terça-feira, 13 de novembro de 2007

BENDITOS NÚMEROS - PARTE 2 DE 3


Arte de Rodrigo Alves

No primeiro artigo da série sobre estatística no basquete, a gente conversou sobre a maneira como os números absolutos foram ganhando importância ao longo do tempo. De pontos, rebotes e passes, pulamos para informações combinadas, como quocientes de posse de bola e os índices de eficiência. Se o amigo quiser mergulhar mais, vai encontrar maneiras muito mais confiáveis de medir a qualidade de um reboteiro ou de um chutador.

Sabe quem foi o reboteiro mais importante da NBA nas duas últimas temporadas? Reggie Evans, ex-Denver e ex-Seattle, hoje no Philadelphia. Na lista absoluta, ele ficou em 46º (2006-07) e 37º (2005-06). Mas o rebound percentage leva em conta o número de oportunidades que cada jogador tem para pegar rebotes, baseado em arremessos desperdiçados pelo time e pelo rival.

Brent Barry / Foto: NBAE o chutador mais mortal da liga no último campeonato? Foi Brent Barry (na foto), do San Antonio, segundo a análise que combina e determina pesos diferentes para arremessos de dois, de três e lances livres.

Esse tipo de número inteligente virou uma febre entre os estatísticos com a chegada do plus-minus (aquele +/- que agora você encontra nos boxscores do site NBA.com).

Basicamente, trata-se da vantagem ou desvantagem de pontos que o time teve na soma de todo o tempo em que determinado jogador esteve em quadra. Esta, no entanto, é apenas a forma mais superficial do plus-minus, cheia de buracos e imperfeições. Na derrota para o Denver, ontem, LeBron James fez 27 pontos e teve +/- de -26. Cedric Simmons, com dois pontos, ficou com +7. Isso significa que Simmons jogou melhor que LeBron? Claro que não. O craque enfrentou os titulares adversários (a derrota foi por 22 pontos), enquanto o reserva provavelmente aproveitou o tempo contra a mulambada do rival.

A justiça começa a aparecer, mas ainda de forma leve e sutil, com o net plus-minus, que faz o mesmo cálculo, mas não por jogo, e sim por 48 minutos ou a cada 100 posses de bola.

Wayne Winston / Foto: ReproduçãoDepois, surge o que parece ser, aí sim, uma grande revolução: o adjusted plus-minus, criado na Universidade de Indiana pelo professor Wayne Winston (foto) e pelo estatístico Jeff Sagarin. A partir de uma teia complexa de números, a idéia é analisar não só a diferença de pontos no período em que o atleta ficou em quadra, mas também a qualidade dos quatro companheiros de time dele e os quintetos adversários que ele enfrentou (com todas as suas variações ao longo da partida, claro). Ou seja, coisa de maluco!

Rajon Rondo / Foto: NBAPor essa análise, Kevin Garnett foi o MVP da temporada 2006-07. Até aí, nenhuma surpresa, certo? Mas que tal saber que Rajon Rondo (foto) e Anthony Parker estão no Top-20, e o brasileiro Anderson Varejão foi o 22º jogador mais importante de toda a liga? Veja as listas.

Para quem quiser brincar um pouco, o próprio NBA.com usa o +/- básico na seção Lenovo para determinar, por exemplo, qual o melhor trio da liga (hoje Duncan, Ginóbili e Parker, no San Antonio Spurs) ou a melhor dupla (Garnett e Pierce, no Boston Celtics). Para terminar, diga aí qual o quinteto mais eficiente atuando junto em quadra.

Chandler, West, Mo-Pete, Paul e Stojakovic / Foto: NBA

Até a rodada de segunda-feira, era esse aí acima, o do New Orleans Hornets, com Chandler, West, Peterson, Chris Paul e Stojakovic. O San Antonio, líder do Oeste, aparecia em 12º lugar, atrás de Portland e Sacramento. E agora, ficou confuso?

O tema é confuso mesmo. Na quarta-feira, a gente encerra a série sobre estatísticas com mais alguns dados e dicas de sites para quem está disposto a desvendar esse universo. Até lá.

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, fabão, baiano,
Lenovo é só o nome do patrocina (fabricante de computadores) da seção de estatísticas, se fosse outro, poderia muito bem se chamar IBM +/- stats ou Dell +/- stats.

o adjusted +/- é fantástico, pena que não possa seja feito ainda em "tempo real" pelo site da NBA.

Anônimo disse...

E toda desgraça em NY é pouca.

Marbury abandona o time.
Mardy Machucado
Q machucado
A vó do Z-bo morreu e o cara ficou malz

huahuauha


parece piada!

Dark November, todos os anos em NY!

Anônimo disse...

ah, ainda esqueci do renaldo balkman, q se junta a jarred jeffries


affff

Anônimo disse...

Muito bacana.

Anônimo disse...

Eu sei que o Lakers tomou uma "tunda de laço" ontem contra os spurs mas alguem viu os 3 tocos do Kobe? o 1º inclusive foi uma barbaridade...triste partida pro Lakers anyway...

Anônimo disse...

Triste é kobe estar no LAL ainda, mais triste ainda é que pode ser que seja trocado pro Bulls?
Trocar 6 por "meia duzia".
=P

Ainda nao entendi o que deu no Marbury contra o Suns. Aquele ali rolava de trocar em 3 bons calouros, e ainda usar metade da grana pra pagar as contas, se bobear ainda sobra dinheiro.
Thomas tinha que sair logo DOS cargos, ta levando time cada ano mais pra baixo.

Anônimo disse...

Acabei de ver o link no truehoop sobre um jogador americano que joga no Brasil e ta desaparecido.
Tony Harris eh o nome dele, nao sei o time nao, parece que eh de bsb.
Isso saiu na imprensa brasileira?
link:
http://seattlepi.nwsource.com/jamieson/339415_robert13.html

Rodrigo Alves disse...

Bruno, a TV Globo e a Globo.com fizeram reportagens na sexta-feira, e acredito que outros veículos também tenham comentado o fato. Ao que parece, o Tony se envolveu em problemas, foi ameaçado e precisou fugir. Pegou um táxi de Brasília para Salvador e sumiu no meio do caminho. Conhecidos disseram que ele vinha adotando comportamentos estranhos nos últimos tempos, falando coisas desconexas. Enfim, é meio difícil opinar de longe. Abraços.

Segue o link do vídeo:

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Basquete/0,,MUL176963-4433,00.html