quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

DE CARONA COM OURINHOS


Foto: Fábio Balassiano
Carina, Lisdeivi, Iza e Karen na van do atual campeão brasileiro



Marcelo, ex-jogador na década de 80, limpa a van que levará as oito meninas de Ourinhos à última partida no Rio de Janeiro. Depois de vencer Botafogo e Fluminense, as atuais campeãs brasileiras vão a São Gonçalo enfrentar o Teresópolis, no terceiro confronto em três dias. Na ida, ao lado do técnico Paulo Bassul, quase não falamos de basquete. Para minha surpresa, ele é um aficionado por cinema e espetáculos musicais.

O começo da viagem não é diferente das dos times de futebol. Um filme (Uma noite no museu), que logo é trocado por um CD de hip-hop, a pedido do agitado fisioterapeuta Rodrigo. Tati canta fazendo dancinhas com as mãos. O pedido para botar um samba, da pivô cubana Lisdeivi, é rechaçado pelo grupo, que teme pelos ouvidos antes da partida. Quase não há conversa na van.

Foto: Fábio BalassianoAntes do jogo, Lis sente uma indisposição, vai ao vestiário e volta com a partida já iniciada. O jogo é mera formalidade.
No primeiro tempo, Ourinhos atropela. Depois, sente o ritmo, faz a alegria dos cerca de 30 torcedores mandantes e desespera Bassul. O resultado final, 89-63, é o de menos.

A volta ao Rio é mais animada. Ao lado de Lisdeivi, falamos sobre a situação do país e um pouco sobre o Nacional - ela afirma que faltam pivôs por aqui. Carina, Gattei e Karen lêem. Iza, a mais tímida e a caçula da viagem, observa e ri do sotaque da cubana. Bethania e Tati ensaiam uma conversa e se animam a cantar. Mas ninguém habla mais que a simpática pivô - ela chega até a cantar.

Com apenas sete atletas (Iziane partiu antes, separada do grupo), Ourinhos se despediu do Rio de Janeiro como chegou: as meninas quase não foram reconhecidas, prova de que nem o melhor time do país tem o valor que merece. Mas, calma, ainda havia tempo para mais algumas palavras de Lisdeivi...

4 comentários:

Anônimo disse...

esse blog tah ficando chato pq nao falam mais de NBA so desse time do fluminense e do nacional feminino

So uma sugestao nao entendam mal

Vitor disse...

e por isso que nosso basquete nao vai, enquanto damos moral para os caras de fora o nosso basquete morre precisamos sim de reportagem que falem mais do dia a dia do basquetebol nacional e ver o quanto sao persistentes aqueles que querem fazer o basquete aqui ter um futuro melhor alem do mais precisamos valorizar as empresas que botam dinheiro no basquete e para isso e importante aprecerer na midia.

Anônimo disse...

Boas reportagens mas eu acho que vcs deviam falar mais da NBA....
Tem tanta coisa interessante acontecendo e vcs não postam sobre NBA há seculos.

Anônimo disse...

ah... bons tempos de andar de topic, com um bando de caras de 1,98m, 2m de altura, todos espremidos... como era bom... no sentido de jogar basquete e estar indo pra um campeonato...