quinta-feira, 16 de julho de 2009

LIÇÕES DO PASSADO




"Dentro do programa previamente organizado, a Confederação Brasileira de Basquete dá início amanhã às concentrações dos ases
e estreias convocados para os Jogos Pan-Americanos de Chicago,
em agosto próximo. As estreias ficarão concentradas em Águas de
São Pedro, próximo a Piracicaba, enquanto os ases ficarão alojados
no ginásio Caio Martins, em Niterói, sob os comandos de Antenor
Horta e Togo Renan Soares (Kanela), respectivamente."


O texto de 1959, publicado ontem na seção "Há 50 anos" do jornal O Globo, serve de lição para o nosso basquete de hoje,
que poderia ter Neto com os "estreias" na turnê em Portugal,
e Moncho com os "ases" treinando aqui para a Copa América.

Serve também - e principalmente - para homenagear um dos maiores ases daquela época e de todas as outras épocas, Wlamir Marques, que hoje faz 72 anos. Parabéns ao mestre.

4 comentários:

Renato disse...

Acabei de deixar meus parabéns prá ele num scrap em seu perfil do orkut. Ele merece todo o nosso carinho, por ser um apaixonado pelo esporte como é, e por ser o melhor comentarista de basquete que eu já ví.

Anônimo disse...

Caríssimos,
Acho interessante levantarem a bandeira da crítica quanto a qualquer aspecto relacionado ao basquetebol, principalmente o brasileiro. Agora, sempre que se trata de basquete masculino brasileiro, nos últimos anos, parece que existe uma corrente da imprensa para "martelar" o que se faz antes do ocorrido, acho melhor relatar os fatos e depois do resultado final, aí sim "martelar".

Antes de concluir, parabéns ao nosso mestre Wlamir!!!

É preciso considerar que após 50 anos, os modelos e os conceitos do treinamento desportivos evoluiram e muito, a participação dos atletas na vida desportiva é outra, passa a ser atividade principal e não complementar.... e no nível de basquetebol moderno, não creio que a comissão técnica esteja tão enganada assim, em se tratando de parte física, no basquetebol diferente de outras modalidades, os atletas são altamente preparados nos seus clubes, principalmente os atletas do grupo de "ases". Depois, o nível de conhecimento tático desses jogadores é de tal nível (alto) que facilita o trabalho... e além disso 70% do grupo já esteve com Moncho ano passado no pré-olimpico mundial. Completando, é preciso saber que o nível de preparação de uma atleta de elite envolve vários aspectos e neste caso, o princípio da individualidade e da recuperação são altamente importantes.

Como dito acima, não creio que a comissão técnica esteja tão errada assim, por isso dou-lhe votos de confiança pelas escolhas feitas, valorizo as melhorias que vêem acontecendo desde o ano passado e espero feliz por agosto para torcer pela nossa equipe!!!

Abraço!

Dilson

obs: as comparações com outros países neste momento nem sempre é justa. Alguns países apresentam momentos diferentes de formação de suas equipes, cada um tem seu modo de trabalhar de acordo com suas realidades e na verdade uma lista com mais de 40 jogadores não é nada diferente que o que estamos fazendo aqui, ou vcs acham que Arroyos e compania vão pegar pesado nesta fase inicial de treimaneto também.....???

Anônimo disse...

Até concordo com o amigo acima. Porém, poderiamos sim nos preparar antes, pois além de treinamento fisico e tatico, temos a parte de introsamento entre os jogadores. Pra mim isso é muito importante e creio que faz diferença.
Abraços.

marcelo marques disse...

assino embaixo