domingo, 10 de agosto de 2008

UM EVENTO REALMENTE OLÍMPICO


LeBron James / Foto: Fiba

Se a Espanha bateu a Grécia com facilidade e transformou o que deveria ser um jogo épico numa partida normal, o mesmo não se pode dizer sobre este Estados Unidos x China. O placar foi bem mais elástico (31 pontos de diferença), mas o evento foi digno de uma grande Olimpíada. Quem viu a partida sabe do que eu estou falando.

A começar por um contexto maior, que inclui a feroz rivalidade entre os dois países no quadro de medalhas e a presença na platéria do presidente americano, George W. Bush, que tem feito críticas ao governo chinês.

Além disso, palmas para a torcida que lotou o ginásio e vibrou a cada ponto, a cada passe, a cada rebote. E como seria possível não vibrar se Yao Ming abriu o jogo com uma cesta de três???
Em seis anos de NBA, ele só tinha acertado uma vez, em 2002.
A segunda vez saiu justamente no primeiro lance da seleção chinesa nas Olimpíadas, com menos de 30 segundos decorridos.

Yao Ming / Foto: FibaO gigante ainda deu um toco espetacular em Kobe Bryant, e a China fez um ótimo primeiro tempo, com oito acertos em 12 chutes de longa distância. Os americanos, zonzos, não se encontravam. Aí veio o intervalo e tudo mudou. A defesa de Mike Krzyzewski acertou a mão e o placar foi se dilatando.

A partida só reforçou a minha tese de que os Estados Unidos são fortíssimos, mas podem perder a qualquer momento. Parece um paradoxo, mas não é. Basta que alguém encaixe o jogo por mais tempo do que a China conseguiu, e teremos um confronto bem mais equilibrado.

14 comentários:

Márcio disse...

Detalhes do belo jogo EUA x China à parte, uma curiosidade: que eu me recorde, é a primeira vez que um jogo de basquete envolvendo seleções que não a brasileira é exibido ao vivo na TV aberta aqui no Brasil. Acho que nem o Dream Team conseguiu isso em Barcelona. Que não pare por aí a iniciativa!

Unknown disse...

É verdade, não me lembro de outro, pelo menos não depois da instituição da TV paga.

Ainda defendendo meu ponto de vista, mesmo com a Espanha dando mostras de que é o time a ser batido, não acho que a intensidade defensiva dos EUA pode ser mantida durante todo o jogo por mais ninguém. Mais uma vez, ressalto: pra ganhar vai ter que jogar muito, mas acho que dá EUA.

Anônimo disse...

Discordo um pouco da China ter feito "jogo duro" com os EUA no 1º tempo, pois, apesar do placar justo até a metade do 2º quarto, os EUA estavam meio frouxos na marcação (pareceram um pouco em clima de festa) e os chineses estavam com percentual absurdamente alto nos arremessos de 3 (até Yao Ming acertou!!!).

Quando as bolas pararam de cair os americanos "deitaram e rolaram" no contra-ataque e abriram diferença. É praticamente impossível qualquer time do planeta jogar uma partida inteira acertando arremessos daquele jeito.

Mas foi um grande espetáculo! O toco (ou bloqueio) com as duas mãos do Lebron James, já descendo e passando a bola foi impressionante.

Vamos aguardar EUA x Espanha para avaliar o time americano de verdade.

Abços.

Anônimo disse...

Sera q no Blog do Rebote da GRECIA lá os corneteiros estão dizendo q o coach da GRECIA não é preparado, que onde ja se viu perder assim, não tem padrão tatico, mexe demais na equipe... e e por ai vai.

Nas caixa abaixo é só isso q agente vê...

Sera q todos coachs brasileiros são tão despreparados, turrões e maus carater q estão afundando o basquete brasileiro.

Clamamos por soluções e união.só assim o basquete vai evoluir aqui no PAIS DO FUTEBOL! q não tem apoio, incentivo e estrutura pra oferecer aos profissionais que amam o basquete e querem o sucesso do nosso basquete.

Acordei as 4 pra ver grecia e espanha mas não passou em nenhum canal! nem no cabo!espero q na proxima noite passemais jogos...

Abraço
MS

Anônimo disse...

Anônimo, eu assiste a Espanha e Grécia, passou na Sportv(que abriu mais 2 canais para as Olímpiadas) e se não me engano acho que passou na Sportv, uma partida fantástica da Espanha, acho que só perdem para eles mesmos.. jogando nesse nível se tornam o Dream Team.
O jogo Argentina e Lituania foi interessante, Lituania chegou abrir mais de 10pts.. a Argentina tirou, mas no fim do jogo achei as 2 equipes despreparadas.. foram vários ataques desperdiçados, até que a Lituânia acertou 1 e venceu.

Anônimo disse...

Achei o jogo bem interessante, e me surpreendi com o aproveitamento fantástico da China no 1° tempo, mas sabia que não ia durar.
Será muito dificil alguém bater os EUA, mas eles não são imbatíveis.
Será necessário que uma das 2 equipes que podem bate-los (Espanha e Grécia) jogue, em seu nível máximo por uns 3 quartos para ter chance, mas é possível, até por que não obstante todos os americanos serem estrelas em seus times, na seleção o rendimento da maioria cai muito, e os chutes de 3não são confiáveis.Mas acho que o ouro é deles

Anônimo disse...

Nas olimpiadas passadas lembro que assisti ao primeiro jogo dos EUA contra porto rico e a decisao do bronze na globo, entao nao eh a primeira vez q passa em TV aberta. Quanto aos EUA, todos sabemos q a alguns anos eles vem enfrentanto um grande problema, os grandes jogadores do pais preferem descansar nas ferias ao invez de jogas os olimpiadas ou mundial, e dez de o começo desses jogos estamos vendo um serto jogador que para mim junto com o Shaq sao os dois melhores jogadores de basquete da decada atual chamado Kobe Bryant falar inumeras vezes da vontade e do amor em defender sua patria em jogos internacionais, entao ai fica minha duvida, se ele tem todo esse patriotismo e vontade de jogar pela selecao, porque ficou de fora em 2000, 2002, 2004? em 2006 sei q ele se machucou nas vesperas da apresentacao do time, mais e no resto?

Rômulo Mendonça disse...

O dream team teve transmissões na tv aberta...eu vi muitos jogos na Band em 92...Só não foram todas as partidas porque em algumas vezes coincidiu com eventos com brasileiros...(foi a última olimpiada sem tv a cabo por aqui..então...não tinhamos opções)Mas lembro de ter visto EUA contra angola, croácia, alemanha...tudo na primeira fase...além da final contra a croácia e o jogo contra o Brasil...Lembro que lamentei muito quando não passaram a semifinal eua x lituânia..por causa de algum brasileiro...Queria ter visto esse jogo...que teve uma jogada incrível...dois tocos consecutivos do Sabonis sobre David Robinson...Foram mágicos os Jogos de Barcelona.

Anônimo disse...

O SporTV esta com 4 canais nessa olimpiadas.

Na NET pelo menos que tenho aqui em casa, eles tem o 39-38-37 e o 138 como SPORTV 4.

E ainda tem o 139 que mostra uma tela dividida em 4 mostrando oque esta passando em todos SPORTVs.

Unknown disse...

Realmente foi um belo jogo, mas era previsível que a China não conseguisse segurar os EUA muito tempo. Acho que os EUA são favoritos sim, mas acho que se eles encararem uma defesa individual forte podem ter muitas dificuldades. Outro problema que eles podem ter é com o garrafão. Se forçar em cima do Howard ele vai cometer muitas faltas e aí o garrafão deles vai cair e muito de produção porque ele no momento não tem um substituto a altura. Mas para fazer isso somente a Espanha ou talvez a Grécia. Se a Alemanha tivesse um restante de time a altura de Ksiman e Dirk poderíam trabalhar com um jogo forçado no garrafão e complicaria para os americanos, mas sabemos que não é assim, por isso acho que Espanha e Grécia podem até dar um trabalho, principalmente se conseguirem ficar os três primeiros quartos com pelo menos 4 pontos a frente e sempre provocando para fazer os astros perderem a paciência e se pendurarem nas faltas,e aí eles podem tentar resolver na individualidade e cometerem alguns erros mas acho que não vai ser assim. Vejamos nos confrontos quem vai estar mais inspirado.

Anônimo disse...

Acho que o problema todo são os valores individuais que os EUA têm.
Os caras se dão ao luxo de colocar um de seus melhores jogadores ofensivos (Kobe) pra se dedicar a defesa, enquanto aínda sobram LeBrom, Wade e outros. Aí quando a coisa aperta fazem igual ocorreu com o amistoso contra a Rússia, que Bryant fez 13 pontos no terceiro quarto e colocou as coisas no lugar. Concordo que a seleção americana não transmitiu confiança ainda, e apesar de Espanha, Grecia e Argentina serem bons times, ainda acho que os americanos só perdem se eles não quiserem ganhar de verdade.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Concordo contigo, Rodrigo. O problema é alguém conseguir encaixar o jogo durante muito tempo contra uma defesa dessas. A cada ataque, o time adversário pena pra entrar, enquanto eles conseguem fazer isso rapidinho. Isso desgasta o time. Mas concordo, dá pra perder, e não vai ser nada de outro mundo quando isso acontecer.

Aquela cena do Yao quando foi substituído, com o braço direito erguido, punho cerrado olhando pra torcida eufórica pra mim foi daria a melhor foto das olimpíadas até agora.

Quanto ao Oscar, foi impressão minha ou ele além de falar que nos EUA só tem um branco, também falou que os negros levam vantagem no basquete? Eu não sinto essa vantagem nos meus 1,81m.

Anônimo disse...

Não acho que a seleção americana não inspire confiança. Os outros times é que evoluiram. O time americano é muito bom e é franco favorito. Porém não é imbatível.

Elder disse...

Uma coisa que acontece agora, e não acontecia antes, é que os adversários dos Estados Unidos não entram com uma caneta na mão para pedir autógrafo ao final do jogo; encaram (aliás, como deve ser!) como um jogo qualquer, em que podem perder ou ganhar. Os Estados Unidos, claramente tem uma vantagem: tem os melhores campeonatos de base. Todo o ciclo de formação do atleta de basquete dos Estados Unidos é muito organizado. Há campeonato (e público!) de campeonatos escolares até o Universitário. Os caras jogam durante o ano todo e são acompanhados de perto. Se quiserem acompanhar os campeonatos ginasiais americamos entrem no site do jornal USATODAY: usatoday.com/sports no link para basquete, há notícias fresquinhas de todos campeonatos de todos os estados; da CALIFORNIA até NEBRASKA. Mais ou menos como nossos camponatos de futebol de várzea, que de forma mambembe (mas efetiva!), formam os melhores jogadores do mundo no futebol. Um abraço a todos!