teodosic >>>abismo>>> Huertas

Anônimo disse...

Todo mundo esqueceu que o Brasil, quase ganhou dos Amreicanas que ganharam de todos e bem??? Brasil, perdeu, mas tem um grande time se formando... Acho que se tivesse um pouco mais de sorte, poderia ter ido mais longe... Viram o que o técnico americano falou do Brasil? Parem com esse complexo de vira-latas!!!

joao disse...

só um balanço do mundial:

Como é possível o roby porto falar tanta besteira numa só transmissao? quanto moralismo hipocrita! (jogadores provocando torcida, nao dando entrevista de cabeça quente... isso é o esporte rapaz!) o Agra falando que o Iguodala apareceu para o basquete na ultima temporada ( acompanha muito esse) e que o eric gordon é um dos melhores pgs da liga???? rudy gay é um coadjuvante? haha incrivel.. muito melhor ver a tv no mudo.