segunda-feira, 6 de julho de 2009

BAD BOYS EM ALTA




Na semana passada, o Los Angeles Lakers fechou com
Ron Artest, e o Boston Celtics investiu pesado para atrair Rasheed Wallace. Meu primeiro pensamento foi ih, lá se vai a química nos elencos. Achei que daria tudo errado. Mas aí no sábado eu embarquei rumo à bucólica Paraty, para curtir um pouco as palestras e os livros da Flip (é sempre um ótimo programa, recomendo a quem nunca foi), e voltei de bem com a vida. Com a cabeça arejada, agora já acho que vai dar tudo certo.

É claro que são jogadas de risco, afinal você está injetando em elencos vencedores dois malucos de marca maior, daqueles que podem detonar um vestiário num piscar de olhos. Mas nos dois casos, há um objetivo muito maior, que é o título - Artest nunca levantou uma taça, e Rasheed já sabe como é bom fazê-lo.

Trevor Ariza vinha bem em Los Angeles, é verdade, mas com Kobe e Ron os Lakers passam a ter uma das melhores defesas de perímetro da história da NBA. Seja quem for o craque do outro lado, estará em apuros - se for um pivô, tipo Dwight Howard, idem, como já vimos.

No ataque, Artest tem uma seleção de arremessos bem pior que a de Ariza, mas vale lembrar que o técnico à beira da quadra será Phil Jackson, amplamente capaz de limitar esse tipo de problema - e limitar também as maluquices, como já fez com Dennis Rodman.

Em Boston, o reforço também é bem-vindo. Rasheed joga de costas para a cesta, chuta de três e defende bem. Ou seja, ele se junta a Kevin Garnett para formar um dos melhores garrafões da liga. Além disso, aumenta a qualidade do elenco, já que Leon Powe está de saída e Glen Davis pode seguir o mesmo caminho. A química? Garnett, Allen e Pierce viajaram até Wallace para convencê-lo a assinar. De início, não haverá rusgas.

Nos dois casos, as rusgas podem acontecer até a curto prazo, mas algo me diz que os bad boys serão úteis, muito úteis. Quem sabe eles não se encontram para um tira-teima na próxima final...

17 comentários:

PauloRJ disse...

Rodrigo, não sabia que o Leon Powe estava de saída...

Acho que são 2 contratações de risco, mas acho que vale o mesmo que para as aplicações financeiras, quanto maior o risco maior pode ser a recompensa.

Da mesma maneira que o Ron Artest pode acabar com qualquer time ele pode melhorar muito qualquer time, e com presenças fortes dentro e fora de quadra ele deve se manter em controle...

Quanto a Sheed, acho que o risco é bem menor. Se ele estiver em um time com chances de ganhar ele fica motivado. O problema normalmente acontece quando ele não respeita o técnico e os outros jogadores....no caso do Boston vai ser difícil isso acontecer...

Em ambos os casos acho que foram reações à ida de Shaq para o Cleveland: Se o CAVs teve a melhor campanha da temporada regular no ano passado e era considerado favorito para ganhar o título sem uma presença forte no garrafão, com o Shaq pode ficar muito pior e os outros sabem disso, senão não fariam contratações de risco, afinal o Lakers é o atual campeão, e o Boston poderia muito bem defender que só não chegou nas finais por causa de contusões...

Renzo disse...

Celtics, Magic, Cavs...
o leste pega fogo!

Duda 11 disse...

Acho que serão duas contratações excelentes! O tempo de "bagunça" desses caras já está passando, o que eles mais focam agora são títulos (principalmente o Artest). Boston e LA ganham ainda mais força para reeditarem a final da NBA! Abs

RAO* disse...

Minha nossa, eu não tava sabendo essa do Sheed, Celtics vem mtoooo forte esse ano, se não tiver lesões, vai se pareo duro pro Lakers ou Spurs no oeste =P

Anônimo disse...

Artest não vai conseguir destruir o vestiario do lakers, ele vai ser uma grande contribuição. Rasheed Wallace na minha opnião ta descendo a ladeira, mas acho que ainda vai ser uma boa ajuda ao boston.

Anônimo disse...

"para curtir um pouco as palestras e os livros da Flip (é sempre um ótimo programa, recomendo a quem nunca foi), e voltei de bem com a vida. Com a cabeça arejada, agora já acho que vai dar tudo certo."
Ri muito disso.

Sobre a contratação, acho o Garrafão do Lakers bem considerável, e para min a necessidade de um marcador no perímetro era bem maior do que a contratação de um armador, (melhor seria se fosse um armador que marcasse bem). Mas um Garrafão com Gasol, Bynum e Odom (caso esse renove) e um perímetro com Kobe e Artest, maluuco. Não podia ser melhor.

Heverton Elias

eZ disse...

Se bynum virar um stopper, capaz de anular o pivô adversário, dar 3 tocos por noite e pegar uns 10 rebotes, além de abdicar do jogo ofensivo, onde se acham melhor q é e com um armador 'estilo phil jackson' ( alto e bom marcador ) creio q o lakers emplaca uma dinastia pelos próximos 5 anos.

eZ disse...

O kobe velho, aposentando daqui há um tempo, bancando caras jovens nos próximos anos ... temos uma dinastia a caminho e acho q o FA de 2010 vai passar desapercebido.
Artest é um upgrade gigantesco over Ariza nos 2 lados da quadra, e olha q ele jogou muuuuuuuuuuuuito nos playoffs.

Bernardo disse...

O tempo de Wallace já era, não vejo ele como a grande solução pro Celtics. Já não defende como antes, no ataque uma evolução do Glen Davis pode ser muito melhor aproveitada.

No Lakers eu vejo o Ariza se encaixando muito melhor no esquema do que o Artest. Artest nos offs me decepciono um pouco foi muito ruim nas bolas de tres e na meia distancia. Ariza tinha potencial para evoluir oque o Artest também não parece mais ter.

Em suma a adição do Wallace se representar a perda do Davis e do Powe será um negócio ruim, no caso do Lakers é complicadissimo dizer mas eu teria ficado com o Ariza principalmente pq a situação do Odom fico incerta.

Unknown disse...

Não concordo com quem acha que o Sheed já era. O cara tem tamanho, versatilidade e muita experiência, além de motivação. O PJ Brown jogou com 39 anos e foi fundamental ano passado. Fico maus pelo Powe, que sempre se esforçøu horrores e deve dançar - o joelho dele só melhora lá pelo meio da temporada, e deve ficar desempregado. Se fosse o Dany Ainge dava uma extensão de 1 ano pelo salário mínimo, tenho certeza que ele aceitava a aí depois vê se renova com ele ou não, mas não deixar o cara sem clube com o joelho detonado. O Big baby tb seria uma ótima se renovasse, mas parece que o SAS vai fazer uma proposta. Se ele sair o Boston deve ir atrás de outro veterano, como o McDyess. Acho que o Boston vai ser muito forte esse ano, mas precisa cuidado pra não montar um tie de velhinhos de aluguel e acabar igual o Miami.

Dead boy disse...

Shaquille disse que é um dos 4 ou 5 melhores pivôs da Liga. E é verdade. Bem poucos pivôs conseguem médias de 16 ptos - 9 rbts - 60% FG (números de Shaq na temporada 2008/2009). Este ano o Cavs chega na final geral da NBA.

Mas aí vêm os Lakers. Com Artest, o bicho vai pegar pros adversários. Kobe + Artest é muita defesa. Um time campeão, com um reforço desses... Acho que vêm aí mais 2 títulos pro Phil Jackson (lembrando que ele sempre conquistou títulos de 3 em 3).

Alexandre Estefan disse...

Gosto do Artest, mas perder Ariza não foi uma boa, ele se adaptava bem ao esquema e vinha em evolução, um verdadeiro pokemon.
Já no leste, afirmar que Cavs leva a conferência é arriscado, já que o Detroit se renovar com o Turkoglu vem forte e o Celtics sem problemas de contusões é uma grande potência.

Dead boy disse...

Acho que Detroit, mesmo com Turkoglu, não é páreo. O Celtics é um problema para Cavs, mas não ponho fé.

Unknown disse...

Eu ponho fé que o cavs dança na mão dos C's caso nenhuma catástrofe aconteça. Pode me cobrar depois.

waltim^^ disse...

Olha, torno sempre a dizer, o que faz a diferença no lakers é o phill jackson, certeza que esse reforço do artest é dedo dele, e o ariza (como li em outros artigos) teve a sua saída influenciada pelo agente, até porque não acredito que o ariza quer sair de um time como lakers pra ir pra houston.
Acho que foi uma boa pro lakers, desde que o phill centralize o artest :D
ele e o kobe (40 pontos por jogo no mínimo de média)
Fora dizer que a escolha do lakers (nigeriano, joga tanto de ala como pivo) vai ser útil ao time
Só digo que o SPURS gosta desse ambiente: os favoritos vão se apontando, enquanto ele corre pelas beiradas.

Dead boy disse...

Felipe: dois anos atrás, o Celtics (que se sagrou campeão naquela temporada) bateu o Cavs (que só tinha LeBron) por 4x3. E isso porque o mando era do Celtics.

Agora o Cavs tem Shaquille (para aliviar LeBron na guerra dos rebotes) e provavelmente terá o mando, pois tem muita consistência ao longo da temporada regular. Como se não bastasse, Garnett e Allen (que já eram veteranos dois anos atrás) agora estão mais veteranos ainda - fora as lesões seguidas de Garnett. Rasheed, por sua vez, não faz diferença nenhuma (exceto para o marketing). E Pierce foi muito irregular nestes playoffs. Assim sendo, acho que este ano o Cavs tem imensas chances contra o Celtics num duelo de playoffs.

Flávio Vieira disse...

Ao ler na parte de Artest e o seu primeiro anel ( creio que irá conseguir outros em LA ) e ver o Sheed, vejo que vc pensa melhor com cabeça fria ( quase todos nós somos assim... ).
Artest e Sheed apareceram no finzinho da série, e quase que o Wallace conseguia parar LA mais uma vez... desta vez, o Bad Boy melhor estava de amarelo...