quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

PRIMEIRA IMPRESSÃO SOBRE SHAQ


Shaquille O`Neal / Foto: NBA



Se eu fosse obrigado a tirar uma conclusão definitiva sobre a estréia de Shaquille O`Neal, provavelmente diria que o pivô foi até melhor do que se esperava, mas não o bastante para colocar o Phoenix acima das outras forças do Oeste. A questão é que, por ter sido apenas o primeiro jogo, não somos obrigados a tirar conclusão alguma. Shaq ainda tem tempo para conseguir o que Pau Gasol já conseguiu: encaixar seu jogo no esquema tático.

Acima até da vitória por 130-124, é inevitável constatar como o Los Angeles Lakers virou um time consistente - mesmo ainda sem Bynum e Ariza. Mas (foi mal, Kobe) não é da equipe californiana que vamos tratar aqui. Aí vão os lados positivos e negativos da estréia de O`Neal, com seus 15 pontos, nove rebotes, três assistências, dois tocos, três desperdícios de bola e cinco faltas.

Amare Stoudemire / Foto: NBAPOSITIVO
_________________________

))) O projeto-Amare começou muitíssimo bem. Stoudemire construiu boa parte de seus 37 pontos e 15 rebotes quando O`Neal não estava em quadra, mas foi inteligente o bastante para aproveitar a presença do pivô e se deu bem como ala-de-força - inclusive na briga pelos (seis) rebotes ofensivos.

))) Mike D`Antoni tinha prometido dar 20 minutos de jogo a Shaq, mas ele começou a jogar bem justamente quando passou dessa marca. O fato de não ter caído de rendimento ao longo da partida (ao contrário, subiu um bocado) é um ótimo sinal.

))) O gigante teve bons momentos, principalmente as cravadas em cima de Mbenga e Gasol, o toco em Odom, o belo passe para Leandrinho e o mergulho na linha de fundo para salvar uma bola, que até derrubou um juiz. Mais: a mudança não impediu que o Phoenix mantivesse sua média de pontos no contra-ataque.

Pau Gasol / Foto: NBANEGATIVO
_________________________

))) No primeiro duelo contra outro reforço do Oeste, O`Neal não foi capaz de impedir que Gasol tivesse uma excelente atuação, com 29 pontos, acertando 13 dos seus 19 arremessos. A tendência é que isso se repita com Duncan, Boozer e outros jogadores fortes dentro do garrafão.

))) No ataque, Shaq teve bons momentos, mas ficou claro que não é capaz de dar ao time a esperada bola de segurança na hora do aperto. Receber um passe no cinco-contra-cinco está longe de ser garantia de dois pontos, como era no passado.

))) Os números de quarta-feira provavelmente estão muito perto do máximo que o pivô pode dar. E não foram suficientes para derrotar um time consistente, mesmo com o apoio da torcida, uma atuação monstruosa de Stoudemire, os sérios desfalques adversários e um Kobe Bryant com apenas nove dedos.

15 comentários:

Unknown disse...

Shaq estava um pouco afobado e estava há bastante tempo sem jogar, acho que ele pode render ainda mais. Vontade não está faltando

Guigo disse...

Em relação ao jogo de ontem digo que foi um dos melhores que ja assisti na liga. Como torcedor do Lakers me recuso a falar mal de Shaq, reconheço tudo o que ele fez por L.A e de coração torço para que se nao for o Lakers esse ano que o Suns ganhe e consagre de vez a carreira de Shaq. Muito bom ver o Lakers jogando bem novamente, os mais afobados talvez nao lembrem mas faz menos de 5 anos que o Lakers perdeu a final pro Pistons e o time foi desfacelado, é muito pouco tempo para um time mesmo com Kobe Bryant se reeguer da forma como ta acontecendo. O Lakers vai ser campeão? nao sei, torço que sim, mas as possibilidades sao muitas, com a volta de Bynum e Ariza o Lakers tem tudo pra ficar ainda mais forte, sem esquecer que Bynum apesar de ter evoluido muito ainda não tem nem um pouco da esperiencia de figurinhas como Shaq, Duncam, Garnet e outros. Mas vamo que vamo, ainda acho que qualquer um dos 8 no oeste tem chances de ir a final, entretanto no leste eu aposto no Pistons, mas falai Laker X Celtics de novo seria o sonho de qualquer fã da NBA. Abraços a todos...segundo comentario gigante hoje, fiquei meio saudoso com o jogo de ontem, mal ai gente

Anônimo disse...

vamos aguardar...

é só o D´Antoni não atrapalhar...

Renato disse...

assisti até a metade do 3o período e achei que...

* Shaq estava com uma cara péssima no pre-game - confesso que achei a aparencia dele como se fosse de ressaca, ou de uma cara cheia de remédios.

* Shaq só foi começar a esquentar lá pela metade da partida.

* O que eu achei que ele fez bem foi ajudar na defesa embaixo da cesta, alterando vários arremessos e bloqueando outros e ajudar no rebote. Além disso deu alguns passes interessantes no ataque para companheiros que estavam cortando para a cesta.

* O que eu achei que ele não fez bem foi dar o passe que inicia o contra-ataque (entregou duas bolas pro adversário assim), enfeitou demais algumas jogadas, e estava visivelmente se arrastando em quadra.

Já que vc falou do Amare Stoudamire, fiquei estupefato em ver como ele simplesmente não defende(u) NADA.

Gigantes do jogo, até onde eu vi, foram Steve Nash e a arbitragem pelo Suns e Kobe Bryant, Derek Fisher (excelente defesa em cima do Nash) e Pau Gasol

Anônimo disse...

Alguém ainda tem dúvida se o Kobe deve ou não ser o MVP da temporada? Só não fez chover ontem. Shaq foi bem, motivado, e só tende a melhorar. Mas eu não boto muita fé nesse time do Suns, só leva ferro das potências do Oeste. O D'Antoni só usa dois reservas! Rotação pífia demais... Quero ver nos playoffs. Pra mim se o Suns não for campeão esse ano ele recebe o bilhete azul.

Anônimo disse...

MVP pra mim eh o chris paul =D

Anônimo disse...

Concordo com 95% das colocações do Rodrigo. No entanto, acho que a permanência do Marrion levaria o time ao mesmo lugar de sempre (acho que os caras do Suns sempre pensavam assim: "pô legal, jogamos o melhor e mais bonito basquete da pré-temporada e depois na pós irremos perder para qualquer time que tenha um garrafão melhor que o nosso). A mudança pode ter um efeito moral diferente, assim esperam todos, pq é uma pena não ver o Suns mais longe. Quanto ao jogo um show

Anônimo disse...

eu acho qu eo Shaq ainda pode joga mais, vai estar mto mais motivado com esta troca, acho q o PHX fez cagada nessa troca mas ache a avaliação/previsão do Rodrigo mto pessimista.... por exemplo, vc diz q o Gasol fez 29 pts, mas o STAT fez 37, lakers perdeu nessa... ta certo que o Lakers tava desfalcado, mas foi o primeiro jogo dele, ele visivelmente estava meio afobado no inicio, não só ele como o time inteiro acredito, sei lah, eu boto fé que este time vai se ajustar e ficar bom, mas eu acreditava mais no PHX com marion do que com o Shaq....

Maickel disse...

Suns jogou bem, mas com kobe motivado fica difícil qualquer time bater o lakers, ainda mais quando o guri bynum voltar.. todo mundo subiu de produção..

e nos suns eles só tem que usar 8, 9 jogadores na rotação... o shaq vai se adaptar, vão usar um jogo mais de garrafão com ele, aguardem ele deu sinais que pode dar trabalho, com 15ppg ele é quase um marion mais lento só precisa ter uns 8 rebotes e ta tudo quase igual D:

Anônimo disse...

A defesa do Suns tomou 130, foi ridicula, assim como do Lakers, porem, olha a diferença nos rebotes:

Lakers teve 37 rebotes, sendo 7 ofensivos.Suns teve 46 rebotes, sendo 16 ofensivos!!!

Isso não acontecia em Phoenix a um boooooooooom tempo.

Luiz Fernando Paes disse...

realmente, que jogão .. pena que eu trabalho dia seguinte, não aguentei e durmi nos minutos finais

hoje vou tentar ficar acordado no celtics x suns

gosto muito do Shaq, e acho que o impacto que ele pode fazer no jogo do Stoudamire e nos rebotes, devem ajudar os Suns ..

na posição 3 tem o Hill e ainda o Diaw, jogadores cumpridores ..

ainda Leandrinho que entra e acelera o ritmo, mete bola de três, etc ..

os Suns continuam bem, e as chances acho que sobem um pouquinho, não muito, porque esse Oeste de 2008 está entrando para a história, como talvez a mais forte disputa de playoffs ..

tomara que sejam vários 4x3 :D

Luiz Fernando Paes disse...

e aproveitando esse post que fala um pouquinho do lakers

acho que chegou finalmente alguém com basquete suficiente pra dividir um pouco a responsabilidade com Kobe

não que Odom seja ruim, mas não conseguiu fazer isso ..

agora, com os três juntos, Kobe, Odom e Gasol, o ataque do Lakers está fortíssimo, e equilibrado ..

a volta do Fisher e a alternância com o Farmar, Ariza e os europeus (Turiaf, Vujacic e Radmanovic) que chutam de três, mais o Bynum, completam uma rotação interessantíssima ..

é o time que eu torço, e pra mim, virou o grande favorito pra bater Parker, Manu e Duncan ..

que duelo ...

Anônimo disse...

outro bom jogo do Shaq.
Nao sou torcedor do phoenix, mas vai ser bom ver os criticos engolindo tudo que falaram a respeito da troca.
Shawn Marion eh um dos jogadores mais "overrated" da NBA, alem de ser um "loser" nato.

Elemento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elemento disse...

Acho difícil comparar o Shawn Marion com o Shaq, até pelos estilos... De qualquer forma, o Shawn se encaixava melhor no estilo de jogar que caracterizou o Phoenix até aqui. Por outro lado, não podemos negar que a dupla Stoudemire & Shaq pode dar o que falar... Resta saber se o Time vai se adaptar ao Shaq e vice versa...

Agora, uma coisa eu digo: muito respeito com essa fera aí, afinal, mesmo com a idade, o Shaq é o Shaq... Eu não o subestimaria...