quinta-feira, 21 de agosto de 2008

JOGO DOS NERVOS


Direto de Pequim )))

Que pressão é maior? A perspectiva de perder como franco favorito ou a expectativa de surpreender como zebra? Na semifinal olímpica entre as seleções femininas de Estados Unidos e Rússia, ao menos, a segunda falou mais alto. Depois de surpreenderem as estrelas da WNBA no primeiro quarto, fechando em 16-13, com boa atuação de Maria Stepanova, as russas tremeram. Até a metade do terceiro período, isso não teve muita importância, já que os EUA também atuavam com nervosismo. A partir daí, porém, as americanas demonstraram sua superioridade física e técnica, enquanto as russas desmoronaram nos próprios erros.

Nos EUA, destaque para Diana Taurasi, não apenas a cestinha da equipe com 21 pontos, mas responsável por chutes certeiros em momentos críticos da vitória por 67-52. As americanas, apesar do susto, acabaram numa ótima posição para a final: dificilmente repetirá uma partida tão ruim (22 bolas perdidas e 29% de aproveitamento nos arremessos de dois) contra a Austrália.

Na outra semifinal, entre as donas da casa e a equipe da Oceania, a China mostrou que até o Brasil, sim, a despeito de todas suas limitações técnicas, poderia chegar à disputa do bronze. Mesmo diante de uma Austrália sem Penny Taylor e sem inspiração, as chinesas anotaram apenas 18 pontos na primeira metade, com um show de arremessos horrendos, bolas perdidas e nenhuma capacidade de penetração. As australianas não foram muito superiores no ataque, mas jogaram certinho na defesa e dominaram os rebotes, garantindo um tranqüilo 90-56.

Para a final deste sábado, com Taylor e Lauren Jackson a meia bomba, resta à Austrália tentar sair na frente e rezar por um colapso nervoso das americanas. Possível, mas improvável.

18 comentários:

Anônimo disse...

uma pena Penny taylor ter se machucado... to torcendo mto pela australia desde a eliminação brasileira, com relação aos EUA, conseguioram sua revanche do mundial neh... devem estar felizes pacas.....

Anônimo disse...

Aí rodrigo, tá com erro o site da Globo. A final do basquete em Atenas foi entre Argentina e Itália e não entre Argentina e USA como tá na capa do basquete. Torço para que os argentinos façam o crime novamente, pra mim são os únicos capazes de tal façanha, afinal são a primeira seleção na história a vencer um time americano formado por jogadores da NBA e na casa deles, lá em Indianápolis 2006.

Anônimo disse...

final do primeiro quarto EUA 30 x 12 Argentina, os argentinos estao escondendo o jogo, diz q vao esconder nos primeiros quatro quartos, ai no quinto quarto(o quarto de hotel deles) eles vao mostrar o jogo deles e manu vai fazer 50 pontos. hahauhahuah

Anônimo disse...

Joguinho roubado! A arbitragem está favorecendo N I T I D A M E N T E os Estados Unidos.

Anônimo disse...

ahhh tava demorando, fazia tempo q eu tava esperando alguem por a culpa na arbitragem a favor dos americanos, esses dias alguem aqui jah insinuou q a fiba esta fazendo de td pra os EUA ganharem, mais entao vamos fazer justiça: Placar : EUA 101x81 Argentina, vamos dar um ponto pro hermanos, pela bola de 3 no final do primeiro quarto q foi dada soh de dois pontos, e vamos tirar tres dos americanos pela falta q nao foi em cima do Carmelo no final do segundo periodo Placar corrigido 98X82 pro EUA
AGORA VAMOS ESPERAR COMEÇAR A PALHAÇADA DO PESSOAL Q VAI VIM AQUI DIZER Q NAO FOI SOH ESSES DOIS LANÇES....

Anônimo disse...

e tbm nada de dizer q soh perderam pq o Manu se machucou, qndo ele estava em quadra o time tava levando pau, soh melhorou qndo ele saiu.....no final das contas foi ate melhor pra argentina jogar sem ele...

Anônimo disse...

E as faltas flagrantes não marcadas para a Argentina e as faltas duvidosas (para dizer mínimo!) marcadas a favor dos EUA. Teve um ataque de uns 6 pontos (ou mais) por conta de uma(s) falta(s) técnica(s) contra o Nocioni. Brincadeira. Vitória com Asterisco.

Anônimo disse...

Em Indianápolis 2002 foi o jogo que os hermanos fizeram história. Sobre o jogo de hoje o que dá pra dizer é que foi um resultado dentro da nrmalidade. Esta seleção dos states é talvez a melhor desde 1992, se bem que aquela do pré de 2003 com TMac, Vince Carter, Ray Allen, Elton Brand... era fantástica também e venceu a argentina por 30 pts na final daquele pré. Aliás aposto que a espanha vai tomar mais de 30 e se quedar com la plata, adiós amigos.

Unknown disse...

Contra a Espanha eu já vi, não acho que vai ser muito diferente na final. Fiquei curioso pra ver contra a Lituânia

Permanecem favoritos, se jogarem sério, com arbitragem contra ou a favor.

Anônimo disse...

tava atualizando meu acervo de videos da selecao dos EUA, aquela semi contra lituania em 2000 foi pra acaba, os lituanos tiveram tudo pra ganha aquele jogo e nao souberam vencer, mesmo hj oito anos depois e jah sabendo o resultado eh muito massa de ver os minutos finais....

Anônimo disse...

Netto, que a arbitragem beneficiou os americanos.. foi nitido, mas eles não ganharam por isso, ganharam pq jogaram melhor e mereceram, só não entendi pq vc não comentou o resultado do segundo quarto..
E Espanha não é Argentina.

Anônimo disse...

Rodrigo onde está vc comentando os jogos? A sportv nao o contratou mais?
é uma pena

Anônimo disse...

Considerando que os argentinos deram até tapa no rosto do Dwight Howard, a última coisa que eles podem fazer é reclamar da arbitragem.

O Ginóbili amarelou, viu que o time estava levando fumo e pensou: "vou esconder o jogo no vestiário". Aquela lesão foi típico migué, o argentino é mais esperto do que eu pensava.

Enquanto isso, os companheiros escondiam o jogo em quadra. Eu acho que a Espanha esconde melhor o jogo. Essa final vai dar diferença de 30 pontos, no mínimo.

Anônimo disse...

huahuahuaha,

venho trazer boas notícias. O comite olimpico esta cogitando aumentar o numero de seleções do torneio olimpico para 16 seleções. Com mais vagas, mais chance para o Brasil se classificar.

Bomba. Marcelinho Machado aconselou ginobli como jogar.

huahuhauhauhuahua

aff. essa estória de esconder o jogo é muito hilária.

Vo torce para a Espanha, mais ahco que da USA.

Anônimo disse...

*aconselhou,

foi mal

Unknown disse...

gostei da argentina...

em tres quartos (75% do jogo), o total de pontos foi o mesmo para ambas as equipes...o problema foi o primeiro quarto...31 x 10 para os eua...detalhe...jogando praticamnte todo o jogo sem ginobili...a diferença de 20 pontos (tava 9 a poucos minutos do fim) indica que os eua nao sao invenciveis como mtos pensam...mas pra ganhar deles vao ter q ter no minimo dois "scolas" jogando....

torço pra espanha, mas...
acredito que vai ser 15 pontos pors americanos...e sim, os juizes estavam nitidamente a favor dos estados unidos...vamos ver na final

Unknown disse...

ps: previsao olimpica para 2012

aumenta o numero de vagas para 16 equipes...brasil vai desfalcaldo para o pre-olimpico...perde pra porto rico a disputa de QUINTO lugar e vai pra repescagem...na repescagem caimos nas oitavas mesmo com o spliter jogando mto....grego diz q estamos no caminho certo...e esperamos uma reviravolta no basquete masculino para 2016....

deja-vù???

Anônimo disse...

Pequim, China - Essa sexta-feira na segunda semifinal os argentinos confirmaram as previsões de vários entendidos e perderam muito, muito fácil pra uma seleção que os titulares são o melhor pivô do mundo, o melhor ala-pivô do mundo, o melhor ala do mundo, o melhor escolta do mundo e o melhor armador do mundo.

Qualquer um que viu o jogo percebeu que foi um passeio do começo ao fim, com a Argentina sendo dominada em todas as posses de bola, inclusive no 2º período.
Vale lembrar que a Argentina jogou o jogo inteiro com seu jogador mais importante, Emanuel Ginóbili, e ainda assim o resultado foi esse.

Que passeio muito fácil, foi uma verdadeira surra, foi ridiculamente fácil, durante os 40 minutos do jogo eles pensaram: "que jogo tão fácil, parece um treino. É muito fácil ganhar".

A Espanha decidiu entregar as medalhas de ouro antecipado, porque nem vale a pena entrar em quadra pra enfrentar esse time lendário. São 12 monstros sagrados da história do esporte mundial!