sábado, 23 de agosto de 2008

HORA DE MOSTRAR O JOGO


Direto de Pequim )))

Pronto. Sem muita surpresa, a disputa do ouro olímpico no basquete masculino reunirá Estados Unidos e Espanha, as principais apostas antes da competição. Os dois jogos que definiram a final foram emocionantes às suas próprias maneiras. No primeiro confronto, decidido ponto a ponto, os espanhóis suaram para derrotar os arremessos precisos dos lituanos, que, apesar de irem perdendo jogadores-chave com cinco faltas, se mantiveram na luta até o fim. Na segunda partida, a emoção foi garantida pela raça dos argentinos, que se recuperaram de um sacode (30-11) no primeiro período para, sem Ginobili, dar um susto nos americanos e finalmente sucumbir com um placar digno de 101-81.. As semifinais reforçaram ainda mais a impressão de que a superioridade física e a qualidade do banco americano fazem a diferença. Invencíveis? Talvez não. Mas, na madrugada deste domingo, será bom a Espanha não esconder sequer um detalhe de seu jogo.

17 comentários:

Unknown disse...

Acho que os Estados Unidos vão vencer fácil de novo.

cibele disse...

Acho que vai ser do jeito que foi o outro jogo. Uma resistênciazinha nos dois primeiros quartos e depois o placar se expande. Sem surpresas, sem jogo escondido.

Anônimo disse...

De que horas começa?

Anônimo disse...

Com Ginóbili em quadra, a Argentina levava uma surra de proporções históricas. A saída dele não justifica a derrota.

Vale lembrar que 30 x 11 no primeiro quarto, se extrapolado para o fim do jogo, daria 120 a 44, ou seja, o maior placar de todos os tempos dos jogos olímpicos. Isso é para dar uma idéia do quanto jogou o "poderoso" Ginóbili nos 6 ou 7 minutos em que esteve em quadra...

Na caixinha anterior, alguém ironizou a idéia de que os EUA têm os melhores jogadores do mundo em cada posição. Eu desafio alguém a apontar uma seleção, dentre todos os jogadores dessa olimpíada, que não tenha 3 ou até 4 jogadores do time dos EUA.

Na verdade, prefiro um Kobe a cinco Scolas.

Os EUA fizeram um superplacar no primeiro quarto e começaram a arremessar só bolas de 3 daí em diante. Erraram muitas. A Argentina acertava tudo. Ou seja, mesmo na fase em que os EUA estavam na pior forma e a Argentina na melhor, ainda assim, a diferença ficou quase em 10 pontos. Isso é ridículo.

E todos dizem que a vantagem dos EUA vem só do banco ou do preparo físico. Desde quando isso é demérito? Na verdade, é uma vantagem a mais. Porque qualquer um sabe que eles ganham em categoria, técnica, força etc.

Daqui a pouco vai ter gente dizendo que os EUA perderam. Convenhamos. Olho gordo tem limite.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

dead boy, a vantagem de 31 x 10 no primeiro quarto é justificada pelo péssimo ataque do time argentino...depois q pegou a "manha",não sei se vc percebeu, a argentina "empatou" o jogo nos 3 quartos seguintes...com os estados unidos usando 100% e a argentina sem ginobili e com uma arbitragem no minimo tendenciosa. Nao acho os americanos isso tudo que vc diz...eles simplismente NAO conseguiam entrar no garrafao da argentina ...kobe mal conseguia infiltrar, alem de levar um toco historico q estou rindo ateh agora....e a argentina nao acertou tudo como vc diz...errou muito, principalmente por ter um armador ridiculo como aquele....

ainda assim, os EUA sao os claros favoritos, e tem sim o melhor time...mas estçao longe se ser imbativeis...

Anônimo disse...

vale a pena comentar q nessas olimpiada, a defesa esta muito boa, q significa q mais uma vez defesa vai ganhar o titulo. O ataque teve seus altos e baixos mas quando a bola de 3 caiu ficou impossivel parar o ataque americano. Coack K realmente colocou ordem e orgulho na selecao americana, q virou o simbolo das olimpiadas aqui nos EUA. Parabens para eles, nao tenho duvida q eles vao ganhar da Espanha por causa da seriedade do trabalho q eles apresentaram....

Anônimo disse...

No atual cenário mundial, acho que os EUA são imbatíveis sim. Se jogassem 10 jogos contra a Argentina, ganhariam os 10. A diferença poderia variar: em um jogo 10 pontos, no outro 20, no outro 15, no outro 25... Mas os americanos ganhariam sempre.

Não é verdade que a Argentina empatou o jogo nos 3 últimos quartos. Ela perdeu por 19 pontos no primeiro quarto, ganhou por 10 no segundo e perdeu no terceiro e quarto (não lembro a diferença de cada um, mas a média, pelo placar final, ficou em torno de 5,5 pontos por quarto).

Anônimo disse...

Se não me falha a memória, os EUA chutaram umas 20 bolas de 3, e a Argentina menos de 10. Não acha estranha a diferença? É que, quando a vantagem estava em 19 pontos, no começo do segundo quarto, os americanos só arremessavam de 3. E assim os Argentinos diminuíram a diferença para menos de 10 pontos.

Nesse momento, os EUA voltaram a jogar sério, com arremessos simples de 2, menos tentativas de passes firulentos e pontes aéreas, e pronto, voltaram a dominar o jogo e abriram o placar.

O que quero dizer é que em momento algum os EUA perderam o domínio do jogo. Eles abriram o placar que queria (19 pontos) e passaram a brincar. A Argentina encostou? Ok, vamos voltar a jogar sério.

A Argentina ameaçou tanto os EUA quanto a China na primeira rodada...

Anônimo disse...

Os Estados Unidos, como alguém falaou aí atrás, não conseguia entrar no garrafão da Argentina, com jogadores (em teoria) menos qualificados; fora uma ou outra jogada de efeito, nada demais. o Placar só foi esse por que a Argentina teve um 1º quarto totalmente atípico (10 pontos no primeiro quarto foi algo TOTALMENTE anormal) e não foi por méritos dos EUA, mas por erro dos argentinos mesmo. Se jogassem 10 partidas, diria que seria 5 a 5. Daria sim para Argentina ter ganhado aquele jogo, se pelo menos a arbitragem não tivesse atrapalhado. houve um momento que a argentina fez, se não me engano, uns 25 pontos contra uns 10 dos EU, ficou somente 6 de diferença. Os Estados Unidos estavam assustados nessa hora! Nõ jogaram com a desenvoltura acrobática que costumam jogar. Uma hora acho que o Carmelo empurrou o Nocioni acintosamente, na cara da arbitragem; não fizeram nada!!!! Então... fazer o quê????

Anônimo disse...

O melhor momento da Argentina foi no segundo quarto (27 x 17, salvo engano). Mesmo se não tivesse existido o primeiro quarto, no terceiro e quarto os EUA teriam devolvido a diferença e vencido o jogo, já que abriram 11 pontos nos dois últimos.

Mas convém ressaltar: não entendo essa gana teimosa de querer eliminar o primeiro quarto da história do jogo. "Ah, esqueçam o primeiro quarto". Meu Deus! Ele fez parte do jogo e foi fruto da superioridade americana, não foi um raio que caiu na quadra.

Bom, se com 20 pontos de diferença tem gente dizendo que, em 10 jogos, daria 5 x 5, aí fica mesmo difícil argumentar.

Então o Brasil, que perdeu por 7 ou 8 pontos pra Argentina no Pré-olímpico de Las Vegas, se jogasse 10 jogos contra los hermanos, ganharia pelo menos 9. Nosso azar é que perdeu justamente aquele jogo, mas, se jogasse outros 9, eram 9 vitórias na certa.

Anônimo disse...

É só assistir ao jogo, de forma isenta! e não precisa eliminar o
1º quarto; só que eles não foram fruto de uma supremacia americana, mas de um grande número de erros dos argentinos. Pergunto: o Jogo teve muitos fast breaks, no estilo que os americanos estavam acostumados? Não, não teve. Erraram muito, fruto da marcação argentina, levaram tocos muito esquisitos; a argentina roubou algumas bolas dos EUA. Agora, só uma sequencia de faltas técnicas que os EUA arremessou, acho que foram 6 (tb teve uma falta intencional no meio, de marcação duvidosa) de uma só vez e o monte de faltas (até intencionais) não marcadas para a argentina, já dava para equilibrar o jogo, fora, o 1º quarto totalmente atípico; fruto, repito, não da marcação americana, mas de erros não forçados argentinos. O EUA é um bom time? sim, é! mas o resultado do jogo foi mais fruto de erros não provenientes de uma superioridade fantástica dos americanos e da arbitragem (tendenciosa) do que qualquer outra coisa. Por isso, digo se jogarem 10, cada um vence 5 vezes.

João carlos....

Anônimo disse...

1- Gasol e Scola teriam lugar nesta equipe americana
2- Considerando os numero de títulos de NBA, Argentina e EUA empatam - Argentina 4 (Ginóbile 3 e Oberto 1)- EUA 4 (Kobe 3 e Wade 1).
EUA são melhores, mas não imbativeis.
Comparação entre 1992 x 2008 - enquanto o time atual se matou de treinar, o de 1992 passou o tempo todo se divertindo e fumando charuto.
Se os EUA quiserem manter a hegemonia, de agora em diante vai ser assim- tem que levar os melhores jogadores e treinar. Mas serão incomodados, cedo ou tarde.
Luiz

Anônimo disse...

Estou observando isentamente, João Carlos.

E vejo que todos "erram" contra os EUA. Foram vantagens de 31 na China, 37 na Espanha, 49 na Alemanha, 23 na Grécia, 20 na Argentina. Trata-se de erros adversários ou verdadeira superioridade?

Do outro lado, a toda-poderosa Argentina venceu a Grécia por 2 pontos, perdeu para a Lituânia por 4 pontos, ganhou da Austrália por 17, da Croácia por 24, do Irã por 15 e da Rússia por 12. E levou 20 dos EUA, claro.

A diferença brutal de desempenho no torneio (média de vantagens dos EUA antes do jogo contra a Argentina: 31,6 pontos; média de vantagens da Argentina antes do jogo contra os EUA: 11 pontos) demonstra que os EUA estão acima, e muito acima (quase o triplo), da Argentina. O placar, de um modo ou de outro, apenas refletiu o que as equipes fizeram até aqui. Ao meu modo de ver, não tem chororô, reclamar da arbitragem e tudo o mais.

Repito: se jogassem 10 jogos, na minha opinião, os EUA venceriam todos, como, aliás, vêm vencendo Espanha, Grécia e outras "portentosidades" do torneio.

Honestamente. Se você tivesse que fazer um "mix" entre as duas seleções, escolhendo os melhores jogadores entre essas equipes dos EUA e Argentina, quem seriam os 5 do seu quinteto titular?

Anônimo disse...

OLHA PESSOAL DESDE O COMEÇO EU SOU UM DOS QUE MAIS DISSE Q NAO IA TER PRA NINGUEM, Q OS EUA IAM MASSACRAR TD MUNDO, ETC, CONFESSO Q ME SURPREENDI COM AQUELE SEGUNDO QUARTO DA ARGENTINA, NAO ESPERAVA POR AQUILO, AINDA MAIS SEM GINOBILI, MAIS POR FAVOR, POR A CULPA DA ARBITRAGEM NAO, ELES VENCERAM PQ FORAM SUPERIORES, OS ARBRITOS ERRARAM EM ALGUNS LANÇES A FAVOR DOS EUA, DISSO NAO DISCORDO, MAIS COMO JAH DISSE ANTES, FORAM NO MAXIMO QUATRO PONTOS E APENAS DOIS LANCES DE ERROS CONTRA OS ARGENTINOS, ESSE TROÇO DE DIZER Q O ARBRITO ENFLUENCIOU NO RESULTADO NAO EXISTE!!!

Anônimo disse...

Se é pra sacanear com essas comparações ridículas, os EUA têm mais títulos da NBA.

Três do Kobe, um do Wade e um do Tayshaun Prince. São 5, e a Argentina tem apenas 4.

Anônimo disse...

Eles são demais! 12 monstros sagrados da história do esporte mundial!

Quando eles ganharam de 37 pontos na 1ª fase a Espanha jogou sério! E dessa vez, outro passeio! Á, é tão fácil ganhar!

Se esse time jogar 220, ganha 220! Foi só passeio durante todos os minutos que tiveram em quadra em todas as partidas! Por isso eles ganharam todas as parciais e todos os períodos de todas as partidas!

COI, uma estátua de ouro pra esses deuses encarnados!

Pode olhar que a seleção do torneio, dessa vez eles vão escolher 12, porque é a única maneira de fazer justiça com 12 monstros sagrados!!