sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A DINASTIA DE OURINHOS




A torcida de Americana fez sua festa de novo, mas desta vez não adiantou. Ourinhos, para variar, abriu vantagem várias vezes e a deixou evaporar outras tantas, mas deu um jeito de garantir a vitória por 71-66 na noite de sexta-feira. Com 3-1 na série decisiva, a equipe levanta o quinto título nacional seguido e consolida
a sua dinastia no basquete feminino brasileiro. Na jornada do penta, foram três técnicos (Urubatan herdou o cargo que já foi de Bassul e Vendramini), mas a formação do elenco mantém a mesmíssima fórmula dos últimos anos: reunir o máximo possível de talento, ainda que isso signifique gastar uma boa grana.

São cinco jogadoras da seleção (Micaela, Êga, Mamá, Karen e Chuca), uma que já passou por lá (Tati), pelo menos duas com
o direito de sonhar (Gattei e Bethânia) e, de quebra, um par de cubanas de alta qualidade (Lisdeivi, que se lesionou e não pôde disputar o Nacional, e Ariadna, que poderia ter rendido mais).



É claro que, desta forma, o campeonato fica desequilibrado. É claro que, para o basquete feminino brasileiro, seria melhor se tivéssemos mais equipes competitivas. É claro que, se a CBB bancasse os salários das selecionáveis e as espalhasse por outros clubes, o cenário seria bem mais agradável de se ver.

Mas Ourinhos não tem nada com isso. Com seus erros e acertos, seja pelos recursos do clube ou pelo mecenas da cidade, o investimento por lá não é só moda. São cinco anos no topo.

Depois que a guerreira Laís Elena (foto), de Santo André, criticou a concentração de talentos em uma só equipe, vi muita gente tratando Ourinhos como se fosse o vilão da bola laranja, o time que rouba todos os talentos, que só pensa no umbigo, o campeão egoísta.

Não é nada disso.

Vilão é o estado em que a modalidade se encontra hoje, com estrutura longe do ideal, viagens intermináveis de ônibus, elencos sucateados. Tudo isso ainda expulsa muitas jogadoras - imaginem como o nível da competição subiria se contássemos com Franciele, Natália, Adrianinha, Claudinha, Iziane, Fernanda Beling, Érika, Alessandra, Grazi, Kelly, Helen.

Enquanto não tivermos um cenário forte e atraente, vamos continuar dependendo de investimentos isolados. E ainda bem que, mesmo diante de tantos problemas, nossos times não desistem. Está aí a turma de Americana, que montou um elenco competitivo - Karla está muito acima da média, Karina e Carina são ótimas jogadoras. E está aí Ourinhos, que embolsou mais um troféu. Parabéns para as meninas pentacampeãs.

7 comentários:

Anônimo disse...

a (no mínimo)arrogante dona branca, deveria ser mais respeitosa ao referir-se à equipe de ourinhos como: "o dinheiro que essa equipe gasta, dá para pagar duas vezes meu time" na sua entrevista com a tv.
o que ela não ve(ou não consegue digerir) é que a equipe de ours é penta campeã em cima de america que havia furado o bolo...
parabéns dona branca!
e lembre-se que a senhora já passou por solo ourinhense, e que seu salário saiu do mesmo lugar de onde saem todos milhões para pagar "ESSA EQUIPE"

PARABÉNS OURINHOS! (MAIS UMA VEZ!)

Anônimo disse...

Parabens à todos...e nessa ultima partida destaque principalmente para as atuações de Mamá e Micaela...
Em relação a Ariadna, ela "rendeu" bastante no momento em que as meninas da seleção estavam Pequim,acho que o "problema" é que simplesemte há um excesso de alas de alto nivel.
Realmente a cidade investe bastante , há um publico fiel , mas infelizemnte , devido aos motivos ja expostos nesse site, o campeonato, o basquete feminino em si não é valorizado, e isso se reflete na midia, que pouca cobertura dá há ume vento importante como uma final nacional..
De qualquer forma, quero deixar os parabens ao time de Ourinhos e também ao tecnico que tem sido muito criticado,mas que conseguiu segurar a onda nos momentos dificies(mesmo considerando a qualidade da equipe)...

Anônimo disse...

Ah, Ourinhos pode ter jogadoras de seleção, mas elas formaram um TIME BEM FRACO. Ganhou porque faltou experiência de Americana, que não tinha reservas que mantinham a qualidade do jogo, etc.

A ÊGA fazia papel de tonta, às vezes. Reclamava tanto que dava vontade de falar "joga mais e fala menos, mulher"! A MICAELA erra bolas embaixo da cesta a toda hora... Fora que na defesa faz faltas bem bobas. A KAREN nem convence como jogadora de seleção. E sempre se espera um pouco mais da CHUCA. A única que se salva é a MAMÁ.

Agora o que é aquela DANILA, um potencial enorme, nem entrar nas partidas? É triste ver isso. O mesmo acontecia com a Ísis quando jogava em Ourinhos. Concordo com a Branca, com a Laís... A diferença de investimento foi muita e o campeonato ficou chato. E isso prejudica o basquete brasileiro. Atitudes devem ser tomadas...

No mais, a equipe de Americana empolgou. Parabéns para elas, que mesmo jogando contra uma seleção, lutaram até o final. Espero que a Renatinha e a Karina Jacob evoluam muito. Potencial elas têm!

Anônimo disse...

é simples. NÓS temos, NÓS investimos, e NÓS ganhamos.
VOCÊS não têm, VOCÊS investem, VOCÊS chupam o dedo e ainda morrem de inveja! né?

Anônimo disse...

vocês NÃO ivestem*

Anônimo disse...

Americana investe sim! E apesar de todas as dificuldades conseguiu grandes feitos. Vice campeãs com orgulho, a única equipe que venceu Ourinhos e, além disso grandes revelação que vão dar o que falar.

Se Americana não superou Ourinhos essa temporada vai superar nas próximas! Aguardem...

Parabéns Americana. É assim mesmo, investimento em categoria de base e um bom time no principal que vamos longe!!

Estamos de volta!!!

Anônimo disse...

Torcedores de Ourinhos, VOCÊS são uns babacas!!