domingo, 24 de agosto de 2008

IMBATÍVEIS


Direto de Pequim )))

Com pouco mais de três minutos para o fim, Kobe Bryant parte para cima da marcação na linha dos três, sobe e solta um chute certeiro, levando a falta e tirando Rudy Fernandez do jogo. A diferença de quatro pontos (104-99), de repente, salta para oito. Kobe leva o dedo indicador aos lábios e manda a torcida calar a boca. A torcida, os rivais, o mundo inteiro. A Espanha ainda volta a encurtar a diferença, mas o esforço, como ao longo de todo o jogo, é em vão. Placar final: 118-107 para o "time da redenção".



A postura de Kobe no lance da decisão resume a campanha da seleção americana na competição: determinada, presunçosa, genial. É certo que a semifinal e principalmente a final não foram passeios. No entanto, se Argentina e Espanha atuaram muito bem, o que dizer dos Estados Unidos, vencedores de ambos os jogos? Os americanos apresentaram-se sempre num nível tão alto que, mesmo sem defender nada na última partida, só estiveram atrás do marcador no primeiro período.

A comparação com o Dream Team de 1992 é, antes de qualquer coisa, descabida, até porque duas das maiores estrelas daquela época – Magic e Bird – estavam em fim de carreira. Não há dúvida, porém, de que os jogadores atuais formam um grupo extraordinário. Diz-se, às vezes com um tom de despeito, que os americanos dependem muito do vigor físico. Mas a disputa pelos rebotes, a briga por posicionamento, as trombadas e escoradas não definem o basquete tanto quanto passes rápidos e arremessos de três?

A verdade é que o temor, a esperança ou até a confiança num novo fracasso americano baseavam-se, desde o início, mais nas recentes decepções do que no cenário atual. Uma equipe que pode se dar ao luxo de deixar Chris Paul e Dwyane Wade no banco, de jogar sem pivô, de destruir marcações por zona com bolas de três aos montes, não tem como perder. Parabéns às grandes Argentina e Espanha e aos talentosos Ginóbili, Scola, Nocioni, Prigioni, Gasol, Fernandez, Navarro, Jimenez... O problema é que os EUA são imbatíveis. Pelo menos até o Mundial.

81 comentários:

Anônimo disse...

Putz... Os fanáticos por Espanha e Argentina vão cair matando em cima desse texto.

Pra mim, irretocável.

Rafael Gomes Martins disse...

Melhor jogo que eu já assisti na minha vida (fora jogos NBA)
valeu a pena ficar acordado.
Rodrigo, eles são os melhores, mas hoje precisaram provar por A + B.

Anônimo disse...

Parabéns ao americanos, merecido o título. Mais legal ainda é ver os astros da NBA jogando com vontade, seriedade, ânimo, alegria e garra,sem aquelas risadinhas e menosprezo de outros tempos. A Espanha jogou num nível técnico espantoso, muito além do que se podia esperar, o jogo foi SENSACIONAL, valeu cada minuto acordado. O mundo todo pode se orgulhar da trupe dos irmãos Gasol, fizeram os E.U.A. suar até a última gota na quadra para vencê-los. É um jogo para provar ao mundo que o basquete é o esporte mais bonito e emocionante que existe. Congratulations E.U.A. e Espanha!!!

obs: valeu Rudy por aquela cravada, lavou a alma de todos em casa, hehehe

Anônimo disse...

"Não tem como perder"?

Desde quando um time imbatível perde só por 2 pontos alguns minutos antes de acabar o último quarto?

Na brincadeira, o título poderia ter escapado. Só lembro que as vitórias do Dream Team já ficavam definidas no 1º tempo do jogo!

Sem contar que a maior parte das jogadas "show" foram da Espanha, pontes aéreas, a enterrada do Rudy na cara do Dwight Howard - que só tem tamanho, falta inteligência para fazer jogadas mais criativas: só é aquela enterrada entediante que não é novidade nenhuma para um jogador da altura dele. E ainda ousam em compará-lo com o Shaq no auge...

Anônimo disse...

Acho estranho ninguém ter comentado a inexistência de jogadas para pivôs nos EUA e o fato da Espanha ter tido maior número de rebotes. Antes o garrafão era uma jogada forte dos americanos mas praticamente não existiu nesta olimpíada.

No final os craques Kobe e Wade decidiram (Lebron não foi muito bem), assim como as bolas de 3, mas foi apertado. Sem a opção dos pivôs fai ficar cada vez mais difícil.

Abços.

Jones Mayrink disse...

Brasil ta chegando pra nesse mundial tambem!! Desculpem, mas nao resisti a piada, let's go Brasil.
por favor da a volta por cima

Anônimo disse...

a verdade é uma só a espanha jogou melhor e merecia ter ganho o jogo

mais como a tempos eu vinha dizendo é interessante para fiba ter o eua campeões novamente e arbitragem estragou o jogo e decidiu em favor dos americanos

pelo menos 2 andadas do kobe bryant
inumeras faltas naum marcadas principalmente no paul gasol

fora a falta tecnica dada somente para os espanhois quando os eua cansaram de reclamar

mais vendo a cara dos "malas" carmelo antony,wade, cagadando de medo para perder e jogando todas as bolas pro kobe esse sim craque e humilde com todas as pessoas

posso dizer na minha opinião a espanha foi a vencedora moral da partida se o kobe naum estivesse lá perderiam

Anônimo disse...

Bem o jogo que eu vi os EUA não tiveram grande sucesso em infiltrar e rasgar a defesa da Espanha.

No jogo que eu vi , a Espanha além de ficar a dois pontos faltando 8 minutos, conseguiu depois buscar e ficar a 4 pontos dos americanos faltando 2 minutos;
No jogo que eu vi, os espanhóis jogaram com um armador de 17 anos que deu canceira em Jason Kid e em Deron, que digamos não são mal marcadores;
No jogo que eu vi a Espanha não pôde contar com Calderon , uma ótima opção de rodízio sem falar que na verdase era titular.

Também vi que a Espanha teve Garbajosa limitado pelas contusões certamente deixaram fazer faltas suas bolas de 3 pontos.

Aliás eu também vi Rudy Fernades colocar 5 cestas de 3 pontos , detalhe muito bem marcado.
Também vi o mesmo Rudy fazer falta nos 2 minutos finais pois foi excluído por faltas

E não posso deixar passar as ponte aéreas de Gasol e a enterrada face to face de Rudy "over' D-!1

No jogo que eu vi , os americanos não conseguiram sequer se estabelecer no jogo dentro do garrafão.( como vem lembrando o nosso amigo JDiniz)
D_12 perdido , tinha que apelar par um jogo físico as vezes arriscadamente forte demais.
Eis um diferencial para o Dream Team original, não há pivô dominante nesse EUA , não por D-12 ser ruim ele ele é verde , não tem arremesso, e jogando sozinho sem um power force , não consegue dar conta do recado.
Cravadas de D-12 quase nenhuma

Com tudo isso os americanos são melhores sim , mas tiveram que provar jogando, uma vacilada a mais naquele 4 pontos , tudo poderia ter acontecido.

Assim humildemente pelo jogo que eu vi não achei os EUA imbativel, mesmo ocm Lebron , Wade , e KObe decididindo.
Imaginem sem eles.
Nesse jogo bastava uma noite um pouco pior de Wade ou um apagão de Kobe, olha que mesmo sem isso acontecer a Espanha quase conseguiu
então não entendo esse imbatível.

Mas opinião é opinião

Anônimo disse...

Como assim, "imaginem sem eles"? Sem eles não seriam os EUA...

Anônimo disse...

é uma pena q ainda tem gente querendo arrumar desculpas para a vitoria do EUA, entao antes mesmo de começar os jogos a fiba jah tinha decidido q os americanos seriam campeoes??mais uma vez tem gente pondo a culpa na arbitragem, MARCELO, se vc viu o mesmo jogo q todo mundo, vai lembrar q bem no finalzinho do jogo qndo os EUA estavam começando a deslanchar no marcador, a Espanha marcou tres pontos com o Navarro em um lançe q o Marc Gasol literalmente jogo o Wade no chao fazendo falta clara q o juiz nao marcou, entao se em algum momento houve falhas da arbitragem, vamos ser parciais e reconhecer q se houve, houve para os dois lados, em nenhum momento, e em nenhum jogo quem decidiu foram os juizes, e sim os jogadores, e nesse ultimo jogo foi Kobe Bryant, q mostrou pq eh o melhor do mundo, em todos os jogos os americanos ganharam pelo conjunto, sem individualizmo, mais nesse ultimo provaram q se eles precizassem do talento individual de algum deles, esse alguem iria aparecer e chamar a responsabilidade do jogo, e foi isso q Kobe fez no finalzinho, e sinceramente, se ele tivesse q marcar 30, 35 pontos como ele faz em todos os jogos na NBA, pode ter ctz q ele faria....

Anônimo disse...

ahhh, e qnto ao q vc escreveu, dos "malas Wade e Antony cagando de medo jogando as bolas pro Kobe decidir"
ACHO Q UM JOGADOR Q FAZ 27 PONTOS NO JOGO, TERMINANDO COMO CESTINHA DA PARTIDA, fica meio fora dessa tua colocaçao neh, se ele se cagou tanto assim de medo e soh jogou bolas pro Kobe, entao os 27 pontos dele vieram da onde?? ha jah sei, foi dado pelos arbitros, q estavam cumprindo ordens da Fiba e fazendo dos EUA os campeoes olimpicos..PALHAÇADA!!!!

Anônimo disse...

no final do jogo quem decidiu foi o kobe

netto se vc acha q a arbitragem foi boa vc naum entende absolutamente nada de basket

entre em sites de basket do mundo inteiro criticando a arbitragem e o favorecimento aos americanos

e no lance do wade por 2 vezes ele se jogou naum foi absolutamente nada

e as inumeras faltas do dwight howard,do cris bosh,wade naum marcadas quem esta certo o mundo interior e até blogs no site da fiba ou algumas poucas pessoas q vivem em proteger os eua

Marão Caetano disse...

No basquete, o time que joga melhor sempre vence. Não existe isso de num sei quem jogar melhor e perder não, pelo menos aqui nesse esporte não.

Quem fala da falta de Ginobili, Calderon, Pepe Sanchez, se esquece de que a contusão faz parte do jogo, e se fosse pra levar quem quisesse, usar quem tem de melhor e pronto, não importando suas condições, não tem time no mundo que pare Duncan, Garnnet, Pierce, Allen, Brand, Iverson...

O que vale eh o que tava lá na hora e pronto.

E a Espanha tinha um mlk de 17 anos que dava canseira nos outros... Os EUA tb tinham um mlk de 18 anos, chamado LeBron James, que dava canseira em todo mundo no jogo FIBA, e ngm fala disso.

Além do mais, se eh pra falar de idade, os EUA são ainda mais superiores: compara a idade do time espanhol com a do time americano, e aí vcs vão ver o que eh ser jovem de verdade.

Anônimo disse...

Acho que a vitória dos E.U.A foi limpa. A arbitragem realmente, neste último jogo foi ruim, mas não favoreceu nenhum dos times, assim como aconteceu na vitória contra a Argentina - nesse jogo, sim, houve favorecimento explícito ao time americano - ontem, não achei que houve. Mas o que discute-se aqui é a superioridade astronômica que muitos disseram que haveria dos E.U.A em relação aos outros times. Nesse último jogo, não houve. Ganharam, sim, mas, da mesma forma que a Espanha poderia ter ganhado. Foi apertado. e Se não fosse a falta técnica (justa ou injusta) contra a Espanha, a contagem ficaria abaixo de 10 pontos. Já se falou que a Espanha dominou os rebotes, que houve mais jogadas plásticas do lado espanhol; inclusive com a "super enterrada" do Rudy Fernandéz em cima do Howard, além, é claro, da presença jovem (mas firme) do Rúbio. Como vemos o jogo foi parelho. Claro que houve a vitória dos E.U.A (merecidamente). Mas a lição que fica é que o buraco é mais embaixo. Me lembro que uma hora o Kobe, fez uma jogada decisiva (estava muito marcado) e saiu praguejando contra os espanhóis (a câmara pegou ele bem na hora) F**CK YOU, MOTHERFU**ER. Se o jogo estivesse tão fácil, não veríamos ele falando desse jeito. Esperemos o Mundial...

João Carlos.

Unknown disse...

o anonimo ali em cima (joao carlos) disse tudo...a discussao principal era que os americanos seriam muitos superior aos outros, o que nao é verdade...os estados unidos suaram mto para ganhar e poderiam perder sim da espanha...como eu sempre frisei, eles sao sim melhores mas nao imbativeis...é piada dizer que eles nao tem como perder...

de qualquer forma, titulo merecido...e parabens a espanha que mostraram a todos que nao existe nenhum bixo papao

Anônimo disse...

Marão, Lebron 18 anos ? Devo ter entendido errado.. vc tá falando de alguns anos atrás, correto ? Lebron é espetacular, mas passou dos 18 tem tempo.
Esse menino da Espanha é estupendo também, desde novo faz o mundo do basquete crescer, mantendo o ritmo será um dos grandes.
E o Wade realmente jogou d+ essa final, e o Kobe como sempre.. decisivo.
E só acho engraçado os que falavam que os EUA ganhariam com facilidade não admitir que falaram besteira.
E no meu caso.. não sou fanático por Espanha ou Argentina, gosto é de basquete de alto nível, e não é pq essas uma seleção joga bem.. que a outra não pode jogar também, os EUA fizeram uma campanha maravilhosa, a final foi excelente, mas a Espanha também mostrou um basquete de alto nível, passou por cima de fortes adversários e na final jogou de igual com os EUA, e poderia ter vencido.
E chega a ser engraçado.. os "fanáticos por Espanha e Argentina"
em sua maioria diziam que os EUA eram favoritos e provavelmente ganhariam, só não seria fácil, e foi fácil? Bem, pelo texto do Rodrigo Chia e comentários de 2 ou 3.. o jogo foi moleza e se teve alguma emoção foi pq os EUA quiseram, pois o jogo estava no controle todo o tempo.

Unknown disse...

"Essa final vai dar diferença de 30 pontos, no mínimo" Dead Boy, antes da final

"Eu esperava, na verdade, no máximo 20 pontos de vantagem" Dead Boy depois da final

"Esperava um reconhecimento dos entendidos de que a Espanha nunca esteve no nível dos EUA" dead boy, depois do jogo mais paulera q os eua fizeram...

me desculpe Dead Boy, sem ofensas e com o todo respeito, mas como eh q eu vou te levar a serio depois dessas 3 afirmações em sequencia sua???

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleveland Cavaliers disse...

Belo texto, final realmente historica.

Se alguêm ainda duvidasse se James é completo ou não, ai vai:

15.5 pontos por jogo, o maior pontuador americano.

5.5 rebotes por jogo, o segundo melhor americano.

4.3 assistencias, o segundo melhor americano.

3 steals, o melhor americano.

8 tocos ao total, o melhor americano.

-------------------

James foi o melhor e o mais completo. Fato.

Anônimo disse...

Acabei de ver o SPORTSCENTER americano. Fizeram um pequeno gráfico sobre a margem de vitória dos Estados Unidos sobre as outras seleções de 92 até 2008. Em 92 era de 32 pontos, desceu para 25; em 2000 foi de 10 e este ano foi de 11. O Bill Walton comentou que esperava uma grande margem de vitória, mas viu que o mundo do basquete internacional estava equilibrado. Segundo ele, ainda, foi um dos maiores jogos de basquete que ele pode acompanhar e que, SIM, a Espanha poderia ter ganho o jogo, o que, ainda segundo ele, só fez aumentar a grandeza da conquista americana. Bem, até os americanos acham que a coisa tá difícil. Parece que só aqui no Brasil acham que as competições internacionais são um grande parque de diversões para o divertimento dos Estados Unidos. Pois é.

Anônimo disse...

MARCELO, se vc leu meu texto direito vai ver q em momento algum eu falei q a arbitragem foi boa, adimito q houveram erros, mais nao decisivos, nao foram erros q decidiram o jogo, e vendo os dois VTS q o sportv jah mostrou da final continuo achando q aquele lance no final do jogo foi falta sim em cima do Wade, reconheci tbm q no jogo contra a Argentina a arbitragem tbm falhou, e dessa vez sim soh a favor dos americanos, mais nao q tenham ganho soh por causa disso, mesmo q nao houvessem esses erros os eua terinham ganho do mesmo jeito, com uma diferença menor, mais teriam ganho, vamos lembrar q contra a argentina foram 20 pontos de diferença, se teve influencia da arbitragem foi em no maximo uns 5 pontos, qnto aquilo q vc falo dos sites do mundo inteiro dizendo q os juizes roubaram, sei lah, nao tenho um ingles muito dos bons mais do q eu consegui traduzir, eu soh li q essas reportagens diziam q a espanha reclamou da arbrigem, nada mais q isso, alias, o unico espanhol q eu vi reclamando foi o Marc Gasol, esse foi o unico q eu vi dizendo q era pra eles terem ganho o jogo se nao fosse a arbitragem, confesso q nao esperava um jogo tao equilibrado como essa final, achei q os EUA iam passar por cima de novo, pode ate ser q essa selecao dos EUA nao seja imbativel, mais se eles quizerem eles montam uma q seja, quem sabe agora com esse resultado, pro mundial de 2010 jogadorem como Ray Alen, garnet, Pirce, T-mac, se empolgem e resolvam se juntar a esses q jah estao ai, dai sim seria um time imbativel, os EUA ainda tem muitos jogadores q podem se juntar a esse time para deixa-los bem mais forte jah as outras selecoes, o q vimos nessas olimpiadas eh o maximo q eles poodem fazer, todos estam com seus times completos, e acho q nao podem oferecer mais do q vimos nesses jogos.....

Anônimo disse...

Eu disse que esperava no máximo 20 pontos na final porque, se a Argentina levou só 20, a Espanha, que na minha opinião era melhor, não deveria fazer pior que isso.

Entretanto, convém ressaltar.

A Espanha, com sua melhor geração de jogadores de todos os tempos, com todos fazendo a melhor partida da equipe em todos os tempos, contando com todo o ginásio a favor, perdeu de 11 pontos para os EUA, que estavam desfalcados de 5 estrelas (Garnett, Duncan, Iverson, Ray Allen, Pierce).

Digamos que dois raios não caem duas vezes no mesmo lugar. Se no melhor universo possível a Espanha foi derrotada, sigo acreditando que os EUA, MESMO DESFALCADOS, são imbatíveis, se jogassem 10 jogos contra a Espanha venceriam os 10, se jogassem 10 olimpíadas venceriam as 10, e eventualmente fariam mais de 30 pontos contra a Espanha sim.

Anônimo disse...

Parece-me que o Bill walton e a ESPN americana discordam desse comentário seu... Estatisticamente.

Anônimo disse...

Pelo que vejo aqui em alguns comentários, o povo gosta de "odiar" os EUA sem motivos pra isso.. Ou para serem bons os americanos precisam vencer todos os jogos por 40 pontos de diferença??
Eu entendo que para mtos de voces era bonito ver uma seleção com um garoto de 17 anos serem os campeoes, mas a verdade é que os EUA estiveram acima de todos nestas olimpiadas.. e BEM acima

Anônimo disse...

Não é questão de odiar. Todos aqui gostam de basquete, mas têm alguns que só gostam de "basquete show NBA" e não vêem que há outras formas de jogar (bem!) o jogo. Eu, particularmente, gosto de qualquer tipo de basquete, até mesmo da NBA. Se os prórpios americanos (especialistas e torcedores comuns comos nós) aceitam que os Estados Unidos poderiam ter perdido o jogo (por uma questão de detalhes) por que aqui, no Brasil, as pessoas tem tanta dificuldade em aceitarem isso. Vejo muitos comentários aqui valorizando o jogo espetáculo dos amricanos, mas quando o espetáculo é dos espanhóis, ninguém comenta. Alguns que são chamados de "fanáticos pela argentina e espanha" (na minha opinião, na verdade fanáticos pelo bom basquete) reconheceram que o melhor time ganhou. Mas não vejo os "fanáticos pela NBA" admitirem que a Espanha fez um jogo parelho e, ninguém exaltou as jogadas de efeito dos espanhóis. Por outro lado se a enterrada do Fernandéz tivesse sido dada pelo WADE em cima do GASOL, seria um ano falando disso. Acho que é legal a discussão. Há as preferências individuais, mas temos que ver as qualidades dos adversários, só isso.

Anônimo disse...

Desculpe, Iverson, Ray e Pierce não foram desfalques.Eles não foram nem relacionados na pré-convocação. Acho que tem uma galera que continua vivendo na década de 90. Parabéns para os EUA pela vitória. Grande jogo, Wade e Kobe fizeram a diferença. Howard foi muito mal, se os juizes fossem um pouco melhores teriam dado pelo menos duas técnicas nele. Todo vez que sofria uma falta ele soltava os braços em quem estava em volta. Muito bom para campeonatos de enterrada, mas no 5x5 uma tristeza.
A Espanha jogou muito no ataque. Se a bola de três dos EUA não tivesse num bom dia a história do jogo seria outra. "Imbativel"?? Acho que o Chia escreveu com o o coração, 4 pontos faltando dois minutos? Jimenez desmarcado arremessando dos três? Péssimo artigo Chia.

Anônimo disse...

A Espanha perdeu. É inferior. Não importa se o basquete deles é eficiente, não importa se o cara enterrou em cima do Howard, não importa se o garoto de 17 anos vai deixar o Michael Jordan no chinelo, não importa se o Gasol é o mais pivô de todos os tempos da história do universo mundial. A Espanha perdeu. Aceitem isso. Vocês ficarão muito mais tranqüilos quando aceitarem os fatos.

Anônimo disse...

Na pré-convocação, além da ausência de Iverson, Ray e Pierce, também não estavam Duncan e Garnett. Todos recusaram jogar pelos EUA. De todo modo, não foram necessários. Pra vencer a Espanha, até um time meia-bomba venceu.

Anônimo disse...

Iverson e pierce não foram convidados.

Anônimo disse...

Sugiro que escrevam para a ESPN e para o BILL WALTON (bem como aos demais especialistas de basquete norte americanos), façam uma petição e "forcem-os" a aceitarem que os Estados Unidos são INFINITAMENTE superiores que o resto do mundo. Os americanos ainda não entenderam isso. Coitados são burros. Sugiro, também, que façamos um abaixo-assinado a ser entregue aos produtores e especialistas do SPORTSCENTER americano,para que revejam sua posição e façam um "mea-culpa" dizendo que foram infantis quando disponibilizaram dados estatísticos que demonstram que a margem de vitória dos Estados Unidos vem caindo de forma regular nos últimos anos, desde 1992. Quem eles pensam que são para comentar sobre o basquete norte americano? Loucos!

Anônimo disse...

A QUESTAO AGORA NAO EH RECONHECER SE ELES PODERIAM TER PERDIDO OU NAO, Q O JOGO FOI PARELHO TODO MUNDO VIU, Q SE EM UMA BOBEADA DOS AMERICANOS O OURO PODERIA TER IDO PARA O OUTRO LADO, ISSO FICOU CLARO, QUE ESSE TIME DOS EUA PODEM PERDER, POR MAIS DIFICIL E QUASE IMPOSSIVEL Q SEJA, ISSO TBM FICOU CLARO, MAIS O Q EU E MAIS ALGUNS AQUI ESTAO QUERENDO DIZER EH A CAPACIDADE Q ELES TEM DE MONTAREM UM TIME NO MINIMO O DOBRO MAIS FORTE DO Q ESSE Q ESTAVA EM PEQUIM, ENQUANTO AS DEMAIS SELECOES COMO ESPANHA POR EXEMPLO, NAO TEM CONDICOES DE FAZER ISSO, O Q ELES TINHAM DE MELHOR ELES LEVARAM PRA LAH, O MAXIMO Q CADA ATLETA PODE FAZER EM QUADRA ELES FIZERAM NA FINAL, JAH OS AMERICANOS PODERIAM TER MONTADO 3 SELECOES, JAH PENSARAM EM UM TIME COM IVERSON, T-MAC, CARTER, GARNET, DUNCAN, ALEN, AMARE, O'NEAL, PIRCE, ARENAS, SOH AI RELACIONEI 10 JOGADORES Q NAO FORAM E Q PODERIAM TER IDO, JOGADO MUITO E VOLTADO COM O OURO COM TODA A TRANQUILIDADE. A ESPANHA PRA CONSEGUIR IGUALAR O JOGO PRECISOU JOGAR SE NAO A MELHOR UMA DAS MELHORES PARTIDAS DA VIDA DELES ENQUANTO OS EUA TIVERAM POR EXEMPLO LEBRON E HAWARD NAO JOGANDO NADA, E NAO VENHAM DIZER Q NAO JOGARAM NADA PQ A ESPANHA FOI EFICIENTE NA MARCACAO, SE TEVE ALGO Q FOI FALHO NESSA FINAL NAS DUAS EQUIPES FOI A CAPACIDADE DE DEFENDER, NENHUM TIME MARCOU NADA, PRA COMPROVAR ISSO BASTA OLHAR O PLACAR DO JOGO NO FIM DO PRIMEIRO TEMPO.
QUANTO AO FUTURO, MUNDIAL DE 2010 E OLIMPIADAS DE 2012, HONESTAMENTE, O RESULTADO ESTA NA MAO DELES, SE FOR UMA SELECAO MAIS FRACA Q ESSA COM CTZ ELES TERAO GRANDES CHANCES DE PERDEREM, SE FOR A MESMA SELECAO, ALGUM OUTRO PAIS VAI TER Q JOGAR TD O Q SABE E TORÇER PARA ALGUNS JOGADORES CHAVES DOS EUA NAO ESTAREM JOGANDO NADA, MAIS SE POR SORTE DE TD MUNDO Q GOSTA DE BASQUETE, ALGUNS NOMES COMO POR EXEMPLO GARNET, DUNCAN, AMARE, ALEN, RESOLVEREM SE JUNTAR A ESSE TIME NOS LUGARES DE BOOZER, REED, PRINCE E BOSH(q jogou muito mesmo estando fora de posicao). AI MEUS AMIGOS, PODE A ESPANHA, ARGENTINA, GRECIA, E SEJA LA QUEM FOR TER UMA NOITE MAGICA, TODOS OS JOGADORES ESTAREM JOGANDO ASSIMA DA MEDIA, E Q CAIA UMA RAIO NA CABEÇA DOS AMERICANOS Q MESMO ASSIM NAO VAI TER PRA NINGUEM, ALIAS SE OS EUA RESOLVEREM MANDAR REALMENTE SEUS 12 MELHORES JOGADORES, SE EU FOSSE AS OUTRAS SELECOES NEM ENTRARIA EM QUATRA PRA NAO LEVAR UMA SURRA HISTORICA.

Anônimo disse...

Na verdade Netto, tanto eu como a USABASKETBALL já pensamos num time como esse, como diria o Nelson Rubens, veeeeeeja!

2004 USA Men's Olympic Games Roster

NAME POS HGT WGT AGE AFFILIATION (SCHOOL) HOMETOWN
Carmelo Anthony F 6-8 229 20 Denver Nuggets (Syracuse) Denver, CO

Carlos Boozer F 6-9 258 22 Utah Jazz (Duke) Bratenahl, OH

Tim Duncan C 7-0 248 28 San antonio Spurs (Wake Forest) San Antonio, TX

Allen Iverson G 6-0 165 29 Philadelphia 76ers (Georgetown) Villanova, PA

LeBron James G 6-8 240 19 Cleveland Cavaliers (St. Vincent-St. Mary High School) Cleveland, OH

Richard Jefferson F 6-7 222 24 New Jersey Nets (Arizona) West New York, NJ

Stephon Marbury G 6-2 205 27 New York Knicks (Georgia Tech) Purchase, NY

Shawn Marion F 6-7 215 26 Phoenix Suns (UNLV) Paradise Valley, AZ

Lamar Odom F 6-10 225 24 Los Angeles Lakers (Rhode Island) Miami, FL

Emeka Okafor F 6-10 252 21 Charlotte Bobcats (Connecticut) Houston, TX

Amare Stoudemire F 6-10 245 21 Phoenix Suns (Cypress Creek High School) Phoenix, AZ

Dwyane Wade G 6-4 212 22 Miami Heat (Marquette) Miami, FL

HEAD COACH: Larry Brown, Detroit Pistons
ASSISTANT COACH: Gregg Popovich, San Antonio Spurs
ASSISTANT COACH: Oliver Purnell, Clemson University
ASSISTANT COACH: Roy Williams, University of North Carolina
TEAM PHYSICIAN: Sheldon Bruns, Minnesota Timberwolves
TEAM PHYSICIAN: Tony Daly, Los Angeles Clippers
ATHLETIC TRAINER: David Craig, Indiana Pacers
ATHLETIC TRAINER: Tim Walsh, New Jersey Nets
fonte: USABASKETBALL

RESULTADO: TERCEIRO LUGAR.

Anônimo disse...

Vejamos o time do mundial de 2006. Veeeaja!!

2006 USA Men's World Championship Roster


NAME POS HGT WGT AGE AFFILIATION (SCHOOL)

Carmelo Anthony F 6-8 230 22 Denver Nuggets (Syracuse)

Shane Battier F 6-8 220 27 Houston Rockets (Duke)

Chris Bosh F 6-10 230 22 Toronto Raptors (Georgia Tech)

Elton Brand F 6-8 254 27 Los Angeles Clippers (Duke)

Kirk Hinrich G 6-3 190 25 Chicago Bulls (Kansas)

Dwight Howard F/C 6-11 265 20 Orlando Magic (Southwest Atlanta Christian Academy)

LeBron James F 6-8 240 21 Cleveland Cavaliers (St. Vincent-St. Mary H.S.)

Antawn Jamison F 6-9 235 30 Washington Wizards (North Carolina)

Joe Johnson G/F 6-7 230 25 Atlanta Hawks (Arkansas)

Brad Miller C 7-0 261 30 Sacramento Kings (Purdue)

Chris Paul G 6-0 170 21 New Orleans/Oklahoma City Hornets (Wake Forest)

Dwyane Wade G 6-4 212 24 Miami Heat (Marquette)

HEAD COACH: Mike Krzyzewski, Duke University
ASSISTANT COACH: Jim Boeheim, Syracuse University
ASSISTANT COACH: Mike D'Antoni, Phoenix Suns
ASSISTANT COACH: Nate McMillan, Portland Trail Blazers
TEAM PHYSICIAN: Lyle Mason, Utah Jazz
TEAM PHYSICIAN: Richard Zorn, Seattle SuperSonics
ATHLETIC TRAINER: Keith Jones, Houston Rockets
ATHLETIC TRAINER: Casey Smith, Dallas Mavericks
MANAGING DIRECTOR: Jerry Colangelo
DIRECTOR OF SCOUTING: Rudy Tomjanovich
Fonte: USABASKETBALL

RESULTADO: 3º LUGAR.

Anônimo disse...

Vamos, então ao mundia de 2002. (disputado em indianápolis)

2002 USA Men's World Championship Roster

NAME POS HGT WGT AGE AFFILIATION (SCHOOL) HOMETOWN

Elton Brand F 6-8 275 23 Los Angeles Clippers (Duke) Peekskill, NY

Antonio Davis C 6-9 230 33 Toronto Raptors (Texas El-Paso) Toronto, Canada

Baron Davis G 6-3 223 22 New Orleans Hornets (UCLA) Los Angeles, CA

Michael Finley G 6-7 215 29 Dallas Mavericks (Wisconsin) Plano, TX

Raef LaFrentz F/C 6-11 240 26 Dallas Mavericks (Kansas) Dorchester, IA

Shawn Marion F 6-7 215 24 Phoenix Suns (UNLV) Paradise Valley, AZ

Andre Miller G 6-2 200 26 Los Angeles Clippers (Utah) Compton, CA

Reggie Miller G 6-7 195 37 Indiana Pacers (UCLA) Fortville, IN

Jermaine O'Neal C/F 6-11 242 23 Indiana Pacers (Eau Claire High School) Indianapolis, IN

Paul Pierce F 6-6 230 24 Boston Celtics (Kansas) Waltham, MA

Ben Wallace F/C 6-9 240 27 Detroit Pistons (Virginia Union) Chesterfield, VA

Jay Williams G 6-2 195 20 Chicago Bulls (Duke) Plainfield, NJ

*Nick Collison F 6-9 250 20 University of Kansas Iowa Falls, IA

HEAD COACH: George Karl, Milwaukee Bucks
ASSSISTANT COACH: Gregg Popovich, San Antonio Spurs
ASSISTANT COACH: Mike Montgomery, Stanford University
ASSISTANT COACH: Kelvin Sampson, University of Oklahoma
TEAM PHYSICIAN: Sanford Kunkel, Indiana Pacers
ATHLETIC TRAINER: Jim Gillen, Denver Nuggets
ATHLETIC TRAINER: Troy Wenzel, Milwaukee Bucks
Fonte: USABASKETBALL

RESULTADO: 6ª COLOCAÇÃO(?!?!?!?!?)

Anônimo disse...

ENTAO AGORA VC PEGA ESSE TIME AI DE 2004 E TIRA FORA 6 JOGADORES, OU SEJA METADE DO TIME, Q EU NAO RELACIONEI NA MINHA LISTA, QNTO AO LEBRON, CARMELO, WADE, AMARE, NAO SEI SE VC SE LEMBRA MAIS A QUATRO ANOS ELES NAO TINHAM ESPERIENCIA NENHUMA E NAO JOGAVAM METADE DA METADE DO Q JOGAM HJ, E NESSE TIME DE 2004 NAO SEI SE VC PERCEBEU NAO TINHA KOBE, GARNET, T-MAC, KIDD, POUL, AI VC PEGA TDOS ESSES GRANDES NOMES DOS EUA, OS 12 MELHORES JOGADORES AMERICANOS, POE EM UM MESMO TIME, E FAZ ELES TREINAREM (Q POR SINAL NAO FIZERAM EM 2004) FAZ ELES TEREM ESPIRITO DE GRUPO, JOGO COLETIVO, E MOSTRA PRA ELES A IMPORTANCIA DAS OLIMPIDAS(O QUE EM 2004 ELES NAO TINHAM E NEM CHEGARAM PERTO DE TER) AI VC PEGA A ESPANHA, GRECIA, ARGENTINA, LITUANIA, ALEMANHA E MNAIS QUEM VC QUIZER, MANDA ELES FAZEREM UM TIME SOH PRA JOGAR CONTRA OS EUA, QUEM SABE O DIRK ACERTE UM ARREMESSO DE TRES, O GASOL CONSIGA UMA ENTERRADA, E O GINOBILI FAÇA MAIS ALGUMA COISINHA E ELES CONSIGAM UNS 60 PONTOS NO MAXIMO, CONTRA UNS 100 NO MINIMO DOS AMERICANOS,
SINCERAMENTE KRA, ATE AGORA A DISCUCAO TAVA QUENTE MAIS TAVA BOA, TODO MUNDO COLOCANDO SUA OPINIAO E DEFENDENDO SEU PONTO DE VISTA DE FORMA HONESTA E INTERESSANTE, MAIS AI QUERER COMPARAR A SELECAO DE 2004(Q EU NEM SITEI MAIS DA METADE DO TIME) COM AQUELE Q EU FALEI SER O MELHOR TIME Q OS EUA PODEM FORMAR ISSO FOI NO MINIMO RIDICULO!!

Anônimo disse...

2002???????KRA VC TA APELANDO MESMO, TEM GENTE Q ACABO FICANDO MEIO DESNORTEADO COM A VITORIA DOS EUA, TAVAM TANTO TORÇENDO CONTRA Q AGORA PERDERAM A REZAO, LITERALMENTE KRA, OS EUA JAH LEVARAM ALGUNS JOGADORES PRINCIPALMENTE EM 2002 Q NAO SEI SE JOGARIAM NO IRA, MAIS NAO SEI SE VC PERCEBEU, AQUI NOIS ESTAMOS FALANDO DE KOBE, DUNCAN, WADE, LEBRON, T-MAC, ETC ETC ETC(FOCADOS NO TORNEIO E DETERMINADOS A VENCEREM)

Anônimo disse...

Uma pequena comparação:

- Desde o fim da Cortina de Ferro os EUA dominam o quadro geral de medalhas (Ouro e total). Desta vez a China foi melhor no quesito ouro;

- No atletismo a Jamaica ganhou as principais provas de velocidade em pista, território de antigo domínio dos EUA. No geral da modalidade os americanos ganharam, mas a distância diminuiu;

- Na natação mais um vez deu EUA, mas com Austrália muito bem a até a China "medalhando". E o Michael Phelps foi fundamental (ou seria fenomenal?).

Acho que a situação do basquete é similar, ou seja, os americanos são os melhores mas a distância cada vez diminui mais.

Abços.

P.S.: me desculpem, mas incluir Ray Allen e Allan Iverson como desfalques é, NA MINHA OPINIÃO, um enorme exagero

Anônimo disse...

è justamente isso que estamos discutindo: Se os Estados Unidos são superiores "por natureza" ou se eles so ganharam neste ano por que treinaram e fizeram um time. Muito obrigado vc acabou de dar razão à minha tese. Se mesmo os jogadores desse ano (qualquer que fosse o ROSTER) fossem "juntados" há 15 dias das Olimpíadas, com qualquer treinador "medíocre"da NBA e viessem com a intenção de é "cada um por si" para fazermos SHOWTIME, não ganhariam. Tiveram que mudar a mentalidade, colocarem o seu "melhor possível" (assim como as outras seleções) e colocar o seu técnico mais respeitado (que não é da NBA), para treinar muito tempo antes das olímpiadas e com comprometimento total. Isso por si só desmonta a tese de time invencível. Coloquei todos os time que levaram "fumo" nos compeonatos anteriores para demonstrar isso. Mesmo com esse belo time que montaram, com toda a estrutura, com, provalvelmente o melhor técnico do mundo (na minha opinião, é!) e com uma preparação melhor do que as outras equipes, suaram, para ganhar da Espanha. Essa é minha tese. Não são imbatíveis.

Anônimo disse...

CONCORDO COM VC Q SE NAO TREINASSEM E MUDASSEM A MENTALIDADE CORRERIAM O RISCO DE PERDER FEIO, PODERIAM ATE GANHAR, MAIS ACHO Q PERDERIAM, MAIS VOU DAR MNINHA OPINIAO, MUITOS VAO DESCORDAR MAIS EH MINHA OPINIAO,
SE AQUELE TIME DE 92 FOSSE JOGAR CONTRA AS EQUIPES DE HJ, E RESOLVESSEM SE REUNIR PARA JOGAR UMA SEMANA ANTES, UMA ESPANHA DA VIDA POR EXEMPLO PODERIA ENGRAÇAR O JOGO DE FORMA ASSUSTADORA, MAIS ESSE TIME DE HJ, TREINANDO MUITO, SE DEDICANDO MUITO, E COM MAIS UNS 4 OU 5 JOGADORES Q NAO FORAM, PODEM FAZER TAO BONITO QNTO AQUELE FEZ EM 92

Anônimo disse...

Ps.: a discussão tá legal. Mostra que todos aqui acompanham o basquete e sabem analisá-lo. cada um colocando a sua opinião de acordo com suas convicções. Não há certo ou errado, apenas pontos de vista diferentes.

Anônimo disse...

Netto esse time de hoje já treinou muito mais que o normal deles, jogou uma vontade muito mais do normal deles, contou com 3 extraordinários jogadores. Sem falar de Chris Paul e D-12 este que segundo consta será o próximo pivô dominante da NBA.
Assim acho que o de 1992 mesmo com todos na memsa idade e em forma ganharia muito mais fácil que o de hoje se fosse possível pô-los no mesmo momento de idade e forma.
por que seria ter Magic, Larry Bird, e Jordan em forma.
Memso supondo(pois devemos respeitar posições contrárias) qeu Kobe , Lebron e wade igualssem os 3 (coisa eque não acreidto), eles ainda tinham Pat Ewing, Barkley, Malone, Stockton, Drexler ,etc, e esses para comparar deveriam estar na memso forma dos outros jogadores de hoje . Então sem chance, Dream team 1992 nunca será igualável- O TERMO IMBATÍVEL SERVIRIA PARA ELES NÃO PARA O ATUAL.

Acho que as vezes a gente acha difícil entender que uma coisa não exclui a outra.
Dizer que os americanos são melhores , mais fortes, ágeis e que uma seleção completa sempre será a favorita não impede de dizer que existem também times que mesmo com tudo isso podem fazer um jogo de igual para igual como fez a Argentina, mesmo sem Ginóbili em forma.Ou como fez a Espanha levando o jogo duro até o fim e até ganhar porque nâo?
Entendimentos diferentes ou não, times jogadores melhores etc.
Tudo bem mas só não consigo entender mesmo é esse termo Imbatível, para essa seleção atual, depois do que foi esse jogo final.

Anônimo disse...

boka03
é impressionante como o fato de algumas pessoas torcerem contra os eua influenciar nos comentários dos mesmos.a espanha jogou muito e tem um time muito bom,mais ai dizer que os estados unidos só ganharam por causa de erros dos juizes é demais.

Anônimo disse...

a espanha têm um time muito bom,jogou de igual para igual a final contra os eua,sim jogou,mais a medalha de ouro foi para os americanos.e eles foram os unicos invictos no torneio,vencendo a espanha duas vezes.mais que merecido.

Anônimo disse...

Pra quem acha que Iverson não foi desfalque, convém lembrar que ele foi o TERCEIRO pontuador da NBA em 2007/2008, com 26,4 pontos por jogo. Pra abusar, ainda fez 7,1 assistências por jogo.

Ray Allen, por sua vez, fez "só" 17,4 pontos por jogo.

Antes que eu me esqueça, as médias de Ray estão no mesmo nível das de Gasol, Scola, Ginóbili e todos os "astros" de Argentina e Espanha que jogam na mesma NBA.

As médias de Iverson, por sua vez, humilham a de todos aqueles.

Relacionar os times dos EUA de 2002, 2004 e 2006 não diz nada pra mim. Se aquelas mesmas seleções tivessem treinado, passeariam em cima dos rivais.

Esta treinou. E esta tinha Kobe.

Resultado: venceu.

Pra mim, a seleção de 92, mesmo com jogadores fora de forma, era melhor que essa.

Mas essa também é imbatível. Tanto que saiu dos Jogos com 8 vitórias e 0 derrotas. A Espanha perdeu 2 jogos (ambos para os "batíveis" EUA). A Argentina também perdeu 2.

Anônimo disse...

SANDROSAMPA, nao acho q o time dos EUA dessa olimpiadas seja imbativel, apenas acho q eh quase imbativel, o q eu defendo eh q eles podem ter um time imbativel se os 12 melhores jogadores americanos resolvessem jogar, ai quem seriam esses 12 cada um vai ter sua selecao de preferencia, acho q kobe, lebron, garnet, duncan, wade, t-mac, poul, sao unanimidades, o resto vai variar de acordo com cada um. Continuo achando q no senario atual de hj, com a evolucao do basquete mundial e grandes times como espanha, argentina e grecia, aquele time de 92 teria que jogar bem mais serio e treinar bem mais do que treinaram para humilhar todo mundo como fizeram em 92, eh claro q aquela selecao era muito mais time q esse de hj, mais se aquele time, com magic e bird aposentados praticamente, e o time todo jogando sem compromisso, sem muito treino, apenas passeando em quadra como fizeram em 92, pegassem pela frente essa espanha fantastica q jogou contra os EUA na final, duvido q a diferenca seria maior q 20 pontos, ou nao passaria muito disso.
mais acho q a discussao aqui esta boa, todos tem opinioes diferentes, isso eh o bom da brincadeira!!!logo começa a NBA, cada um vai ter seu time, seu MVP, ai nois faz a coisa pegar fogo de novo, ehhehe

Anônimo disse...

As seleções de 2002, 2004 e 2006 eram tidas (pelos ESPECIALISTA), antes das respectivas competições, como imbatíveis. Bem, não foram. Depois de algum tempo, os "melhores do mundo", que tem duas das "mais organizadas competições de basquete do mundo" (NCAA e NBA) teriam que ganhar algo, mesmo que fosse lutando ao máximo. Como disse, anteriormente: Valeu! ganhou o melhor! Como melhor, quero dizer melhor nessa competição, naquele momento específico, mas que poderia ter perdido, da mesma forma que as até então imbatíveis seleções americanas, perderam sucessiva e vergonhosamente, com jogadores da NBA.

Anônimo disse...

Amigos,
Os artigos estão aí para isso mesmo: para serem criticados, elogiados e até descascados. Eu, pessoalmente, acho que a Espanha fez seu melhor jogo, não nestas Olimpíadas, mas talvez em todos os tempos e ainda assim não conseguiu ganhar. Se um time fenomenal como o da Espanha, em sua melhor partida, perde para outro time, este outro time para mim é imbatível. Mas é seu direito discordar.
Abraços a todos,
Chia

Anônimo disse...

Bem dito: os times de 2002, 2004 e 2006 eram tidos pelos "especialistas" como imbatíveis antes das partidas.

Este time é tido como imbatível DEPOIS. Venceu todos, humilhou vários e, como disse o Chia, venceu a Espanha, com sua melhor geração de todos os tempos, em sua melhor partida de todos os tempos e com o ginásio torcendo contra os EUA.

Anônimo disse...

Concordo com vc Netto, a essência de qualquer esporte é vc zoar o outro. Eu tenho um time, vc outro, um ganha um dia e o outro no outro. O importante é que estamos discutindo o principal, ou seja: BASQUETE!

Tenho esquecido de assinar:

João carlos.

Anônimo disse...

Não acho que somente 8 jogos, com alguns sendo contestados pelo fator arbitragem e outros com vitórias apertadas e com bom desempenho do adversários, sendo que a própria mídia especializada em basquete dos estado Unidos achou que o time poderia ter perdido no último jogo, possa qualificar a seleção dos EUA como imbatíveis.

João Carlos

Anônimo disse...

VAMOS DEIXA DE BLÁ BLÁ BLÁ E INICIAREMOS COM A VOTAÇÃO DO "FIRST AND SECOND TEAM" DA OLIMPÍADA?? QUE TAL A IDÉIA RODRIGO??

Anônimo disse...

sabem q, pensando nos jogos do EUA durante a competicao, e principalmente na final, estou tentando entender algumas coisas q o tecnico Mike Krzyzewski faz. Que ele eh um genio no basquete universitario e poderia treinar qualquer time da NBA acho q ninguem discorda mais pra mim ele teve alguns erros, principalmente na final, queria ver se alguem concorda comigo, vamos aos fatos:
1º ele levou o Redd por causa do imprecionante aproveitamento de 3 pontos dele, mais qndo mais precisava dele, contra Argentina e Espanha, o kra quase nao entro em quadra, no ultimo jogo por exemplo quem ficou pra arrmessar as bolas de tres foi o Kobe e o Wade, acho q o Redd poderia ter entrado maiss vezes durante o jogo, de nada adiantou convocarem ele se na hora q mais precisava de um especialista dos 3 o tecnico nao o colocou para jogar, ou jogou muito menos do q deveria.
2º nao acompanho muito o Boozer no time dele na NBA, mais pra mim era o mais fraquinho de todos nessa selecao, e acho q foi o jogador com menos minutos em quadra, e que sempre entrou como numero 5, e nao na posicao 4 q eh a dele de oficio, mais sera q o carmelo improvisado na 4 joga mais q o Boozer na posicao original dele?? acho q se era para o kra quase nem entrar no rodizio com o Bosh e com o Haward, entao q colocassem ele mais tempo em quadra na posicao de oficio dele pra ver se o time melhorava no garrafao.
3ºe ultimo ponto, o bosh jogou bem melhor do q eu imaginava nesses jogos, e vamos lembrar q ele tbm tava fora de posicao, acho q em alguns momentos o Krzyzewski podeira ter posto ele e o Haward juntos, eu nao lembro de ter visto essa formacao em momento algum nos jogos, se teve foi por muito pouco tempo, em alguns momentos acho q o tecnico nao soube aproveitar bem as opcoes q teve, mais repito eh uma lenda como treinador...

Anônimo disse...

Netto sem falar que quase nunca ele testou uma formação com D-12 e Boozer juntos.

D-12 ficou perdido no garrafão sem ajuda de um Power force, com bom arremesso como o Boozer.
Eu acho que o Coach K é meio irredutível nesse esquema dele,talvez por isso tenham sofrido mais que o preciso.

Uma combinação Boozer e D-12, com Chris Paul, Kobe e Lebron daria mais equilíbrio emais jog debaixo das tábuas defensiva e ofensiva.
Com variações com Wade, Red.
não é?

Mas o cara é o Coach K , então temos que entender embora nem sempre concordar.
Abraços.
http://www.nba-etc-etal.com/

Anônimo disse...

seleção igual a 92 nunca mais esse foi o verdadeiro dream team


essa seleção dos eua atualmente pra mim naum tem pivo e vive da individualidade do kobe bryant repito se ele sair acabou a seleção eua

um monte de mala

Unknown disse...

Caros colegas de comentários no blog:
Mais que dizer se os EUA são imbatíveis ou não, queria dizer sobre o jogo em si, e sobre as circunstâncias do jogo. Foi o melhor jogo entre seleções que vi na vida: de um lado, a Espanha com sua garra, conceitos táticos bem definidos, postada numa defesa 2-3 que incomoda demais aos americanos e com individualidades que deram tudo de si; do outro lado, os americanos, que, chover no molhado, são os jogadores com os maiores recursos técnicos e individualidades do planeta. Porém, apenas talento não ganha jogo, vide 2002, 2004 e 2006, times recheados de talento que voltaram com o rabo entre as pernas. Foi uma lição de humildade e de fazê-los perceber que um trabalho sério e a palavra-chave TREINAMENTO faziam-se necessários e o tal do FOCO na competição. Acabou-se a época de 92 em que a superioridade americana era absurda, hoje os treinadores do mundo têm acesso a informações, táticas, Internet, TV a cabo, etc, etc. A campanha dps USA, em números e vendo em quadra, foi absoluta, porém discordo quando vejo palavras como "atropelamento", "massacre", etc. Os Estados Unidos se concentraram, treinaram sério, no meu ver cometeram erro de não levarem para jogar um pivozão número 5 tipo Tyson Chandler. Entretanto, Dwight Howard e Chris Bosh, com dificuldades, deram conta do recado.
Voltando ao assunto da final, a Espanha jogou maravilhosamente bem, os Estados Unidos fizeram o que se esperava deles, jogar bem, mostrar suas individualidades, porém eles sofrem e como sofrem contra defesas zona e no jogo de 5 contra 5, talvez pelo pouco tempo de estarem juntos, das outras seleções estarem mais entrosadas, etc. etc. Demerecer o talento dos espanhóis não me parece correto, foi um grande jogo, uma grande vitória dos EUA, conforme visto no SportsCenter e nos blogs de alguns experts americanos em basquete.
Imbatíveis? Acho que um time que ganhou 8 e não perdeu nenhum, se mostrou imab tível na Olimpíada, mas generalizar é algo arriscado nesta época, independente se jogam A, B ou C. É preciso "comer arroz com feijão" e muito, para poder chegar à redenção que esse time americano obteve.
Na final quem perdeu o controle emocional foram os espanhóis, pois houve a falta técnica dada ao grande garoto Ricky Rubio, fruto de sua inexperiência, dois tiros de 3 pontos precipitados e inconseqüentes fizeram a diferença, além de atuações simplesmente brilhantes de Dwyane Wade e de Kobe, mostrando o seu talento insuperável.
No fim das contas, saímos ganhando nós, amantes do basquete bem jogado.
Concordo com o post da seleção dos Jogos Olímpicos. pode ser ?

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

é uma pena q ainda tem gente querendo arrumar desculpas para a vitoria do EUA (2)

O q os norte-americanos precisam fazer para merecer elogios? Talvez, mudar de país.

Os EUA aprenderam. Além de jogar com seriedade e afinco, ñ tentaram tantas jogadas de efeito e passes mirabolantes. E ñ deixa de ser irônico q a Espanha tenha tido as jogadas mais "artísticas" do jogo e tenham perdido, assim como os EUA em anos anteriores.

Ñ são imbatíveis, ninguém é. Mas foram os melhores. A Espanha fez seu melhor jogo na Olímpiada. Os EUA ñ chegou perto do ritmo defensivo imposto na primeira fase. Mesmo assim, venceu.

E sobre arbitragem, é assim mesmo. Um dia acaba favorecendo um, outro favorece outro. Arbitragem já ñ é desculpa. Além disso, ñ achei q foi tão ruim assim.

Qdo os EUA vacilarem, perderão. Mas, desta vez, venceram. Com justiça. Ñ apenas são os melhores, provaram o ser.

Abraços!

Visitem: www.opinba.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu achava que ia ser ainda mais fácil pros States, não gostava muito deste time da Espanha, só tinha visto eles contra a China numa madrugada dessas. Mas eu gostei muito do time e o principal jogador pra mim chama-se Rudy Fernandez. O Brasil precisa fazer um ala assim, pra não ficarmos com referência só dos Hermanos que têm alas pra dar e vender. Quando surgir outro magrinho que só chuta dos três ou um molengão de dois metros que embaixo da tabela não enterra os treinadores brasileiros já tem que dar um jeito de eliminar esses caras. Ala que se preze, em nível olímpico, tem que fazer o que o Rudy fez com o Howard na enterrada e , marcando o Kobe, não se espera menos do que 5 faltas.

Anônimo disse...

O problema é o português, invicto não significa a mesma coisa que imbatível.

Anônimo disse...

SANDROSAMPA, concordo com td q vc falo, eu vi ele armar o time sem pivos, teve uma hora q eles jogaram com Poul, Kobe, Wade,James e Carmelo, mais em nenhum momento, q eu me lembre, ele armou um time com jogadores especificos das 5 posicoes, e como jah disse em nenhum momento de aperto ele colocou o Redd para fazer os arremessos de tres.
Quanto a selecao dos jogos acho boa a ideia, mais jah vou adiantando q no vou respeitar posiçoes, pra mim nao tem como deixar Kobe, Lebron e Wade de fora, mesmo achando q o Lebron meio q amarelo nos dois ultimos jogos, ou pelo menos nao jogo td o q jogo nas demais partidas...

Anônimo disse...

o jogo foi emocionante mas aespanha teria ganho não fosse a arbitragem desastrosa do jogo, q marcou inumeros lances a favor dos eua e não marcou nenhuma fal d ataque q cavalos como lebron e melo cometeram. A espanha,pra mim ,não é a melhor seleção,mas a q melhor jogou a final.

Anônimo disse...

Pessoal... aqui vai minha selecao e reservas.
abs
Roby Porto

SPANOULIS - KOBE - LEBRON - SCOLA - PAU GASOL

RUDY - WADE - CARMELO - NOWITZKI - D.HOWARD

Anônimo disse...

Onde escrevi Rudy, quis dizer RUBIO...
abs
Roby

Unknown disse...

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...
"A Espanha fez seu melhor jogo na Olímpiada"

Só se for no ataque, pq a defesa nao fraca.

NETTO disse...
"e foi isso q Kobe fez no finalzinho, e sinceramente, se ele tivesse q marcar 30, 35 pontos como ele faz em todos os jogos na NBA, pode ter ctz q ele faria...."

Pq ele nao fez isso contra o Boston, ehehehhehe. Kobe eh bom mais nao eh Deus (Jordan)

Nei Bahia disse...

"...não tem como perder!"

MUITO CUIDADO!!!

Em 1996, todos achavam que seria mais um século de dominio, e o tempo como sempre ensinando a verdade!
Agora os EUA conseguem ganhar jogando metade do jogo, um dia eles defedem ou outro atacam e matam os adversários de canseira. Só que, antes era técnica e tática que marcavam o abismo, agora são centometros de biceps.
Portanto, se eles não continuarem "aprendendo" a jogar fora da NBA, o futuro ainda vai nos reservar muitas surpresas, pois halteres e "suplementos?" tem em qualquer lugar do mundo!

Anônimo disse...

Invicto pode não igual a imbatível, mas é um bom indício.

O que eu não vi foram indícios do contrário. A Espanha me pareceu como um saltador. O limite do cara é, digamos, 7,50m. Ele nunca vai pular mais que isso. Não vai. Simplesmente não vai.

O que a Espanha fez contra os EUA foi o melhor que ela podia. Simplesmente o melhor. Ela jogou absurdamente. Os jogadores, todos, fizeram seu melhor. A maioria, inclusive, superou expectativas.

E perderam.

EUA são imbatíveis sim.

Anônimo disse...

Tudo bem, Dead Boy, se for para vc ficar feliz, todos concordamos (falei com o Bill Walton e o pessoal da ESPN americana, eles tb resolveram concordar com vc!!). Fica tranquilo, os EUA são imbatíveis.

Anônimo disse...

Você precisa recorrer ao Bill Walton para defender seus argumentos?

Ok, então eu falo que nos últimos 2 anos o Brasil cresceu mais que em todos os 500 anos de história, e estou amparado pela opinião do presidente Lula. Adianta alguma coisa?

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Linelson,

No conjunto, no meu julgamento, foi a melhor atuação dos espanhóis. Isso pq a defesa da Espanha ñ chegou perto de ser parâmetro de qualidade dentro das Olímpiadas. Especialmente nos dois confrontos contra os EUA, ñ defenderam nada. A defesa espanhola foi minha grande decepção no torneio olímpico. Mesmo contra adversários mais fracos, ñ chegou a me convencer.

Abraços!

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Linelson,

No conjunto, no meu julgamento, foi a melhor atuação dos espanhóis. Isso pq a defesa da Espanha ñ chegou perto de ser parâmetro de qualidade dentro das Olímpiadas. Especialmente nos dois confrontos contra os EUA, ñ defenderam nada. A defesa espanhola foi minha grande decepção no torneio olímpico. Mesmo contra adversários mais fracos, ñ chegou a me convencer.

Abraços!

Anônimo disse...

hehe bem visto :D

Anônimo disse...

Além do Bill Walton, ESPN americana, dados estatísticos que demonstram que o "abismo" antes existente está diminuindo, referências empíricas, leituras dos jornais americanos e espanhóis, além de outras partes do mundo, da slam magazine, do site da USABASKETBALL, declarações do COach K, acompanhamento de vários campeonatos de basquete. Tudo isso aliado ao velho e bom "bom-senso".

João Carlos.

Anônimo disse...

Respeito o comentário de todos, mas há alguns que não entendo, o Netto que está pregando se os EUA tivessem os 12 melhores seria imbativel, nos comentários do jogo da Argentina falou para nao falaram que o Ginobilli fez falta.. Se o Gino não faz falta para a Argentina, pq esses fazem para os EUA? Pq não comenta que a Espanha não contou com um de seus melhores jogadores?
Não li 1 comentário anti-americano, ao contrário, todos concordam que os EUA mereceram vencer e tem um grande time, só que não foi fácil e que a Espanha poderia ter ganho também, pois apresentou um grande basquete.
E já vi gente falando que faltou Iverson e Ray Allen nos EUA, tive que rir.. são 2 ótimos jogadores, mas iriam tirar tempo de quem para eles jogarem?? Kobe?? Lebron?? CP?? Wade?? Deron??
E ao Dead que colou as stats de pontos de alguns jogadores faltou comentar o estilo de jogo de cada equipe.. o Spurs do Gino é uma equipe de forte defesa e ataque cadenciado, não tendo nenhum grande cestinha, mas chegando sempre longe, já o Nuggets do Iverson tem um dos melhores ataques(se não o melhor) mas nao vai longe.
Iverson é um dos meus jogadores favoritos da NBA, mas hoje não o vejo no top5 da posição.
E o amigo que falou do texto do Chia, não leve a mal.. ele apenas brincou ao escrever essa coluna.

Anônimo disse...

Pois é, os dados apontados: que ganhou invicto as olímpíadas; venceu os 8 jogos e tal só "falam" uma coisa: que os Estados Unidos Ganharam as Olimpíadas. Isso eu vi e, apesar de óbvio (não precisaria eu concordar que os EUA ganhou), concordo. O que se discute é se esse time é imbatível. Nem a seleção de vôlei do Brasil comandada pelo Bernardinho, que pelos "fatos" dos títulos conquistados nesses últimos anos dariam a eles a "marca" de "imbatíveis", não o foram. perderam uns jogos tidos por muitos como "barbadas", por exemplo, o pan de Santo Domingo,quando estavam no auge. Para mim, o time de vôlei do Brasil nesse auge que comentei teria muito mais chance de ser camado de imbatível por todos. Bem, como vimos, não foi.

João Carlos.

Anônimo disse...

Ah, e outra coisa, talvez a mais importante. Acho que ninguém aqui está falando que os EUA não poderão se consolidar novamente como uma equipe, vamos lá, imbatível. POderá. Mas para isso terá que ter uma série histórica, com conquistas nas principais competições: Olimpíadas, Copa América, Mundial. Eu só acho que seja precipitado, falar nisso agora. Acho que a maioria que comenta aqui está indo nesse rumo. Óbvio que os Estado Unidos ganharam as Olimpíadas (inclusive, como muitos ja falaram: invictos). Mas dar a essa seleção uma aura de "deuses do basquete" acho um pouco demais. A maioria aqui (pelos comentários) concorda que eles tiveram todos os méritos do mundo para ganharem as Olimpíadas. Acho que isso é ponto pacífico.

João Carlos

Anônimo disse...

alexandre estefan, nesse ultimo jogo ´por exemplo, um Iverson ou um T-Mac poderia ter entrado no lugar do LeBron, q nao estava vem, Os reservas dos EUA sao otimos jogadores, mais tirando Wade e Poul, o resto nao se compara ao time tilular, ai eles ficaram muito dependente do Wade.
O Carmelo tbm nao estava bem, mais nao tinha um reserva a altura, sendo q o jogador q faz a posicao que ele estava fazendo nos jogos ficou pra fazer a posicao 5 no lugar do Haward, vamos lembrar q se o time titular deles fosse Deron, Prince, Wade, Boozer e Bosh, acho q nao ganhariam essas olimpiadas, mais se o time fosse Iverson, Alen, T-Mac, Garnet e Duncan, teriam praticamente as mesmas chances q os q foram campeoes tiveram, entao eles fazem falta sim, fazem falta pq no jogo de basquete ninguem joga o tempo todo, e nem sempre os grandes nomes jogam bem, como foi o caso do Lebron e do Carmelo nessa final. Quanto ao Ginobili, nao quiz dizer q ele nao faz falta pra Argentina, apenas quiz dizer q naquela semi final com ele em quadra o time jah estava levando uma surra, naquele jogo especifico ele nao fez falta pq estava jogando mal, mais eh logico q se ele estivesse jogando td o q sabe teria feito muita falta...

Anônimo disse...

Ah, não. Dizer que Iverson e Ray não fizeram falta porque não seria bom diminuir o número de minutos dos outros em quadra me soa como insensatez. Não preciso comentar isso. Já imaginou se, no Dream Team de 92, algum gênio tivesse pensado da mesma forma? "Não, não queremos Stockton, Malone e Drexler no time... Vamos tirar minutos de quem? Melhor levarmos 7 universitários para ficarem no banco".

O Iverson, por exemplo, joga no mesmo time do Carmelo e faz mais pontos, mais assistências e mais roubadas de bola.

Não digo que o "abismo" não esteja diminuindo. O time de 92 tinha um "abismo" maior em relação aos outros times. Mas, pra mim, o abismo ainda existe. Ninguém aqui está perguntando se os EUA serão imbatíveis pra sempre. Daqui a 20 anos eles podem ser derrotados por alguma outra seleção, por que não? Mas reafirmo que hoje eu não consigo vislumbrar nenhum outro país tão forte. EUA imbatíveis, ao menos na minha opinião.

Anônimo disse...

"""Kobe leva o dedo indicador aos lábios e manda a torcida calar a boca. A torcida, os rivais, o mundo inteiro."""
"""A postura de Kobe no lance da decisão resume a campanha da seleção americana na competição: determinada, presunçosa, genial."""

resolvi colocar essa parte da materia simplesmente pq nao consigo parar de ler, acompanho esse bog diariamente a sei lah, uns 7, 8 meses, talvez um pouco mais, mas nunca li nada parecido, essa parte da reportagem foi marcante, foi genial por parte do autor...

Anônimo disse...

Netto e Dead.. Iverson e Allen são ótimos jogadores, mas não teriam vaga na rotação atual, iriam barrar quem dos convocados?
De acordo com a escalação do Netto.. Iverson seria na posição 1, nesta seleção americana temos Kidd, Chris Paul e Deron Williams(netto, vc não o citou, mas acredito que seja esquecimento, pq ele é bom d+), Kidd foi pela experiência, os outros 2 estão em uma forma espetacular.. Iverson entraria no lugar de qual deles? Na minha opinião de nenhum e acho que 3 jogadores para a rotação de PG está de bom tamanho.
Já na posição 2.. temos Kobe, Wade e Redd (além do Lebron que jogou mais na 3), o Kobe e o Wade já são mais que suficientes para a rotação dessa posição e o Redd é um exímio chutador de 3, ponto fraco qdo os EUA fracassavam.. o Allen barraria quem? Talvez o Redd, que é um ótimo jogador e mal entrava em quadra.
A outra alternativa seria cortar jogadores de outras posições, mas como vcs mesmo já citaram.. faltava opção no garrafão, se falarem de cortar o Redd.. Prince.. para por Duncan, KG, Amare.. tudo bem, ae concordo, mas lamentar ausência no setor de armação? Ae vcs estão brincando. Só lembrando que jogo da FIBA são 40min, 8 a menos que na NBA.
E Dead, a discussão começou qdo fiz um comentário falando que a final não seria fácil como o jogo da 1ª fase, e vc não concordou.. e hoje, concorda?
:)

Luiz Fernando Paes disse...

só cego não consegue enxergar que os americanos não são imbatíveis coisa nenhuma

desta vez venceram, mas tiveram seis anos de amargura, perdendo para Grécia, Argentina, Porto Rico e outros ..

e quem garante que os espanhóis jogaram seu máximo? Garbajosa e Calderón não contam? e a Argentina sem Ginóbili, não falam?

é fato que o USA Team, tem jogadores e elenco pra se manterem na frente, mas terão sempre que treinar e dar duro, para conseguir às vezes vitórias sem tanta sobra

e se possível, com mais gente forte no garrafão (Amare e até Chandler eventualmente ..), pois quase se perderam por ali

a final olímpica foi um jogasso, e só deixou mais claro que a diferença deles para os 'mortais' não é tão grande assim ..

venceram, estão de parabéns, mas contaram com os craques (principalmente Kobe)metendo bolas, e não com um belo jogo de ataque armado ..

e alguém disse lá em cima que os americanos completíssimos atropelaríam inclusive uma seleção mundial .. aí é pura viagem

nash, ginóbili, nowitsky, gasol, scola, navarro, jasikevicius, spanoulis, diamantidis, kirilenko, entre tantos outros .. deixaríam um suposto jogo como esse um tremendo de um all star game

viva o basquete, e que venha o mundial 2010

quem sabe até o Brasil completinho não consiga dar um calor pros europeus, e perder de pocuo pra espanha, argentina, usa ..

Anônimo disse...

O Brasil com um quinteto Huertas, Leandrinho, Varejão, Splitter e Nene fazia frente a muitas seleçoes de ponta ;)

Anônimo disse...

Se eles jogassem com vontade, poderia ser. Do Huertas e do Splitter não tenho dúvidas que jogariam com tudo que tem. Fico descrente com as caras e bocas do Nene (joga medianamente e acha que é um super-jogador), fica um jgo intero apagado, ineficiente... lá no final do jogo, dá uma "enterrada explosiva" e fica cheio de si. A marra de "sou-eu-que mando-na seleção" (apesar de nunca ter provado nada na seleção) do Leandrinho. E, sinceramente, não sei do varejão... é uma incógnita, acho que ficaria pensando mais no contrato dele do que na seleção (se fosse benéfico para ele mostrar o jogo para fazer um bom contrato, até poderia ser...).