segunda-feira, 13 de julho de 2009

COPA AMÉRICA - NOSSOS RIVAIS




A um mês e meio da Copa América, os treinos seguem
a todo vapor. Os treinos dos adversários, claro, porque os nossos só começam daqui a duas semanas. Porto Rico e República Dominicana, dois rivais perigosos, começam suas atividades hoje. A Venezuela vem treinando desde sábado, unindo-se a Uruguai (que bate bola desde 24 de junho) e México (28 de junho). No próximo sábado, será a vez dos canadenses, enquanto os argentinos entram em quadra no dia 24. O Brasil se apresenta no dia 26, ou seja, é o último país a iniciar os treinos - porque quer, já que quase todos os atletas estão disponíveis
há um tempão, treinando sozinhos com seus preparadores.

Só não consegui achar as datas de Ilhas Virgens e Cuba (se alguém souber, diga na caixinha, por favor), mas cá entre nós espero que essas seleções não sejam ameaças reais. A partir de hoje, o Rebote conta um pouco mais sobre os concorrentes, a começar pelos dois que entram em quadra nesta segunda-feira.


PORTO RICO

A seleção inicia os treinos em Aguas Buenas com uma incrível lista de 41 (?!?) jogadores. A princípio, Manolo Cintrón conta com todas as suas armas, incluindo os badalados Arroyo, Barea, Ayuso, Reyes, Ramos e Santiago. A gente sabe muito bem o quanto esse povo pode ser perigoso, não é mesmo? Basta lembrar aquele último Pré-Olímpico das Américas...

- Os 41 convocados ))) Armadores: Carlos Arroyo, José Juan Barea, Miguel Alí Berdiel, Filiberto Rivera, Christian Dalmau, Andrés Rodríguez, Kevin Hamilton, Carlos Rivera; Alas: Larry Ayuso, David Huertas, Jesse Pellot-Rosa, Javier Mojica, Rick Apodaca, Mike Rosario, Paul Graham, David Cortés, Guillermo Díaz, James Life Flores, Alejandro Carmona, Ángel Daniel Vassallo, Carmelo Antrone Lee, Ángel Buster Figueroa, Sammy Villegas, Joel Jones Camacho, Alex Galindo and Gabriel Pirulo Colón; Pivôs: Ángelo Reyes, Ricky Sánchez, Ángel Piwi Colón, Nathan Peavy, Manuel De Jesús, Iván López, Ramón Clemente, Carlos Yao López, Peter Ramos, Daniel Santiago, Luis Villafañe, Manuel Narváez, Alphonse Dyer, Luis Colón, Victor Dávila.

Amistosos previstos - Por enquanto, os rivais da preparação
são República Dominicana, México, Argentina, Brasil e Canadá.


REPÚBLICA DOMINICANA

Esta é provavelmente a equipe que apresenta o maior salto
de qualidade em relação às últimas competições, graças aos reforços dos NBAs Charlie Villanueva, Al Horford e Francisco Garcia. Trevor Ariza também é esperado, mas a surpreendente convocação para o minicamp da seleção americana (22 a 25) pode atrapalhar os planos. Treinados pelo porto-riquenho Julio Toro, que disputava o posto com Flor Melendez, os dominicanos vão brigar por uma das quatro vagas no Mundial, onde não aparecem desde 1978. Os treinos começam hoje, e a expectativa é de que todos os "estrangeiros" se apresentem ao longo da semana.

- A lista de 30 ))) Armadores: Joel Ramírez, Edgar Sosa, Carlos Morbán, Juan Coronado, Alvin Abreu, Richard Ortega; Alas: Trevor Ariza, Francisco García, Charlie Villanueva, Alejandro Flores, Luis Flores, Kelvin Peña, Jeff Greer, Sammy Mejía, Manny Quezada, José Olivero, Sean Ogirri, Franklin Western, Ricardo Greer, Santos Martínez; Pivôs: Al Horford, Jack Michael Martínez, Eulis Baez, Ivan Almonte, Josh Asselin, Alejandro Salas, John García, Manuel Guzmán, Marlon Martínez, Alexis Montás.

- Amistosos previstos - Não achei a lista, mas o site da Fiba informa que a previsão é de muitos jogos antes do torneio.

Fazer uma pesquisa destas significa mergulhar em sites meio confusos e nem sempre atualizados. Portanto, se você tiver alguma informação nova ou diferente, diga aí na caixinha. Ao longo da semana, a gente conversa sobre nossos outros rivais.

16 comentários:

Anônimo disse...

Como está apresentado na informação do post, todas as seleções estão trebalhando , neste primeiro momento, com muitos jogadores (41, 30,...) e estão iniciando a preparação.........Acredito que as estrelas destes paises não estarão treinando com grupos de 41 jogadores ou 30, ou....
As estrelas se apresentam quando o grupo se reduz a cerca de 12-15.

Não vejo diferença com o Brasil, sejamos justos de reconhecer que a sel Brasileira se apresenteu em Junho com 18 jogadores e estará com os 12-15 principais no final de Julho.

E ´so uma outra forma de olhar a realidade (não dizendo que a melhor, ou a que eu concorde).
Criticar é fácil, mas apresentar os fatos de várias formas tb deve trazer reflexões.....A Argentina se apresenta 24 de Julho e as outras importantes devem ter seu grupo de 12-15 mto próximo á data de 26 de Julho.

cibele disse...

"um mês e meio da Copa América, os treinos seguem
a todo vapor. Os treinos dos adversários, claro"


Eu ri viu. Mas era pra chorar ahahaha

leo aracaju disse...

O Brasil ta muito "bem". Estamos no padrão Romário: "Treinar pra que? Pra que treinar?"

hehehehehehehehehe

Tem que rir pra não chorar.

obs: a nossa sorte é que muitos dos jogadores, conscientes da realidade, ESTÃO TREINANDO POR CONTA PRÓPRIA.

Anônimo disse...

Era melhor levar a turma do Ibirapuera do racha, pelos estao em atividade.
Credo....
Neto e cia zzzzzzzzzzzzz.....

Anônimo disse...

Rodrigo,
Concordo com o primeiro comentário.
Não entendi essa viagem de post colocando que a seleção será a "última" a começar.
Esses caras vão estar treinando de verdade com os membros do grupo final bem depois do Brasil.
Um cara que começa com mais de 30 ?
Acho que não estas sendo racional.

Allen Iverson disse...

Practice?

Rodrigo Alves disse...

Amigos, desculpe, mas quem disse que os principais jogadores só vão se apresentar bem depois? Nada disso, os grupos se apresentam completos, com uma ou outra exceção (no caso dos gringos da República Dominicana, por exemplo, que devem se apresentar ainda nesta semana).

E mesmo que você não tenha um ou outro jogador, o técnico está treinando desde já com a maior parte do grupo. É o que eu defendo para o Brasil. Talvez você não pudesse contar com o Varejão, mas poderia juntar os disponíveis para iniciar o treinamento.

O Uruguai, por exemplo, está treinando desde o dia 24 de junho com praticamente todo mundo. Os grupos de 12-15 podem até se definir junto com o do Brasil, mas com uma pequena diferença: os nossos jogadores vão partir do zero em termos de tática, enquanto alguns dos outros já terão quase um mês de bagagem de treino.

Respeito a opinião de vocês, mas eu acho que, na nossa situação, não dá para abrir mão de um mês de treino, e de graça, sem motivo.

Abraços,
Rodrigo

Guilherme disse...

concordo com o rodrigo, mesmo se os times so se apresentam depois o problema eh deles.

a selecao precisa de tempo pra treinar pra ver se ganha um padrao tatico(q nao seja chutar bola de 3, feito uns loucos)

Anônimo disse...

PORTO RICO:

Barea > Huertas
Arroyo (jogando por Porto Rico) > Leandrinho
Ayuso >>>> Crazy Shooter
Daniel Santiago = Varejão
Peter John < Splitter

REP. DOMINICANA

Qualquer armador < Huertas
Garcia < Leandrinho
Ariza >>>>> Crazy Shooter
Villanueva > Varejão
Horford = Splitter

ISSO COM UM MÊS A MENOS DE TREINAMENTO PIORA AINDA MAIS A SITUAÇÃO DO BRASIL!!!

Nei Bahia disse...

Rodrigo; Julio Toro não é Venezuelano?

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus....será que o Crazy Shoother será titular????

marcelo marques disse...

uruguai com estevan batista,jayson grayger(esse mlk é mt bom),leandro morales e um pivo naturalizado americano não é um tão fraco assim

as ilhas virgens pelo q eu li em um jornal americano o raja bell tinha o interesse em jogar a copa america fora o bom sheppard na armação

cuba queria contar com o veterano ex-nba lazaro borrel e os irmãos gemeos lopez da nba

porto rico além do excelente arroyo conta com barea,guilhermo "superman" diaz,mike rosario(destruiu no mundial sub 19,fora ayuso,santiago,angel lopez
porto rico pra mim é o favorito da competição

Rodrigo Alves disse...

Não, Nei Bahia, o Julio Toro já até foi treinador da seleção da Venezuela, mas é porto-riquenho. Segue aí o link da Wikipedia, que tem algumas informações bacanas sobre ele.

http://en.wikipedia.org/wiki/Julio_Toro

Abraços!

Anônimo disse...

Sempre os "oba-oba" usam a justificativa para os nossos erros com os erros iguais dos outros:

Elencos inchados, treinamento tardio, etc.


Nunca podemos ser os visionarios que levam a sério o torneio, treinando sério desde o principio.

Excelente forma de pensar.

Anônimo disse...

Ter medo da Republica Dominicana, va la.
Mas do Uruguay?
Como diise o Ari Vidal depois do mundial 2006 " Nossos jogadores são um bando de bunda mole!"

Anônimo disse...

"Os grupos de 12-15 podem até se definir junto com o do Brasil, mas com uma pequena diferença: os nossos jogadores vão partir do zero em termos de tática"
O que voces acham que é tatica?