quinta-feira, 12 de março de 2009

O IMPULSO INCONTROLÁVEL




Acompanhar um jogo de basquete apenas pela estatística, vocês sabem, pode ser uma roubada. Foi o que eu fiz na noite desta quarta-feira com a vitória do Joinville sobre o Bauru, por 68-57, que devolveu os catarinenses à liderança do torneio. Alguns números, no entanto, são absolutos, cristalinos, indiscutíveis.

Fischer / Foto: Rogério Maciel - DivulgaçãoQuerem um exemplo? Eu não preciso ter visto o jogo para saber que o Bauru arremessou 16 bolas de três no primeiro tempo - e errou absolutamente todas! Isso mesmo, 0-16! Não sei o que o técnico Guerrinha falou para o povo no vestiário, mas sei que, nos três primeiros minutos do terceiro quarto, o time chutou mais quatro vezes! Terminou com incríveis 5-30.

O mais curioso e irônico é que, no intervalo da partida, Fischer (foto) participou da seletiva para o torneio de arremessos de três pontos do Jogo das Estrelas e, sem marcação, acertou 17 dos 20 chutes que tentou.

Mas voltando ao jogo, será que o Guerrinha achou normal? Ou será que é mesmo impossível para qualquer técnico controlar o impulso dos nossos jogadores para chutar da linha de três?

Outro número que não deixa dúvidas na rodada do NBB: assim como naquele Paulistano x Saldanha no fim de fevereiro, nós tivemos nesta quarta mais um jogo de 49 desperdícios de bola. E de novo estava em quadra o Saldanha (não por acaso o lanterna do campeonato), que cometeu 26 erros contra 23 do rival Limeira.

Para não falar só das coisas ruins, parece ter sido boa, pelos números (pelos números!), a atuação de Franca na vitória sobre o Pinheiros. Poucos erros, bons aproveitamentos, ataque bem dividido. Tomara que a estatística não tenha me enganado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Sou de Franca e assisti o jogo de ontem. As estatisticas condizem com o jogo, poucos erros, sem arremessos precipitados, pontuação distribuida. O HR rodou bastante a equipe, nosso americano enfim estreou. Quanto ao Pinheiros, ficou muito ou totalmente dependente do Marquinhos, no ataque, porque na defesa...bem, o time é treinado pelo Mortari. Defesa?

Anônimo disse...

Paulinho tá fazendo falta no Pinheiros, era ele quem comandava o time.
O problema dos arremessos de 3 é simples, os técnicos incentivam, tem essa mentalidade de que é uma estratégia vencedora.
Essa é a mentalidade dos técnicos ultrapassados, que tem como referência a geração de Oscar.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Vinsanity