sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

TAPINHA INICIAL NA SUPERCOPA


Zanon / Foto: CBB

A Supercopa da Associação de Clubes começou ontem com as vitórias fáceis de Assis sobre Araraquara (76-59) e Limeira (do técnico Zanon, na foto) sobre São José (82-61). Eles voltam a se enfrentar hoje, no esquema chamado de double-game (o mandante pega o rival em duas noites seguidas), e a rodada tem ainda Franca x Pinheiros e Paulistano x Bauru.

É a segunda tentativa de criar um torneio nacional comandado pelos clubes - a primeira, a Nossa Liga, fracassou por múltiplos fatores. Ainda não dá para chamar a Supercopa de "nacional", claro. Por enquanto, é apenas um segundo Paulistão.

A iniciativa é válida, mas só terá seu efeito avaliado no próximo ano. Ainda há um longo caminho a percorrer. É preciso incluir times de outros centros e sair da sombra da Federação de SP - se é para dar autonomia aos clubes, não vejo muito sentido em transferir o comando de uma confederação para uma federação.

O ideal seria um acordo para que, em 2009, a própria CBB chancele o campeonato. Não dá para ter Franca, Paulistano e Assis de um lado, Flamengo, Minas Tênis e Brasília do outro. O basquete nacional, unido, já precisa de ajuda. Esfacelado então...

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,
torço para que a Supercopa dê certo e vingue. Todos, inclusive o Grego, sabem que o caminho é dar autonomia dos campeonatos aos clubes. O que não querem é largar o "esquema". O Chakmati está apoiando agora porque, sabe-se lá qual motivo, brigou com a CBB. Mas vejo isso com certas ressalvas. Talvez um primeiro passo possa ser dado junto com a FPB, mas depois a ACBB tem que andar com as próprias pernas. Senão vai virar joguete político nas mãos dos nossos cartolas.

Anônimo disse...

Rodrigo
vejo comentarios sobre o nivel tecnico do nacional, o que vi ontem pela deu vergonha, o nivel do paulista já era ruim, agora este torneio será deploravel, achei interessante o Helio Rubens falando de nivel tecnico, ou ele mostrou que não conhece nada ou esta enganando o publico

Marcelo Rezende - DF

Anônimo disse...

Marcelo concordo com voce, mas ate que o jogo de franca contra o pinheiros foi, mesmo o pinheiros com um time ridiculo e franca de ressaca. Mas o pior foi Limeira e Sao Jose, um jogo com pouco publico, com Limeira jogando contra ningue e achando q estava jogando muito, entre nos, Sao Jose eh um time ridiculo, sem jogadores de nome e nem garotos para o futuro. A liga nacional tem times com jogadores de mais nome e times mais ricos, mas concordo que a iniciativa dos times de Sao Paulo foi boa, mas tem q ter continuacao e botar outro times na competicao. Alem do mais os times mais ricos estao no nacional e o nivel continua melhor..Sou amante do basquete e infelizmente temos que criticar pois como esta nao da..abs

Anônimo disse...

Anonino concordo parcialmente com voce, que o nivel do nacional da de 10 no paulista ninguem discute, o que ocorre é que estes mesmos times deveriam ter se juntado aos outros para juntos peitar a CBB, mas parece que a turma de SP tentou por debaixo dos panos negociar vantagem "especial" somente para eles e a CBB deu uma banana e ai eles se revoltaram, pois se acham melhores que todos.

Ricardo Almeida
Brasilia - DF

Anônimo disse...

A melhor coisa que aconteceu para o basquete Brasileiro foi o boicote dos paulistas, 1º porque acabaram ficando sem moral perante o resto do Brasil e agora terão que respeitar os outros, 2º que ficou claro que o nivel tecnico paulista já não é mais o mesmo.

Marcos Paulo Lemes
Uberaba MG