sábado, 16 de fevereiro de 2008

MEIO SÉCULO DE OSCAR


Oscar Schmidt / Foto: Reprodução

Até a CBB rendeu homenagem. Grande cestinha do basquete mundial (o maior dos Jogos Olímpicos, inclusive) e nascido no Rio Grande do Norte, Oscar Schmidt completa hoje 50 anos. Reverenciado por gente da estirpe de Magic Johnson e Scottie Pippen, que disse ter sido um privilégio marcá-lo, não restam maiores palavras para descrever aquele que dignificou o uniforme em cada uma de suas apresentações. Nasceu exatamente no mesmo dia (16 de fevereiro de 1958) da morte
do craque da flauta Benedito Lacerda, no que parece ser uma coincidência dos deuses. E foi aos deuses do basquete que ele, Oscar, sempre fez oferendas com as mãos, sem se preocupar com a miopia daqueles que criticavam sua maneira de atuar.

Na falta de palavras, fiquemos com as imagens. Elas falam por si. Divirtam-se, e parabéns ao gênio chamado Oscar Schmidt.




Retrospectiva da carreira, com o irmão caçula, Tadeu.




A clássica entrevista após a despedida da seleção.




Momento de glória em Indianápolis: o Pan de 1987.




Após bater os EUA, a emoção na hora do hino.




Em 1989, um incrível duelo com Petrovic na Europa.




Torneio de três pontos na Itália. Ele só erra três!

6 comentários:

Marão Caetano disse...

Pirei na competição... q isso

Anônimo disse...

Oscar dispensa comentários

Anônimo disse...

Parabéns pro mão TREINADA. Além de Magic e Pippen, era ídolo de Kobe na Itália e também reverenciado por Charles Barkley. Precisa falar mais? Sim, superou Kareem como o maior pontuador de todos os tempos. A última olimpiada que o Brasil jogou foi a última do Oscar (maior pontuador dos jogos olimpicos). Ah que saudade...

Anônimo disse...

Parabens ao Mão Treinada mas que que não deixa de ser Santa !

Anônimo disse...

Tenho minhas restrições ao Oscar, mas é louvavel o amor dele em defender o Brasil, o exemplo de dedicação e trabalho duro que ele mesmo destaca para mostrar aos mais jovens que só talento não basta. Parabéns!

Roby Porto disse...

Sensacional esse video do torneio de 3 pontos na Italia, Digo! Imagina isso no All Star weekend, hein! O pessoal ia enlouquecer... nada de Craig Hodges ou Jason Kapono! rs rs!