domingo, 23 de maio de 2010

É UM LONGO PROCESSO...




A derrota do Rio de Janeiro para Mar Del Plata na disputa pela sede do Pré-Olímpico de 2011 (na foto, a reunião de ontem) mostra bem mais do que um confronto entre cidades. Mostra que ainda estamos no início de um processo para recolocar o basquete brasileiro num lugar digno entre seus pares internacionais. A candidatura verde-amarela tinha na manga uma cidade-sede olímpica, com boa estrutura esportiva (a HSBC Arena e o Maracanãzinho são ginásios de altíssimo nível) e uma seleção masculina que aos poucos volta a trilhar um bom caminho.

Ainda assim, sequer houve disputa. Mar Del Plata venceu com uma lavada de 13 a 3. Ou seja, o Rio não teve chance em momento algum. Mesmo de longe, sem conhecer os bastidores da concorrência, dá pra imaginar o que faltou: peso político e peso esportivo. Na hora do voto, os caras devem ter visto que os dois países tinham condições de sediar o torneio. E aí, com esse equilíbrio, veio a pergunta: Argentina ou Brasil?

Essa resposta ainda é óbvia. Pode não ser daqui a alguns anos, mas hoje é. O basquete brasileiro entrou num processo de moralização, com um campeonato interno forte e uma mentalidade diferente na seleção nacional. Mas não é fácil apagar os anos e anos de descaso que nos jogaram no fundo do poço. A gente ainda paga esse preço. O processo de recuperação de imagem é longo e árduo. E no meio desse caminho, seremos obrigados a engolir fatos como este que aconteceu no sábado: a decisão é entre Argentina e Brasil? Ok, 13-3.

9 comentários:

Adriano disse...

Acho que não é nem um caso de dizer que nosso passado recente quer nos causou a derrota, mas que o passado recente da Argentina que pesou. Ninguém queria negar o desejo da "Geração de Ouro" argentina de se aposentar das competições internacionais em casa. A garantia de ter casa cheia para Manu Ginobili, Andres Nocioni e Pablo Prigioni deve ter contado, enquanto do nosso lado não podemos nem garantir que teremos os 3 NBA, ou que teremos mais do que 6 mil pessoas na HSBC Arena pra ver a seleção brasileira

O que nosso passado recente influi é sim no peso internacional. Fica claro que a tal Abasu quase não tem força e que Grego e Nunes seguem sem muita influência no cenário latino-americano, enquanto os argentinos são muito bem conectados.

Diogo Aquino disse...

De fato Rodrigo e Adriano tem razão. É óbivio que esportivamente a Argentina é uma sede melhor, pois o esporte na argentina hoje não só é mais organizado, como é maior doque no Brasil, tem apoio popular e campeonato forte. Também é verdade que poucos teriam coragem de negar a despedida de Manu em casa. Mas isso não muda o fato, que o Brasil ainda que tenha mudado o rumo, ainda não mudou de mentalidade, quero dizer que o Brasil pensa pequeno.

Afinal, como se explica que o pais que teve o kara que foi considerado o melor armador da 2ª melhor liga nacional do mundo a duas temporadas ser totalmente desconhecido em su Pais? Como pode o Atual MVP da mesma liga ser outro desconhecido?
Sem contar na pouquissima exposição de Nene, varejão e Leandrinho que opouco foram explorados em suas carreiras de sucesso na melhor liga do mundo.

Como poderemos ter uma popularizãção do esporte no pais, se a CUFA trabalha melhor que a LNB, promovendo o Street?

O rumo que tomamos com a criãção na LNB, e a dedicação total e exclusiva da CBB em cuidadr da seleção e das categorias de base no esporte é ótima. Mas a mentalidade de gestão, ainda é de 3º mundo.

Anônimo disse...

Se o sr. José Claudio dos Reis estivesse vivo, a disputa não teria nem graça. Com a sua morte, em 1999, o basquete brasileiro perdeu toda a influência política que tinha na COPABA e na FIBA. E não era pouca. Zé Claudio era poderoso. Além de decidir sedes de torneios, escalava árbitros e fazia o Brasil ser respeitado no cenário internacional. Depois de sua morte, não temos nenhum representante neste cenário.

Anônimo disse...

ISSO TUDO MOSTRA PARA OS CARAS DA CBB QUE ELES NÃO DEVEM FICAR CANTANDO VITORIA ANTES DO TEMPO, ELES FICAVAM FALANDO PRA TODO MUNDO QUE TINHAM FORÇA POLITICA NA FIBA AMERICA E QUE ESSA JÁ ESTAVA NO PAPO, ESTAVAM ATÉ PROMETENDO CARGOS NO PRÉ OLIMPICO E ATÉ NA ABASU, SE CUIDA GREGO QUE A TURMA DO CARLINHOS ESTÁ TENTANDO TE DERRUBAR DA ABASU, SÓ AQUI NO EIXO RIO-SÃO PAULO TEM 4 PESSOAS QUE QUEREM O TEU CARGO, FORA OS 2 PRESIDENTES QUE ESTÃO SONHANDO COM O SEU CARGO, ISSO TUDO PROMESSA DO PESSOAL DA CBB.

Anônimo disse...

Gostei do comentário do Diogo Aquino acima;

Na época que o Rodirgo abriu um espaço aqui para falar com o presidente da NBB ou LNB, eu coloquei essa questão da exposição do esporte.

O problema é que sempre esbarramos na questão dos direitos de televisionameto.

Mais uma vez eu não quero simplemente criticar as Tvs (GLobo e Sportv), o que eu vejo é que estamos perdendo um granade chance de voltar a popularizar o basquete.

Com grandes jogadores pricipalmente nas duas principais ligas do mundo (Espanha e NBA) e um campeonato, diga-se muito melhor que antes, precisávamos de mas exposição dos patrocinadores e do próprio esporte.

Dos patrocinadores,pois estes é que podem bancar alguma pressão para trazer grandes eventos para cá.

Do próprio esporte pois com exibiçao limitada na tv paga , e alguns flashs das finais pela Globo , vamos acabar deixando o bonde passar.

Depois fica todo mundo encima do filé mignon que deve ser a seleçao brasileira , queira Deus completa.

Mas aí não vai passar apenas de oportunismo de plantão.

Precisamos do basquete na TV aberta ou mais exposição do que vem tendo.

O plano de revitalização não pode deixar de lado o fator exposição, midia e alcance.

Eu sou sãopaulino mas tenho que admitir que se não fosse pelo Flamengo(que as vezes nem paga salários em dia)está envolvido a coisa estaria ainda pior.

Com a palavra CBB e LNB (NBB)

abraços

Sandro

Anônimo disse...

Saudades do Sr Dos Reis,como era conhecido o nosso maior dirigente.
Estamos orfaos!!

Victor Dames disse...

E quem garante que o próprio Grego não trabalhou contra como retaliação por ter sido derrotado nas eleições da CBB?

Abraços!

adriano disse...

Victor, bom argumento, embora eu duvide demais. Apesar da pequena disputa que tiveram pelo cargo da CBB, que muitos dizem que foi apenas "jogo de cena" - não tenho como comprovar isso e não vou defender essa tese, tenho que acreditar no que os dois disseram, que realmente havia disputa - apesar disso, os dois são amigos e sempre são vistos juntos em jogos da Seleção. Duvido que o Grego maquinasse dessa forma para prejudicar o Carlinhos. Na minha opinião, ele é incompetente, não maligno.

Anônimo disse...

ANONIMO

EXTREMAMENTE PARCIAL SEU COMENTÁRIO,SR RODRIGO ALVES.O SR PODERIA ME EXPLICAR QUAIS AS GRANDES DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE A NBB E O CAMPEONATO DA CBB.
1) CONTINUA COM TRANSMISSÕES EM CANAL FECHADO,E A MAIORIA NO 38 NEM NO 39.
2)A BOLA OFICIAL É A MESMA,SPALDING
3) OS ÁRBITROS,REPRESENTANTES E MESÁRIOS,OS MESMOS ESCALADOS PELA CBB
4) AS EQUIPES,AS MESMAS.
O QUE ESTA MELHOR:

COBERTURA DA GLOBO ABERTA.
MAIOR TRANSPARENCIA NA APLICAÇÀO DO DINHEIRO DO PATROCÍNIO
QUE EVOLUÇÃO TEVE A CBB,SIM,UM VERDADEIRO CABIDE DE EMPREGO COM ASPONES DE TODO LADO,UMA GASTANÇA,QUE O VC DEVE TER VISTO NO PRÉ OLIMPICO DE PORTO RICO,COM UMA VERDADEIRA EXCURSÃO DE CARTOLAS DA CBB E VOTANTES DO CARLOS NUNES, E NÃO VI VOCE CITAR EM NENHUM MOMENTO ESTA GASTANÇA IRRESPONSÁVEL.VOCE É UM MOÇO INTELIGENTE E AINDA TEM CREDIBILIDADE.MAS VAMOS TENTAR SER MENOS PARCIAL TÁ.