quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

EM PORTUGUÊS CLARO


Grego / Foto: CBB

Na noite de terça-feira, o Botafogo teve um ex-jogador como espectador na partida contra Catanduva, no Rio.
Grego, o presidente da CBB, acompanhou a derrota de sua ex-equipe. Abordado pelo Rebote na arquibancada do ginásio, ele foi simpático e ao mesmo tempo seco em algumas perguntas. Falou do novo técnico, do estilo da seleção e de sua administração.

REBOTE - Como foi o processo de escolha do Moncho Monsalve? Ele era a segunda opção, não?
GREGO - Não existe isso de segunda opção. Escolhemos o Moncho, e ele será o nosso comandante. Pouca gente sabe, mas ele já estava contratado há seis meses. Ele viria no ano passado para algumas clínicas, visitas e sessões de treinamentos, mas problemas no calendário dificultaram a situação. Ele conhece todos os nossos jogadores e poderá implantar a sua filosofia de jogo. É um disciplinador, mas muito aberto ao diálogo.

>>> "Ninguém vai mudar a nossa maneira de jogar, com chutes de três, transição e velocidade"

- Qual será esta filosofia?
- Será sempre a nossa concepção de jogo, mas com valores europeus. Ninguém vai mudar a nossa maneira de jogar, com chutes de três, transição e velocidade. Ele poderá adaptar isso a uma maneira mais européia, com mais consistência, cuidado com a bola nas mãos, cinco contra cinco...

Moncho Monsalve / Foto: Divulgação- Mas o senhor acha que é possível conciliar isso?
- Não vamos jogar que nem eles, que marcam 50, 60 pontos por jogo. Nossa escola é diferente - somos de anotar, 90, 100 pontos para vencer. Temos que jogar como sempre jogamos, mas com alguns requintes, mudanças. Isso é normal e o Moncho Monsalve (foto) saberá como fazer.

- Muitos técnicos daqui criticam a escolha de um estrangeiro...
- (Cortando a pergunta) Por que você não fala que outros tantos apoiaram a decisão, inclusive o Oscar Schmidt? Chegamos a um ponto que todos temos que apoiar, sem desavenças que não levam a nada. Ninguém mais do que eu apóia os técnicos daqui. Sempre os defendi. Escolhi um de fora porque precisamos de experiência internacional para irmos adiante. Nada além disso.

>>> "Julgar a minha gestão só
por uma classificação olímpica no masculino é errado. Devo ser julgado pelo meu modelo de administração, pelos resultados nas categorias
de base, pelo conjunto da obra"


- Como será a montagem da comissão técnica? O Neto, agora trabalhando em São Bernardo, é um desses nomes, correto?
- (Com um leve sorriso) Os nomes serão conhecidos no momento oportuno, ao fim de fevereiro provavelmente.

Marcelinho / Foto: CBB- Não seria mais prudente o Moncho vir ao Brasil o quanto antes, para conhecer a nossa estrutura, ver como andam os treinamentos, ver os jogos?
- Ele virá, mas não temos pressa. Os jogadores da seleção, com exceção do Marcelinho (foto), atuam fora do Brasil. Ele não precisa vir pra cá, portanto. Tem que ficar na Europa mesmo, analisando nossos atletas e os adversários.

- Quais são os planos da preparação antes do Pré-Olímpico?
- Estou viajando para a Europa, para ver o sorteio e conhecer os nossos adversários. Teremos três semanas completas de treinamento e um torneio na Grécia antes da competição. Chegaremos bem lá e conseguiremos a vaga.

Grego / Foto: CBB- Como avalia sua gestão? As críticas mexem com o senhor?
- Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas. Acho que julgar a minha gestão só por uma classificação olímpica no masculino é errado. Devo ser julgado pelo meu modelo de administração, pelos resultados nas categorias de base, pelo conjunto da obra.

- Mas nas categorias menores estamos começando a perder para adversários que antes não nos incomodavam...
- Isso é normal. A Argentina cresceu, mas nada que nos assuste. Estamos trabalhando duro para atingir nossos objetivos. Vou continuar por muito tempo ainda à frente da CBB.

22 comentários:

Anônimo disse...

"Devo ser julgado pelo meu modelo de administração, pelos resultados nas categorias de base, pelo conjunto da obra."

- Mas nas categorias menores estamos começando a perder para adversários que antes não nos incomodavam...
"- Isso é normal."

???????????????????????????????
devo rir ou chorar?

Guga disse...

"Vou continuar por muito tempo ainda à frente da CBB."

Essa sim da vontade de chorar.

Anônimo disse...

Parabéns ao Fábio pela entrevista! Mas só tenho uma coisa a dizer:

Socooooooooorro!!!!

Jones Mayrink disse...

Nossa senhora!!!
que isso Fabio!!!
certas respostas dele , nao deu vontade em vc de dar um soco na cara nao???
que cara escroto mane!!!
vontade de parar aqui com o basquete!!!
falou que nosso basquete vai continuar a mesmo miserável transição e chutes de 3 do marcelinho e tambem do leandrinho!!!!
nene,varejão,splitter e baby(essa safra de bons pivos so pra pegar rebotes e fazer bloqueios) sao pivos so pra continuar pegando rebote e nada fazendo la em baixo??
nossa que vontade de matar o grego!!!
por favor, alguem responde minha pergunta??
como fazer uma polemica e melar essa porra e palhaçado do grego

Anônimo disse...

ainda bem que a olimpíadas de londres tá perto...

Unknown disse...

A Argentina dá uma surra no Brasil com o time reserva (só o Scola de titular), coisa que há 10 anos era impossível. Isso é fruto do trabalho de base. Agora vamos ter que levar surra deles nas categorias de base também, para alguém fazer alguma coisa????

Anônimo disse...

Oi, Pessoal. vou aproveitar para responder por aqui, até porque recebi emails falando sobre a entrevista. Soco na cara eu não digo, mas fiquei espantado, ou preocupado comigo e com a galera que acha que o basquete brasileiro está mal. Ou todos estamos loucos, críticos demais, azedos, ou o pessoal da CBB, com o Grego pela frente, enxerga coisas demais... Agora, o Grego é um extremo boa-praça, e vai ver que é por isso que, infelizmente, ainda consegue sobreviver na modalidade. Saí da entrevista feliz pelo resultado dela, mas triste ao mesmo tempo. abs, fábio.

Anônimo disse...

ele falou q tem q ser julgado pelo trabalho dele na base...entao quer dizer q ele ta entregando os pontos, vai entregar o cargo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e quem vai ser o novo presidente?

Fiel disse...

Realmente Parabens Fabio, pela entrevista e pela paciencia. Mas sinceramente, eu nao tenho a menor vontade ler o uouvir o que esse cara 'pensa' ... é repugnante, nojento mesmo ...

V E R G O N H A um tipo desses ainda dominar o esporte brasileiro !

Anônimo disse...

acho que os resultados da base que ele tanto fala deve ter sido o 4° lugar no mundial juvenil do ano passado, naquele time do Paulão, Betinho, Cauê... realmente foi um puta resultado, mas só que ele foi graças ao talento da geração em si, e a superação dos meninos no jogo das quartas de final(esqueci agora contra quem - era um time invicto se n me engano).
Eu ja joguei diversos campeonatos brasileiros de base, até são bem organizados, a estrutura é legal, sobre tudo os do COB, mas que o Grego ta de sacanagem com agente, isso ta claro, nao sei se ele finge que ta td bem ou se ele realmente acredita que esta

Anônimo disse...

Pedro, foi contra a Austrália (que aliás só perdeu este jogo em toda competição), em um jogo em que o Brasil venceu por 73 a 72, eliminando os rivais. O Paulão deu um show no pivô dos caras (Andrew Ogilvy, terceiro cestinha e reboteiro do torneio), anotando, se não me engano, 15 pontos e apanhando 14 rebotes. Mas o cestinha brasileiro foi o Betinho, com 23 pontos. Na minha opinião, esta foi uma das maiores vitórias de uma seleção masculina em torneios oficiais dos últimos 10anos, e isso mostra quão ruim é o nível do nosso time principal. À época escrevi sobre isso, aqui mesmo.
http://rebotenopan.blogspot.com/2007/07/devagar-com-o-andor.html
abs, fábio.

Fernando Bizzarro Neto disse...

Parabéns Fábio pela entrevista, vc deu sorte. Participou de um dos momentos mais trágicos do basquete. Essa entrevista é de matar de nervoso. Alguém falou em olimpiada de Londres, mas convenhamos, com uma confederação como essa, o basket brasileiro tá comprometido por mais uns 20 anos.
Vamos torcer pela olímpiada de 2032 sejá-lá-onde-for ( o rio de janeiro será candidato...)

Anônimo disse...

Fabio valeu pela lembrança....
concordo com vc, esse foi um dos melhores resultados brasileiros nos ultimos 10 anos, com certeza.
Ainda que o resultado em si nao signifique a aprovação do trabalho do Grego com as divisões de base.
O que nos resta agora é torcer pra no adulto o time ter um lapso de brilhantismo como tiveram os garotos no mundial.
Abração

Anônimo disse...

O COMANDO do basketball brasileiro , inclusive do Paulista está velho, cansado, cheio de gente ultrapassada como dirigentes, faltando sangue novo. O mal que pessoas até bem intencionadas estão causando está ficando cada vez mais irreparável.
Vejam quem são os dirigentes da CBB, das Federações Paulista, Carioca e se percebe que todos estão por lá há decadas. Que quase todos não representam mais nenhum clube. E o pior, estão se eternizando e blindando essas entidades.
Ontem tivemos aqui em SP uma cena lamentável, de envergonhar os basketeiros, no jogo entre Paulistano e Franca, na presença de varios dirigentes da FPB, e as vistas de todos que lá estavam, meteram a mão no Paulistano deixando de dar uma falta clarissima no armador Fernando Pena a 10 segundos do final, e a arbitragem administrou a vitoria de Franca!!!!!
Foi uma cena revoltante, ultrajante, que se fosse em Franca, com certeza não teria ocorrido, e teria terminado muito mal e em pancadaria. Tudo isso na presença dos dirigentes da FPB! Eles não tomaram nenhuma atitude, engoliram os sapos dos torcedores e dirigentes do Paulistano como se não tivessem nada com isso. O delegado do jogo, outro banana, não fez nada, ficou administrando a zona dentro de quadra, e até hoje não entendo qual a sua funçao, se não a de por ordem no jogo e manter a arbitragem sob vigilancia e fazendo com que ela respeite as regras e um minimo de retidão. Os arbitros se julgam DEUSES, ninguem mexe com eles. Fazem e desfazem e nada acontece.
Enfim , está mais do que na hora de uma mudança radical nesse esquema de GREGOS, TONYS e seus velhos amigos , e recomeçar com um novo BASKET para o Brasil, antes que acabem com o que ainda resta.
RENOVAÇÂO TOTAL JÁ!

Michael Swioklo disse...

Perdi a fome ao ler essa entrevista. O cinismo desse cidadão é incrível. mas acho que a culpa deve ser repartida entre as federações e os clubes. Ele já foi reeleito algumas vezes e sempre por ampla maioria.

Anônimo disse...

"Julgar a minha gestão só
por uma classificação olímpica no masculino é errado. Devo ser julgado pelo meu modelo de administração, pelos resultados nas categorias
de base, pelo conjunto da obra"


Ele ta de sacanagem né?????????????????????????

Ele fala isso sério mesmo????????/

Se for ele tem que ser interditado urgentemente por completa falta de sanidadade mental. Não consegue enxergar um palmo a frente.

Uma declaração dessa é sinal de completa loucura (esta fora da realidade)

Uma classificação olímpica????
Várias não classificações né.

o Basquete brasileiro esta completamente perdido com um cara desse na direção!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A última frase da entrevista do seu Grego pra fechar com "chave de ouro"...meu Deus, tragédia anunciada meus companheiros....e o homem ainda acha que é competente, que esta fazendo um bom trabalho...estelionatário...
E a mediocridade caminha...
Abraços ao REBOTE.

Anônimo disse...

Dos males o menor:

A nossa sorte é que a FIBA ainda não criou uma 2ª divisão para o basquete internacional.

Porque senão meus amigos , o Brasil já ostentaria o status de

"CORINGÃO DA BOLA LARANJA".

Unknown disse...

O que me deixou mais triste foi a última resposta, está na hora de alguém no Ministério dos Esportes (apesar de não estarem nem ai para o fato) acabar com o continuismo na presidência das confederações, federações e clubes estipulando prazo por exemplo de dois anos no cargo com direito a uma reeleição apenas, só assim democratizaremos o nosso esporte. Fora todos aqueles que se perpetuam no poder através do corporativismo no esporte.

Anônimo disse...

Se o nosso amigo Grego mostrasse os pontos positivos pelos quais ele deve ser avaliado, eu agradeceria muito, pois sozinho eu não encontrei nada.

Anônimo disse...

A Argentina cresceu é piada. A Argentina, na verdade, nos dominou por completo. Nos ganha em todas as categorias e com os adultos nos ganha com os reservas. Só falta nos ganhar no feminino, o que antes era 40 pontos pra nós, hoje já tá em menos de 10.

Anônimo disse...

depois de ler uma entrevista dessas tento manter minhas esperanças de que nosso glorioso basquete volte a ser o q era, depois da saida de um ditador chamado grego.