quinta-feira, 6 de maio de 2010

LOS SUNS E A TOLERÂNCIA






O Phoenix Suns teve duas vitórias categóricas na noite de quarta-feira. A primeira veio com os 110-102 sobre o San Antonio Spurs, que abriram 2-0 na semifinal do Oeste e deram ao time um conforto valioso para o prosseguimento da série, no Texas. Valeu o esforço coletivo, assim como a pontaria nos chutes de três (após o começo com 1/7, os donos casa emplacarm 8/12) e o destaque individual para o veterano Grant Hill, que marcou 18 pontos e grudou em Manu Ginóbili. O argentino acertou apenas dois dos seus 18 arremessos na noite. Agora a pressão é toda para cima dos Spurs.

A segunda – e mais bacana – vitória do Phoenix foi ter jogado com "Los Suns" escrito no uniforme laranja. Não chega a ser novidade, várias equipes da NBA já fizeram isso em homenagens latinas. A sacada é que, desta vez, a iniciativa foi um protesto explícito do dono da franquia (encampado pelos jogadores) contra a nova lei anti-imigração do Arizona, assinada pelo governador Jan Brewer e criticada até pelo presidente Barack Obama. Para a equipe que acolheu tão bem um brasileiro (além de vários outros estrangeiros), foi um tapa bem dado na intolerância e na discriminação.

"O time se levantou pela comunidade, porque a nova lei pode abrir uma porta para o racismo. E estou me referindo também a cidadãos americanos de origem latina. A qualidade de vida e a liberdade deles podem mudar por causa disso", afirmou o canadense Steve Nash.

Se na própria NBA vemos um monte de jogadores alienados fazendo uma besteira atrás da outra, Los Suns estão de parabéns pelo que fizeram ontem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande partida e iniciativa, até o Dudley jogou bem; Vi o jogo no canal Space e o que me assusta é a terrível forma que Leandrinho apresenta, desperdiçando bolas bobas e dando arremessos ridículos.

Gustavo.

leo aracaju disse...

Será que meur querido Los Suns finalmente vai despachar os Spurs em playoffs??

Acho que seria uma questão de justiça para a carreira do Nash.

Duda 11 disse...

Bela vitória, bela causa, o Suns realmente está surpreendendo!

Anônimo disse...

E o Stoudmire no twiter dizendo que os latinos vieram de Israel?
É brincadeira.

Igor disse...

Bela atitude do dono do Suns!

A propósito Rodrigo, Jan Brewer é uma mulher, então é a governadora de Arizona.