quinta-feira, 2 de julho de 2009

O FIM DE UMA ERA EM DETROIT




Mal abriu o mercado de passes livres na NBA, e o Detroit Pistons avançou nas prateleiras. De uma só tacada, a equipe pegou Charlie Villanueva, ex-Bucks, e Ben Gordon, ex-Bulls. O primeiro, meio doido, pode ser uma ótima opção para a lacuna que vai sendo deixada por Rasheed Wallace. O segundo, completamente doido, é o símbolo que enterra um ciclo vitorioso em Auburn Hills.

Não estou julgando aqui se a contratação de Gordon vai dar certo ou errado - se interessa saber, acho que vai dar errado - mas o fato é que representa o descarte de um estilo que me agradava muito e fazia a NBA ter um time diferente, peculiar. O Detroit foi campeão em 2004 e chegou a infinitas finais do Leste com um esquema que era baseado na defesa, no ataque equilibrado, na solidariedade, na ausência de astros. Muita gente não gostava de ver. Eu gostava. O processo de mudança que começou com a troca de Billups por Iverson e continua agora com a chegada de Gordon mostra que está havendo uma guinada radical de filosofia.

Como torcedor do Fluminense, eu traço um paralelo com o futebol e comparo Ben Gordon, por exemplo, a Thiago Neves ou Carlos Alberto (hoje no Vasco). O talento está lá e, em algumas noites, esses caras vão te fazer vibrar no estádio. Em outras - muitas - vão te irritar a ponto de perder a calma. Ou seja, é o oposto da ideologia de 2004, quando o equilíbrio era a alma do negócio.

Dando certo ou não, será um novo Detroit Pistons. Boa sorte.

6 comentários:

adriano disse...

eu sou torcedor fanático do Pistons e estou absolutamente descrente nas movimentações do meu querido Joe Dumars. Ben Gordon pode ser um excelente reserva, Villanueva é um jogador decente, mas nenhum dos dois vale o que foi gasto com eles, nossa defesa está indo pro saco, e continuamos sem uma opção confiável no garrafão, nossa maior deficiência. Pior ainda é imaginar que essas contratações podem ser o prenúncio de trocas envolvendo Rip Hamilton e Tayshaun Prince, os dois últimos sobreviventes do time de 2004. Prince, meu jogador favorito, em outro time, me deixaria sem rumo

Maickel disse...

pode não ser o melhor, mas pelo menos compensaram a cagada que fora trocar o billups pelo iverson, e ainda parece que sobrou + uns 7, 8 milhões sem estourar o cap pra assinarem com outro cara, dae a questão, sheed e prince vazam? o rip fica? como fica com rip e gordon? seria interssante um small ball com os dois.

Bruno disse...

Adriano acima falou tudo:o Detroit, depois de anos de excelente gerenciamento por parte de Joe Dumars, não tem mais uma atuação tão brilhante de seu GM.
A troca Billups por Iverson, o contrato oferecido a Rip, as promessas que não vingaram (Amir Johnson,Maxiell e Stuckey, ainda em aberto) e agora a contratação de dois jogadores mais ou menos em Gordon e Villanueva.
Isso sem falar nos técnicos.
Se fosse outro GM já diria categoricamente que a vaca tinha ido pro brejo, mas como o Dumars tem crédito, vou esperar um pouco.Mas não acho que vai dar certo.

NETTO disse...

FLUMINENSE?? QUE DECEPCAO, HEHEHE

Buba disse...

Villanueva é um ótimo ala-pivô ou ala, só não foi utilizado decentemente, e quando foi, provou que é bom. Acompanho o mesmo desde a NCAA, no Huskies, é incrivel a sua versatilidade e principalmente, a sua vontade de ajudar a equipe. Não acho ele um jogador mediano não. Abraços

Rafael B. disse...

Se Allen Iverson por Billups já foi uma cagada, nem quero saber o que esta troca foi. O Gordon adora amassar o aro, o Villanueva é mais ou menos, mas não justifica o que deram por eles, e mudou toda a alma do time. Pistons nem playoffs ano que vem...