domingo, 3 de janeiro de 2010

OS CHUTES DE TRÊS


Estou para publicar esse link há algum tempo, mas sempre esqueço. Agora vai. O blog Território LNB fez um estudo muito bacana sobre arremessos de três no NBB. Como este é um assunto que me interessa (veja a série sobre o tema no menu ao lado), não poderia deixar de recomendar. Após 49 partidas do NBB-2, os times que chutam mais de longa distância ganham ou perdem mais? A resposta é surpreendente, e vale conferir a pesquisa detalhada por equipes. Clique aqui, leia e comente.

6 comentários:

Andrew disse...

apenas chutar de 3 não ganha jogo , mas isso aliado a um bom garrafão
e boa rotatividade com a bola pode
surpreender sim

eZ disse...

eu creio que esse estudo, pegando só a quantidade, é meio ilusório, pois muitas vezes quem ganha o jogo tende a arremessar mais vezes. Seja por defesa, seja por menos turnovers, rebotes ofensivos, etc. è matemático. acho que um estudo mais a fundo, deveria incluir a porcentagem de arremessos de 3. Se time A tem 30% dos seus arremessos de quadra vindos de fora, enquanto o time be chutou 40%. Acho q o número é maior, pois não sei qual a qtde de arremessos de quadra, mas 3pt são em média uns 30 né ? Creio que aí sim dá p ter uma noção do peso dos arremessos.

Fica aí a dica :)

Alfredo Lauria disse...

Continuo sendo partidário da tese de que o problema por aqui não é exatamente o excesso de tiro de 3 pontos, mas sim a quantidade de possibilidades que as defesas proporcionam para os tiros de 3 pontos.

Até os gregos chutariam 40, 50 arremessos de 3 pontos por aqui. Em 5 segundos de posse de bola, os caras encontrariam aqui mais facilidades do que a proporcionada por 20, 22 segundos na Europa...

Daí, quem tem bons arremessadores de 3 pontos no Brasil realmente acaba fazendo a festa (vide Marcelinho).

Erin disse...

essa estoria de estatistica de 3 pontos e a maior roubada, voce so ve o que voce quer, quando e favoravel a sua causa ; otimo, quando vai de encontro a sua causa; "nao se pode se avaliar isso e aquilo e etc..."

e como dizer que um time e bom por que o armador passa mais a bola pro ala ou para o pivo.

Relaxa galera....

Anônimo disse...

Rodrigo,

Veja que interessante essa reportagem sobre o Varejão no site da ESPN:

http://espn.go.com/blog/truehoop/post/_/id/11967/varejao-passes-artest-for-nba-lead-in-overall-plus-minus

Abraços.

Rodrigo Alves disse...

É bem legal esse texto da ESPN, principalmente as declarações do Mike Brown sobre os motivos de mantê-lo no banco. O post de abertura do blog na segunda-feira vai falar sobre isso e sobre o ótimo momento dos brasileiros na NBA. Abraços!