sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DIRETO DA LISTA DOS 16




Dependendo da hora em que você ler este texto, Rubén Magnano já pode até ser o novo técnico da seleção brasileira. Conversei com o argentino rapidamente ontem à noite e, cauteloso, ele não quis entrar em detalhes, mas pareceu bem confiante de que tudo está a um passo de se resolver nesta sexta, em São Paulo, durante uma reunião que seu agente terá com o pessoal da CBB.

Seria muito legal se a Confederação, além de fechar negócio, concedesse um desfecho digno para Moncho Monsalve, o homem responsável por dar o maior sopro de otimismo ao nosso basquete nas últimas duas décadas. Não se esqueçam de que hoje, dia 15, é o prazo anunciado para resolver a situação de Moncho. Um agradecimento público do presidente é o mínimo que se espera, mas que tal, por exemplo, combinar com ele uma série de clínicas para os nossos técnicos? Foi o que faltou nesse período, não acham?

Pessoalmente, eu teria feito de tudo para manter o espanhol após a Copa América. Acho que, após roer o osso, ele merecia a chance de conduzir a equipe na hora do filé – o Mundial. Também não gostei da maneira como foi conduzido o processo, cozinhando Moncho claramente como um estepe para o caso de Magnano não aceitar.

Dito isso, é preciso reconhecer que, com o argentino, nossa seleção terá um dos melhores treinadores de toda a sua história. Rubén integra uma seleta lista com 16 nomes: os técnicos que, ao longo de quase um século, levaram suas seleções masculinas de basquete ao ouro olímpico. Ao lado do hermano estão 12 americanos, dois russos, um iugoslavo. E só.

Se a gestão Grego cometeu um raríssimo acerto ao pescar um então desconhecido Moncho na Espanha, a gestão Carlos Nunes dá sua maior bola dentro até agora ao buscar Magnano na Argentina. Boa sorte!

9 comentários:

bigmanrj disse...

Estou aguardando, ansiosamente, o desfecho quanto ao novo técnico. Melhor seria um contrato até 2016. Sonhar não custa nada.
Para o Moncho uma placa comemorativa, uma camisa autografada da seleção por todos os jogadores e um convite para o sambódromo do RJ está de bom tamanho.

Fábio Carvalho disse...

Assino embaixo, Rodrigo!

Alexandre Estefan disse...

Se Moncho por algumas vezes não tivesse dado uma esnobada na seleção brasileira... até concordaria.
Além dele ter feito um bom trabalho, mas nada extraordinário, o nível da Copa América ajudou bastante, mas claro que foi um trabalho superior ao do Lula, já não sei se foi melhor do que o de Hélio Rubens, que tinha um material bem inferior em mãos.
E apesar de não gostar dos primeiros atos dessa gestão da CBB, creio que a meta seja 2012 e que fica mais fácil resultados lá se o Magnano começar a trabalhar desde já.

jdinis disse...

Não entendo por quê manter o Moncho até o Mundial. Agradecimento, reconhecimento??? Reclama-se tanto da falta de profissionalismo da CBB e é sugerido não contratar imediatamente um técnico gabaritadíssimo como o Ruben Magnano por conta de uma boa Copa América do Moncho?

O espanhol pouco vinha ao Brasil, não transmitia conhecimento e não tem condições físicas de assumir um trabalho a longo prazo.

Magnano tem um baita currículo, mora "aqui ao lado" e fica mais fácil para ele estar presente acompanhando o basquete brasileiro. Com certeza é mais "barato" do que um técnico espanhol de 1ª linha, por exemplo.

Decisão acertadíssima da CBB. Ruben Magnano É O CARA!!!

Quanto ao Moncho, cabe um agradecimento, convites para efetuar clínicas e ... vida que segue.

Abs.

jdinis

raul disse...

Eu concordo com o Rodrigo , a CBB teria que manter o Moncho e o trabalho que ele vinha fazendo, não importa se o Argentino tem um currículo muito melhor que o dele, mas ele estava fazendo um ótimo trabalho e tem o respeito dos jogadores. Assim fica difícil acreditar em algum projeto da CBB.
O mesmo vai acontecer com o Bassul, ele já deveria ter pedido pra sair por que não vai ficar mesmo, só esta tendo a sua imagem desgastada, pois se o Moncho não ficou obvio que ele também não ficara.
Uma pena que teremos que ver a Iziane jogando novamente pela seleção.
Espero que o Argentino tenha o mesmo espírito do Moncho a frente da seleção.
Boa sorte Moncho, boa sorte Brasil.
P.S melhor não esperar nenhum agradecimento por parte da CBB

Davi disse...

Alem da série de clinicas poderia chamar o Moncho para encabeçar a escola de tecnicos brasileira ou comandar as seleções de base ele é muito mais capacitado que os profissionais que estão nessas areas.
O que seria tb uma forma de reconhecer o trabalho dele.

PauloRJ disse...

Independente de manter o Moncho ou trazer o Magnano já, o importante é ter a visão de um trabalho de longo prazo.

Investir no trabalho de base e na capacitação dos técnicos locais, manter uma base da seleção que se encontre e jogue com alguma regularidade e não somente na véspera dos grandes torneios...e por aí vai.

@lisangelo disse...

Nao vamos nos esquecer que o ciclo olimpico ja comecou. Nunes conta com sua reeleicao e a presenca certa da selecao em 2016, por isso o investimento.
Monsalve, com seu estilo disciplinador e motivador, era um bom nome pra treinar a gurizada que esta iniciando.

Unknown disse...

dae turma....... moncho eh bom....... mas esse ai eh melhor ainda...... gostei do jogo do moncho......
mas ninguem vai lembrar que uma vez o nene tinha falado que nos deveriamos ter um tecnico argentino?7
vale a pena pensar ai

abracos