quarta-feira, 30 de dezembro de 2009





Então vamos ao resultado do Prêmio Rebote 2009, em versão relâmpago já que, a partir da próxima edição, ele passa para o fim da temporada de seleções, lá para setembro/outubro de 2010. Abaixo, a apuração dos votos de vocês e as minhas escolhas.

DESTAQUE MASCULINO – Nenê, com 9 votos, seguido por Anderson Varejão (8) e Tiago Splitter (6). O pivô do Denver Nuggets não jogou pela seleção, mas ajudou seu time a ir longe na temporada da NBA, com atuações consistentes que, aliás, se mantêm até agora. Minha escolha: Varejão, presença sólida na NBA e fundamental na Copa América. Fez uma tremenda diferença em Porto Rico, principalmente na defesa.

DESTAQUE FEMININO – Érika, com 23 dos 25 votos (os outros dois foram para Franciele e Hortência). Mais um caso de pivô que não defendeu a seleção, mas foi bem nos Estados Unidos. Certamente pesou bastante o fato – muito bacana, aliás – de ter sido convocada para o All-Star Game da WNBA. Minha escolha: Érika, não poderia ser outra. Tomara que, em 2010, ela possa finalmente voltar a vestir a camisa amarela para ajudar o Brasil no Mundial da República Tcheca.

REVELAÇÃO – Augusto Lima, com 6 votos. Aos 18 anos, o ala-pivô do Unicaja Málaga, que começa a se destacar na Espanha, venceu a disputa com a técnica Janeth, que recebeu 5 menções. Minha escolha: Janeth, que contrariou as previsões pessimistas e iniciou a carreira de treinadora com um título no Sul-Americano sub-15, batendo a Argentina na final.

FATO POSITIVO – Fim da Era Grego na CBB, com 14 votos. A criação do NBB ficou em segundo, com 10, mas a queda de Gerasime Bozikis após 12 anos de poder foi a escolha dos leitores para o que de melhor aconteceu em 2009. Minha escolha: o NBB. A saída de Grego foi positiva e saudável, claro, mas não representou uma mudança radical de filosofia, já que Carlos Nunes foi seu aliado por 11 anos. A criação de uma nova liga nacional organizada e atrativa mudou os parâmetros do nosso basquete. Ainda há muito a evoluir, mas foi um grande passo.

FATO NEGATIVO – Marcelinho no amistoso em Joinville, com 12 votos, contra seis da novela CBB-Iziane. O ala do Flamengo se recusou a deixar a quadra ao ser expulso num torneio preparatório antes do NBB-2. O jogo foi suspenso. Minha escolha: a perda de Michelle Splitter. Marcelinho de fato pagou um mico gigante e desnecessário, mas a morte de Michelle foi o que de pior aconteceu no ano. Vai deixar saudades.

2 comentários:

Anônimo disse...

O fato negativo para mim foi a demora para saída do Grgo. 8 anos de atraso.

Osama_Lakers disse...

Oi Rodrigo - Vc tem razão: a postura (anti)profissional do Marcelinho foi muito ruim, mas a perda da Michelle é irreparável sob qualquer ponto de vista. 1 abraço, feliz Ano Novo e muito obrigado por esse ótimo trabalho que vc desenvolve - continua muito show ler o teu blog.