segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

UM DIA COM AS MENINAS DO FLU


Foto: Rodrigo Alves



O período que passei, na última semana, com a equipe feminina de basquete do Fluminense rendeu três reportagens hoje no Globoesporte.com. Para quem quiser dar uma olhada, os links:

))) Um dia com as jovens guerreiras tricolores
Da roupa no varal à derrota para Santo André, passando pelo bife com beterraba no almoço, tudo sobre o dia 6 de dezembro.

))) O motorzinho e a máquina de rebotes
A armadora Ivana e a pivô Clarissa falam sobre o clima no grupo, as viagens, a falta de estrutura e a crise no basquete brasileiro.

))) Por trás da barba, técnico faz o impossível
Guilherme Vos conta como se vira para treinar o time, pagar taxas de arbitragem, hospedar as meninas e contar piadas.

36 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. São esses personagens que devem ser lembrados. Enquanto o Grego ri da atual situação essa galera (de técnicos, profissionais do basquete em geral, e jogadores) trabalha duro.

Anônimo disse...

Não sou muito de comentar por aqui, mas queria parabenizar ao Rodrigo pelas matérias. Os personagens, de fato, são ótimos, mas não merecem ser anônimos e viver com tão pouco (ou nada). Ivana, Clarissa e Guilherme merecem ser enaltecidos, mas que isso sirva de alerta para que essa situação mude logo. abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

Aih que tá... Grego tem tudo, todo o controle e quem rala de verdade para tentar fazer do basquete do Brasil alguma coisa, fica dentro d'agua.
Mais Deus sabe o que faz, justiça há de vir.
Tenho esperança... espero que lutas com esse valor, dessa jovem equipe, não se dissipe.
Abraço, ótima matéria.

Fernando Cesarotti disse...

Parabéns, Rodrigo, belíssimas matérias. Um sopro de vida para o basquete e uma prova de que o jornalismo online também tem espaço para coisa boa.

Anônimo disse...

Muito boa a matéria! Quem lê tem uma pequena noção da pessoa maravilhosa que está atrás daquela barba... Há dez anos atrás, quando fui atleta dele, ele já se sacrificava por nós e pelo basquete.. Quem sabe após a matéria no globo.com alguém não faz alguma coisa?

Unknown disse...

O QUE DIFERENCIA NESSA SITUAÇÃO É O AMOR AO ESPORTE E AS ALTETAS ... PQ O CARA É UM LUTADOR E APAIXONADO PELO QUE FAZ. GUILHERME AS COISAS SÃO DIFICEIS MAS LÁ NA FRENTE EU TORÇO DO CORAÇÃO PRA TI QUE VC VAI LEMBAR DISSO COM CARINHO E VAI SE SENTIR COM O ESPIRITO LIMPO COM A SENSAÇÃO QUE O TRABALHO FOI FEITO PARABÉNS.

Roberto F Gomes disse...

Roberto Gomes, Professor de Educação física ex. Preparador Físico das equipes de Basquete da Vila Olimpica da Mangueira, estive nessa praia durante 5 longos anos, longos por conta de um País sem preparo esportivo, sem pessoas com treinamento ou QI(Quem Indique),sem cultura, sem nada dirigentens buscando afirmação propria, entre muitos outros dai chamamos fenomenos é o caso do Professor Guilherme Voz de tantas as vezes vi ser injustiçado com convocações de técnicos de seleções arranjadas por dirigentes e mesmo vendo uma pessoa que muitas das vezes sem nenhum apoio só contando com os proprios pais das atletas dava sempre certo seu trabalho e ainda hoje, mesmo longe a mais de 3 anos vejo que meu amigo Guilherme Voz faz o mesmo sucesso e ainda mostra como seria se os memos dirigentes dessem o minimo ele poderia dar o maximo, parabéns e espero ver muitas matérias desse profissional incrivél Roberto Gomes.

Anônimo disse...

Fala meu amigo Guilherme!!
Como sempre Guerreiro, fazendo de tudo para não deixar morrer o basquete feminino no nosso estado.
Esperar reconhecimento: felizmente só dos ammigos q pouco podem ajudar mais q torcem com certeza para o seu sucesso!
Vc é bom!! Parabéns

Anônimo disse...

Matérias excelentes.. Assunto de máxima prioridade e importância!
Estive bem perto, bem pertinho mesmo, e pude comprovar que tudo o que foi dito e mostrado a respeito das meninas e do Guilherme é totalmente verídico e ainda muito mais.. Desejo toda a sorte possível pra vcs.. e que agora portas se abram e vcs recebam o que merecem por tanta dedicação, união, força de vontade e principalmente amor pelo nosso basquete. Que são, melhores condições para mostrar todo o potencial que vcs tem e, chegar em um futuro bem próximo, a lugares bem altos e conquistas inesquecíveis.. Parabéns Guilherme! Vc é um guerreiro! Parabéns meninas! Continuem assim unidas!

Unknown disse...

Fala Guilherme...
Meu camarada, você esta de parabéns com o seu trabalho. Pessoas como vc tem que merecer todo o respeito e a atençao.
Você sabe que jogo volei mas minha esposa foi criada com você e com seu grande trabalho.
Na verdade no volei também passamos por situaçoes como essas. é ruim saber que nós fazemos um trabalho bom em pró de retornos como revelaçao nao só de atletas mas como pessoas. O esporte precisa de gente como você, que mete a cara sem vergonha de tomar um tapa.
Esta de parabéns Professor, que Deus consiga ver o seu Trabalho e te ilumine,pq vencedor vc ja é.
Grande abraço meu camarada!!! felicidades e sorte pra vc e sua equipe.

Anônimo disse...

Sensacional!
Matéria mais que merecida e, de tabela, interessantíssima!
Traz a sensação de que ainda há esperança! E que o trabalho de alguns com o esporte carioca pode ser, um dia, devidamente recompensado. Afinal, chega a ser injusto que tal garra e raça não sejam reconhecidas!
Toda a sorte do mundo para essas meninas, seu técnico e seu basquete!

Anônimo disse...

Exelente essa matéria!!!!
vc merece todo o respeito e a atençao pelo trabalho q faz e pelo q vc já fez por todos!!!
Desejo-lhe todo carinho do mundo pra vc pois vc é especial!!!
Parabéns a vc e sua equipe!!!
abração

Anônimo disse...

Excelente a máteria!!!!
Eu fui atleta do Guilherme no Flamengo, e ele realmente é um Paizão!Pra mim ele é o Bernardinho do basquete!Guerreiro, ama o q faz e não desiste nunca!!!O Gui foi fundamental pra mim, é uma pessoa muito especial!
Gui, parabéns por tudo!!!
Que Deus continue iluminando o seu caminho, sempre!!!
Bjs!

Anônimo disse...

Guilherme
daqui de longe meu abraco ao amigo tecnico.
Nunca vou me esquecer que fiz minha estreia no basquete estudantil contra voce.
Foi um bom batismo...
Vitor

Unknown disse...

É maravilhoso ver que tem pessoas que ainda se importam com o basquete brasileiro e se dedicam de corpo e alma. Felizmente eu tive o prazer de conhece-lo e foi com quem eu aprendi muita coisa.
Gui, parabéns por tudo que vc tem feito e com certeza ainda veremos ótimos resultados. Ninguem melhor do que voce pra ser esse lindo exemplo de esforço e dedicação.
beijos

Anônimo disse...

- Comentário a respeito da Basquete Feminino, no Nacional ...
Eu sou uma atleta do Guilherme também, e eu já sei de toda essa situação e admiro muito seu trabalho, para mim, ele é um herói, além de ser meu técnico, considero um amigo. Admiro o esforço do Gui e das meninas ...
E essa matéria é a pura verdade, aos trancos e barrancos, graça a ajuda de algumas pessoas muitos especias, o basquete feminino sobrevive e ainda acredito que vai crescer cada vez mais .
E as rifas ?! As atletas ajudam levando e tentando passar para os amigos né ?! Principalmente para a família, que sabem do esforço que é vivido pelo basquete feminino !
Também sei que atrás daquela aparência "fechada". existe uma pessoa maravilhosa, e com o coração de manteiguinha ... (risos) E com certeza muito engraçado, mas se lembre não na hora do treino !
Gostaria também de parabenizar ao jornalista pela reportagem feita, nunca vi uma reportagem tão bem feita e bem espontânea, ao ponto do leitor imaginar as cenas no momento da reportamgem ... Parabéns mais uma vez !

Anônimo disse...

Terrível é a situação do basquete feminino. Numa época pós-pan, onde dirigentes falavam e falavam do legado do Pan do Rio.Que legado é esse?Como é que pais vão querer que a filha pratique este esporte, se não há o mínimo respeito pelas atletas. Zero para a Federação de Basquete que é incompetente até para marcar um local para jogo.

Anônimo disse...

Está na hora de valorizar a quem faz crescer o basquete nesse momemnto tão difícil sem patrocínio por culpa de uma gestão erronea e completamente elitizada. Parabéns Guilherme Vos, esporo que seu amor pelo basquete seja reconhecido. Abraços

Anônimo disse...

Sensacional a matéria! Infelizmente essa é a realidade do basquete feminino. Que só sobrevive por causa de algumas pessoas que colocam acima de tudo e todos o amor pelo basquete. E essas pessoas abdicadas fazem o possivel e o impossivel para que o basquete feminino não atole na lama que está no fundo do poço!
PARABÉNS, ao Guilherme pela seu AMOR ao basquete feminino. Os amantes do basquete agradecem muito a vc!
Continue firme aí, porque a luta é grande! Mas, sei também que vc é forte e guerreiro!
Sucesso sempre que vc merece!
Beijos

Anônimo disse...

Realmente EXCELENTE MATERIA, Parabens Rodrigo... eu ja fui atleta do Guilherme e sei bem o que elas passam... Pra mim o Guilherme e' e sempre sera' meu Paizao, nao importa o quanto distante eu estiver!!! Ele sempre com essa garra e esse amor pelo basquete e pelas as atletas dele, sempre fazendo o possivel e impossivel para que elas(atletas) continuem competindo, e' impossivel voce nao admirar o trabalho dele. Espero que com essa materia novas portas se abram e que pessoas como Gui venhas ser valorizadas pelo Otimo trabalho que tem feito.

Unknown disse...

passei pra dizer q admiro muito o professor Guilherme e dizer q ele foi um dos meus espelhos na escolha da minha profissão e são pesoas como ele que engrandecem cada vez mais o esporte ,torço que os governantes,a iniciativa privada possa olhar pelo basquete feminino ,alias por qualquer esporte feminino no Brasil pq todos eles são abandonados .Ameia materia


Parabens e obrigado Guilherme

Unknown disse...

passei pra dizer q admiro muito o professor Guilherme e dizer q ele foi um dos meus espelhos na escolha da minha profissão e são pessoas como ele que engrandecem cada vez mais o esporte ,torço que os governantes,a iniciativa privada possa olhar pelo basquete feminino ,alias por qualquer esporte feminino no Brasil pq todos eles são abandonados .Amei a materia


Parabens e obrigado Guilherme

Anônimo disse...

como é bom ver o rebote prestigiando o basquete nacional. NBA é interessante, mas ao final do dia não deixa de ter uma conotação imperialista. Tudo lá tem que ser grande...

Se nós soubéssemos usar a infra-estrutura que temos, poderíamos fazer muito. Lembrem-se que muitos dos clubes na Croácia e na própria Sérvia tem ginásios pequenos como os nossos.

Não adianta sonharmos grande se ainda não demos força a nossa base e a pessoas como o Guilherme. Antes de sonhos megalomaníacos precisamos fortalecer o pessoal que já vem fazendo um trabalho forte há muito tempo.

Por enquanto a NBA não passa de um pensamento imperialista tentando nos desviar do fundamental! Pensem nisso.

Anônimo disse...

Sensacionais as matérias!!! Não precisa nem ter sido atleta do Gui para saber que além de uma pessoa maravilhosa, ele é um dos grandes líderes no basquete nacional, e que suas meninas são grandes guerreiras! Juntos eles vão dia a dia vencendo as batalhas pra manter de pé (e por sinal, muitíssimo bem) o basquete feminino carioca. O que lamento muito é que essa realidade de apoios zero continua, desde os tempos que eu ainda jogava, há dez anos atrás... Fico aqui na torcida de que matérias como estas incentivem empresários, e os próprios clubes, a patrocinar essas meninas o quanto antes!!! Elas merecem!!!

David Lima disse...

Nosso país precisa de pessoas como o Guilherme. Já fui treinado e joguei alguns campeonatos como time de colégio, com o Guilherme como técnico/professor, que são até hoje inesquecíveis para mim.

Eu não me tornei um grande jogador de basquete, na verdade nunca o fui, mas todo o período de convivência e aprendizado ao lado dele me fizeram a pessoa que sou hoje.

É isso que eu queria dizer: Precisamos de pessoas como o Guilherme neste país, apaixonadas verdadeiramente pelo que fazem independente do retorno de governo, instituições, federações...

Hoje sou ator e compreendo perfeitamente a batalha diária de cada uma dessas meninas e do próprio Guilherme em manter as coisas pra cima quando tudo parece desmoronar. Foi isso que, mais do que o basquete, aprendi. Aprendi a ser um ser-humano melhor e nunca desistir face a dificuldades.

O Guilherme é um excelente técnico de basquete, pouco reconhecido, mas quem convive com ele sabe que acima de tudo, ele é um ser-humano que não se encontra em qualquer esquina!

Emociona-me ver que a paixão e o amor pelo trabalho quebram todos os osbstáculos. E, se elas se tornarão ou não estrelas do basquete, isto o tempo dirá. Mas que serão pessoas mais fortes e capazes de enfrentar o mundo, eu tenho certeza que sim.

Dá-lhe Guilherme!
Obrigado pelo que fez e pelo que continua fazendo.

Basquete Brasil disse...

Rodrigo,muito bom seu trabalho,
parabéns. Paulo Murilo

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, Rodrigo. Faz muito tempo que acompanho a luta e o amor do Guilherme pelo basquete feminino. Que bom que você pôde mostrar o grande trabalho que ele tem feito mesmo com o abandono em que se encontra o basquete feminino. Ele é autêntico e corre atrás de seus ideais.

Ricardo Machado disse...

Excelente a matéria sobre o Guilherme e as meninas do Flu. Minha filha foi atleta do Guilherme por cinco anos e com ele conquistou tudo que disputou, tanto nos colegiais quanto como federada. Durante dez anos acompanhando minha filha não conheci ninguém como ele, um verdadeiro abnegado. Como 'paizão' que é, faz parte dos 'paitrocinadores' da meninas, investindo até em aluguel de quadra para treinos. É O CARA que mata um leão por dia para ter seu time montado e sempre disputando títulos. Aos 17 minha filha parou para se dedicar à faculdade, já que não há horizonte para estas meninas por parte nem da FBERJ nem da CBB. Em um teste para seleção brasileira de base, as meninas (todas menores) foram 'largadas' na rodoviária de Sampa para voltarem ao Rio, sem acompanhamento ou apoio da CBB. E alguém ainda acha que basquete feminino é levado a sério pelos cartolas? Só mesmo um Guilherme da vida, pois sua dedicação, abnegação e sua saga marcarão uma época no basquete feminino carioca (quiçá brasileiro). Abração amigão e que DEUS continue a te ilumunar.

Anônimo disse...

Guilherme representa bem os abnegados que por terem sido contaminados pelo vírus do esporte mantêm vivo o basquetebol pelos 4 cantos deste país sem serem reconhecidos, sem apoio, sem voz, sem grana, mas apesar de tudo sem desistir de seus sonhos e ideais.Graças a Deus ainda existem "loucos" como Guilherme soltos pelo Brasil afora e pessoas como vcs dispostas a contar suas estórias. Parabéns!

Anônimo disse...

Bem lendo esta reportagem,eu me lembro do meu tempo q joguei com o Guilherme no ADN,ou pelo menos tentei.Sempre o acompanho desde q achei o meu esporte,o handebol,porém quando vc tem pessoas que lhe ensinam coisas denro e fora de casa,colegio,clube,etc..você acaba levando esses ensinamentos p resto da vida.Se hoje cheguei aonde cheguei,a ponto de disputar uma vaga para pequim 2008,foi pq usei alguma coisa que ele tambem me ensinou.Emocionante ler a materia,ver que o Guilherme continua sendo o profissional e amigo excepcional que sempre foi,e mantendo uma esperança q o basquete do rio voltar a ser uma das grandes forças do país.Ele sabe o qnto torço e admiro até hj,tanto q o basquete ainda ronda minha vida q minha noiva é a armadora de santo andré Katia,rs....E mestre pode sempre contar comigo no que estiver ao meu alcance para ajudar no que for possível.Parabens pela reportagem pois vc e todas essas meninas merecem sucesso.Grande abraço e saudações ADNíticas
Jaime Torres
IMES/SÃO CAETANO HANDEBOL

Anônimo disse...

Rodrigo,

Demorou, mas finalmente chegou. Somente indo aos ginásios para saber o que realmente acontece nas quadras brasileiras. Como fazem radialistas e jornalistas em cidades como Assis, Franca, Lajeado e tantas outras no Brasil.

Espero que os jornalistas da grande mídia também façam o mesmo (grande exemplo o seu) em grandes centros. Está mais do que na hora. O que adianta o cara assistir jogos da NBA, ler livros de tática e não saber o que é feito nos clubes de sua cidade.

Continue assistindo jogos, conhecendo os verdadeiros personagens, dando força a eles. Somente assim eles sentirão que realmente podem mais que seus dirigentes, os verdadeiros envenenadores da nossa nação basqueteira.

Viva o basquete do Brasil! Viva o trabalho da base! Fora aos politiqueiros! Fora Grego!!!! Fora cambada de sanguessugas!!!! Deixe nosso esporte ser o que ele pode ser!

$$$ Rita $$$ disse...

Boa tarde Guilherme.
E com Tristeza que vejo que tem tantas pessoas para criticar, mas.
Poucas com disposição de arregaçar as mangas e lutar pelo nosso basquete.
A preocupação do Nescau com pão foi o fim.
Quanto time não tem nem água ou gelo para suas atletas?
Se as meninas do Fluminense jogarão mal e conseguirão fazer 11pontos, 10 rebotes e 3/18 nos arremessos no segundo tempo imaginem se elas estivessem jogando bem.
Alguém se preocupou em saber como Vc esta mantendo o sonho dessas meninas?
O sacrifício de cada atleta para estar ali treinando, para ir aos jogos?
Para acreditar nas suas palavras de otimismo e crer que o Basquete feminino não um sonho impossível.
É com alegria que digo que se tivermos meia dúzia de técnicos como vc, meninas como as suas insistiram nos seus sonhos e certamente o nosso basquete não será apenas um sonho.
Continue meu querido amigo conte sempre conosco . bjus milll

Anônimo disse...

Guilherme a Voz do Basquete Femenino.

Nunca fui atleta do Guilherme, sou amiga de uma ex-atleta e amiga dele.
"Conheci" o Gui, entre um papo-cabeca e outro, minha amiga sempre me falava da Determinacao, Caracter e Senso de Humor do Guilherme.
Acho que o Guilherme, nem tem verdadeira consciencia do bem que faz aos seus atletas, mesmo que eles nao alcancem o estrelato no esporte, esses inumeros atletas seram bem sucedidos em qualquer outra atividade que venham exercer no restante de suas vidas.
Torco para que essa materia seja um meio de conscientizar aos dirigentes do esporte brasileiro, da importancia do apoio e patrocinio, aos atletas iniciante e times pequenos.
Pq apoiar o Esporte, e contribuir pra uma sociedade produtiva e forte, que acredita que os obstaculos podem ser ultrapassados, com forca de vontade e auto confianca.
Acho que o Guilherme ja e um sucesso!!!, ainda nao e famoso, ainda nao foi reconhecido nacionalmente, mais nao acredito que seja essa a meta dele.
Acredito que a meta dele deva ser ver o potencial e esforco do atleta ser recompensado, ver o esporte crescer... ver o sorriso das meninada na quadra jogando.
Minha admiracao pela pessoa Guilherme esta ai, pela garra que tem em manter a chama acessa pelo ESPORTE BRASILEIRO, mesmo nao estando na moda.
No Brasil atual de "Celebridades", estamos temporariamente cegos e nao vemos o que ou quem sao aqueles que realmente fazem a diferenca.
Saudacoes Vascainas,
V.

Anônimo disse...

Fico muito orgulhosa de ver atitudes como essa,pois sei que, para quem vive e ama esse esporte, não há nada mais doloroso do que ver sua equipe impossibilitada de participar de uma competição por falta de verba,ou de um lugar para treinar. Se o basquete feminino carioca sobrevive, é graças a atitudes dos pais, das atletas, e de treinadores como o Guilheme, que não medem esforços para manter essa chama acesa, embora a entidade maior do basquete brasileiro permita que coninue ventando sobre ela. Gostaria de parabenizar o Guilherme, as atletas, os pais, e todas as pessoas que estão na mesma luta para ver o Rio, e o Brasil com um basquetebol organizado e com campeonatos bem sucedidos e bem estruturados. Dou os meus parabéns à matéria,pois, se a situção do nosso basquete for mais divulgda,quem sabe não mexa um poquinho com o brio desses dirigentes, que podem, e devem,sem dúvidas, apoiar o esporte que amamos.

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conhecer o Guilherme e jogar basquete com algumas meninas desse time, quando estudava no colégio em que ele dava aula. O Guilherme é realmente um grande pai para essas meminas, ele sempre sabe a hora de brincar e de falar sério. Tenho muito orgulho por ele hoje em dia ser meu amigo e ver que ele está fazendo isto com as meninas e com certeza com ele mesmo, que se sente realizado com isso. Torço muito por todos e sei que a situação dele, das meninas, vai melhorar muito.
Júlio Najan

Unknown disse...

Só quem conhece o Guilherme que sabe como o cara é um guerreiro! Não me assusto em nada dele estar envolvido em algo assim. Vou aproveitar, deixar os meus votos de vitória as meninas e fazer um apelo de quem puder ajudar dê uma força. Eu já fui aluno do Guilherme e posso dizer de coração ele merece o nosso apoio. Quanto as matérias Rodrigo você mandou bem, deu pra captar muito bem a situação. Sucesso a todos!

PAZ