terça-feira, 12 de agosto de 2008

PARA O GASTO




Lá em 1992, o Dream Team original abriu caminho contra os angolanos nas Olimpíadas de Barcelona. Venceu por 68 pontos de diferença, com direito a show, arrogância e violência de Charles Barkley. Dezesseis anos e dois duelos olímpicos depois, o jogo desta terça-feira não foi tão fácil. Não que tenha sido difícil, mas os Estados Unidos fizeram um primeiro tempo meio arrastado e só conseguiram abrir vantagem após o intervalo. Mesmo assim, fecharam em 97-76, vitória até magra diante de um adversário fraco e ainda por cima desfalcado de Cipriano, seu melhor nome.

Continuo achando que os astros da NBA são favoritos, mas podem perder a qualquer momento. Na próxima partida, de quarta para quinta, contra a Grécia, tudo pode acontecer. Será a revanche da espetacular semifinal do Mundial-2006, quandos os gregos chocaram o planeta. Na segunda rodada em Pequim, contra a Alemanha, a equipe de Yannakis se recuperou da derrota na estréia e acertou a defesa. Resultado: Nowitzki e Kaman não viram a cor da bola. É assim que funciona.

11 comentários:

Anônimo disse...

Agora eles (EUA) vão ligar o turbo. O problema de andar com isso muito tempo desligado é não saber se o negócio vai funcionar na hora que precisar. Mas ainda sim, eles tem os foguetes auxiliares, o nitro, aerofólios bakanudos e suspensão ativa, etc.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Agora eles (EUA) vão ligar o turbo. O problema de andar com isso muito tempo desligado é não saber se o negócio vai funcionar na hora que precisar. Mas ainda sim, eles tem os foguetes auxiliares, o nitro, aerofólios bakanudos e suspensão ativa, etc.

Heverton Elias

Unknown disse...

Vi o segundo tempo inteiro de Espanha x China. Quase que a zebra aparece para o outro favorito... quem cochilar vai se dar mal...

Anônimo disse...

Eu acredito que o EUA não passa d Espanha, e se pegar a Argentina, há chances reais de perder....

e não acredito que EUA será campeão...

Mathias disse...

Eles irão levar o caneco se n vacilarem um segundo sequer pq se entarem a jogar de putaria contra Espanha e Argentina, em poucos segundos Ginóbili, Scola, Oberto, Delfino, Oberto, RIcky Rubio, Gasol´[x2] vai fuder com eles!

Torço para time americano se fuder, vou botar eles na macumba depois de ver o filho da puta de Bush na arquibancada!

Parabéns pela matéria!

Enhorabuena!




CARLOS MONTAÑA DE LA SERNA
salvadorbasket.blogspot.com
Crítico de basquetebol

Alfredo Lauria disse...

É isso aí Rodrigo.

EUA são favoritos, mas não são imbatíveis, nem perto disso.

O favoritismo dos EUA contra a Espanha, na minha opinião, é mais ou menos de 60% x 40%, ainda mais pq os EUA até agora não apresentaram QUALQUER evolução de movimentação ofensiva.

Tiveram um grande reforço com o Kobe Bryant, mas parece até que involuiram no ataque.

Elder disse...

Eu tenho visto uns comentários que eu não concordo. Não acho que os Estados Unidos vão perder só se eles começarem a fazer "putaria" ou "mulecagem" (ou seja, perderão só pra eles mesmos!); acho que há grande chence de eles perderem jogando sério e com tudo o que eles têm. O problema não é como os Estados Unidos vão jogar, mas os outros times, que são tão bons quanto o americano. Um abraço a todos!

Anônimo disse...

"diante de um adversário fraco"

Fraco? Parabéns pelo comentário desinformado (e preconceituoso).

Fiel disse...

Hj em dia os tempos sao outros, o Dream Team foi aquele, esse time é muito bom, talvez o melhor desde 92, mas o basquete mundial evoluiu, angola nao é mais o saco de pancada que achamos, alias, a campea mundial Espanha nao perdeu pra China pq eles amarelaram legal, os EUA ta jogando serio e ate agora nao precisaram "apelar". Nao estou conseguindo ver o jogo de hj contra a Grecia, mas parece que nao ta dando graça, 20 pts no meio do terceiro periodo. A defesa americana ainda é uma coisa alem do normal pros padroes. Como o amigo falou acima, se nao bobearam levamm e tranquilo !

Anônimo disse...

Quem foi que disse que a Grécia podia engrossar o jogo contra os EUA?? O que eu vi pareceu um time profissional jogando contra uma equipe bem treinada do ensino médio. Parece que os comentaristas perderam a noção da realidade. Será que ninguém percebe que Carmelo, Wade e LeBron estão anos-luz mais evoluídos que 4 anos atrás? E que o acréscimo de Kobe Bryant, Jason Kidd e Chris Paul, em relação aos anos anteriores, não é pouca coisa? Já estou até vendo. EUA campeão olímpico, e todo mundo dizendo que "a Espanha é o melhor time do mundo". Na minha modesta opinião, se eu tivesse que escalar uma seleção entre todos os jogadores que estão disputando a olimpíada, eu escolheria, integralmente, o quinteto titular dos EUA. Sem dúvida. Gasol, Ginóbili e congêneres teriam que suar muito pra pegar banco.

Anônimo disse...

Os EUA arrasaram a Grécia não foi nem porque tirou a defesa da Grécia do lugar, eles simplesmente impediram a defesa Grega se armar. No primeiro tempo, praticamente não enfrentaram a defesa Graga no 5 contra 5. Era contra-ataque tanto quando tomavam a bola dos Gregos quanto quando levavam a cesta.
No ataque os Gegos não conseguiam desiquilibrar a defea americana porque o jogo de passes e bloqueios não surtiu efeito contra os americanos, que realizavam trocas e mesmo assim não perdiam consistência na marcação individual.
A goleada agravou-se com a bisonha partida de alguns jogadores gregos, que pareciam intimidados, especialmente Diamantidis. Jogar em casa, contra o Brasil, é diferente de jogar Olimpíada contra os EUA.
Quem quiser ter alguma chance contra os EUA, e acho que ninguém tem, precisa frear o jogo, fazer com que ataquem no cinco contra cinco. Eles têm talento, treinamento e confiança para resolver o ataque na primeira oportunidade, com poucos segundos de posse.
A Grécia só conseguiu evitar desastre pior quando conseguiu impedir a transição rápida e montou uma defesa zona.