domingo, 22 de março de 2009

UM BELO FIM DE SEMANA


Júlio Toledo / Foto: André Durão - Globoesporte.com

Na estrada cheia de buracos que o basquete brasileiro precisa atravessar para sair da crise, dá para dizer que este fim de semana representou um trecho de asfalto bem cuidado.

No sábado, quase todos os técnicos do NBB tiveram um encontro num hotel do Rio para conversar sobre os rumos da modalidade, o que por si só é um tremendo avanço – ainda mais com a presença de Wlamir Marques, que foi chamado para colocar na mesa suas valiosas impressões. A lamentar apenas a ausência de Moncho Monsalve, que aliás já deveria estar aqui.

No domingo, o Maracanãzinho viu uma bela festa no Jogo das Estrelas. Com alguns percalços, claro, e assim será ao longo de toda a estrada. Nos torneios de três pontos e enterradas, por exemplo, a organização me pareceu mais preocupada com a transmissão da TV, e o público nas arquibancadas ficou boiando, quase sem informações sobre as vitórias de Fischer e Júlio Toledo.

Marquinhos / Foto: Local - DivulgaçãoNa partida em si, faltou a escolha do maior destaque, que para mim foi o Marquinhos, mas poderia até ser dividido com Shamell (os dois foram os cestinhas do time vencedor, batizado de Rosa Branca) ou com Marcelinho (destaque da equipe perdedora, a Ubiratan).

Mas as pequenas bobeadas, sinceramente, nem de longe mancharam o valor da festa. Foi legal pelo público, que ocupou mais de 5 mil cadeiras do Maracanãzinho e vibrou com cestas de ambos os lados, e pela tal "comunidade do basquete", que aproveitou a oportunidade para bater papo e trocar ideias.

Foto: André Durão - Globoesporte.com

Parece pouca coisa, mas não é. Até o ano passado, um evento como este parecia completamente inviável. A bola continua na mão dos clubes, e cada acerto como este faz subir ainda mais o nível de exigência. Que a estrada continue sendo asfaltada.

13 comentários:

Anônimo disse...

Péssima cobertura feita pela Globo/Sportv, que venda o direitos para a Rede Mulher, mas que tire desse pessoal, eles emperram ainda mais o basquete, relegando o esporte a vigésimo plano.

Anônimo disse...

A Globo deu espaço no Jornal Nacional para o jogo das estrelas. Sinceramente isso é mais valioso do que passar 24 horas seguidas na Rede Mulher.

A cobertura tem problemas?

Com certeza sim. E muitos. Mas também não se pode negar que a cobertura desse ano (Jornal nacional e Globoesporte) já é a maior dos últimos tempos.

obs: Gostei do público. 5.000 pessoas para mim foi surpreendente. Esperava na base de 2.000.

Anônimo disse...

Pra início está muito bom... Está fazendo jus ao nome "Novo Basquete Brasil..." Cara, fico até imaginando os playoffs... vai ser muito legal!!!

Anônimo disse...

Nota 8 para o evento.
Como o primeiro, mandaram bem.

Nota 7 para a transmissão da Globo. Poderiam pelo menos ter transmitido o jogo das estrelas.

Nota 0 para o placar da Sportv. Não anotaram um ponto sequer da maneira certa. Pontuavam outro time, atrasavam... Uma confusão só.
A transmissão, ao contrário, foi muito boa, nota 10.

Anônimo disse...

é um começo apesar das falhas
parabens a todos

eu acho q deveriam ter vendido os doreitos para a espn brasil ela sim sabe transmitir basquete

eu naum suporto o alberto bial com esse otimismo cego e ridiculo

a familia bial como um todo deve ser banida da tv

se o shamell conseguir a naturalização finalmente teremos um bom jogador na posição 3 e podemos nos ver livre de marcelinho mala machado e seu irmão vai pelo mesmo caminho

tb acho q se o marquinhos quiser e aceitar as regras de uma seleção de verdade poderia ser util mais ele é xarope e mala demais pra mudar

rodrigo será q os "nucleos" da cbb de basquete de base do estado do rio foram ao jogo?

em q pé anda as eleições da cbb?favoritos?quem vai votar em quem?

Anônimo disse...

aí rodrigo
só pra elogiar as matérias do globoesporte.com
retrataram bem o evento, eu achei. bom trabalho

nao consegui gravar o jogo então nao sei como foi esse lance do placar do sportv, mas a contagem de pontos tem sido bem ruim por todo o campeonato. lembro do roby reclamar no ar do placar da fiba, mas o do sportv infelizmente está no mesmo nível

o shamell seria uma boa na seleção

Anônimo disse...

Pra quem não vai às olimpíadas faz tempo e considerando o panorama dos últimos anos, o evento foi nota 10. É o caminho certo. Espero que o campeonato termine no mesmo nível, pra gente poder finalmente dizer que recomeçamos. Pode-se fazer críticas à Globo, mas o jogo das estrelas apareceu em muitos telejornais e durante 2 semanas foi pauta diária no Globo Esporte. A visibilidade que isso dá ao basquete no Brasil é algo que não acontecia, sei lá, há uns 13 anos. Se nada sair dos trilhos, repito, é o caminho.

Anônimo disse...

Foi igual festa de filho da empregada. Voce sabe que foi mixuruca, mas fica feliz porque se ve que fizeram o melhor que puderam.

Entrei pra cornetar o Alberto Bial, um dos maiores paspalhos da televisao brasileira, mas vi que ja fizeram isso. Ele ta devendo dinheiro para o "Clã dos Machados"?

Abracos!

Anônimo disse...

O Bial é uma pessoa maravilhosa que está fazendo um trabalho maravilhoso aqui em Joinville. Realmente as pessoas que tem palavras de incentivo, força e garra tem que ficar fora da tv pq o que vende mesmo é desgraça. Se ele fosse um cara que denegrisse a imagem do basquete seria aplaudido.

Anônimo disse...

Eu não gosto mto do otimismo do Alberto Bial tb, ele sempre exagera, faz de conta que os jogadores brasileiros são espetaculares, mas, ele gosta mesmo do esporte, se todos técnicos e jogadores brasileiros tivessem a paixão pelo basquete que ele tem, estariamos num lugar mto melhor agora....

com relação ao evento, não assisti, só alguns highlights na internet( jurava que nem acharia isso) mas pelo que dizem foi bom, ainda mais levando em conta que foi o primeiro, vamo que vamo NBB

Anônimo disse...

A cobertura pode até ter suas falhas, mas como já disseram, o valor de um minuto na Globo nem se compara a um dia inteiro em outras emissoras, especialmente pra quem busca espaço remoto na memória do torcedor. Difícil mesmo é concorrer com o futebol...

Deixem a ESPN Brasil fora disso, peloamordedeus, ou teremos outra supercopa, um brasileiro de times paulistas... Pfff!

O comentário do Rodrigo sobre as falhas de organização das partidas é valido, mas acho que será necessário uma profissionalização dos organizadores, é possível ver as mesmas falhas nas partidas entre os clubes, falta envolver o torcedor que vai ao ginásio no jogo...

E para aqueles que só querem esculhambar, sugiro que continuem na poltrona assistindo NBA, achando que um dia estarão assistindo um jogo no MSG...

JP Gonçalves (Positive Vibration) disse...

Esse negocio de ta na Globo " valor de um minuto na Globo nem se compara a um dia inteiro em outras emissoras" eu assitiria em qualquer canal o que me intereçar, esse passa -se mais ia ser muito melhor. Mais esta otimo melhor do que estava a uns anos atras.

Fabricio disse...

O Alberto Bial ainda participa do basquete. E o PEDRO BIAL de jurado no concurso de enterrada?? :P

O evento foi ótimo. Sair do zero e fazer um jogo de exibição para 5 mil pessoas é excelente. Óbvio que falta organização. Se o pessoal fosse organizado, não ficaríamos 16 anos com o basquete fora das Olimpíadas. O importante é que os clubes/times/o-que-for resolveram que não dá pra deixar as coisas na mão da CBB.

Isso tudo é o começo. É esperar que o trabalho continue e cada vez mais gente qualificada se junte pra fazer o basquete no Brasil voltar ao que era.