quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

QUEM TEM MAIS TALENTO?




Como já discutimos no primeiro e no segundo artigos da série,
o técnico Rubén Magnano sabe fazer suas equipes jogarem de
forma equilibrada e organizada. Mas é evidente que isso também
depende muito do material humano. É isso que vamos debater
neste post, comparando aquela geração de ouro da Argentina
com a nossa atual. Veja o quadro abaixo e faça a sua análise:



Dividi os dois elencos em quatro partes: armador, alas, pivôs e
banco. Então vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Armador – Os dois são bons, mas Sanchez no auge está à
frente de Marcelinho Huertas. Vantagem Argentina.

Alas – Leandrinho segura o ataque, e Alex ainda tem a força da
defesa, mas o combo dos hermanos tem o ótimo Nocioni e o
genial Manu Ginóbili, aí fica imbatível. Vantagem Argentina.

Pivôs – Scola é o melhor deles, sem dúvidas, mas Tiago Splitter
também joga o fino, Varejão é peça fundamental na defesa, e
com sorte ainda poderemos escalar o Nenê. Vantagem Brasil.

Banco – Hermann, Montecchia, Wolkowisky (que chegou a ser
titular), Delfino e até o pouco usado Gutierrez foram um banco
para ninguém botar defeito. Na última Copa América, o Brasil
ficava limitado a Guilherme e Marcelinho. Vantagem Argentina.

Parece claro para mim que Magnano tinha mais material humano em mãos com a Argentina do que terá agora com o Brasil – isso não significa que não temos talento, longe disso, mas aquela seleção dos hermanos era muito enjoada. Levando em conta que o tempo de adaptação e treinamento não será muito grande, nosso novo técnico terá muito trabalho para moldar o elenco a seu gosto. Talvez os frutos ainda não apareçam no Mundial da maneira como a gente espera, mas dá, sim, para ficar otimista.

33 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu do Nenê, que sem duvida estará no mundial.

Anônimo disse...

Espero sinceramente que o banco do Brasil mude e muito disso aí.

No mais acredito que o Huertas tem até mais talento que o Sanches, mas o argentino ganha mesmo por ser um típico armador número 1, coisa que o Brasil não consegue produzir e já faz tempo.

Realmente só ganhamos claramente no pivô.

Espero que o Magnano tenha liberdade e assessoria para continuar renovando a seleção precisamos melhorar rapidamente esse banco de reservas

Paulão está indo bem na Espanha e Marquinhos deu sinal de vida na Itália, tambem já é hora dar uma chance ao Dedé do Paulistano, gosto do Edu do Paulistano mas teve muitas contusões e não sei a idade dele.

Além disso temos outros na Europa evoluindo.

Por isso para concluir hoje o material humano do Brasil melhorou muito no masculino.

abraços

Sandro

Mazza disse...

Concordo com a análise do Rodrigo sobre o elenco anterior, mas mais ainda com o post do Sandro aí em cima - duvido muito que o Magnano mantenha esse mesmo elenco.

Acredito que uma das maiores mudanças que vai ocorrer no basquete brasileiro com a presença de um técnico que é, sem dúvida, mais vitorioso que qualquer jogador em atividade no país (e por isso não precisa agradar ninguém e nem valorizar seus "protegidos") é o corte do "lobby" que aguns jogadores parecem ter com a CBB. Claro que isso não é comprovado e vem da minha cabeça de espectador, praticante e entusiasta do esporte, mas acredito que de agora em diante, para estar no elenco, neguinho vai ter que mostrar serviço - e nos dois lados da quadra.

Outra coisa que acho que vai acontecer é uma preparação melhor da equipe técnica em relação a programação e convocações - liderada, claro, pelo técnico. Saber onde estão os talentos que jogam fora do Brasil, acompanhá-los e trazê-los de volta à seleção pode sim pesar a balança de uma futura análise em nosso favor. Tomara que todas as minhas aspirações virem realidade, rsrs....

Abraço!

David disse...

Na comparação do quadro, em relação aos reservas, só o Guilherme que "casa" com o Herman. Os outros são de posições diferentes.
Acho que a Argentina também levava a melhos nos pivôs.
Para o Mundial, o Brasil tinha que montar o elenco da seguinte forma:
os 7 melhores jogadores, mais 5 do sub-27, que terão no máximo 33 em 2016.
A próxima geração tem que começar a ser preparada. Não dá para insistir nos irmãos Machado, Diego, Valtinho e mais alguns que, até são bons jogadores, mas que já mstraram que não fazem a diferença e já serão velhos em 2016.
convocaria para o time dos 7 : Huertas, Leandrinho, Alex, Nenê, Spliter, Varejão e Guilherme.
Os 5 novatos seriam:
Benite( Franca), Alex( Bauru), Dedé( Paulistano), Rafael Mineiro( São José) e Mineiro( Brasília).

Vitor disse...

Acho o Huertas um jogar super subestimado. É só conferir as suas estatísticas individuais na ACB, o cara só não consta na lista dos principais assistentes por ter um número menor de jogos (devido a uma lesão, se eu não me engano), eu acho que ele só perde em média para o Omar Cook (ex-NBA). Pelo que eu acompanho acho que ele só é realmente inferior na Espanha ao próprio Cook e a super-sensação-juvenil Rick Rubio. Ele está definitivamente melhor na armação de jogo, organizando e distribuindo as jogadas, deixou de partir excessivamente para a definição.

Também espero muito que o banco da seleção mude bastante no mundial. Além do huertas pra posição 1 levaria um cara experiente, Manteiguinha e um jogador jovem, pra dar experiência, o Rafael Luz (se se decidir vestir a camisa do Brasil), o Benite de Franca, ou o Raulzinho do Minas, só pra pegar experiência mesmo. Na 2, os de sempre Leandrinho e Alex. Pra jogar de ala (a posição mais carente do basquete brasileiro) acho que seria bom o guilherme, o shamel, e o Marquinhos (tá jogando muito na Itália). Se o Nene for, uma rotação junto com o Splitter e o Varejão formariam um belíssimo garrafão, e também levaria ou o Paulão ou Rafael H. (que ta destruindo em alto nível na ACB).

Mesmo com esses jogadores, que considero os mais qualificados para defender o Brasil, a seleção seria inferior a essa da Argentina, mas muito mais qualificada do que a da copa américa, que me parece extremamente mal convocada.

Anônimo disse...

FABINHO

Rodrigo,sem querer sere chato e nem negativo,mas tenho certa curiosidade de saber,este grupo foi formado pelo Magnano,ou que formou e trabalhou foi o Julio Lhamas,e os titulos foram ganhos pelo R.Magnano.Tecnico com titulo também temos no Brasil-Miguel Angelo,Campeão do Mundo e Vice Olimpico,e depois Flamengo -dispensado-Uberlandia idem-Venezuela bateu e voltou-México não classificou para a Copa América,portanto,não vamos falar em coincidencias ou comparações,mas é bom tomar cuidado.Magnano na Europa nada.

Anônimo disse...

bem rodrigo !
te acompanho a muito tempo
desde q o rebote tinha link no oul
mas comparar huertas
com sanchez ?
me perdoa
mas não da
pepe joga e joga muito mais muito mais
q huertas !

Guilherme disse...

Comandante de seleção não tem o trabalho restrito à quadra. Começa com a seleção dos jogadores. Creio que o elenco do Brasil pode ser melhorado, se Magnano desistir de levar jogadores que, mesmo sendo destaque nos campeonatos locais, não têm condições de jogar no nível que o basquete internacional exige, exemplo Duda,Diego, Manteguinha e cia. O ideal seria levar os jogadores afirmados e se for o caso completar com gurizada.

Anônimo disse...

Minha seleção seria:
Quinteto inicial:

-Huertas (apesar de tambem achar ele num nivel mais baixo que o Sanchez, ainda é um exelente armador)
-Barbosa (Grande finalizador, veloz e que se encaixa perfeitamente no jogo da seleção)
-Garcia (Grande jogador defensivo, oque o levou à NBA)
-Splitter (Jogador de extrema técnica dentro do garrafão, um dos melhores atuando na europa)
-Nenê (Um dos melhores pivôs da melhor liga do mundo, a NBA)

Banco:

-Manteguinha (já que Valtinho já falou que não joga mais pela seleção, apesar de ser um jogador bem limitado em ível internacional[Para mim o ideal seria a dupla nacionalidade de um armador como o Taylor])
-Marcelo Machado (Bom reserva, se não achar que vai ser a estrela. Saindo do banco pode meter umas bolas de 3)
-Marquinhos (Esse tinha que voltar. Temos poucos posição 3. Se ele voltar sem ser individualista e sem estrelismo, seria um exelente reforço. Se não, Shamell seria bom tambem[já é quase um brasileiro])
-Giovanonni (Exelente jogador, joga de 3 e de 4, e teve grandes passagens em times europeus. Exelente saindo do banco)
-Varejão (Garra e raça pura, para entrar e pegar rebotes e mostrar toda a raça que mostra na NBA)
-Jefferson Sobral (Acho que só eu acho que o Sobral está merecendo uma vaga. O cara já está jogando muita bola à tempos, oque o levou à um training camp do Nuggets. Não é individualista, mete bola de todos os cantos)
- Olivinha, Tavernari, ou Cipolini (Para mim, o Brasil deveria começar a fazer como outras seleções do mundo, botar jogadores novos para pegar experiencia internacional. Olivinha seria a pior opção na minha opinião. O ideal para mim seria Tavernari ou Cipolini. Tem tambem o Jordan Burguer, mas como a muito tempo não ouço o nome dele, descartaria ele agora.

Eis minha seleção. Uma seleção na minha opinião para disputar com qualquer seleção do mundo, com exeção da Americana e Espanhola.

Rúben Magnano provavelmente vai resgatar alguns destes bons jogadores que vem ficando fora das convocações.

Obrigado,
Rafael.

Anônimo disse...

TEMOS BONS JOGADORES JOVENS DESPONTANDO NA EUROPA: AUGUSTO, PAULÃO E CIA LTDA NA ESPANHA..

Anônimo disse...

Armador: Rafael Luz e Benite (novos talentos)
Laterais: Marquinhos, Augusto, Guilherme Theichmann.
Pivô: Paulão, Rafael Hei...(complicado Espanha).
O Brasil ainda tem esses jogadores para testar e incluir na nossa seleção.
Não podemos esquecer!

raul disse...

EU ASSISTI AO JOGO ENTRE EUA E ARGENTINA PELAS OLIMPÍADAS DE 2004, QUE O RODRIGO INDICOU NUM POST ANTERIOR E ALÉM DE SER BEM TREINADA OS JOGADORES QUE FORMAVAM O GRUPO ERAM EXTREMAMENTE INTELIGENTES E TALENTOSOS É CLARO, ACREDITO QUE PARA O MUNDIAL MANTER O MONCHO DARIA UM RESULTADO MELHOR, REALMENTE O BRASIL SÓ LEVARIA ALGUMA VANTAGEM NO GARRAFÃO CONTRA AQUELE TIME, MAS NUM EMPATE VIRTUAL PERDERIA.
ESPERO QUE OS JOGADORES MANTENHAM O ESPÍRITO QUE HERDARAM DO MONCHO E COM O REFORÇO DO NENE NO GARRAFÃO ACREDITO QUE TEREMOS 7 OU 8 BONS JOGADORES PARA FAZER A ROTAÇÃO. SÓ NOS BASTA DESEJAR BOA SORTE E PEDIR PARA O LEANDRINHO DAR UM JEITO DE SAIR DO SUNS, É VERDADE QUE ELE COMEÇOU O ULTIMO JOGO, MAS ULTIMAMENTE SÓ TEM ENTRADO NO GARBAGE DOS JOGOS, ELE NÃO É MAIS O SEXTO HOMEM DO TIME, PERDEU MINUTOS PARA O DRAGIC, TÁ NA HORA DE RESPIRAR NOVOS ARES OU NÃO IRA CONSEGUIR UM BOM CONTRATO NO FUTURO E NEM MOSTRAR O SEU BOM BASQUETE! ALOHA

luisvarejao disse...

As comparações estão perfeitas, só deixo um asterisco no banco mesmo, pq espero que o banco da seleção seja muito melhor que esse ai postado por vc rodrigo, espero que o shamell seja convocado pq naturalizado ele ja esta, espero que o marquinhos volte, paulão possa jogar, e se não for pedir muito eu vi uma entrevista no esporte espetacular um tempo atras que o lary taylor de bauru poderia de naturalizar tb, seria uma otima opção pra reserva do huertas, com esses jogadores acho que a seleção não ficaria devendo tanto àquela argentina pelo menos não no banco.

Anônimo disse...

mais um que nao entende do esporte, le umas linhas no jornal e acha que sabe tudo....
falar mal do miguel angelo e brincadeira!
Melhor tecnico do mundo eleito pela FIBA. (pelo visto ninguem entende de basquete na FIBA)

mayrink12 disse...

Po Rodrigo, vamos melhorar esse time do Brasil aí ne?

Titulares:

Huertas
Barbosa
Alex
Varejao
Nene

Reservas:
Marcelinho
Guilherme
Marquinhos
Splitter
Jonathan
Baby
Paulao

nao precisariamos de mais um armador, poderíamos improvisar o leandrinho pra jogar armandos as vezes no lugar do huertas.

Rodrigo Alves disse...

Amigos, optei por comparar times que DE FATO entraram em quadra. As presenças de jogadores como Nenê, Paulão e Marquinhos no Mundial são incógnitas, dependem de muitos fatores. Por isso fiz a comparação com o nosso último time que de fato jogou. Abraços!

Anônimo disse...

Gostaria de cumprimenta-lo pela reportagem, quanto ao time titular na minha modesta opinião nós ficariamos em desvantagem na posição do Leandrinho.
Agora quanto ao banco os jogadores Marcelinho, Duda e Tavernari, eu deixaria de FORA a minha opinião Jeferson (Fla) Felipe (Pinheiros) e qualquer novato para começar dar experiencia.

Anônimo disse...

PQP...FALAR QUE O GINOBILI E NACIONI EH MELHOR QUE ALEX E LEANDRINHO É PURA FALTA DE NOÇAO!!!!
QUEM ACOMPANHA A NBA SABE QUE O GINOBILI TAH EM BAIXA E NACIONI NAO ARRUMA NADA...BANCO PRA ROKKIE!
ESSA EH A UNICA COISA QUE NAO CONCORDEI......E O BANCO...O BRASIL NO MUNDIAL PODE TER NO BANCO O NENE, PAULAO , MARCELINHO, GUILHERME E ATEH O VITOR BENITE E FUTURAMENTE(QUE NAO VEM AO CASO) O FAB DE MELO QUE FOI ELEITO UM DOS 5 MELHORES JOGADORES DE HIGH SCHOOL...

Rodrigo Alves disse...

Ao amigo do comentário acima, acho que o texto deixa claro: estamos comparando o Brasil de agora com a Argentina de 2002 e 2004. Não importa como estão Ginobili e Nocioni agora na NBA, a comparação é entre o time que o Magnano tinha nas mãos na Argentina e o que vai ter agora. Então o que conta é o Ginóbili e o Nocioni daquela época - ambos voando, por sinal. Espero que todos tenham entendido. Abraços!

Clóvis Rafael disse...

Nosso garrafão, até pelo biotipo, é superior ao dos hermanos... O que faz uma diferença enorme é o perímetro, eles tem pelo menos 3 bons armadores, tem um "gênio" que é MANU e tem ALAS que ajudam muito na defesa e até no ataque, diferente de nós, que temos apenas HUERTAS em um nível internacional para armar o jogo, temos Leandrinho para pontuar, mas nunca será um MANU no auge e além disso falta alas para jogar na defesa e serem eficientes no ataque como HERMANN, NOCIONI e DELFINO!!!!

Além da qualidade maior nos fundamentos, que os hermanos possuem, falta mais peças com qualidade nas posições de armador e ala... Tavernari poderia ser mais aproveitado na ALA, tem uma qualidade defensiva muito superior a qualquer atleta do perímetro de nossa seleção e pode ser mais trabalhado para ser um NOCIONI aqui pela seleção brasileira!!!!

bigmanrj disse...

Pensando agora nos que virão, destaco um futuro draftado na NBA. Fab Melo 19 anos e 2,12m de altura, o pivô que jogará por Syracuse.

bigmanrj disse...

Pensando no agora, falta ao Brasil laterais e, principalmente, armadores natos.

Unknown disse...

PRecisamos de mais um armador, e tbm concordo que o Marquinhos deveria voltar (se topar o coletivo, é claro!!!).....na posiçao de pivo e ala-pivo, a algum tempo eu já acho que o Brasil é uma força internacional, é só ver os nomes que temos, Varejao jogador mais eficiente no +/- da NBA, Nene um dos melhores pivos da NBA, Splitter melhor pivo da europa......fora Paulão, Rafael H. (distruindo na ACB), Augusto Lima, Baby.......... e por ai vai, com certeza é uma dos garrafões mais temidos do mundo!!!

Anônimo disse...

Quem tem mais talento? Obóvio que era aquele time da Argentina, mas um garrafão com Splitter, Varejão e Nenê, só vai ter melhor na seleção americana. Acredito que hoje, nem a Espanha com Gasol, faria frente ao garrafão Brasileiro.

Heverton Elias

edinho figueiredo disse...

miguel angelo? vocês estao brincando... era um pau-mandado de hortência e paula! prova disso e que nunca ganhou nada sem as duas! alem de ter sido mandado embora de todos os lugares. onde ele esta agora mesmo? zelador do engenhao?

edinho figueiredo

marcelo maerques disse...

seleção brasileira na minha opinião
1-huertas
2-leandrinho
3-marquinhos (se estiver afim de colaborar)
4-splitter
5-nene

reservas
1-rafael luz ou (valtinho ou helinho)
2-alex
3-guilherme(parece q esta entrando em forma)
4-varejão
5-paulão

11- faverani(jogador com 2,11 com otimo chute de 3 e tem explosão fisica e joga facilmente nas posições 3,4 e 5
12-rafael h.

fora eles tem o augusto lima,tavernari,fabricio melo e marcelo machado(igual ao marquinhos se ficar no banco torcendo por quem esta em quadra e pensar no brasil naum nele,murilo,caio torres,..........etc

Anônimo disse...

Evidente que o time argetino era melhor.

Não é pouco melhor, muito melhor.


Fora tudo escrito, experiencia, bagagem internacional, importancia nos seus clubes, capacidade de decisao dos jogos, qi para o jogo, conhecimento do sistema praticado.

Os hermanos dariam um banho na gente.

Salva que temos talentos pontuais e mta vontade de correr e lutar.

E temos pouco banco e isso será dificil de achar.

Aposto no Jonathan como um coringa e só. No mais, não tem onde inventar alguem para agosto.

A Argentina citada é dos grandes times que vimos nos ultimos 25 anos do basquete ... nós com essa base, todos sabemos ! rsrss

Nada contra, mas eu acho que nao existe comparação entre os dois ...

Abraços

Anônimo disse...

PG - Huertas / Nezinho
SG - Duda / Alex / Tavernari
SF - Marcelinho / Guilherme
PF - Murilo / JP / Splitter
C - Baby / Paulão

* A NBA não deve liberar os jogadores que atuam lá para as competições...

Anônimo disse...

caros rodrigo e leitores/comentaristas, bom dia!
como sempre, ótimo artigo e ótimos comentários, parabéns!
concordo, principalmente, com o marcelo marques, na escalação da seleção (c vistas às "futuras" competições - 2012 a 2016, já q pouco pode ser feito p mudar a mentalidade/padrão p 2010).
neste caso, para COMPLEMENTAR O ELENCO e, utilizando o status de ser um magnano, convocaria o fabrício de melo (pivô, de 2,13 m., 1991), o augusto de lima (ALA, de 2,06, 1991) e o rafael freire (base, de ... nem na acb se sabe direito, 1992), bem como outros jovens (máximo 23 anos) jogadores q jogam no Brasil e restante do mundo (paulão, faverani, mineiro, rafael mineiro, benite etc.).
como TIME-BASE, levaria: huertas, leandro, alex, marquinhos, varejão, splitter e nenê.
abraço a todos,
jeferson.

Anônimo disse...

Nezinho nunca!
Um dos armadores mais precipitados da atualidade. Chutes tenebrosos de 3. Erros de passes inadimissíveis para um armador. Totalmente descontrolado emocionalmente. Nunca levaria o Murilo da Rosa também. Apesar de bom jogador, tem muito 4 e 5 na frente dele. De Melo e o De Lima seriam boas opções para jogadores 11 e 12 da seleção. Pegar experiencia internacional é fundamental.

Rafael Ribeiro

Anônimo disse...

A NBA não tem poder de vetar a ida de um jogador para a sua seleção. Os times da NBA, às vezes, fazem pressão para os jogadores não irem. Alguns jogadores possuem uma multa a ser paga para jogar por sua seleção. Mas está tudo escrito em seus contratos. E uma espécie de "seguro saúde" às vezes rola também.

Rafael Ribeiro

Anônimo disse...

A NBA não tem poder de vetar a ida de um jogador para a sua seleção. Os times da NBA, às vezes, fazem pressão para os jogadores não irem. Alguns jogadores possuem uma multa a ser paga para jogar por sua seleção. Mas está tudo escrito em seus contratos. E uma espécie de "seguro saúde" às vezes rola também.

Rafael Ribeiro

Anônimo disse...

Discordo de voce Rodrigo no que se refere ao Marcelinho Huertas.Ele simplesmente está arrebentando na armação do Caja Laboral. Ele esteve afastado da midia europeia na temporada passada pois o time de Bologna era uma "ZONA TOTAL", sem pagar salarios em dia e ficou devendo a todos no final, só pra dar uma ideia.
Voltou pra Espanha esta temporada e em virtude do excesso de esforço da seleção teve uma contusão na perna que acabou o tirando da pre-temporada e do inicio do campeonato. Voltou a jogar 100% em dezembro e desde lá só sobe nos seus numeros e ja é o quinto armador mais valorizado no "Super mannager " do site da ACB, e logo logo vai estar entre os 3 primeiros da lista, e nas assistencias esta em 1o. lugar com 5,8 por jogo. A equipe está jogando muito bem com ele na armação e embora não esteja entrando como titular, essa é uma tatica do tecnico (que fazia o mesmo com o Prigioni)e acaba o utilizando entre 25 e 30 minutos do jogo e de fato é o titular absoluto, que substituiu o Prigioni à altura , segundo dizem os torcedores baskonistas.
Além do mais qual é o curriculum desse Sanchez ?
O Marcellinho Huertas , se tiver um reserva para poder descansar uns 10 minutos por jogo é imensamente superior a esse argentino.
Desculpe minha discordancia, mas faço-a justificada.
Abs,