segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ATÉ QUANDO É BOM... FICA RUIM


Sucatzky / Foto: CBB

Até na hora de comemorar um título internacional, o basquete brasileiro dá um jeito de pintar a festa da conquista com tons polêmicos. O Minas Tênis acaba de faturar o Sul-Americano de clubes, ao derrotar neste domingo o Duros de Lara, da Venezuela. Com quatro vitórias em cinco partidas, a equipe do técnico Flávio Davis ainda teve o cestinha (Soró) e o melhor jogador (Sucatzky, na foto) da competição. Ou seja, levantou a taça com méritos dentro da quadra, não há dúvidas.

A questão que se impõe é: o time deveria estar no torneio?

Pelas regras normais, Universo e Franca, campeão e vice brasileiros, seriam os representantes do país. Mas os francanos romperam com a CBB, que evocou uma regra no mínimo estranha para convidar os mineiros: para disputar o Sul-Americano, é preciso estar inscrito no Nacional que começa em seguida.

Franca repudiou a decisão e, em nota, considerou a regra "ilegal, antidesportiva, esdrúxula e extorsiva". A confederação se defende alegando que todos os clubes aprovaram o tal acordo.
E o basquete brasileiro, logicamente, continua afundando...

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, a situação realmente não está para peixe. Acompanho de perto o time de Franca e, apesar de ser um torcedor, acredito que toda a polêmica é por conta da ridícula decisão da CBB. É óbvio que se trata de retaliação, bem ao estilo do Grego. Contudo, não gostei dos poucos jogos que assisti desse campeonato e espero que a Liga das Américas seja de melhor nível.
Ainda quanto à situação do basquete, só vejo solução se a ABCB, junto com a FPB, tomarem as rédeas de um movimento visando acabar com o "status quo" vigente. Caso contrário, tudo vai acabar e os sites de basquete vão viver apenas de Euroliga, NCAA e NBA.Infelizmente. Abraço.

Anônimo disse...

Que a CBB anda podre, não há o que se discutir, mas se realmente o Franca assinou o tal acordo, não tem do que reclamar.
E não acho essa regra estranha, e sim mais uma amostra do alto nível da picaretagem brasileira, e o Franca escolheu de que lado ficaria quando teve a opção da agora falida NLB.
O Problema é esse, os dirigentes Clube reclamam, mas a maioria são tão sem ética como os presidentes das Federações, só olhar o que o SP está fazendo com o Flamengo ao se tornar cumplice da CBF para ganhar uma taça a qual não tem direito.

Anônimo disse...

Não faz muito tempo assim, a extinta equipe do Rio de Janeiro que foi campeã brasielira e logo após rompeu com a CBB durante a criação da NLB, ficou de fora da Liga SulAmericana e só conseguiu entrar na competição da CBB (nacional) por conta de uma liminar.
Em outras palavras, quem não está na Liga da CBB vai ficar de fora nas competições internacionais e ponto final.
Seu Grego vai fazer isso sempre e tirar o dele da reta dizendo que isso foi de comum acordo e que os clubes votaram.
Independente de votarem ou não leis existem e deveriam ser cumpridas, veja o campeonato carioca deste ano.
Não vou entrar no mérito das equipes de aluguél mas vejam que absurdo:
Como podem os jogadores jogarem um campeonato sem fazerem a transferência??????????????
Resposta: Os clubes aceitaram isso durante o arbitral, isso é um absurdo estão rasgando as leis desportivas, estatutos, critérios éticos ou seja lá o que for.
Virou jogo de conveniência, bagunça geral.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

o Oscar acabou com a ultima esperanca do basquete brasileiro, ele iludiu meio mundo se intitulando a salvacao do basquete nacional, montou uma liga de mentirinha e todo mundo pulou dentro, meteu a boca na CBB e etc ai o Oscar deu as cosas pra todo mundo e disse que nao aguentava mais depois de tanto esforco (um torneio so????)
como o pessoal comentou ai em cima, se todo mundo aceita, assina, concorda etc sobre uma ou otra regra, nao da pra ficar chorando depois dizendo que essa nao era a regra.

Anônimo disse...

Rodrigo pelo que sei, o clube sediante do torneio tem o direito de convidar quem ele bem entender para completar o torneio visto que quem esta bancando a festa é ele, sendo assim nada de anormal a equipe de Brasilia convidar uma outra equipe Brasileira, Franca vai reclamar sempre que não levar alguma vantagem, vejo por parte de Franca uma incoerencia, pois reclama das verbas de TV da CBB, mas não reclama das verbas de TV da Federação Paulista, estranho este fato, principalmente que a tal associação de clubes paulistas não conseguem administrar os problemas do seu proprio campeonato, querem agora representar o interesse do basquete brasileiro

Anônimo disse...

Inimaginável o campeonato brasileiro sem o Franca. O campeonato paulista é muito mais organizado e superior que os outros. O atual campeão brasileiro tinha como base o COC Ribeirão.
Acho que os paulistas deveriam ignorar a CBB, fazendo seu próprio campeonato e pronto. O problema ao meu ver é um só: os patrocinadores. Será que a UNIMED vai continuar com o patrocínio se Franca não estiver no brasileiro?

Anônimo disse...

Não podemos obrigar Franca a participar de todos os campeonatos, eles são maiores e sabem o que fazem, talves não participar do Nacional seria uma maneira de administrar os problemas internos sem a participação do publico externo, uma pena, só não podem culpar os outros por esta não participação pois as inscrições estavam abertas e Franca não se inscreveu.