segunda-feira, 13 de julho de 2009

O VESTIBULAR-RELÂMPAGO




Moncho Monsalve divulgou nesta segunda-feira a lista da Copa América. Os 11 previstos inicialmente, claro, estão lá, mas o planejamento mudou. Ao contrário do que a CBB tinha anunciado (que o técnico espanhol chamaria três ou quatro da equipe B e trabalharia com um grupo de 14 ou 15), a lista completa tem 22 nomes. Acho bom, apesar de ainda implicar com o fato de todos só se apresentarem no dia 26. Então vamos aos convocados.

Os 11 eleitos:
Huertas, Manteiguinha, Leandrinho, Alex, Marcelinho, Guilherme Giovannoni, Varejão, Splitter, Murilo, JP Batista e Baby.

Os nove da equipe B:
Duda, Paulão Prestes, Jonathan Tavernari, Fúlvio, Diego, Jefferson, Guilherme Teichmann, Lucas Cipolini e Olivinha.

Os dois convidados:
Luiz Felipe (Minas) e Rafael Mineiro (Paulistano).

A questão mais intrigante é: por que anunciar agora esses nove jogadores da equipe B que vão à Copa América? Ora, então o vestibular era apenas o fraco torneio de Almada? Os Jogos da Lusofonia não servem de nada? "Qual o ânimo que Dedé, Betinho, Fiorotto e Benite terão para jogar na equipe B se já sabem que estão fora?", pergunta o jdinis aí na caixinha. Por que não esperar o fim da turnê europeia? Se os escolhidos viessem ao Brasil desde já para inciar os treinos, tudo bem. Mas já que todos vão continuar por lá, por que fazer o anúncio duas semanas antes?

Olha, tomara que no fim tudo dê certo, mas o planejamento
vai se transformando numa lamentável sucessão de erros.

E você, o que achou? Já dá para pescar seus 12 favoritos?

19 comentários:

Renato disse...

confesso que acompanho pouco o basquete brasileiro, mas estranho a ausência do Fiorotto (pivô), que não foi relacionado nem na equipe B.

do que o já vi jogar, e comparando com atuações recentes que vi de Baby e Murilo no NBB... penso que o Moncho tem assistido poucos jogos por aqui.

Anônimo disse...

Diego da seleção B???
Luis Felipe (Minas) como convidado?

Loucura ou média?

O resto me parece OK.....mas gostaria de entender os ??? acima.

marcelo marques disse...

a minha seleção dos convocados

huertas-leandrinho
alex-jonathan tavernari
*marcelinho-*guilherme
varejão-olivinha-*murilo
tiago splitter-paulão-*baby(só para fazer faltas)


titular
huertas
leandrinho
guilherme ou marcelinho(joga a camisa pra cima quem pega primeiro joga)
tiago splitter
paulão

* jogadores q eu não convocaria mais tem q escolher 12 fazer oq

jdinis disse...

Diego e Manteiguinha direto no grupo principal, não concordo e não entendo!

Valtinho fora, vamos depender do Huertas e Leandrinho de armador. Apesar da enorme preguiça ele é disparado o segundo melhor armador do Brasil.

E qual o ânimo que Dedé, Betinho, Fiorotto e Benite vão ter para jogar na "B" se já sabem que estão fora.

O Moncho está perdido, na minha opinião.

Sds.

Anônimo disse...

BB ferreira

Os 12...

Huertas, Fúlvio
Leandrinho, Guilherme, Alex, Machado,Tavernari
Spliter, Varejão, Paulão, JP, Murilo

Os 5...
Huertas, Leandrinho, Guilherme, varejão, Spliter

Bernardo disse...

“Por que não esperar o fim da turnê européia? Se os escolhidos viessem ao Brasil desde já para inciar os treinos, tudo bem. Mas já que todos vão continuar por lá, por que fazer o anúncio duas semanas antes?”



Moncho tinha em mente fazer tudo isso depois, mas como vem sendo criticado pela demora na convocação ( grande parte dos times já fez ) e treinamento ele resolveu antecipar. Foi um meio termo completamente errado.


Mas existe uma boa notícia subentendida boa: ele parece estar começando a ver que peca pelo atraso.

O fato de outras seleções terem um amplo grupo deve ter o inspirado.

Valtinho não foi chamado pq?


Sobre as críticas que vem sendo feitas, eu tenho algumas dúvidas. O planejamento inicial era chamar 12 jogadores e ser a última seleção a iniciar os treinamentos. Porém as outras seleções que começarão por agora possuem listas com o duplo ou o triplo de convocados. Não seria lógico que essas seleções fossem as primeiras a treinar? Treinar com um grupo pequeno tendo uma filosofia preestabelecida não é muito melhor do que ficar experimentando com vários jogadores em times e esquemas distintos mesmo que isso seja feito com antecedência? Eu acho que tudo isso pode variar muito de como a coisa vai ser feita. Mas, com essa nova informação, acho que a coerência foi perdida realmente.

Anônimo disse...

BRUNO

Rodrigo,postei este mesmo comentário para o Bala.A CBB,esta sem noção de planejamento,não existe um departamento técnico,não existe um coordenador de seleções,o Moncho agora mostrou que esta perdido.Olha o exemplo do descompasso, estou lendo e acompanhando a seleção feminina já iniciando seus treinamentos,para uma competição que será 24 de setembro, e me parece com um nível de dificuldade bem menor que a do masculino, e de repente se ve esta seleção já treinando com 14 jogadoras das 24 convocadas,uma verdadeira aula de falta ou desconhecimento de planejamento.
A Hortencia muito esperta,cheia de entrevistas e marketing,fez esta programação, que para mim esta fora de proposito,para ser noticia.O presidente já disse em entrevistas claramente que o depto técnico é de responsabilidade do Brunoro,epa! É volei,ah!não é basquete mesmo,será que ele conhece algum jogador ou tecnico?quantos jogos de basquete ele e ou sua equipe assistiu nestes últimos dez anos(não vale depois do Carlos Nunes ter ganho a eleição)?

Unknown disse...

Pelo menos, estamos a frente da Venezuela.
http://www.latinbasket.com/Venezuela/basketball.asp?NewsID=165107

Marão Caetano disse...

Qualquer nome que não o Tavernari vindo da equipe B será uma aberração... Esse Paulão tah muito verde ainda, mais que o Tavernari, e joga numa posição que o Brasil tem mais gente, ao contrário da 3, onde só temos o louco pipoqueiro do Marcelinho e o lento (muito bom, mas não consegue marcar ngm rápido ou fazer boas coberturar no perímetro) do Giovannoni...

Victor Dames disse...

Não é questão de falta de planejamento, mas dele mudar sem qualquer razão plausível.

Quem ficou de fora dessa lista, que prove seu valor e mostre que não devia ter ficado de fora. Afinal, estão vestindo a camisa da Seleção, quer seja time A, B, C, D ou Z.

Deixa só eu ver se entendi: a lista final de 12 é o limite de inscrições da Copa América, ou consideram isso um grupo ideal? Se a resposta for a segunda alternativa, quem não garante que o Moncho não resolve levar todo mundo? Vai saber o que se passa na cabeça do espanhol...

Se o limite é doze, eu fico com:

Huertas, Fúlvio, Alex, Tavernari, Leandrinho, Guilherme, Marcelinho, Varejão, Murilo, Paulão, Baby e Splitter.

Titulares: Huertas, Leandrinho, Marcelinho, Varejão e Splitter.

Com todos os contras, ainda acredito na capacidade desta seleção, pois ao menos os jogadores que podem fazer a diferença parecem mais comprometidos com a Seleção.

Abraços!

Guilherme disse...

O número de jogadores é excessivo. Acredito que na ideia da comissão técnica 8 jogadores são indiscutíveis (Huertas, Leandro, Alex, Marcelinho, Guilherme, Anderson, Splitter e JP) Então que fossem somados a estes apenas os jogadores que efetivamente brigam pelas vagas restantes, e os eventuais testes ficassem restritos aos torneios em Portugal.
A verdade é que a seleção é uma bagunça e o planejamento é incompreensível.

Meu time
Huertas, Fulvio
Leandrinho, Alex,
Tavernari, Guilherme, Olivinha
Varejao, Splitter,
Paulao, Baby e Murilo

NPSTR disse...

Sou e sempre serei contra o DUDA na seleção.

O resto ta dentro do esperado.

Anônimo disse...

Me parece lógico que o correto seria trabalhar com os 12:

Huertas- Fulvio- Duda
Alex-Leandrinho
Marcelinho-Giovannoni
Splitter-Varejão-Paulão-Murilo- JP

e convocar 4 "convidados" para o treinamento (que dependendo da circunstância, poderiam entrar na lista principal):

Tavernari- Baby- Teichman- Jefferson

Estou tão errado assim? Mas ver invenções como Luis Felipe de convidado, Manteguinha ,......me parece que há uma agenda paralela na admisnistração...e não consigo entender a razão (SERÁ SÓ INCOMPETÊNCIA????)

Anônimo disse...

Porra.
Falar que o Baby é inferior ao Murilo e o jp Batista é sacanagem.
Paulão está em evolução ainda, não sabe-se como ele vai reagir aos treinos da seleção que vai a copa américa.
Paulão pra mim, so tem chance de tirar a vaga do JP na seleção dos outros, não vejo ele ainda superior ao murilo e Baby.
Mas levaria ele no lugar do JP.
Jonathan Tavernari tinha que ir no lugar do Marcelinho ne?? rsrs... mas como esse ai é o queridinho do moncho, ele ficaria como o 12jogador.
Entrar meter umas bolas de 3.

Anônimo disse...

seleção boa pacas...... torço pro flamengo.....mas o duda é de doer.

falar em basquete nacional.....
alguem sabe algum site pra poder ver o jogo do brasil hoje dos jogos da lusofonia???
qualquer coisa me respondam no email

Abracos Leonardo B. Inacio

Fernando Segura disse...

Total falta de critério! Tem jogador que é dispensado da seleção B e volta como convidado na A. Ridículo.

Olha, se não fosse pelo número grande vagas para o Mundial (4) e o nível mediano dos adversários, ousaria dizer que a CBB faria história novamente: ficar pela primeira vez fora de um Mundial.

Mas que a CBB está fazendo tudo para entrar para a história, está!

Anônimo disse...

Meu Deus, essas convocações são terríveis. Que medo.

Anônimo disse...

Eu acompanho o basket apenas como admirador deste esporte, mais se eu fosse profissional desta area eu TERIA VERGONHA de convocar alguns jogadores.
Esses são bons no brasil la fora afina, e principalmente esses grupo de treinadores que nunca ganharam nada.
Meu DEUS tenha pena de nós.

Anônimo disse...

Em relação às críticas destrutivas ao nosso basquete, tenho acompanhado como ex-jogador e concluo que deveríamos treinar desde já (varejão , leandro), alguém já perguntou se eles topariam começar desde já!!! Quando ganha o campeonato não vale nada !!, aprendei muito com os comentários nos últimos anos mas gostaria de falar que ultimamente não dá mais !! até breve