segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A MURALHA DA GRÉCIA


Konstantinos Koufos / Foto: Reprodução

Estrela do draft de 2007 da NBA, Greg Oden é incensado como o novo fenômeno do basquete mundial e comparado a estrelas como Bill Russell e David Robinson. Por maior coincidência que possa parecer, Oden pode ter treinado com a próxima estrela de Ohio State a brilhar em quadras americanas: o grego Konstantinos Koufos, pivô de 2,16m (na foto).

Referência do time treinado por Nikos Keramefs, o camisa 14 foi
o destaque do Europeu Sub-18 que acabou recentemente em Madri, desbancando até o badalado espanhol Ricky Rubio como maior cestinha da competição. Koufos somou 26.5 pontos, 13 rebotes e 3.5 tocos (também líder nestes quesitos) e levou a Grécia ao vice-campeonato. Na semifinal contra os lituanos, somou expressivos 37 pontos e 20 rebotes.

Adonis Sousa / Foto: ReproduçãoA Grécia, vice no último Mundial (2006) e campeã européia em 2005 no adulto, consegue repetir o bom desempenho no circuito de base. Será casual? Parece que não. Conta aí, Adonis Sousa (o brasileiro-grego da foto ao lado, que hoje atua no Olympiakos e conhece como poucos a realidade do Velho Continente):

"O Koufos tem muito futuro. Pelos jogos que vi e por conhecer o basquete europeu, tenho certeza que, se ele continuar nesse crescimento, poderá chegar muito alto. Parece ser um garoto tranqüilo, é muito religioso e humilde, e realmente acho que na Europa não existe nenhum pivô com as características dele, que está sendo cogitado também para integrar a seleção adulta", explica Adonis, lembrando que o pivô só sai das quadras de treinamento depois de arremessar mais de 100 bolas de três.

Konstantinos Koufos / Foto: ReproduçãoNascido em 24 de fevereiro de 1989 e criado nos Estados Unidos desde os 2 anos, Koufos passou por dificuldades no início de sua carreira. Com médias de 24.1 pontos, 11.1 rebotes e 4.2 tocos nos primeiros 11 jogos da temporada na Glen Oak Hogh-School, ele quebrou o pé e não atuou mais em 2005-06. A contusão, porém, não diminuiu o interesse das universidades. Com convites para defender as cores de Columbus e Louisville, o atleta optou por Michigan.

Um problema mecânico no carro de sua mãe, Kathy, impediu o encontro com o técnico Tommy Amaker. Decepcionado, o atleta (que pensou que a falha no Ford Windstar vermelho da família fosse um aviso para não continuar na carreira) esperou o resgate por parte da seguradora e tratou de garantir que a ligação de Thad Matta ainda estivesse de pé. Morando perto da Ohio State, Koufos caminhou por quase meia hora, conversou com o treinador e passou a treinar com a equipe no mês seguinte.

Thad Matta / Foto: ReproduçãoCom a saída de Oden para o Portland, Koufos deve receber mais tempo de quadra e atenção de Thad Matta (foto). Mesmo tendo entrado em quadra poucas vezes e cru em alguns fundamentos (seu jogo de pernas ainda é deficiente), o grego é apontado por sites especializados como o terceiro escolhido na seleção de 2008-09 do draft da NBA. Para Kathy, a mamãe da criança, a situação é um pouco diferente: "Meu filho nasceu para aparecer, e muito". Alguém duvida?

___________________________________________________

PASSADO - Após uma derrota para Texas numa partida de futebol americano, 100 mil pessoas saíram chorando do campus da Ohio State em junho de 2006. Uma, porém, saía dali feliz: Koufos, que acabara de assinar contrato e tirar uma foto com Oden e Mike Conley Jr, os dois ídolos do basquete local.

FUTURO - A promissora Sérvia, campeã Sub-19, faturou também o Europeu Sub-18. Olho, principalmente, em Milan Macvan (15.4 pontos e 4.9 rebotes no 1º torneio, 19.3 e 10.3 no 2º), ala que a comissão técnica da seleção brasileira deve conhecer apenas do Mundial. A CBB, inexplicavelmente, não enviou ninguém a Madri.

Um comentário:

Unknown disse...

Koufos eh foda. Vio a final do europeu sub 18 e ele joga demais, assim como o Milan Macvan. Seus arremessos usando a tabela lembram muito os de Duncan.