sábado, 16 de agosto de 2008

HISTÓRIAS DIFERENTES


Direto de Pequim )))

As partidas entre Estados Unidos e Espanha, no feminino e masculino, tiveram vantagens finais bem parecidas para os americanos, mas histórias bem diferentes. No feminino, as espanholas, apesar de saírem atrás por 19-4, equilibraram a partida, sob a liderança da renascida Amaya Valdemoro, e fecharam a primeira metade em desvantagem de apenas cinco pontos (39-34). Uma das chaves da reação foi a coragem de partir para cima das americanas nas infiltrações. Os árbitros ajudaram, marcando muitas faltas, e a Espanha deu um susto real nos EUA. Só a incrível pane na segunda metade justifica o placar dilatado de 93-55 para as americanas. A história do jogo, contudo, serviu para aumentar a curiosidade em relação ao inevitável confronto entre EUA e Austrália.

No masculino, embora a vantagem dos EUA tenha sido quase idêntica, com 119-82, a Espanha nunca pareceu capaz de vencer. Apoiados pela torcida, ainda animada com a vitória da China sobre a Alemanha, os americanos entraram determinados no jogo e fecharam todas as portas a uma possível passagem da zebra espanhola. Nos raros momentos de dificuldade, Lebron James tratou de chamar a responsabilidade para si, atravessando a defesa adversária ou metendo providenciais bolas de três. Os tiros de longa distância, aliás, foram uma arma extra dos EUA, que acertaram 12 de 25 (Carmelo Anthony meteu quatro de seis). Na Espanha, pouco se salvou além de Felipe Reyes (19 pontos e oito rebotes em apenas 20 minutos) e Pau Gasol. Com Argentina e Grécia - os outros favoritos - sem convencer, o caminho de Kobe, Lebron e cia. rumo ao ouro pode ser mais fácil do que se imagina.

17 comentários:

Anônimo disse...

Continuo achando que a Espanha escondeu o jogo... e Dead Boy, não é para o Mundial de 2010, o jogo de hoje não valia muita coisa.
Só lembrando que episódios parecidos já ocorreram em algumas oportunidades, os mais famosos foram a Alemanha na Copa do Mundo de 54 contra a Hungria e os EUA nas Olímpiadas de 84 contra o Brasil no volei.
Acho possivel os EUA venceram a Espanha com essa jogando sério, mas não como foi hoje... a Espanha perdendo de 20pts e o time tentando fazer jogada de efeito?? Ainda acredito que teremos grandes jogos.

Anônimo disse...

A aposta geral dos "especialistas" era de que os EUA não tinham chance, nem mesmo se fosse jogo-treino.

No pré-olímpico de 2007, houve quem falasse que, se os EUA acrescentassem Kevin Garnett, Ray Allen e Tim Duncan ao time, talvez brigassem pelo bronze nas Olimpíadas.

Não acrescentaram nenhum desses e aí estão. Acho que numa fase final a Espanha pode até correr mais. Mas aí os EUA vão deixar Kobe e LeBron mais tempo em quadra. Você acha que só a Espanha se poupou? Claramente o time norte-americano estava treinando.

Anônimo disse...

Dead, falar que os EUA não têm chances é algo diferente de achar que outros times devem ganhar, pois chances é lógico que o time tem.
E não falei que a Espanha se poupou e sim que escondeu o jogo para tentar surpreender quando for para valer.
Volto a dizer que após a primeira fase vejo os EUA como favoritos, mas não acho que vai vencer a Espanha por mais de 30pts quando estiver valendo classificação ou medalha, e acho possível surpreenderem os EUA, não só a Espanha, como outras seleções.

Anônimo disse...

Pois eu acredito que os EUA ganharão com facilidade, qualquer que seja o adversário, nas fases finais. Trinta pontos? Aí não dá pra garantir, ninguém é vidente e é uma diferença grande mesmo. Mas dá pra ver, mesmo num jogo com uma diferença não tão elástica de 12 ou 15 pontos, quando um time "sobrou" na quadra.

Thiago Anselmo... disse...

Rodrigo, vc viu hj? O Brasil ganhou, mas ja era tarde...
que pena...
Mas agora é bola pra frente..

EQUIPE NBA-ETC-eTAL

entrem e comentem
www.nba-etc-etal.com

tem uma entrevista com JONATHAN TAVERNARI

Unknown disse...

"aposta geral dos "especialistas" era de que os EUA não tinham chance, nem mesmo se fosse jogo-treino."

nossa, quem sao seus "especialistas"?? seus amigos?? eu nunca ouvi falar num troço desses...de nenhum especialista...ou de pelo menos alguem q entenda razoavelmente de basquete

"No pré-olímpico de 2007, houve quem falasse que, se os EUA acrescentassem Kevin Garnett, Ray Allen e Tim Duncan ao time, talvez brigassem pelo bronze nas Olimpíadas."

outra coisa q eu nunca ouvi falar...claro q os estados unidos nao sao mais unanimidade, mas ainda assim, sao os claros favoritos ao titulo

Anônimo disse...

Frases retiradas deste próprio blog:

"Continuo achando que os astros da NBA são favoritos, mas podem perder a qualquer momento. Na próxima partida, de quarta para quinta, contra a Grécia, tudo pode acontecer" (12/08/2008)

"A partida só reforçou a minha tese de que os Estados Unidos são fortíssimos, mas podem perder a qualquer momento. Parece um paradoxo, mas não é. Basta que alguém encaixe o jogo por mais tempo do que a China conseguiu, e teremos um confronto bem mais equilibrado" (10/08/2008)


Quem falou, no pré-olímpico 2007, que os EUA precisariam se reforçar muito para brigar pelo bronze foi o Paulinho Vilas-Boas, comentarista da TV Esporte Interativo, na época da transmissão do pré-olímpico.

E agora, que os EUA meteram fumo nas poderosas (???) Grécia e Espanha, estão dizendo que os espanhóis "esconderam o jogo". Gostaria de saber se eles também estavam escondendo o jogo quando suaram a camisa pra levar o jogo contra a China para a prorrogação no último minuto. Aliás, contra a China os EUA fizeram 30 pontos.

Anônimo disse...

Nao adianta querer discutir com quem mistura as coisas, tem muita gente que soh pq nao gosta dos EUA como país,(e cheio de razoes para nao gostarem) ficam misturando as coisas e torcendo contra no basquete mais eh evitente que eles vao ser campeoes, talvez nao dando essa surra q estao dando em todo mundo mais duvido q ganhem algum jogo por menos de 10 pontos, e isso se metade do time estiver muito abaixo do que sabem jogar, como jah disse antes, time eles tinham ate pra ganhar aquele mundial de 2002, o que faltava pra eles era apenas saber que poderiam perder, e jogar um basquele coletivo, pensando no grupo e nao no individual, e entrarem em quadra com vontade de jogar.

Anônimo disse...

Dead, vc viu o jogo Espanha x China ? Eu assisti, e posso te dizer que a Espanha começou mal, ficou 15pts atrás e depois mostrou força para conseguir a virada.
A mesma China que fez graça no início de jogo contra os EUA e que venceram a Alemanha.
Você dá a entender que a maioria menospreza os americanos(o que não é verdade) mas vc que está menosprezando as demais equipes, de qualquer forma de nada adianta esse papo, as finais já estão chegando.

Anônimo disse...

Eu não acho que a maioria menospreza os americanos. Eu só acho que a maioria superestima os demais. Os EUA perderam alguns títulos por uma série fatores (individualismo em detrimento do coletivo, grandes jogadores recusando convocações etc.), e agora todos acham que Espanha, Argentina e afins chegaram ao mesmo nível dos EUA. Não chegaram. Os EUA corrigiram a maior parte dos problemas apontados e voltaram a ser hegemônicos. Simples assim. Reafirmo: ninguém nesse torneio tem condições de perder por menos de 15 pontos para os EUA.

Anônimo disse...

"I thought he was going to give it back to me, because J never shoots the ball," James said.

Com um PG desse calibre, como ganhar dos EUA ? QQ um dobra suas estatísticas jogando ao lado de Jason F**** Kidd!!!!

Anônimo disse...

Sim .. a espanha estava escondendo o jogo. Na verdade o objetivo deles eram fazer mais turnover que cestas de 2 e quase conseguiram. Além disso a quest secundária era cada um dos jogadores que pisaram na quadra fazer pelo menos 1 turnover.

Na verdade a espanha entrou não para jogar basquete, mas para fazer o jogo dos turnovers e destravar itens no jogo.


Faça-me o favor!

Cada uma ...

Escondendo o jogo kkkk

Anônimo disse...

Eles queriam ver se o Gasol estava afiado nos rebotes. Por isso, deixaram a equipe dos EUA arremessar muito, pra ver se ele agarrava o que batia no aro e não caía. Foi só um teste. Assim eles vão evoluir o jogo até as fases seguintes e conseguirem, finalmente, com seu basquete imbatível, atropelar os EUA na final...

Anônimo disse...

HEHEHEHE, TA MUITO MASSA VER A BRIGA ENTRE OS "AMERICANOS" E OS ANTI - AMERICANOS, O PROBLEMA NAO EH SOH O FATO DOS EUA ESTAR JOGANDO MUITO, E SIM O FATO DE NENHUM OUTRO TIME TER MOSTRADO UM BASQUETE DIGNO DE BATER DE FRENTE COM ELES, A ARGENTINA NAO EH MAIS A MESMA CAMPEA OLIMPICA, ESTA MUITO ATRAS DAQUELE TIME, MANU GINOBLI NAO EH MAIS O MESMO, A ESPANHA TBM NAO EH MAIS METADE DO TIME CAMPEAO MUNDIAL, E A RUSSICA CAMPEA EUROPEIA JAH ESTA FORA, ENQUANTO ISSO OS EUA SOH MELHORARAM, CONTINUO ACHANDO Q INDIVIDUALMENTE APESAR DESSA SELECAO TER KOBE E LEBRON, ACHO Q EM 96 TINHA UM ELENCO MELHOR QUE ESSE ATUAL, MAIS ESSE ESTA JOGANDO MUITO MAIS BONITO E NAO VAI TER PRA NINGUEM...

Anônimo disse...

Coitado do Nowitzki, num merecia a surra que levou. 106 a 57. Quase o dobro de diferença.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Nossa, já fui chamado até de anti-americano, desde o início falei que acho os americanos favoritos depois dos shows que vem dando, mas que a Espanha escondeu o jogo contra eles, o fato de não forçar o jogo em Gasol no início da partida.. ou de tentar jogadas de efeito perdendo por 20pts..
Mas vcs são os senhores da razão, e a opinião dos outros serve apenas de chacota, valeu ae. ;)

Anônimo disse...

Opiniões mais quentes a parte , o fato é que esse time americano pode até perder , mas dessa vez nao perderá por menosprezar as outras equipes.
Outro fato é que os demais países evoluíram, tecnicamente e fisicamente com relação aos americanos, então as outras derrotas não foram só fruto do mesnoprezo, foram sim recados para que os EUA vissem que tinham que se preparar e jogar com intensidade de campeonato durante tods o jogo.
Assim, novamente contando com quase todos os melhores jogadores mas dessa vez bem preparada ,planejada e com seriedade o resultado mais esperado é o que está se vendo aí.
Mas os tempos de ganhar de olhos fechados já era., embora os americanos ainda estejam a frente.
não estão ano luz como antes
Abraços