quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

ESCOLINHAS DE MARCEL E MESSINA


Ettore Messina / Foto: Reprodução

Até o dia 1° de fevereiro, por mil euros, os interessados em aprender sobre basquete podem se inscrever na Clínica Online de Ettore Messina, que agora dirige o CSKA, da Rússia, e é um dos maiores treinadores do mundo. O conteúdo das aulas é vasto, mas pode ser resumido em defesa, jogo de transição, ataques, zonas e método de treinamento.

Por aqui, Marcel de Souza ensinará aos técnicos de base soluções em diferentes aspectos do jogo (táticos e técnicos). Para quem está ensinando a quem está começando, melhor pedida não há. Só é uma pena que alguém tão estudioso e com idéias tão arejadas, como é o campeão do Pan de 87, esteja marginalizado na modalidade.

Não sei se é pedir demais, mas seria interessante se os técnicos brasileiros abrissem os olhos para estas oportunidades. Messina e Marcel entendem do jogo como poucos, e perder uma chance destas não é recomendável.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara Rodrigo, tudo bem ?

Sou técnico de Basquetebol da Universidade Federal de Viçosa.

Eu queria muito participar de ambas clinicas, do Marcel é bem acessível. Mas para quem está começando, como eu,24 anos apenas,
não tem como pagar 1000EUROS para participar da outra clinica.

Uma pena, pois deve ser excelente cara a oportunidade e os estudos.

Mas, na do Marcel, vou tentar fazer o esforço $$ e ir ne?!!

Abraçao !

Anônimo disse...

Oi, Henrique. Tudo bem? Acho que o esforço para a clínica de ambos é bem válida, mas veja o seu foco neste momento, além, claro, do aspecto financeiro. Tente ver os conteúdos, os assuntos abordados e decida. Só de saber que há alguém interessado já é legal. parabéns e siga! abs, fábio.

Anônimo disse...

O Marcel é o capital mais subutilizado do basquete brasileiro. Ele tem idéias ótimas, modernas e consistentes, além de uma baita autoridade moral. É capaz de pegar o jogador e falar "é assim que se faz, filho".
Merecia uma chance na seleção, e eu acho que a hora era agora (embora eu ache a nossa classificação uma possibilidade meramente estatística). Uma pena a CBB tratá-lo da forma como trata atualmente.

Anônimo disse...

Giuliano, concordo inteiramente com você. Já que pelo visto não teremos técnico estrangeiro de altíssimo nível, valeria uma olhada no Marcel, o único com os predicados, que vocês os citou, para comandar a trupe. abs, fábio.

Unknown disse...

Ola Fabio, acredito que o Marcel merecia mais oportunidades em clubes brasileiros pra aprimorar suas experiencias de ex-jogador e tentar ganhar alguma competição por um clube para depois alçar um voo mais alto que seria a seleção, pois temos muitos tecnicos na ativa e seria muita injustiça nao lembra-los para a seleção nao acha? Não vamos dar uma de CBF e colocar outro Dunga na seleção né? Grande Abraço.

Anônimo disse...

Caro Fabio, o problema maior é mesmo disponibilidade financeira.

É ruim porque é raro demais termos isso no Brasil, fora as Clinicas Eletrobas da CBB.

Tivemos um unico grande encontro de técnico pela FIBA e nao CBB,que foi o Primeiro Congresso Mundial de Ciecnias do Esporte no Basquetebol, em sao paulo na epoca do Mundial Feminino.

Ali sim, achei interessante.

Mesmo com algumas palestras ruim ou razoaveis, tivemos bons momentos. Estive presente em todas as palestras da mesa de treinamento.

Enquanto o Brasil não tiver uma associação forte de técnicos e mais, uma verdadeira vontade de melhorar os jogadores que instruímos desde a base, não teremos mudanças grandes.

Porém, acho que voces da imprensa,
sempre que possivel, divulgarem estas clinicas ajuda e muito a quem está começando como eu e não espera se aposentar do basquetebol após sair da universidade.

Abração.

Unknown disse...

E ai Fábio tudo bem, após email, gostaria de salientar o seguinte o Marcel deveria ser convidado para ser o assistente do espanhol na seleção. É o treinador com as idéias mais modernas hoje no basquete brasileiro assimilou muito bem o basquete moderno jogado pelas principais seleções européias e a Argentina. Além de ser intelectualmente acima da média.