terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VALE OU NÃO VALE?


O leitor Luís Augusto Schmidt, fã do Phoenix Suns, me mandou um vídeo com um lance curioso do jogo contra os Lakers, no fim do ano. Na bola ao alto entre Jared Dudley e Andrew Bynum, Dudley dá uma de malandro e, em vez de saltar, corre para pegar a bola após o tapinha do rival. Os narradores disseram que o lance é ilegal, mas será que é mesmo? O que você acha? Diga na caixinha, depois eu dou a resposta.



Este post, aliás, abre uma pequena série no Rebote, com dúvidas sobre marcações da arbitragem. Se tiver sugestões de lances curiosos ou bizarros (não precisa de vídeo, pode inventar uma situação qualquer), escreva para reboteblog@hotmail.com.

15 comentários:

Alexandre Estefan disse...

O Fontana tinha um projeto interessante, onde pegava vídeos de jogos, inclusive da NBA e falava se era válido ou não, explicando a regra, tive várias dúvidas tiradas nessa época.

Anônimo disse...

Não é válido, pois o início do jogo se dá pela disputa ao alto dos dois jogadores que estão no círculo central, uma vez que um deles não salta em direção à bola verticalmente, a posse de bola é da outra equipe na lateral da quadra. Ui, acertei? Diz logo vai ...kkkkkk

Anônimo disse...

Não. Foi inicio de jogo

Anônimo disse...

N foi inicio d

Unknown disse...

Acho que não é vlido. Assim como não vale o jogador que salta pegar com as duas mãos. Certo?

Fábio Carvalho disse...

Ele nao precisa necessariamente saltar, mas nao pode ser o primeiro a pegar a bola. Como o Andrey falou acima, nao se pode agarrar a bola em vez de dar o tapinha.
No mais, legal a idéia, Rodrigo.
Abraco!

Coach Vito disse...

Eu acho que ele nao pode pegar a bola, ele poderia ter dado um tapa na bola para outro jogador do seu time pegar.

Anônimo disse...

Não faz pergunta difícil essa hora não.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Antes do jogaodr do Lakers tocar a bola , o do Suns ja esta com o pé no lado do jogador adversário, isso não seria invasão também?

Unknown disse...

Acredito ser uma jogada legal, que após o tapa no bola ao alto, os outros jogadores menos quem realizou o tapa pode pegar a bola.

caldasjr disse...

Ilegal, pois os jogadores envolvidos no pulo não podem ter a posse da bola.

caldasjr disse...

No livro de Regras da FIBA diz:
12.2.6 Nenhum saltador poderá segurar a bola ou tocá-la mais que duas vezes, até que ela tenha tocado um dos jogadores ou o piso.
...Se na NBA é assim tb ai são outros 500

rao* disse...

Camarada de cima está certo, ja vi um lance semelhante do hipopótamo Barkley e não foi válido....

btw, eu vi esse jogo ao vivo, e apesar de que os narradores falaram, os árbitros deixaram o jogo seguir...

Herlanildo Campelo disse...

caras o cronometro roda apos o primeiro toque, para se o primeiro tocador agarrar a bola a regra q vc flw se resume a isso, quer dizer q depois do primeiro toque o outro saltador naum particida do jogo? achoq foi legal

caldasjr disse...

Bom Herlanildo, no pula-dois (essa termo é velho hein) tem que ter dois saltadores e eles nesse evento se diferem sim dos outros do time. Senão o Bynum podia ter agarrado a bola não acha?