sábado, 26 de janeiro de 2008

ABSURDO NO PAULISTA






A arbitragem brasileira é péssima, disso ninguém duvida. Mas existem erros e erros. O que é inconcebível, por exemplo, é que se duvide da lisura de uma marcação por conta de interesses sabe se lá de onde e do quê. Na partida em que Franca se classificou para a final do Paulista ao vencer o Paulistano por
75-71, o ala Fernando Pena, do time da casa e em busca do empate, sofreu uma falta claríssima a menos de oito segundos
do fim - foi atingido por Márcio de forma até grosseira.

O que marcou a arbitragem?

Nada, absolutamente nada. Momentos depois, Pena saiu de quadra revoltado, chutando mesas e xingando todos. Agora, vem cá, dá pra criticar o jogador em uma situação dessas? Creio que não, foi apenas uma reação a uma atitude reprovável.

Não viu o lance? Clique no vídeo acima, assista e comente.

22 comentários:

Guga disse...

Ninguém mais joga defesa em SP? Tá louco, peneira dos dois lados...

Anônimo disse...

nao vi essa falta clarissima que voce falou, eu vi um apelo igual a pelada de futebol aqui no campinho da rua

Anônimo disse...

Não consegui ter a certeza da falta por falta de nitidez na imagem.. mas parece ter sido falta sim, mas algo me intrigou, pq ele cortou para o meio que estava cheio? Pq ele não passou a bola para os 2 livres?
E achei exagerado o choro do rapaz, se a cada erro da arbitragem o jogador sair chutando tudo.. e ainda correndo inflamar a torcida contra os juizes, não é correto.

Anônimo disse...

Peraí, galera, vamos com calma. Texano, o nível daqui é péssimo, mas não dá pra ser analista de melhores momentos, né? O Paulistano teve uma das melhores defesas do campeonato, e fez a série contra a equipe de melhor ataque da competição.

Estefan, sua análise tá certa - o Pena deveria ter ido para a cesta. Quanto ao choro, pensa no seguinte: ele é um garoto vindo de lesão, um dos possíveis craques do torneio, tentando empatar a série contra a equipe mais tradicional do esporte brasileiro e foi castigado por um apito. Não é qualquer erro, Alexandre. Isso é um escárnio. Erro de concepção é mole, a gente até releva, mas essa falta não tem desculpa. abs, fábio.

Anônimo disse...

esse é o texano! sempre metido a ser o fodão

Anônimo disse...

Texano,
O nivel do paulista é melhor que o do brasileiro, não justifica esse comentario destemperado...

Anônimo disse...

não achei uma falta tão clara assim.

Anônimo disse...

Toda a analise apenas nesta imagem????tambem concordo que houve falta,assisti o jogo ao vivo e deu para notar que houve falta,mas dai a insinuar que havia uma armação é forçar a barra.Apenas alguns minutos antes foi marcada a quinta falta pessoal do jogador Felipe de Franca,falta que absolutamente não existiu....se houvesse armação!!!!!E dizer que a arbitragem brasileira é ruim é no minimo esquecer que tivemos arbitros apitando finais olimpicas e mundiais.
Para entender tudo o que aconteceu no fim do jogo temos que voltar para toda a série,pois no segundo jogo tivemos problemas com um dos arbitros e que tambem estava apitando o quarto jogo.Por isto toda aquele polemica com o sitado arbitro,mas não devemos nos esquecer que haviam tres arbitros e todos foram cobrar a falta de apenas um deles.

Anônimo disse...

eu vi o jogo ao vivo pela TV.... foi falta escandalosa sem duvidas. honestamente n acredito em armação em favor do franca, acredito sim que o time eh melhor... mas o paulistano q era um time cheio de garotos levou na garra e soh n foi pra prorrogacao por esse lance.
agora, fabio ou quem souber, me respondam uma coisa, o fernando tem qts anos ? td mundo se refere a ele como garoto, mas ele tem moh cara de velho...
qto a irritacao dele, totalmente esperada, qlq um ficaria, nada haver com choro... agora, outra mancada da arbitragem eh nao dar tecnica pra ele ou pro banco neh, que invadiu a quadra foi pracima do arbitro, e nada foi marcado... ou seja , regra que eh bom , nada
abracao

Unknown disse...

Eu estava no ginasio do CAP vendo o jogo, falta absurda....o Fernandinho saiu com o olho ateh inchado da pancada...é de se revoltar....ainda mais as duas andadas do helinho clarissimas q houveram nos 2 mins finais....o estranho é q seja no Paulista, seja no Brasileiro, seja nas categorias de base...o apito sempre favorece Franca neh...isso é uma grande coincidencia

Anônimo disse...

O COMANDO do basketball brasileiro , inclusive do Paulista está velho, cansado, cheio de gente ultrapassada como dirigentes, faltando sangue novo. O mal que pessoas até bem intencionadas estão causando está ficando cada vez mais irreparável.
Vejam quem são os dirigentes da CBB, das Federações Paulista, Carioca e se percebe que todos estão por lá há decadas. Que quase todos não representam mais nenhum clube. E o pior, estão se eternizando e blindando essas entidades.
Ontem tivemos aqui em SP uma cena lamentável, de envergonhar os basketeiros, no jogo entre Paulistano e Franca, na presença de varios dirigentes da FPB, e as vistas de todos que lá estavam, meteram a mão no Paulistano deixando de dar uma falta clarissima no armador Fernando Pena a 10 segundos do final, e a arbitragem administrou a vitoria de Franca!!!!!
Foi uma cena revoltante, ultrajante, que se fosse em Franca, com certeza não teria ocorrido, e teria terminado muito mal e em pancadaria. Tudo isso na presença dos dirigentes da FPB! Eles não tomaram nenhuma atitude, engoliram os sapos dos torcedores e dirigentes do Paulistano como se não tivessem nada com isso. O delegado do jogo, outro banana, não fez nada, ficou administrando a zona dentro de quadra, e até hoje não entendo qual a sua funçao, se não a de por ordem no jogo e manter a arbitragem sob vigilancia e fazendo com que ela respeite as regras e um minimo de retidão. Os arbitros se julgam DEUSES, ninguem mexe com eles. Fazem e desfazem e nada acontece.
Enfim , está mais do que na hora de uma mudança radical nesse esquema de GREGOS, TONYS e seus velhos amigos , e recomeçar com um novo BASKET para o Brasil, antes que acabem com o que ainda resta.
RENOVAÇÂO TOTAL JÁ!

Anônimo disse...

Foi de dar enjôo o que vimos o trio de juizes, sim juizes e não arbitros, que sentenciaram a vitória para FRANCA, metendo a mão no PAUISTANO desavergonhadamente.
Esse trio deveria ser enviado para apitar na Europa (Sibéria) ou America do Norte (Alasca) e ficarem congelados por lá uns 2 anos. Ah se a coisa fosse séria por aqui no nosso basquete.... teria concurso com vagas para novos arbitros e a aposentadoria compulsória de muitos, sem direitos a nada!

Unknown disse...

É engraçado ,quando a arbitragem errava e era a favor de Ribeirão ,o COC comprava juizes e o escambau,agora que facilitou a vida do Franca ,aqui vemos os metidos a sabichões do basquete francano tendo a cara de pau de falar que nem falta foi,ou que o erro foi casual
Hahahah,façam me rir

Unknown disse...

O Fernandinho é de 83 cara...é novo ainda

Fernando disse...

O Márcio deu um tapa no Fernando que pegou braço, cabeça e dizer que não foi falta?
Com três "juízes" ainda... Será que nenhum deles viu nada?
Negativa tb foi a atitude do Wlamir e Kledir(gosto muito dos dois) que soltaram coisas do tipo "é, eles não têm o recurso da tv" e depois do jogo não comentaram nada sobre o assunto e nem entrevistaram ninguem do Paulistano.
Esses episódios são antiiigos..
Lembro do COC, de sua defesa "forte" que consistia em marcar com o braço e que não recebia nenhuma penalidade dos árbitros. No seu ataque, o que prevalecia era o tocou-marcou.
Lembro muito da indignação do Tm Zé e outros técnicos diante dessas situações.
Os times de Hélio Rubens , quando esse era técnico da seleção, eram bebenficiados tb.
Recordo de uma vez em que ele parou a final do brasileiro de 99por 20 minutos pra esculhambar a mesa e não recebeu falta técnica.
É difícil ver horizontes melhores no nosso basquete diante desse filme que teima em repetir..

Anônimo disse...

E esse campeonato nacional, é uma verdadeira palhaçada nem aquela porcaria do sport tv está transmitindo; o que salva é o paulista e ainda conseguem estragá-lo.

Anônimo disse...

bom mesmo e a NBA com juiz ladrao assumido, goteira na quadra, tecnico estrupador e etc

Anônimo disse...

Nosso querido colunista Fábio, esqueceu mesmo da 5ª falta inexistente, que tirou Felipe do jogo. Isso também não desestruturaria o time? Um dos principais jogadores ser eliminado por uma falta inexistente faz o que com a cabeça do time? Ah, Franca comprou a arbitragem? Achei engraçado como não foi marcada nenhuma falta técnica após o fato. Só faltou o Pena quebrar todo o ginásio, Janjão e Leite descontrolados. Eu estava no ginásio e vi um Fúlvio, que não parava de chamar o Helinho de filhinho de papai e de bichinha. Isso é atitude de um jogador profissional? Se eu escutei tudo isso fora da quadra, como o srs árbitros não escutaram? Voltando ao assunto da falta, eu concordo que foi falta, e que o árbitro não marcou, porém, passou muito longe de ser roubado ou comprado. Que me desculpem os outros times, mas Franca respira basquete há muito tempo. Nada mas normal que haver sempre um "bode expiatório" ou invejosos, querendo tirar todo o brilhantismo da equipe.
Já o fábio, que gosta tanto de colocar vídeos aqui no site, poderia colocar uma versão completa, de uma reportagem sobre todo o feito.

Anônimo disse...

Caro anônimo, em nenhum momento foi levantada a hipótese de "roubo" para Franca, até porque a equipe não precisa disso. E o vídeo foi o único que encontrei no Youtube, à época. O juíz não deu a técnica no Pena porque sabia que tinha errado, pô. sentimento de culpa, se vc quiser chamar assim. abs

Unknown disse...

depois da da falta....a atitude da arbitragem foi de compensar não dando a falta técnica...
Fulvio chamano o Helcinho de filinho de papai é coisa que acontece na quadra....com tds os jogadores...Agora jah q o anonimo estava no ginásio ele deve ver também o Helinho a cada falta marcada chegando para o Luisinho ou para o Marquinhos e sempre falando..."Falta???pq falta...num fiz nada...vo continua fazendo isso e a proxima naum vai ser falta.." td isso pq estava irritado com a marcação de um garoto de 17 anos q é o Vinicius

Unknown disse...

Desculpa de aleijado é muleta hahahahah

Renato disse...

vergonhoso, não tem outra palavra pra descrever.