terça-feira, 4 de maio de 2010

CABEÇA NO LUGAR






Talvez só porque eu tenha dito que dor no quadril é coisa de velho, Steve Nash nem esperou terminar o terceiro período para enfiar 30 pontos goela abaixo dos Spurs. Não fez muito mais depois disso, é verdade (terminou com 33), mas fez o bastante para mandar sua torcida de volta para casa com um sorriso no rosto. O resto ficou nas mãos de Jason Richardson (27 pontos) e Amare Stoudemire (23) na vitória por 111-102, que abre 1-0 para o Phoenix Suns na série.

Por duas vezes, o Phoenix esbarrou no colapso. Viu o San Antonio emplacar uma sequência de 12-0 no terceiro quarto e outra de 13-0 no último. O fantasma do Texas deu uma voada rápida pelo ginásio no Arizona, mas nas duas ocasiões o time da casa conseguiu colocar a cabeça no lugar. Teve frieza e maturidade para não entrar em pânico e se manter à frente no placar. Baita mérito.

O primeiro jogo da noite eu não consegui ver porque estava preso na redação. Mas pelo que li, o Boston grampeou o Cleveland na defesa durante quase toda a partida, contou com 19 assistências de Rajon Rondo (foto) e abriu 25 pontos de vantagem no último período. Na reta final, quando acabou o gás, os Cavs emplacaram uma reação furiosa, mas já era tarde. Vitória verde por 104-86, série empatada em 1-1. De quebra, Anderson Varejão saiu com dores nas costas (não era coisa de velho?) no terceiro quarto e não voltou. Você viu o jogo? Foi esse mesmo o panorama? Diga aí na caixinha.

16 comentários:

Anônimo disse...

O Boston sempre esteve a frente do Cleveland, com este encostando no placar ao final do 2 quarto. Shaq foi completamente dominado e estava perdido em quadra. Muito bom primeiro tempo de Varejão e péssima noite de Lebron, errou quase tudo. No 3 quarto os Cavs voltaram irreconhecíveis e Garnet, Allen e Rondo (que jogador) comandaram a festa. Assisti os dois jogos e na minha visão o Boston foi melhor em ambos, sendo que os momentos de equilibrio foram propiciados mais pela arbitragem que por qualquerr oiutra coisa. Cômputo geral, os Cavs e Lebron vão ter que soar muito para roubar uma vitória em Boston.

Gustavo.

Luís Gustavo Schuck disse...

A reação do cleveland não foi monstruoso não! Foi bem normal o Boston tomar alguns pontos com o relaxamento, em certo momento o time era Wallace, Glen Davis, Tony Allen, Paul Pierce e Rondo. Até Nate Robinson jogou ontem...e cade os ajudantes do Lebron, meu deus Mo Willians, abandona o barco. O Cleveland vai sofrer pra passar, se passar dos verdes e vai sangrar ainda mais na derrota para Orlando, de novo. Opinião apenas.

O time não tem um segundo jogador BOM. O Jamison é muito bom, mas não leva jeito de vencedor de playoffs e ainda por cima chegou tarde ao time. Já o Mo Willians que ano passado era o tão esperado suporte para o Lebron, deus me livre. Tanto é que depois disto o Cavs foi atrás de Shaq e Jamison para dar suporte, mais na cara impossivel.

PauloRJ disse...

Rodrigo, o que ficou claro para mim foi que se o Lebron não estiver 100% o Cavs não vai conseguir ganhar nenhuma partida....

Por outro lado, acho que o Lebron machucado nesses playoffs pode ser a melhor coisa para Cleveland: Ele não vai ter dado o título que prometeu pra cidade (vai se sentir na responsabilidade), e vai achar que só não ganhou porque se machucou, que em Cleveland ele tem as melhores chances de ser campeão (isso para mim é verdade), e vai estar mais inclinado a ficar em Cleveland...

Por outro lado, se ele ganhar o título vai se sentir livre da promessa.....e se perder estando 100% vai achar que é maldição da cidade e que lá em Cleveland não tem jeito mesmo....

eZ disse...

Todo mundo dizendo que o Cavs apanhou pq o Lebron estava meia boa, mas como eu disse antes, poucas vezes eu vi uma dominancia defensiva tao grande, entre 2 times de alto nivel. Deu dó de ver o cavs perdido sem saber o q fazer. Eles estavam chamando iso atrás de iso no lebron e nem se estivesse 200% ele passaria no meio de 3. Foi um show de bizarrice.A defesa fortíssima fechou tudo, principalmente no 3o. quarto. Grudaram no Lebron, fecharam a linha de passe dele e principalmente, param os coadjuvantes. A reação no final, puxada pelo JJ foi quanto o tie estaa visivelmente cansado em bolas baseadas em turnovers e não por jogadas criadas pelo cavs.
Esse técnico é mto, mto, mto ruim.

Se os celtics forçar o jogo na defesa, rondo continuar jogando muito, o cas só ganha se conseguir manter o jogo parelhos por 3 quartos e forçar a correria nos velhinhos no último quarto.

Mas sinceramente, depois do q eu vi ontem, mais 3 jogos com essa defesa e a série acaba.
Foi uma aula de defesa do celtics e um show de horrores do cavs.

Dead boy disse...

Complicou pro Cavs. Terão de roubar uma vitória fora de casa contra um dos times mais encardidos (e certamente o mais experiente) do leste. Minha opinião pessoal é de que LeBron vai decolar e fazer o time vencer a série em 7 jogos (talvez até 6...). Mas é um desgaste imenso e desnecessário para um jogador que tem lá seus problemas físicos.

PauloRJ: acho interessante seu ponto de vista, mas discordo. LeBron (e seus assessores) é tudo, menos ingênuo. Creio que a inclinação dele para continuar ou sair independe do título. É mais lógico ele analisar friamente o elenco ao seu redor e tomar a decisão. E, mesmo numa análise fria, ainda acho que é o melhor time para ele. Tudo bem, o elenco tem seus pontos fracos, mas Mo Williams (quando não some) e Jamison não são jogadores que se acham em qualquer esquina.

bcb disse...

Show da defesa do Celtics, e uma grande atuação ofensiva de Rondo e de Ray Allen (achei o ataque dos Celtics apenas mediano, o time sofre muito se Pierce não decidir).

No Cavs, chegou a hora desse elenco, especialmente dos jogadores complementares como Mo, Jamison e Shaq mostrarem a que vieram, por que ganhar 60 e poucos jogos na temporada regular deu ao Cavs a vantagem de mando de quadra e essa vantagem JÁ FOI!

Mas essa série vai longe ainda, as chances dos Cavs são boas, por que o Celtics teve um percentual de acerto dos arremessos nos primeiros quartos incrivel, até Sheed jogou bem e marcou 17 pts!Não acho que isso seja sustentável.

Romolo Gascho de Souza disse...

FOrça Mo Williams e cia!!! continuem amarelando desse jeito... risos.. os torcedores do knicks tal como eu, agradecem, pois assim, Lebron vai ficando cada vez mais perto do MSG!Na minha modesta opinião, Lebron só fica em Cleveland se o título vier, caso contrário, já era!

Que partida de Rondo ontem heim, é o mvp dos celtics na temporada sem dúvida! parece que os velhinhos de verde estçao começando a pegar no breo pra jogar, até allen e rashed apareceram pra jogar o que sabem ontem! Agora o caldeirão vai ferver pro cavs no TD north garden, e, se não ganharem uma lá pra resgatar o mando de quadra, a série já era pro cavs

Francisco Pereira disse...

Boston fez um excelente jogo, principalmente na defesa. Creio que o ponto fundamental é tentar conter as infiltrações de LBJ, que, se não fizer os pontos (com lance de bonificação muitas vezes), cava faltas e tira a defesa do lugar, achando alguém livre. Mesmo ele tendo melhorado bastante, a melhor opção é forçá-lo a chutar de fora.
Rondo é o motor e se os arremessos de Allen e Pierce (cada vez mais arremessador, sem as pernas de antes) estiverem decentes, Boston tem muita chance.
Apesar da campanha fraca em casa nesta temporada, creio que os Celtics tem a vantagem na série agora. Playoff é outra história.
Li sobre Shaq em um post aqui, mas infelizmente ele é apenas complemento. Na hora do pau, vai ficar que nem a gente: só assistindo a partida.

eZ disse...

na verdade o shaq nessa série não tem mto o q fazer, já q perkins não é o noah.

O cara é forte, joga sujo e não é apenas soltar o cotovelo e subir livre.

Creio que não joga 20min nessa sére .. o time ficou mtui melhor uquando ficou mais leve, mas acho q dá celtics em 6, mesmo com lebron fazendo mágica em algum jogo.

Os caras tão com raiva, estão mordidos. E mesmo um cara como lebron não consegue ganhar sozinho sem um playbook decente e um bom técnico atrás dele.

Teremos mais show de horrores com passes desesperados, chutes tortos fora de hora e os caras afinando . Muito se ala do spurs jogar sujo, mas p mim o time mais sujo da liga é o celtics. O time titular inteiro é composto por caras chatos, malas, que provocam, xingam, de cotovelos afinados.

Dead boy disse...

Concordo com o que vem sendo dito. Não é novidade que LeBron é a única arma ofensiva eficiente do Cavs e que pará-lo é a chave da vitória pro Celtics. Também não é novidade que Shaq não é sombra do que foi.

Mas um elemento do jogo de ontem eu acho que é digno de nota: o Celtics acertou como nunca. Rasheed com 87% de acerto nos arremessos? Na temporada esse cara tinha 40%. Perkins com 83%! Fora que o time encestou 47% dos chutes de 3. Eles fizeram, nos arremessos de 3 pontos, aquilo que não conseguiram fazer durante a temporada nem nos arremessos de 2!

Ou seja... É claro que tudo pode acontecer. Mas acredito que o Cavs continua com amplo favoritismo.

eZ disse...

Dead, eu acho que o desespero do cavs foi tanto que em varios momentos eles tentaram acelerar o jogo e com isso perderam um pouco o foco na defesa. As bolas de fora do sheed foram totalmente livres, e o rondo cansou de meter bola embaixo da cesta para o povo todo. Cada hora tinha um livre no garrafao do cavs. Quando tentaram fechar, tome bola livre de media distancia ... quando o o ataque iso-no-lebron n funciona o time se perde todo n soh no ataque.

Eh ridiculo. Acho que para o bem do basquete esse tecnico farsante merece perder.

olha a diferença no jogo de média distância .

http://scores.espn.go.com/nba/shotchart?gameId=300503005

um time tem um sistema de jogo, o outro não kkkk

eZ disse...

aliás, acho q se pegar o histórico dá p ver q ano passado, paesar das bizarrices nas rotações do stan van gundy, aconteceu a mesma coisa.

Acho que um time não consegue chegar ao título sem um sistem de jogo bem definido, mesmo que os valorees individuais sejam muito bons.

Se vc pegar os últimos anos, tivemso os triângulos, o ataque de média e balanceado dos céltics, com defesa absurdamente forte, o jogo cadenciado do spurs e até mesmo o título do grande pat riley com a defesa forte e contra-ataques planejados.

ainda acho q dá bosto em 6.

concordam ? discordam ?

Unknown disse...

Cacilda, muito bons posts aí.
Concordo com muito do que foi dito: o Rondo mata a pau, o Lebron não jogou seu melhor jogo, a defesa dos C's foi impecável, Cavs desesperou. Um ponto muito importante foi o que Dead boy falou: os C's tavam acertando absolutamente tudo. Ray Allen e o Sheed tavam retrô total. Eu acho difícil o C's manterem essa eficiência ofensiva mais 3 jogos. Mas tem que ser dito que o Cavs já mostrou ser um time que sente a pressão, especialmente o seu Mo Williams. Seu Mike Brown tb.Eu prefiro ver como o Cavs reage a ser encostado na parede no próximo jogo antes de dar um palpite. Se os caras entrarem em pânico e só o Lebron jogar, aí já era.

bigmanrj disse...

Com relação aos palpites do Rodrigo, pego uma frase muito boa do Romário sobre o Pelé... "O Rodrigo de boca fechada é um poeta".

Anônimo disse...

O Cavs vacilou ofensivamente no 3ºquarto mas foi por méritos defensivos do Celtics.

Boston sabe que para vencer a série tem que marcar muito os Cavs.

Mas como todos viram no 4º quarto o Cavs teve umas 3 oportunidade de diminuir para menos de 10 pontos.

Mas preferiram tentar lances de 3.

Eu vi o Boston muito cansado no último quarto e na minha opinião eles não terão físico para marcar como fizeram nos 3 primeiros quartos de ontem.

Concorod com todos Mo Williams é o cara que tem algo a provar no Cavs, pois ano passado foi engolido na defesa e sumiu no ataque contra Orlando.

Achei um jogo atípico prefiro esperar os próximos jogos em Boston

Não é parecido com o Cavs e Orlando, pois ano passado o jogo do Orlando foi unidimensional de 3 contra Cavs que só tinha marcadores baixos para marcar o perímetro.

Boston ganhou pois se matou na defesa nao sei se aguentam esse ritmo de marcação em 3 ou 4 jogos

Se aguentarem dará Celtics se não Cavs ganham no cansaço.

abraços


Sandro

Anônimo disse...

Bons comentarios! Galera consciente! Mas a verdade é que não foi só o Lebra que não jogou, ninguém no Cavs fez nada! E qdo q bola não caia, começou a dar aquela paúra e neguinho tava rifando a bola, ninguém queria assumir a responsa de arremessar! Sem contar os lances livre perdidos!

abs,
Fer Nando