segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A RESSURREIÇÃO DE HUERTAS


Marcelinho Huertas / Foto: Reprodução

Emprestado do estelar DKV Joventut ao até então pequeno Bilbao (acreditem: o clube conta com 4.400 sócios e sua folha salarial na temporada passada foi de 5,5 milhões de euros, uma das mais baixas da liga), com péssimo aproveitamento nos arremessos durante o Pan-Americano e pouco utilizado no Pré-Olímpico, Marcelinho Huertas viu seu mundo ruir. Agora, com muita técnica e um espírito de superação invejável, o armador dá a volta por cima na Europa.

O espanhol Javier Salgado (9.3 pontos e 2.8 assistências) e o americano Luke Recker (10.1 pontos) também se destacam na equipe de melhor defesa do campeonato (70.1 pontos sofridos). Mas é Huertas quem dita as cartas por lá. Com médias de 15.2 pontos (cestinha da equipe com 20% da produtividade total e sexto da ACB), 13.8 em eficiência (21° na liga), 3.7 assistências (oitavo) e 2.5 rebotes, o brasileiro foi o principal nome do time basco, que conseguiu, após a maior seqüência de vitórias do clube (sete), a primeira colocação em 2007 (12 vitórias em 15 partidas, sendo que duas das derrotas foram por um ponto) pela primeira vez em sua curta história de cinco anos na ACB (a primeira divisão espanhola). E tem mais.

Marcelinho Huertas / Foto: ReproduçãoEm uma espécie de revanche pessoal, Marcelinho ajudou a destroçar sua ex-equipe (81-58, com 25 pontos e três assistências dele). O brasileiro também foi responsável por duas bolas decisivas (na vitória contra o Tau, no clássico local, ele converteu dois lances livres no fim; o mesmo ocorreu duas rodadas depois, contra o Valladolid). Para se ter uma idéia, em que pese a derrota para o forte Barcelona em sua primeira partida de 2008, Huertas (com o dobro de sua média de pontuação total da carreira nesta temporada) já anotou, nos 16 jogos de 2007, os mesmíssimos 243 pontos de 2004-05 (seu melhor campeonato até aqui).

Com todas essas credenciais e a curva descendente de Valtinho, Huertas já possui crédito e bagagem suficientes para assumiu definitivamente a posição de armador titular da seleção brasileira. Principalmente se seu próximo técnico for espanhol...

11 comentários:

Anônimo disse...

o marcelinho tem potencial realmente. na seleção faltou ele selecionar mais os arremessos, assim como os demais jogadores, que aremessavam na hoa errada.

Guga disse...

A mas pode ficar sossegado Bala, depois que uma cigana ai previu que o Brasil vai pegar até podium nas Olimpíadas - o time masculino o feminino não - até aquele jogador do Flamengo vai começar a acertar 70% dos arremessos de 3 pontos. Aguarde.

Anônimo disse...

hauhauahauha
muuuito boa essa!!!
hauahuahauha
bota o leandrihno de pivô e o splitter armando jogo q vamos pegar pódio e tudo!!!

Anônimo disse...

tem logo hoje??

Jones Mayrink disse...

Nossa galera
feliz demais de ver o huertas mandando bem la
acho q ja pode assumir sim nossa seleção, mas so lembrando q prescisamos de um armador na seleção e nao de mais um pontuador
coisa q ele esta fazendo muito bem no seu time
na seleção vai prescisar saber selecionar muito bem a bola

Anônimo disse...

Não só ele vem jogando muito na LIGA ACB, como o "GIGANTE" SPLITTER, vem fazendo muito bem seu papel de pivô e comandante do garrafão do TAU!!!

Espero que o próximo treinador da seleção, saiba tirar o melhor de cada atleta!!!

Um abração à todos e um belo 2008!!!

Anônimo disse...

bom ele sempre foi só precisa de CONFIANÇA e de tempo e ritmo de jogo q ele é um grande jogador quando teve chance no sulamericano da venezuela o brasil só foi campeão por causa dele pq ele tinha q jogar por ele e pelo ridiculo do nezinho

Anônimo disse...

O Marcelinho que todos aqui de SP conhecemos é esse aí.
Basta o tecnico dar a responsabilidade pra ele comandar o time que ele assume e muito bem.Quem sai ganhando é a sua equipe. O que deve ser feito é dar a ele o tempo que foi dado ao Waltinho na seleção, como vem tendo hoje no Bilbao. Foi assim no Pinheiros, foi assim no Paulistano , e na seleção brasileira no sulamericano de 2006.
Força Marcelinho , vai que é tua garoto !

Anônimo disse...

se ele aprender umas coisas com o Valtinho, ele vai ser muito melhor q ele, e vai dominar a armacao da selecao por um tempo...esse cara eh bom, ele q tem q ser titular na selecao e deixar o Leandrinho de 1/2

Anônimo disse...

Concordo com o ultimo comentario. O Marcelinho tem que aprender com o Valtinho (o que este não faz): marcar mais e o jogo todo, nao ficar apenas cercando o frango na defesa, não encerar a quadra batendo bola em excesso, amarrar menos o jogo, dar velocidade e não jogar em camera lenta....

Anônimo disse...

Quem trabalhou com o Marcelinho e pode acompanhar de perto sua carreira aqui no Brasil conhece o seu potencial e do que ele é capaz de fazer para o seu time. Que o digam seus ex-técnicos Neto (Paulistano), Savério (Pinheiros), e o atual técnico de Bilbao, e o quanto sofreram os técnicos das equipes adversarias que jogaram contra ele. Parece que a historia se repete agora na nova equipe dele.