segunda-feira, 17 de maio de 2010

NBA - A FINAL DO OESTE


Começa hoje, às 22h, a série entre Los Angeles Lakers e Phoenix Suns. Tenho pensado nela desde o desfecho das semis do Oeste, e já mudei de opinião umas 20 vezes. Como chegou o dia do jogo 1, preciso me livrar do palpite. Antes, porém, alguns pontos:



))) Primeiro, vamos aos ataques. Basicamente teremos, de um lado, o excelente esquema ofensivo do Phoenix, com ótimos chutadores que se espalham pela quadra e um pick and roll matador envolvendo Nash e Stoudemire (veja esse vídeo com uma coletânea de lances). Do outro, os Lakers com o jogador mais perigoso do mundo – preciso dizer quem é? – e um garrafão muito forte. Gasol está voando, e Phil Jackson revelou que, mesmo com o joelho baleado, Bynum deve jogar uns 30min.

))) Agora as defesas. Com Kobe e Artest em quadra, talvez nenhum outro time da NBA tenha mais armas para frear o perímetro do Phoenix. Por outro lado, os Suns de hoje têm uma defesa muito mais consistente que em outros anos. E Alvin Gentry conta com a volta de Robin Lopez, seu melhor marcador de garrafão. Recuperado de uma lesão nas costas, o pivô (na foto, marcando Gasol) será muito útil no embate com os homens altos rivais.

))) Mesmo deixando de lado Nash, Stoudemire, Richardson, Kobe, Gasol, Artest e Bynum, a série tem vários coadjuvantes que podem aparecer – alguns até decidindo um jogo, outros colaborando em silêncio: Frye, Hill, Dudley, Dragic, Lopez de um lado, Fisher, Brown, Farmar, Vujacic do outro. No geral, acho o grupo de coadjuvantes dos Suns (incluindo o banco) bem melhor que o dos Lakers.



))) Levando em conta a forte defesa de perímetro, a qualidade dos pivôs, a experiência em playoffs e o fator Kobe Bryant, a razão manda que eu aposte na turma de Los Angeles. Mas... sei lá. Na era Steve Nash, o Phoenix nunca esteve tão sólido. Entre os jogadores que nunca foram à final, o armador canadense tem o maior número de partidas de playoff (112) na história da NBA. Algo me diz que chegou a hora de botar esse maluco para disputar o título.

E você? Qual o seu palpite? Defenda seu favorito na caixinha.

16 comentários:

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Acho q dah Lakers facil.. 4x1 pro Lakers.. Kobe marcando Nash e Arest marcando J. Richardson.. Sem contar q Stoudamire não vai ter espaço contra o forte garrafão do Lakers..
Meus palpites estão indo mtu mal, mas esse acho q não erro..!

eZ disse...

Sinceramente ??

Só darei meu palpite após ver o primeiro jogo hahaha

Acho q o lakers pode ganhar por uns 20 pontos e a série acaber em 4x0 ou 4x1

O suns pode ganhar por 20 tb

Assim como o jogo pode ser apertado ...

nenhuma das alternativas é impossível haha

bem cleber machado meu palpite .. mas sinceramente, não sei..

O time do lakers é lento e o suns pode correr ... o elenco é forte e não sei se há alguém capaz de parar amare em um dia bom ..

Flávio Vieira disse...

sou torcedor do Lakers - e fanático diga-se, mas sinceramente gostaria de ver o Suns na final. Mas acredito que não será este ano, Kobe ainda é o mais letal jogador da Liga e Mestre Zen ainda é o melhor Coach. Não que só isso baste pra eliminar o Suns, é necessário que Gasol mantenha a ótima atuação que teve contra o Jazz e Bynum terá que se virar contra o Amare. Se Artest anular J-rich, ai vai virar amistoso... isso baseado que Nash e Kobe consigam se equivalrem em quadra, nem que seja, se anulando mutuamente.

Anônimo disse...

desculpe mudar de assunto, mas veremos no rebote.org alguma noticia do Lebron James e pq ele nao jogou bem a partir do jogo 4 da serie contra o Boston? por enquanto a ESPN nao publicou mas existe um rumor forte da razao! tst tst....

Unknown disse...

Eu tb to muito curioso pra ver o que vai dar essa série... pra mim o LAL é favoritíssimo, mas o PHX tem como surpreender. Acredito na experiência e poder de decisão do LAL.
Agora na boa Rodrigo, a única coisas que o Vujacic pode fazer é entregar toalhas e gatorade pros outros caras. Sem condições esse cara.

Francisco Pereira disse...

Desculpe aí Rodrigo, mas acho que vai dar Lakers. Ainda acredito que a defesa do Phoenix vai ser o porquê da derrota frente a Kobe & cia. Apesar do equilíbrio, Kobe faz a diferença e, com o apagão do LeBron, apenas reforçou o coro daqueles que acreditam que ele é melhor do planeta.

Osama_Lakers disse...

Lakers, mas passando trabalho. Até pq maior experiência nos playoffs, mando de quadra e, at last but no least, o melhor técnico da história da NBA são itens importantes na soma a favor do Lakers. 1 abraço,

Fábio Carvalho disse...

Li em algum lugar no site da NBA que o joelho do Kobe parece estar um pouco baleado, mas ninguém sabe a gravidade isso. Fiquei curioso pra ver se isso vai afetar o jogo dele ou se é só balela.
Abraço!

Rodrigo Alves disse...

É verdade, Fábio. Kobe chegou a fazer uma drenagem de líquido no joelho direito e não treinou com o time nenhuma vez desde a última partida contra o Jazz. Mas Phil Jackson disse que ele joga. Abraços.

bcb disse...

Bem, a série vai ser complicada, não vejo acabando em menos de 6 jogos.

O lakers tem vantagens difíceis do Suns parar, como Kobe,Gasol, Bynum e Odom, além de Artest pra engolir na defesa algum jogador do suns.

Quem do suns vai marcar Kobe?Não acho que Grant Hill dê conta do recado, agora que ele é o stopper do suns.Quem vai parar Gasol?amare não é, sempre é engolido.Frye?Lopez?

É um jogo entre times com estilos opostos, e quem conseguir impor mais o seu jogo, leva vantagem.
Acho mais fácil o Lakers conter o Suns do que o contrário, e não acredito muito nessa onda que estão fazendo de que o suns passou a ser um bom time defensivo.Na boa, pra quem NÃO DEFENDIA NADA, qualquer coisa é melhor.

Vou de Lakers em 6. O problema do Lakers será nas finais da NBA, especialmente se for contra o Celtics.

Nash vai formar com Malone,Stockton e Barkley no time dos grandes que não ganharam nada na NBA.

alfa 13 disse...

Dessa vez vai da Suns pois o Nash e o Dragic vão engolir o Fisher, o segredo para se vencer o Lakers é simples, marca todos os jogadores do Lakers fora o Kobe. Deixa ele fazer seus 35 pontos e marca o resto.
Suns 4 x 2 Lakers.
PS: O Boston para mim já é o campeão da NBA.

Anônimo disse...

lakers 4x0
Bruno

Anônimo disse...

Lakers 4 a 1 com uma série espetacular de Kobe...

Anônimo disse...

4 x 0 Lakers!!! Vamos varrer!!!

eZ disse...

Fi fo Fu, sinto cheiro de lakers vs celtics

uahuhauha

Nairo disse...

vai ser como Orlando x Atlanta