quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E AQUELA DÚVIDA...






Antes de mais nada, um ótimo Natal para todos vocês, que a noite seja excelente. Depois do famoso amigo oculto (ou secreto, como preferir), da troca de presentes de logo mais e da ceia de amanhã, o basquete americano volta a uma questão que, assim como o Natal, está virando uma tradição. Quem é melhor: Kobe ou LeBron? Quantas vezes você já ouviu isso? E quantas vezes já respondeu? Nesta sexta, poderá responder mais uma vez, tendo como pano de fundo o duelo natalino entre Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers, às 20h (a ESPN mostra ao vivo).

Para esquentar o clima, o site da ESPN gringa colocou no ar um longo texto do David Thorpe, que não fica em cima do muro e crava logo sua resposta: hoje, LeBron é o melhor. Bem, o artigo está aqui, mas é restrito aos assinantes. Para quem não tem a senha, o resumo é o seguinte: ele avalia os dois craques em oito categorias e, em cada uma delas, dá 10 para o que julga melhor e tira um ou dois pontos do adversário.

A vitória de LeBron foi construída, por exemplo, com vantagens em quesitos surpreendentes, como arremesso de perímetro (10-9) e defesa (10-9). O ala do Cleveland ainda vence as disputas para ver quem faz o elenco de apoio evoluir mais (10-8) e quem se dá melhor no contra-ataque (10-9). Kobe desconta em ataque (10-9), defesa de ajuda (10-9) e nos tais intangibles, aquilo que não se mede de maneira concreta (10-9). Nos rebotes, há um empate em 10-10. Resultado final: LeBron 77-75.

Você concorda? Eu não vou discutir os números, até porque não acho que o basquete se julga por números. Por tudo que eu já acompanhei até hoje da carreira dos dois e pelo momento que os dois vivem atualmente, acho Bryant um jogador melhor. Na pelada do fim de semana, escolheria para o meu time o craque dos Lakers. Numa pelada daqui a vários anos, quando os dois tiverem terminado suas carreiras, aí a história pode ser outra. E você? Quem escolheria para a sua equipe? Direto na caixinha!

36 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, nem precisa de enquete aqui no BRASIL para essa pergunta. Obvio que dará Kobe DISPARADO. O pessoal no Brasil pegou um odio do James que não sei de onde veio, ele é ODIADO AQUI. Mas a realidade é que existe um PUTA EQUILIBRIO entre os dois em quadra

Leonardo Jr. disse...

Kobe!

Luiz Fernando Paes disse...

o que acontece é que kobe tem 31 anos, e hoje já é um jogador mais completo, mais experiente, passou por mais coisas na carreira que o lebron.

o talento do lebron é evidente, é algo que pode evoluir para ultrapassar o kobe, mas por enquanto não dá.

talvez nas próximas temporadas, conforme for chegando mais a idade, kobe vá diminuindo naturalmente seu ritmo e lebron ainda vai chegar no auge, que a meu ver não alcançou.

eu sou mais o kobe, hoje também o escolheria para o meu time se ganhasse o par ou ímpar.

sua frieza, poder de decisão na hora de decidir o jogo é fatal.

o que mais me impressiona no lebron é o seu jeito de atuar em quadra, praticamente onipresente, participando de tudo, com um gás que assusta!

mas faltando 5 min de um jogo equilibrado, lakers e cavs, acho que o kobe bota o lebron no bolso nas jogadas decisivas.

that's it.

Bruno disse...

Kobe é melhor, em termos proporcionais a seu tamanho e posição na quadra do que Lebron em todos os fundamentos do basquete, talvez com excessão de assistências.
Se, daqui a 10 anos o Lebron tiver uma carreira melhor do que Kobe, então nesse dia ele poderá ser considerado melhor.
Hoje, com o que fazem e fizeram em suas carreiras, dá Kobe, fácil.
E, como disse o anônimo acima, se Lebron é odiado no Brasil, ou não, não sei, mas nos EUA o cara tem um marketing infinitamente superior ao seu já grande talento, e isso incomoda.
Com Kobe acontecia exatamente o contrário, o talento dele era diminuído por causa do problema ocorrido no Colorado, que nada tem relação com o basquete.
Mas são dois grandes da história do basquete, sem dúvida.

Dead boy disse...

Pra mim, Kobe. Pela carreira e pelo momento, não importa. Ele é melhor nos dois.

Acho que LeBron está no auge há 3 ou 4 temporadas. Ele melhorará uma coisinha aqui ou outra acolá, mas já estamos presenciando o LeBron que ficará para a história. Ele é o cara onipresente em quadra (como falaram acima) que sempre fará mais do que 25 pontos, 6 rebotes e 6 assistências, o que já é extraordinário.

Interessante que os fãs de LeBron, quando querem insinuar que ele é melhor que Kobe, argumentam que títulos não medem um jogador (já que Kobe tem 4 e LeBron, nenhum). Em seguida, despejam a comparação entre os números das 6 primeiras temporadas de LeBron e de Kobe (esquecendo que Kobe jogava 15 minutos e LeBron, 35).

Eu pergunto: se títulos não medem um jogador, números medem?

Para mim, é um conjunto de tudo. Números, títulos, contexto, colegas de equipe, jogadas decisivas, jogos para a memória etc.

E, nesse conjunto todo, Kobe ganha fácil.

Unknown disse...

Só pra ficar em uma ánalise rápida e simples:

Kobe = 4 títulos
Lebron = 0

Ponto final.

Anônimo disse...

Esse tal de David Thorpe tem pobrema de cabeça? Kobe não é somente melhor do que Lebron hoje, como tem sido o melhor jogador da liga há pelo menos uns 8 anos. Ok, ele tem lá seus 32 anos, mas quem em sã consciência iria pensar que com 32 anos ele estaria treinando para melhorar seu jogo no garrafão, como ele fez nas férias?
Não bastasse isso, vejam as jogadas do cara nessa temporada, como já foi falado aqui em dois meses de temporada ele já tem mais jogadas decisivas e plásticas do que muito jogador de ponto fez nos últimos 3 anos. E as médias dele? Tem a mesma média de pontos que Lebron tem hoje. Agora, o cara falar que Lebron é melhor na defesa do que Kobe, só se ele estiver analisando apenas os rebotes do Lebron, porque aí sim, o Lebron desequilibra, mas eu não vejo uma marcação tão sólida feita por Lebron, quanto eu vejo o Kobe fazer nos adversários. Já vi o próprio Kobe jogar azeite e sal no Lebron antes de comê-lo em quadra, e não foi uma nem duas vezes não.

Heverton Elias

Rafael B. disse...

Kobe é melhor, a leitura de jogo dele, a dedicação, o modo como ele se esforça ao máximo em quadra, e une isso a um talento fora de série,além disso ele é disparado o cara que mais treina na NBA, também não consigo pensar em outro jogador que não trate de uma lesão no dedo 2 vezes para estar ajudando o time, Kobe é mais decisivo também. Ele tem aquele instinto matador que não tem comparação, evolui seu jogo até hoje, sem falar em titulos, jogos com 81 pts, game-winners, jogadas espetaculares, etc que contribuem para a formação desse jogador que é Kobe.
Agora o Lebron une um físico perfeito a um talento nunca antes visto, sua visão de jogo, até o arremesso ele melhorou,unidos a sua explosão física fazem dele o provavel melhor jogador da história do basquete se ele terminar sua carreira brilhantemente.
Quanto a análise do David Thorpe, não concordo em alguns aspectos, tá certo que arremesso de perimetro o Kobe tá indo mal nessa temporada, mas eu não vejo o Lebron como melhor arremessador ainda, e além disso defesa, o Kobe tá entre os 3 que mais roubam bolas na NBA, com 2.19 stl por jogo, e tocos ele tem 0.4, já o Lebron tem, respectivamente 1.24 0.7, se formos analisar pelas estatísticas fica claro quem defende mais, o Kobe também sempre marca a estrela adversária, e pra mim é um dos melhores marcadores mano a mano que a liga já viu. Também discordo desse empate nos rebotes, Lebron consegue pegar 16 reb, o Kobe dificilmente.

Anônimo disse...

A sensação que eu tenho é que quando alguém precisa contrariar escolhas naturais, apela para números e comparações esdruxulas. Kobe é mais jogador, mas muito mais jogador. Basquete sério é consistência e resultado. Lebron é o melhor jogador de basquete circense que já existiu e existirá. Sua capacidade física e poder plastico em enterradas e tocos faria de qualquer evento And1 um sucesso. Mas é só. Um fenomeno pontual.

Anônimo disse...

Uma coisa que esqueci de mencionar no meu comentário anterior, é a opinião de Thorpe sobre Lebron possuir um arremesso de perímetro melhor que Kobe Bryant. Então estou colocando um comentário que vai gerar mais polêmica do que o do colunista, mas vou colocá-lo aqui porque o comentário é de alguém que não entende lhufas de basket, mas que elucida um pouco sobre o quão Kobe Bryant é bom no perímetro.

"Eles são dois de um tipo de competitividade, Kobe provavelmente é melhor em arremessos mais longos, enquanto Jordan é um jogador melhor para fazer o post." Phil Jackson

Sem mais por hoje

Heverton Elias

Mazza disse...

Não concordo com a afirmativa de que títulos = grandeza. Se levarmos por esse lado, podemos afirmar que o ótimo (mas não mais que isso) Robert Horry (7) é "maior" que Jordan (6), Cousy (6), Jabbar (6), Magic (5) e o próprio Bryant (4)? Concordo sim com o Dead Boy, que disse que o conjunto de títulos + estatísticas + "unmeasureables" é que realmente nos mostra a grandeza de um jogador.

No meu time de fim de semana, certamente dá Kobe. Dizer que Lebron é melhor defensor e melhor arremessador só pode ser piada. Ele é, sim, melhor marketeiro - de vez em quando ele dá um toco espetacular vindo do "weak side" e sai em todos os meios de comunicação possíveis. De vez em quando, ele faz um arremesso do meio da quadra de "lavadeira" e sai nos mesmos meios, e isso pode dar a impressão de que ele é realmente melhor, mas na quadra, na minha opinião, ele tem que comer um pouco mais de arroz com feijão pra dar uma discussão justa.

Abraço!

Basquete Brasil disse...

Feliz Natal Rodrigo, e um 2010 pleno de saúde e sucesso.
Paulo Murilo.

Dudu disse...

Quando o Kobe parar de jogar, a pergunta pertinente será a seguinte: Quem é melhor, Jordan ou Kobe? Penso que serão considerados jogadores do mesmo quilate.

Anônimo disse...

Kobe sem dúvida nenhuma.
Bruno

bigmanrj disse...

Feliz Natal a todos e ao competente Rodrigo.

Na verdade, quando a hora da ceia chegar, estarei com a barriga farta de tantas guloseimas. Não sei onde encontrarei espaço para mais nada.
Quanto ao duelo, Kobe é melhor jogador sem sombra de dúvidas. Após MJ, é o melhor jogador de basquete que vi, mas Lebron está num nível próximo e, somente no futuro poderemos saber até que ponto LJ chegará.
Comparando ambos, creio que estes são os números finais que refletem bem a distância entre os dois:

Kobe = 9.0
Lebron = 7.5

Herlanildo Campelo disse...

rodrigo isso naum da nem pra discutir, o kobe é melhor no quesito tecnico e tatico, as unica coisa que o le bron leva vantagem é na explosão fisica, que lhe ajuda muito, mas recursos tecnico como o do kobe ele naum tem, o le bron pontua e atua muito na força mesmo.

Anônimo disse...

Até o Lebron sabe que o Kobe é melhor, afinal quando jogaram juntos quem decidiu pros EUA nas olimpíadas foi o Kobe.
E o Lebron com estas palhaçadas antes dos jogos tá mais para Denílson do que para Pelé.
Alguém já imaginou um grande campeão fazendo palhaçada antes de entrar em quadra?
Tipo Pelé, Senna, Jordan, Schumacher e outros.
Aquelas dancinhas dele me lembram as sambadinhas do Rubinho.
Eu sou mais o Wade do que o Lebron.
Bruno

Rodrigo disse...

Esse comentarista da ESPN gringa que me desculpe, mas forçou demais quando falou que o LeBron defende melhor e tem melhor arremesso que o Kobe. Também acho que Kobe é melhor. O que mais me impressiona nele é a dedicação que ele tem pelo jogo, nos treinos é o primeiro a chegar e o ultimo a sair, mesmo sendo o melhor jogador da NBA sempre procura se aperfeiçoar e sempre volta melhor. Sem falar nas vezes que joga no sacrifício, jogaria sem um braço provavelmente. Por todos esses fatores que não se medem em números, Kobe pra mim ganha por larga vantagem. Ah, feliz natal xará Rodrigo!

Filé disse...

HAHAHAHAHAHA

todos escolheram Kobe.Obvio.

Eu avalio o momento, e no momento acho James um pouco mais completo. Na carreira, não tem comparação, por isso depende muito do criterio, se for pelo atual, ou seja, a atuação hoje em dia, vou de James.

Rafael B. disse...

Votos até agora:
Kobe = 15
Lebron = 1

Kobe com certeza.

Clube de Handebol Japy disse...

Só uma pergunta: será que Lebron teria capacidade de se sacrificar pelo time como Kobe ou MJ? Será que ele jogaria com o dedo ferrado como Kobe ou gripado como MJ? Acho Lebron muito, extremamente dependente de sua condição física, ao passo que Kobe já aprimorou mais sua parte técnica, e continua aprimorando. Não vejo Lebron maduro o suficiente para ser líder dos Cavs, essas gracinhas dele são dignas de peladeiros e And1 da vida. E é aquela história: enquanto ele fica fazendo gracinha prá torcida, tem Kobe fazendo summer camp com The Dream, aprendendo novas coisas, aprimorando outras e adicionando novas armas ao seu vasto arsenal. Essa é a diferença entre você achar que é excepcional e ser excepecional.

Dinho disse...

Não levo em comsideração a opinião da ESPN...eles odeiam Lakers e qualquer jogador de lá; só passam jogo do Lakers pq dá audiência!

Kobe se ganha mais 3 titulos e passar Boston...vai se considerado melhor que Magic; e LJames tem alguém pra comparar com ele kkkkkk ah me lembrei ele joga no Cleveland que nunca ganhou nada!

Anônimo disse...

Simplesmente Kobe

Machado

Alexandre Estefan disse...

Acho que só falta Marketing ao Kobe.
Talvez pelos erros do passado, o Lebron já é top, mas precisa comer mto feijão com arroz para chegar ao Kobe.

Anônimo disse...

Como eu falei no inicio, eu avisei que seria DISPARADAMENTE Kobe com essa pesquisa feita no brasil. O james é o jogador da NBA mais odiado daqui.

Robert disse...

http://www.cleveland.com/datacentral/index.ssf/2009/12/lebron_james_has_6-5_lead_over.html

No confronto direto, até hj, dá JAMES. Amanha acho que Kobe empata.

Clube de Handebol Japy disse...

Esse anônimo aí deve ser uma daquelas namoradinhas brasileiras do Lebron... Prá vir com aquela historinha de haters, mais odiado, blá blá blá que todo mundo tá de saco cheio...
Lebron ainda precisa de anéis, meu jovem. Afinal de contas, é disso que o povo vive, ou então ele será lembrado como aquele que quase chegou, que quase foi melhor que o Kobe, que quase foi o novo MJ (segundo a mídia e os idiotas)... E eu sinto te informar, anonimo, mas isso ele só vai ter quando Kobe se aposentar...

Dead boy disse...

Eu não odeio LeBron. Para mim, é o segundo melhor em atividade. E já é um dos 20 melhores da história.

Mas Kobe é Kobe.

eZ disse...

Eu já acho um erro dizer que lebron é melhor que kobe tanto no arremesso quanto na defesa.
Kobe hj é o grande stopper de perímetro da liga. Isso fica mais claro ainda contra time com perímetro forte, onde há o gasol para desafogá-lo um pouco no ataque e liberá-lo na defesa. O lebron tem muitos de seus fundamentos, que são ótimos, inflados pelo fato de ele ser dono do time. Lebron está cada dia melhor, mas kobe ainda éo caara, IMHO.

Maickel disse...

Feliz Natal pra vc Rodrigo.

quero ver é a defesa do artest em cima do lebron... forçando ele a passar a bola

Anônimo disse...

Eu doente pelo James ? Não sou eu que to brigando e ofendendo o outro em nome de Kobe.

DOENTE É VC VELHO

Anônimo disse...

Primeiro, temos q levar em consideração que as posições deles são diferentes, isso já dificulta as comparações (por ser 2 Kobe terá chutes mais precisos e por ser 3, LJ pegará mais rebotes, por exemplo).
Depois,a diferença de idade é muito grande.
É claro que hj o kobe leva vantagem, pois é um jogador com muito mais bagagem, muitos anos de liga, vários treinadores diferentes etc.
Mas LJ ainda terá muito tempo para conseguir grandes feitos na liga.
Acho q naum tem discussões que hj Kobe é melhor, mas, no futuro LJ poderá ser melhor q Kobe. Só o futuro dirá.
Só acho q é muito legal termos os dois jogando juntos e em grande nivel. O basquete agradece.

Rafael Bicalho

DDefilippo disse...

Kobe melhor! Ele tem melhores arremessos. Lebron é infiltração. Sem infiltração seu jogo cai muito.

Abs

rao* disse...

pq o lebron eh odiado? tem gente que faz de cona que não ve, ou é mto ingenuo....

ta pra nasce cara mais mala, metido que o Lebron James...

de qualquer forma Kobe é o melhor....

Osama_Lakers disse...

Kobe, é claro - até pq tenho "alergia" a dancinhas - rá rá rá

Duda 11 disse...

Kobe é melhor! Lebron ainda erra demais nos momentos decisivos!