terça-feira, 15 de dezembro de 2009

OS CAMINHOS DO MUNDIAL




Diante do histórico recente da nossa seleção masculina em competições internacionais,
vale reproduzir o comentário
do Draft Brasil no Twitter, adotando o estilo do hilário perfil fake oclebermachado: O Brasil pode se classificar bem ou ser a grande decepção, assim como ficar no meio termo, dentro das expectativas. É exatamente isso. Tudo pode acontecer no grupo B, ao lado de Estados Unidos (ok, quase tudo pode acontecer), Eslovênia, Croácia, Irã e Tunísia. De cada chave, avançam quatro para as oitavas. Tudo, claro, vai depender dos elencos que as seleções levarão à Turquia. Mas como não dá para ficar em cima do muro, vamos logo às análises e aos palpitões. Já vou listar as equipes na ordem de classificação que eu imagino.



GRUPO A
Argentina, Sérvia, Alemanha, Austrália, Angola e Jordânia.
Já não vejo os hermanos tão fortes assim (estarão um ano mais velhos, sabe-se lá em que estado físico), e a jovem Sérvia deve dar muito trabalho. Se tiver Nowitkzi, a Alemanha também entra, e a quarta vaga pode ser uma briga de foice entre Austrália e Angola. Este grupo cruza com o do Brasil nas oitavas.

GRUPO B
EUA, Eslovênia, Brasil, Croácia, Irã, Tunísia.
Os americanos são favoritíssimos para o primeiro lugar, e nas três vagas seguintes a disputa deve ser acirrada. Pela campanha no Eurobasket e pela possibilidade de reforços, coloco os eslovenos com uma leve vantagem. O Brasil de Moncho (mesmo desfalcado) já bateu a Croácia em 2008 e agora pode se vingar da derrota dolorosa de 2006 – o jogo dos lances livres do Leandrinho, vocês se lembram. Em todo caso, é só uma previsão sem fundamento. Abaixo dos EUA e acima de Irã e Tunísia, tudo pode acontecer nesse grupo. Aliás, ótimo para o Brasil pegar logo os dois mais fracos no início da jornada, só não pode haver tropeço.

GRUPO C
Grécia, Turquia, Rússia, Porto Rico, China, Costa do Marfim.
Já imaginaram esse Grécia x Turquia logo na primeira fase? Vai ser no dia 31 de agosto, uma terça-feira. Uma das maiores rivalidades do esporte mundial certamente vai incendiar a cidade de Ankara – espero que não incendeie literalmente. Com Kirilenko, a Rússia não deve ter muitas dificuldades para garantir uma vaga, e a última fica entre portorriquenhos e chineses (será que Yao vai?).

GRUPO D
Espanha, Lituânia, França, Canadá, Nova Zelândia, Líbano.
Os atuais campeões mundiais não pegaram moleza. Mesmo que a Lituânia tenha fracassado no Eurobasket, tem time para fazer bonito em 2010. França e Canadá vêm embaladíssimos para a competição e devem ficar com as duas vagas restantes.

Pelos palpitões, teríamos nas oitavas os seguintes confrontos: Argentina x Croácia, Sérvia x Brasil, EUA x Austrália, Eslovênia x Alemanha, Grécia x Canadá, Turquia x França, Espanha x Porto Rico, Lituânia x Rússia. E você, concorda com os cruzamentos? Mudaria a ordem de algum? Então diga tudo aí na caixinha!

19 comentários:

Glauber da Rocha disse...

Estou vendo ao vivo no site da FIBA
quem quiser o link http://www.fibatv.com/page/forcelogin/fibaLive/0,,12805~479043,00.html?
tem q ter o cadastro pra poder assistir

cyro disse...

grupo dificil!!+ classifica 4!!
usa favorito ao titutlo!croacia e eslovenia 2 pedreira!!agora ira e tunisia temos obrigação de ganha!

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Pra mim o grupo dah morte eh o dah Espanha.. Brasil caiu em um grupo relativamente fraco, dah pra classifica ateh em 3º..! EUA de cara pro Brasil acho q eh bom..!'

Buno disse...

Grupo complicado, provavelmente ficaremos em 3 ou 4, mas classificar vamos, o problema é depois...

Duda 11 disse...

Brasil pegou um grupo bom! A exceção dos EUA, acho que nossa seleção tem totais condições de ficar em segundo lugar! Croácia e Eslovênia são boas seleções, mas não estão acima da nossa individualmente! Se tivermos um jogo coletivo bom, ficamos em segundo.

henrique disse...

Se formos com o time completo, ficamos em terceiro, quiçá em segundo se fizermos O JOGO (principalmente defensivo) contra a croácia...

Agora, na mesma chave grécia e turquia? vai explodir o ginásio! rivalidade histórica...

MarceloCampinas disse...

Brasil precisa arrancar a segunda colocação se quiser ir longe nesse grupo.

Anônimo disse...

É verdade, belo achado mesmo: Turquia x Grécia é jogo para não ter público no ginásio. Qual a chance de não rolar quebra-pau? Eu diria de 1,4% no máximo. E pro Brasil? É um grupo equilibrado, mas todos são. Dá pra ganhar de Croácia e Eslovênia e dá pra perder fácil tb. Vai depender de quem vai se apresentar, seja no nosso time ou seja no time deles, que também é mutante.

Rodrigo DuCo disse...

Brasil x Alemanha ou Austrália nas oitavas.

Esse ano morreremos nas quartas.

Duda 11 disse...

Concordo com vc Rodrigo nas análises do grupo. E acho que o Yao não vai jogar dessa vez. Acredito que o Houston não vai liberá-lo dessa vez, depois de todos os problemas dos últimos 2, 3 anos!

Texano disse...

Lituânia vai levar o Donatas Motiejunas, num tá morta não. Mas Turquia e Grécia vai ser de arrepiar.

Unknown disse...

Concordo com o Rodrigo... Não vejo o Brasil acima ou abaixo de Eslovênia e Croácia, se o Brasil tiver com o espírito da Copa America e mais alguns reforços acho que dá para beliscar o segundo lugar do grupo.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

palpites jogos do Brasil:

Brasil 92 x 71 Tunísia
Brasil 73 x 75 Irã (tropeço "inesperado")
EUA 133 x 74 Brasil
Brasil 68 x 85 Croácia
Brasil 79 x 83 Eslovênia (OT)
(O Brasil joga os ultimos jogos pressionados e deixa o nervosismo falar mais alto). Splitter, Varejão e Leandrinho erram lances livres importantes que poderiam ter selado a vitória contra a Eslovênia no tempo normal...

Brasil 18º lugar geral

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Esse anônimo ai deve ser argentino.. Espero q não seja pé frio.. hsausha
Oq nós torcedores devemos fazer eh confiar nas nossas armas e jogar defensivamente para podermos ir longe na competição..!'

DDefilippo disse...

Bom grupo. Temos chnces de 3º. Depois nas oitavas é complicado.

Unknown disse...

Nosso caso será o "banco".Não podemos cometer o êrro da Copa América quando so 6 jogadores estavam jogando em rítmo internacional. Digo isso pq caso o Nenê jogue tem q haver um banco correspondente. Na ala ja temos o Shamell. etc etc. Tudo vai depender da convocação. Se for feita na "panela" o rísco será grande. Mas acho que Tunísia e Irã deverão tomar fanta uva. O Irã tem um pivô de 2,18m (Haddahd ). Muito eficiente mas comete faltas facilmente.
Resultado...1- USA 2-_ BRASIL 3- CROACIA 5-ESLOVENIA
No cruzamento USA x Alemanha, BRASIL x Sévia, CROÁCIA x Australia e ESLOVENIA x Argentina

NETTO disse...

Se for com força maxima temos chances sim de sair da chave com o segundo lugar, e torçer muito pra nao pegarmos uma Argentina ja de cara nas oitavas.

NETTO disse...

Se for com força maxima temos chances sim de sair da chave com o segundo lugar, e torçer muito pra nao pegarmos uma Argentina ja de cara nas oitavas.

David disse...

O cruzamento da segunda fase é meio enrascado para o Brasil. O grupo da Espanha, embora mais equilibrado, tem um cruzamento melhor na segunda fase.
Sobre as análises dos grupos, só não concordo em ver risco na classificação da Austrália, que será favorita se contarem com o Bogut, do Milwaukee Bucks.