segunda-feira, 20 de julho de 2009

A CRISE NA BASE DA PIRÂMIDE




A seleção B do Brasil volta da sua turnê europeia podendo festejar, no máximo, o fato de ter ficado à frente de Macau, São Tomé e Principe, Guiné Bissau e Moçambique nos Jogos da Lusofonia. O elenco liderado por José Neto - com Moncho Monsalve inexplicavelmente vendo tudo da arquibancada - traz na bagagem um amargo quarto lugar, atrás de uma equipe mediana (Angola),
uma fraca (Portugal) e uma fraquíssima (Cabo Verde).

A lição que podemos extrair me parece óbvia: nós simplesmente não temos hoje no Brasil qualidade suficiente para formar uma seleção B. No ano passado, pagamos mico no Sul-Americano e quase ficamos fora da Copa América, com o atenuante de que aquele era quase um time C, já que a equipe principal estava muito desfalcada. Agora, nem essa desculpa a gente tem.



Como a equipe A só tem um desfalque, Nenê, o elenco que foi a Portugal é, de fato, o nosso segundo escalão. E com o segundo escalão não fazemos frente nem a angolanos e portugueses.
O que isso significa? Ora, significa o que estamos cansados de saber: o Brasil vive uma tremenda crise na base da pirâmide.

O topo da pirâmide ainda é bom, com Splitter, Huertas, Nenê, Leandrinho, Varejão e mais três ou quatro que você pode incluir no bolo. Dali para baixo, penamos para encontrar atletas de nível internacional. Alguns porque ainda são jovens (Paulão, Tavernari, Benite); outros porque são fracos mesmo. E nem sempre a culpa é deles. A culpa é do sistema que os formou - ou deformou, né.

Sem querer bater sempre na mesma tecla, volto a dizer que a situação não vai melhorar agora, nem no ano que vem, nem no outro. Só vai melhorar de verdade quando nós tivermos um sistema decente de formação de jovens talentos, capaz de despejar nos torneios adultos gente que tenha fundamentos e saiba respeitar um esquema tático. Sim, o tal esquema tático também precisa existir, e aí entra outra necessidade, a formação de técnicos melhores para o futuro.

Voltando ao presente, resta saber se ao menos o time A vai cumprir um papel digno na Copa América. Nosso elenco A é bem melhor que o B, claro, mas o torneio em Porto Rico também promete apresentar alguns rivais melhores que Angola e Portugal. Pena que a gente não possa arriscar previsões mais claras desde já, porque a seleção principal sequer começou a treinar. Ainda falta uma semana para Moncho reunir todos na mesma quadra. Quem vê de fora deve achar que podemos nos dar a esse luxo.

24 comentários:

Anônimo disse...

Angola não é tão fraca assim. O time B do Brasil perdeu para um time experiente na semifinal e aí escafedeu-se -- pra aí sim tomar uma tumbada vergonhosa de Portugal. Angola hoje ocupa a 12a posição do ranking da Fiba, à frente olelê do Brasil, o 18o (só pra constar, ganha de N.Zelândia, Turquia, Rússia, França e Croácia tb). Perderam de todo mundo na China, mas foram 9o. no último Mundial (o Brasil A olelê foi 17o.).

Unknown disse...

olele haeuheuaheuahu

ehhhh, pra mim essa seleção B não era tão fraca assim não pra passa pelos apuros que passou... devia tá mto mal organizada msm...

negócio eh torcer para que a seleção A esteja melhor....

Rodrigo Alves disse...

Sobre Angola, só para constar, eu não disse que é "fraca"; disse que é "mediana".

E vamos tomar cuidado com as análises do ranking. Não dá para comparar, nos torneios continentais, os adversários de Angola e os adversários, por exemplo, de França, Turquia, Rússia e Croácia. Há um abismo entre Europa e África. O mesmo vale para a China, que é a nona colocada no ranking enfrentando as babas da Ásia.

E outra: Angola fez uma campanha surpreendente no Mundial-2006, é verdade, mas do jeito que a gente costuma lembrar, parece que foi um rolo-compressor atropelando adversários. Não foi bem assim. Angola só ganhou de Panamá, Japão e Nova Zelândia. Perdeu para Espanha, Alemanha e França. O grande jogo, claro, foi a derrota para a Alemanha, em três prorrogações, foi o jogo-símbolo daquela campanha. Mas a seleção não é essa coca-cola toda.

Volto a dizer, considero uma equipe mediana no cenário mundial. Em todo caso, melhor que a nossa seleção B.

Abraços!

The Gamer disse...

COMENTARIO CORRETO. Nossos tecnicos estao na idade da pedra, praticamente jogam outro jogo, um rachao travestido, com uniforme, arbitragem arrogante, e na base entao..meu Deus...incompentencia, na formacao, gritos, esporros, pouco interesse em aprender(com quem? eles nunca vao a clinicas e qdo vao dizem q "ah isso eu ja faco todo dia..nao vi nada de novo")tudo somado estamos recebendo "o produto" deste estupendo combo de arrogancia+incopetencia+despreparo e tudo isso embalado pela politica desastrosa e administracao nefasta do nosso esporte. Veem anos dificeis por ai, nos tornamos um pais de potencial fisico do Basket, e o quanto antes um jovem jogador sair p centros com trabalho serio, melhor, talvez ele se torne um jogador e possa vir passar as ferias no Brasil e de quebra estar uns dias com os amigos, na selecao e ainda engordar com os "exaustivos" treinamentos ministrados pelos nossos tecnicos.

Anônimo disse...

um pequeno exemplo é o que ocorre no Volley. Assistindo aos jogos da Liga Mundial neste fim de semana, pude constatar que nossa seleção tem jovens talentos medindo 2,09m e 2,15m......Outrora estes jovens desportistas iam jogar nosso amado Basket, hj estão na seleção de Volley!!??!).
Este fato retrata que a realidade é preocupante na base e se nada for feito vamos ver cada vez mais o afundamento de um esporte Bicampeão mundial neste país!!!

Anônimo disse...

VINHO Português eu conheço mais CHOCOLATE nunca vi.

Fora NETO & Cia ..........Marcel neles .............

Anônimo disse...

Marcel???

Antes de receber uma campanha a favor o Sr marcel (sem dúvida um grande ex-jogador) tem que desenvolver um curriculo como treinador. Não dirige uma equipe há tempo....e não tem resultados de expressão. Portanto, NÃO faz nenhum sentido cogitar este nome!!!

Necessitamos de um treinador de sucesso (como treinador), com conceitos modernos e carisma para liderar atletas internacionais....só vejo este perfil em estrangeiros (mas por favor, de primeira linha...quer espanhol, quer italiano...ou até (argh) argentino).

Marcel seria uma brincadeira amadora.....do nível dos que stão por aí.

Anônimo disse...

Meu Deus, o desespero já chegou:

Marcel???

Antes de receber uma campanha a favor o Sr marcel (sem dúvida um grande ex-jogador) tem que desenvolver um curriculo como treinador. Não dirige uma equipe há tempo....e não tem resultados de expressão. Portanto, NÃO faz nenhum sentido cogitar este nome!!!

Necessitamos de um treinador de sucesso (como treinador), com conceitos modernos e carisma para liderar atletas internacionais....só vejo este perfil em estrangeiros (mas por favor, de primeira linha...quer espanhol, quer italiano...ou até (argh) argentino).

Marcel seria uma brincadeira amadora.....do nível dos que stão por aí. [2]

Unknown disse...

Análises corrétas (ressalvando a do Marcel. Foi piáda, claro). Falando sério.Não temos formadores de jogadores e, não temos técnicos. Observem....Qualquer seleção brasileira começa a "morrer" no terceiro e no quarto períodos. Faltam... 1) Leitura Tática 2) Intensidade de Jogo). O primeiro diz respeito a sentar a bunda em bancos escolares e estudar. Leva tempo mas, para ser profissional tem que ser assim. As coisas não são estáticas. Ja,A Intensidade, diz respeito 'as Condições físicas e de habilidades para saber "fechar" uma partida com êxito.
Todas as análises das pessoas estão certas mas , nem sempre, "Querer é Poder". Concordo que iremos amargar um longo período de gatos pardos. Outra coisa, Angola mantém uma boa equipe que embora baixa está junta há muito tempo e seu técnico( herdeiro da antiga União Soviética) sabe LÊR um jogo . Os nossos, não sabem. É só.
P.S. Vem aí a Copa América com um Brasil veloz ( Leandrinho,Alex e Huertas) capaz de surpreender. Tomara que o Marcelinho não "segure" a transição para jogar com bola "lenta" sobrando para êle. Assim ele "liquida" , de uma só tacada, Alex, Leandrinho, o Brasil e, o meu saco.

ARROZ_ disse...

Lamentável a situação que nosso basquete se encontra... Realmente a base é zero !! Os tecnicos são zero !! E a organização e confederação é -5 !!! Ainda bem que temos grandes taletos individuais na seleção principal (Leandrinho, Splitter...) que nos dão um pouco de esperança na copa américa, porque o resto...

RAO* disse...

Ae Rodrigo, pelo visto vc falo do México cedo demais ein, confirmaram Eduardo Najera e Earl Watson no time, com o Romel Beck e os outros caras da liga de verão, os caras devem mais trabalho do que se esperava... mas não acho grande ameaça ainda...

Luc Lopes disse...

Marcel já!!urgente!!

LEO ARACAJU disse...

Ruben Magnano JÁ!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Caros Rodrigo e pessoal

Passando aqui só para dar meu pitaco.

A questão Rodrigo passa por uma autocrítica que afeta o vaidades de muitos.

Há algum tempo comentei aqui que com humildade nossos técnicos inclusive dos mais alto escalão devem se reciclar.

ME RESPONDAM SÓ UMA PERGUNTA

Quais técnicos trabalham com a base e formação no Brasil há décadas?

Nossos jogadores que estavam nessa seleção 'B' são jogadores na maioria sem fundamento basicos, principalmente os que atuam no Brasil ate hoje.

Osda caras são puxados para o esporte quando ja estão fisicamente formados(com todas as debilidades conhecidas);

Aí fica difícil para os técnicos também.

- O pior é ver que tecnicamente e fundamentos são muito falhos

- Não podemos esquecer que trata-se de estrutura globalmente debilitada pois os clubes também não tem estrutura de treinamento das melhores.

Os clubes, por sua vez , não podem continuar a se enganar com resultados do nível nacional que sempre mascaram as verdadeiras deficiências.

Nisso a Mídia (COM EXCEÇÕES) tem sua dose de culpa.

Volt falar:Splitter, Huertas, Nenê, Leandrinho, Varejão
EMBORA DESCOBERTOS NO BRASIL, SAIRAM CEDO PARA MELHORAREM FUNDAMENTOS EM PLENO CAPEONATOS DE NÍVEL INTERNACIONAL.

Já dá para imagnar o que seria de um desengonçado Varejão se continuasse no país?

Por isso quando vejo gente cobrando esses caras na NBA, na Europa etc. não concordo muito , pois os caras evoluíram pacas , mas sempre estarão defasados de gente que começa em outros países a praticar esporte do berço,escola , etc.

Quando se destacam é pela aptidão e nata e por um esforço individual de sair do país.
Quando alcançam um nível de respeito internacional não sabemos utilizá-los.

- Estou esperando um plano nacional de esporte com convênios com as escolas (PORQUE NÃO VIAJAM PARE ESPANHA PARA DAR UMA ESPIADINHA LÁ NO CONVENIO DO CARREFOUR COM FEDERAÇÃO LOCAL);

Sem isso ficaremos - num trocadilho com seu Post Rodrigo - olhando só a ponta da pirâmide(digo do iceberg) dos problemas do basquete Brasil iceberg.

E pior discutindo nomes, salvadores da pátria, sempre obedecendo certas prefenrências políticas de quem está no comando.

Abraços

Sandro(SANDROSAMPA)

Anônimo disse...

O que se precisa é de Planejamento e cobrança.
tem que acabar esta festa de babel....
O qye vemos é uma mescla de sel a,b,c ...etc.Temos que nos concentrar e dar resultados.
Fora Neto,Gustavo e cia ja.....

Anônimo disse...

BRUNO

Rodrigo,se voce ler meu post,no site do Bala,meu comentário foi práticamente igual ao seu.
Não temos os jogadores que julgamos ter,com as exceções já sabidas,uma convocação politica e péssimamente elaborada,um planejamento ridiculo de pessoas que deram mostras de desconhecer qualquer periodicidade de treinamento,o Neto é que deve ser o responsável pelas informações,que levam a convocação,uma CT incoerente,se oRaul estara fazendo parte,porque não o Flavio Davis,ele não é o auxiliar no Minas?O Brunoro,é o presidente de fato pelo que tenho ouvido falar, se isto for a realidade,Adeus!!!!Hortencia no masculino ,também!

Anônimo disse...

Palpite para Copa América:

1º Porto Rico
2º Argentina
3º Republica Dominicana
4º Canadá
5º BRASIL (O Moncho ta louco pra voltar pra casa mesmo e ficar com a família e além disso tem um sério problema na coluna)

So iremos ao Mundial como convidados mesmo... Podem escrever!!!

marcelo marques disse...

eu colocaria o marcel na seleção sub 17 acho q ele teria mt a ensinar pra mlk

e o pipoca como um relações publicas para fazer o contato entre cbb e os atletas de todas as categorias

Anônimo disse...

Currículo ... já tentamos todos os técnicos com maiores currículos internos e estes foram horríveis na seleção ... veja exemplos de outros países, que colocaram técnico sem um currículo expressivo e/ou ex-jogadores e estão colhendo os frutos.

Lula, Hélio Rubens, José Neto, Raul, Saviani, Guerrinha, Davis, Aga, Gustavo, Paulo Chupeta, Bial ... estiveram lá e nada fizeram.

Então, falar ou exigir currículo do Marcel é coisa de gente que não consegue argumentar, pois o currículo interno só vale aqui, quando vira assunto internacional a coisa muda e muito.

Quem viu Brasil x Portugal sentiu isso!

Por isso, é preciso uma análise maior e mais profunda. Sem falar, que a experiência internacional como atleta de alto nível na Seleção conta muito, ainda mais em termos de competições internacionais.

Anônimo disse...

Sugerir o Marcel é palhaçada...só pode vir de um amigo pessoal ou alguém que tem interesse particular neste absurdo.

Marcel foi um grande jogaor...e só!
Como técnico não provou nada....e não conseguiu ambiente . Além disso não faz nada para conquistar o espaço ( a não ser politica de bastidor....).
Alguém viu o Marcel investindo em sua carreira, passando um tempo na Espanha/Italia/Argentina/USA fazendo clinicas e/ou estágio de atualização e aprendizado.

CHEGA de cabide de empregos para pessoas que não estão qualificadas....

A solução é trazer um ténico de PONTA vindo da Espanha ou Itália; e colocar um técnico atuante da nova geração como assitente (poderia ser Flavio Davis ou João Marcelo) .

Nosso basquete tem solução.....mas necessita de pessoas honestas, pensando só no esporte e não em seus interesses.

Anônimo disse...

Vamos seguir a cartilha do 'currículo interno' sem inovar e vamos seguir na mesma!

Como vamos almejar outros resultados se não promovemos mudanças?

Seus comentários levam a isso! O fato de não aceitar o nome do Marcel, nada mais é do que medo. Os grandes 'estudiosos' já estiveram lá e nada conseguiram ...

Então, fiquemos com o que está aí, fora dos Jogos Olímpicos, fazendo campanhas pífias nos Mundiais e conseguindo um honroso quarto lugar no Jogos da Lusofonia.

Sua opção de trabalho é ótima, os resultados que o digam ...

The Gamer disse...

Tecnico estrangeiro de ponta e RESIDENTE no Brasil é um bom inicio, mas tambem tem que haver "tranferencia de tecnologia", ou seja OBRIGATORIEDADE de ministrar clinicas e OBRIGATORIEDADE de TODOS os tecnicos atuantes no Brasil estarem presentes nestas. Caso contrario NAO podem dirigir NENHUMA equipe em NENHUMA categoria. Seria um pre-requisito. Os cursos seriam modulares sempre para cada 2 categorias tornando habilitados, os participantes nas respectivas categorias da clinica oferecida, a dirigir equipes destas categorias. Em 3\5 anos acredito que teriamos melhores profisionais. Isso a CBB e federacoes poderiam organizar. Isso funciona em varios paises como Espanha, Italia etc. Milagres nao acontecem por acaso.

Anônimo disse...

Brasil A sem treinar? Hummm...
É o famoso me engana que eu gosto.

ass: Cid

Anônimo disse...

INFORMÇÃO QUENTISSIMA!

DURANTE A LUSOFONIA OS ATLETAS TAVERNARI, DUDA, PAULÃO E FULVIO, SAIRAM DO HOTEL SEM AUTORIZAÇÃO DO TÉCNICO E O TÉCNICO PEDIU A CBB O CORTE DESSES ATLETAS POR INDISCIPLINA E NÃO FOI ATENDIDO, ISSO LEVOU O TÉCNICO A FICAR NA ARQUIBANCADA E NÃO RETORNAR AO BRASIL JUNTO COM OS ATLETAS, O CLIMA ESTAVA MUITO RUIM E ELE NÃO QUERIA FICAR PERTO DOS ATLETAS, VAMOS TENTAR DESCOBRIR O PQ DO TÉCNICO VOLTOU ATRÁS, SERÁ QUE ELE DESCOBRIU QUE NÃO FOI SÓ OS QUATRO QUE FOGEM DO HOTEL (O PAULÃO DORMIU COM A NAMORADA NO HOTEL E NÃO PARTICIPOU DE UM TREINO) QUE BAGUNÇA ESSA CBB, ESSA QUE E A GESTÃO PROFISSIONAL DE CARLOS NUNES E BRUNORO--- ESTÃO ENGANANDO QUEM?