segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TEMPERO VERDE-AMARELO




Na noite de domingo, o Denver Nuggets não teve Carmelo Anthony nem Chauncey Billups. Perdeu em casa para o Philadelphia. E o que nós temos a ver com isso? Mesmo na derrota, Nenê deu mais uma demonstração de força, com 24 pontos, 15 rebotes e quatro assistências, seu oitavo duplo-duplo na temporada e 68º na carreira. Nos últimos três jogos, ele tem médias de 23.6 pontos, 9.3 rebotes, 3.3 passes e 3.3 tocos. A subida de produção vem na hora certa para, quem sabe, roubar a convocação de Andrew Bynum e virar o primeiro brasileiro num All-Star Game na NBA.

No mesmo domingo, Anderson Varejão teve atuação apagada, com dois pontos e 1/8 nos arremessos. O Cleveland perdeu em casa para o Charlotte. O fato só comprova a tese de que, quando o cabeludo está bem, o time cresce. E a tese não é minha, é do americano Chris Sheridan, que no sábado anunciou Varejão como novo líder do plus-minus em toda a NBA, ultrapassando Ron Artest (leia aqui). Não sou muito fã dessa estatística, mas em longos períodos ela pode, sim, dar uma boa ideia da contribuição do atleta. (Não sabe o que é plus-minus? Clique e saiba).

Se Varejão é o jogador que – na frieza dos números, claro – tem o maior impacto na pontuação dos times da NBA, por que Mike Brown o deixa no banco? É o próprio técnico que explica no artigo de Sheridan, sem medir palavras a respeito do titular JJ Hickson: "Decidi colocar JJ como titular porque, nos primeiros oito minutos, não vamos ganhar ou perder a partida. Se ele joga oito minutos no primeiro tempo e oito no segundo, são 16 que eu dou de descanso para Andy e que não vão afetar o nosso jogo. Na parte final, quando ele entra, não sai mais. Não estou nem aí se o Ilgauskas está em quadra ou se o Shaq vai voltar." A frase, de uma transparência impressionante, enche – e muito – a bola do brasileiro. Não será surpresa se ele entrar na briga para ser o melhor sexto homem ou para integrar a seleção defensiva da temporada.

O outro verde-amarelo da NBA, Leandrinho, talvez não esteja num momento tão bom quanto os compatriotas, mas também tem sido útil ao Phoenix Suns. Tanto que, com ele em quadra, o time ganhou 15 e perdeu apenas quatro vezes neste campeonato. Sem ele, são seis vitórias e oito derrotas.

O fato é que, desde a entrada de Nenê, há oito anos, o Brasil talvez viva agora seu melhor momento na NBA, com os três contribuindo bem ao mesmo tempo. Melhor até do que nos momentos de conquistas individuais, quando Leandrinho foi eleito o melhor reserva e Varejão avançou à final. Não acha?

10 comentários:

Bruno disse...

É verdade Rodrigo, os 3 vem bem, com destaque absoluto para o Varejão, que é o brasileiro mais importante para sua respectiva equipe na NBA.
O Nene faz uma outra boa temporada, mas precisa manter o bom rebote demonstrado nos últimos jogos, por que o clássico boxscore do Nene, algo tipo 17 pontos e 6 rebotes não me agrada para um pivô.
Já o Leandrinho atravessa um momento menos favorável, algumas contusões o atrapalham e, principalmente, ter perdido tempo de quadra com a chegada de Jason Richardson e Alvin Gentry.
Penso que Leandrinho se beneficiaria se fosse trocado para um time que possa usar suas qualidades por mais tempo na quadra.

mayrink12 disse...

Nenê tem grandes chances de ir para o all star, ta conseguindo crescer no campeonato na hora certa!!!

Leandrinho nao ta tendo o devido tempo de quadra, quando ele entra em quadra ele ta entrando no lugar no nash. O dragic tem armado com ele, então a produção dele é bem menor, isso tem prejudica o Leandrinho, acho que Jrichardson, nao tem sido muito melhor que leandrinho, so acho que ele tem tido mais oportunidade e tempo de quadra.

Duda 11 disse...

Nenê e Varejão estão tendo uma excelente temporada! Quanto ao Leadrinho, acho que ele precisa readquirir o seu ritmo, pois já se machucou duas vezes recentemente! E acredito que o Nenê vai para o All-Star Game, senão como titular, mas pelo menos entre os reservas. Ele vem merecendo...

Fábio Carvalho disse...

Acho que o Nenê merecia, mas nao vai ser dessa vez. No momento, escolheria ele sem pestanejar frente ao Bynum, mas a liga tem seus interesses.
Quanto ao Varejao, acho que ele é muito subvalorizado. As maiores qualidades dele nao se refletem nas estatísticas comuns (nao é apenas com tocos e roubadas de bola que se mede uma boa defesa), e creio que o +/- pode sim ser confiável no caso do Varejao. Quanto ao Leandrinho, acho que ele tá no lugar certo e nao deve pensar em sair tao cedo. Nao podemos negar que o Richardson e o Dudley têm jogado bem, entao é natural ele perder espaco. Afinal, trata-se de concorrência na melhor liga do planeta. É só pegar ritmo e treinar forte que ele vai pegar mais minutos de volta!

Luís Gustavo disse...

eu gosto da estatistica do +/-, e nao sabia q o varejao estava bem nisso

bacana, mas sao apenas 3 atletas, seria bom se tivesse uns 200 nesse nivel pra cima, o q pode ser possivel com um bom trabalho de base...

bigmanrj disse...

NeneI --> Tem feito ótimos jogos devido a ausência de Carmelo, que monopoliza muito os arremessos da equipe. Seus companheiros o procuram muito quando ele está em quadra. Lawson acredita muito em NeneI ofensivamente.

Varejão --> Está fazendo uma ótima temporada. Defensivamente é Top 3 da NBA e ofensivamente tem participado mais onde expõe ainda mais sua deficiência defensiva, mas com alguma melhoria.

LB --> Precisa de novos ares urgentemenete.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você Rodrigo quanto ao Nene e ao Vareja, mas acho que o Leandrinho não vem tendo boa temporada. O número de vitórias quando est
a presente é enganador, pois vem jogando cada vez menos, até o Dragic e o Dudley estão jogando mais do que ele. Se fosse ele pedia para ser trocado. Talvez Houston em uma troca com T-mac seria bom para ambos os times e jogadores.

Gustavo.

Filipe disse...

Concordo quanto ao Nenê e Varejão, mas Leandrinho não lfaz temporada boa.A estatistica do time ir melhor com ele é aberração efeito dele estar contundido quando o Suns teve 2 semanas ruins. A verdade é que a troca do Bell ferrou ele, o combo Bell-Leandrinho era muito bom para ele já que o titular era o classico stopper com arremesso de 3 pontos, o que permitia que Leandrinho fosse utilizado de acordo com o quanto a defesa do Bell fossse necessaria; o Richardson é ofensivamente muito melhor que o Bell o que tira o impacto da entrada dele e defende melhor que o brasileiro, o que acaba reduzindo o tempo em quadra dele (para terminar o azar dele o Jared Dudley esta jogando muito e impedindo Leandrinho de pegar minutos de reserva do Grant Hill).

Anônimo disse...

Nenê sempre teve problemas com o arremesso o que prejudica sua produção ofensiva.

Inclusive tem uma reportagem recente a respeito na parte de notícias no site do Denver(do jornal Denver Post)

Tanto que algumas críticas são feitas pelo fato dele passar muito a bola e não decidir as vezes ir pra cesta, mas sim passar.

Na reportagem Nene se defende dizendo ser essa sua característica, e o George Karl o defende também.

Porém, isso o prejudica numa comparação de média de pontos com os outros quando se fala em All Star.

Coincidência ou não após essa reportagem nas duas últimas partidas ele tem ido mais pra definir, a questão é saber se isso é só pela falta de Billups e Carmelo.

Aliás Carmelo é ponto crucial na produção ofensiva do Nenê.
Com ele num dia com muitos arremessos Denver fica muito dependente da sua produtividade.
Ano passado mais controlado, Carmelo foi decisivo e abriu espaço maior pra NenÊ definir.

Quando o jogo ofensivo do Denver é mais balanceado o time sempre se sai melhor. Por isso um dos motivos para Nenê aumentar a produção ofensiva foi a chegada de Billups .

Ocorre que com alguns vacilos de arremessos como se ressaltou na reportagem em certos momentos o time fica com receio em concluir jogadas ofensivas com o Nenê, pois só se acredita que ele possa concluir jogadas com enterradas.

Acredito que o paradigma para Nenê ainda pode ser mais uma melhora no arremesso, isso definirá seu salto definitivo para ser um All Star.

PS. Não quer dizer que numa comparação com Bynum, Nenê não deva ganhar, pois na minha opnião o impacto do brasileiro no time do Denver desde o ano passado é melhor é de maior importância que o do Bynum, nesse momento por isso pode sim ser considerado para o All Star.

Abraços

Sandro

EDUBAR disse...

E NA PROXIMA TEMPORADA, VAMOS TER MAIS UM BRASILEIRO? SIM OU NAO?
O TIAGO VAI OU VAI?