sábado, 23 de fevereiro de 2008

OS PASTÉIS DE VENTO DO OESTE


Kyle Lowry e Johan Petro / Foto: NBA

Garnett, Shaq, Gasol, Kidd, Big Ben. Os medalhões trocam de uniforme e, da noite para o dia, fazem a felicidade de novos torcedores. As negociações da NBA, no entanto, costumam deixar como rastro um punhado de times sem conteúdo. São os cartolas que vibram só de ouvir a expressão cap space. Em bom português, eles abrem espaço na folha salarial para construir algo relevante daqui a algum tempo. Capinam o terreno.

Ou, se você preferir, formatam o disquete - lembra disso?

Nas trocas deste miolo de temporada, o Oeste criou três pastéis de vento à espera de recheio: Sacramento Kings, Seattle Sonics e Memphis Grizzlies. O último ainda parece ser o mais equipado para o futuro, com Rudy Gay, Mike Conley e os já rodados Mike Miller e Juan Carlos Navarro. Será que agora o recém-chegado Marquinhos vai ter espaço para mostrar serviço? Não sei...

Sacramento Kings / Foto: NBAOs Kings, ao menos, seguraram Ron Artest ao lado de Kevin Martin e Brad Miller. O veterano encrenqueiro, no entanto, vai sair mais cedo ou mais tarde. O restante do elenco é apenas um amontoado de atletas razoáveis. Nada mais que isso.

Em Seattle, Kevin Durant habita um interminável deserto de talento. Mas o cálculo é que, em 2009, a folha de pagamento dos Sonics estará US$ 26 milhões abaixo do teto salarial. Além disso, serão 13 escolhas de draft nos próximos três anos. Cabe à diretoria fazer uma boa vitamina com todos esses ingredientes.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sábado a noite: está no site do Memphis nota dizendo que Marquinhos já foi dispensado pela equipe. Menos um pra acompanhar... pelo menos tentou

Anônimo disse...

Levando em conta q o Memphis tb tá afim de rifar Miller e Navarro - tentou agora, ñ conseguiu e deve fazer durante a off-season -, acredito q os dirigentes da equipes querem, na verdade, montar um elenco novo para a temporada 2008-2009.

Anônimo disse...

Marquinhos dispensado? É uma pena, apesar de achar q ele naum joga o mínimo para estar na nba, era um esperança de evolução.

Anônimo disse...

Marquinhos fica insistindo e sempre fica pegando migalhas na NBA. É melhor tentar algo na Europa. Lá ele pode ganhar prestígio e dinheiro também.

E se arrebentar será olhado pelos times da NBA, talvez.

Anônimo disse...

O salário + baixo da NBA eh maior q os salários médios e altos (há alguns altíssimos) na Europa...

Anônimo disse...

É claro que lá na Europa ele ficará pobre, não é?

Então é melhor ficar sendo humilhado nos EUA?

Anônimo disse...

Num to falando q ele vai fika pobre, soh to falando q motivos financeiros não vão fazer ele ir para Europa.

Anônimo disse...

O salário influencia na decisão..
Mas será que para um jogador de basquete é legal ficar no banco assistindo aos jogos e quando entrar ter 2 minutos de quadra?
Na minha opinião naum da pra ser feliz dessa maneira, mesmo com dinheiro no bolso.
Jogar a Euroliga naum é menos importante q jogar na nba, porem acredito q na Europa todos os jogadores evoluem tecnicamente e mentalmente, coisa q na NBA o que se preza eh o show da força física.
Tiago Splitter é um exemplo, quando entrar na NBA será um dos melhores pivos da liga, jogará dando show de tecnica como joga Scola.

Anônimo disse...

Nós estamos falando de uma mosca morta na NBA, que é Marquinhos.

Será que vale a pena?

Será que o salário de mosca morta é tão bom assim? Ou Marquinhos aceitou por acreditar que depois iria ganhar mais?

O cara foi humilhado pelo Memphis.

Anônimo disse...

bom, eu num tava discutino qual q seria melhor pra ele, e sim q o salário na NBA ia ser melhor...
e na NBA tem q ter muita tecnica sim, embora a força fisica seja mesmo + valorizada do que na Europa, ateh pelas dimensões da quadra, pelo tempo de jogo, o ritmo, a altura dos jogadores...

eu tb axo q o marquinhos ia evoluir + na europa mesmo...

e o salário de mosca morta na NBA se eu nao me engano eh de 435 mil dólares para um novato, o que supera sim o salário de mta gnt boa na Europa...
se vale a pena, isso soh o jogador poderia dizer, entao num eh isso q to discutino... eu soh quis lembrar q na NBA se ganha + q na Europa mesmo.

Anônimo disse...

soh deixar claro aki, o salário eh anual.

Anônimo disse...

Marquinhos seria um novo Jefferson Sobral no quesito persistência?