quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

ESTATÍSTICA? NEM SEMPRE...




Nem sempre são seguros os números. Se ignorá-los com certeza é sinal de descaso, tratá-los como verdade absoluta é furada. Um bom exemplo é o Kobe Bryant. Diziam que seu jogo mudaria, que seus passes fariam companheiros mais felizes, que seu percentual de acertos nos arremessos aumentaria.

Com média de 22.8 arremessos na temporada passada, Kobe diminuiu para 20.5 sem melhorar no aproveitamento (46% contra 44%). Isso siginica mais passes, certo? De acordo com os números, não. Nas assistências, o "fominha" Bryant de 06-07 anotava 5.4 por partida, enquanto agora são 4.9. Menos erros então? Hum... Dos 3.21 para os atuais 3.25, não há diferença.

Quer dizer, então, que ele piorou? Evidente que não. O mais genial jogador pós-Jordan está conseguindo, sim, "dividir mais a bola" e envolver seus companheiros, sem que seu jogo, e suas estatísticas, mudem. Ontem, contra o Phoenix Suns, foram oito erros, é verdade, mas um show com 38 pontos, sete passes, ótima atitude defensiva e algumas cestas de tirar o fôlego.

Kobe Bryant é o melhor atleta da NBA há anos, e nesta temporada, até agora, ninguém joga melhor que ele. Parafraseando Nelson Rodrigues, "se os números estão
contra ele, pior para os números".

15 comentários:

Anônimo disse...

A diferença crucial entre Kobe e os outros NOVOS JORDANS da sua epoca, estilo Carter, T-Mac,
Stackhouse, Finley,etc,etc,etc
é que Kobe marca bem demais.

Sua defesa é uma das suas principais armas jogando.

E claro, no ataque, seu repertorio ofensivo infinito é maravilhoso !

Anônimo disse...

Fabio concordo com vc que ele eh o melhor da NBA,o melhor pos Jordan e tudo isso.
Mas nessa temporada fez jogos abaixo do que se espera dele.
Eu vi todos os jogos do Lakers na temporada e afirmo Lebron jogou mais que ele até agora....
Mas o que ele fez nos ultimos dois jogos foi realmente arrasador,sem comentarios.
Minha opinião:Kobe ja tinha que ter sido MVP e foi injustiçado em pelo menos 2 anos.
Sera que essse é o ano dele?

PS:Bynum tambem comeu a bola ontem:28 pontos e 12 rebotes.

Anônimo disse...

Sou fã incondicional do Bryant. O melhor e mais classudo jogador da NBA atualmente. Mesmo quando ele joga mal (Leia-se: fazer 20 ppg) ele é fundamental pro Lakers. Baita craque.

Leonel disse...

Para quem achava que o Lakers é um time fraco até agora a campanha está muito decente.

Anônimo disse...

só a cravada que ele deu no final do segundo quarto fal por tudo...

para o lakers ser considerado alguma coisa no oeste, falta muita coisa (p. ex. um 3 decente), mas o time jogando como jogou ontem com kobe puxando o jogo e incentivando o time como um verdadeiro líder, pode ser a surpresa do 1º round de conferência...

Anônimo disse...

Bala, a análise é boa, mas você esquece um ponto fundamental: Kobe está jogando menos sim...menos tempo (hehehe).
Ano passado foram: 40.8 minutos por jogo, esse anos são 37. Então a análise comparada das estatísticas deveria em primeiro lugar considerar as médias por 48 minutos. Aí teríamos (considerando os itens que você analisou): arremessos (de 26,8 para 26,6); assistências (de 6,35 para 6,35) e erros (de 3,77 para 4,21), ou seja seu jogo é exatamente o mesmo à excessão das perdas de bola. Nada demais, considerando que se a média for mantida serão apenas 11 perdas a mais em relação à temp. passada na temporada regular inteira. Mas e os outros fundamentos? Bom, em rebotes, roubadas e faltas, Kobe está com as melhores médias por 48 min. de toda a sua carreira!!! E a média de 2,3 faltas por jogo - mesmo em números absolutos - é a segunda menor, atrás apenas das 1,4 faltas que fez na temporada de estréia, quando jogou apenas 15,5 minutos por partida. Conclusão o cara tá no auge da sua forma, jogando muito no ataque e na defesa e começo a repensar se o Lakers não pode ir um pouco mais longe nos Playoffs esse ano.
Abraços!

Anônimo disse...

Discordo.Bata um jogo espetacular pra todo mundo voltar a falar que Kobe é isso ou aquilo, logico, ele realmente é bom, craque, fora de serie e etc.

Mas falar que ele é o melhor nessa temporada é uma tremenda sacanagem com LeBron James, voce não deve ter assistido os jogos do Cavs, pq quem assiste sabe o que eu estou falando.Sabe a partida de ontem do Kobe contra o Suns ? LeBron fez pelo menos umas 5x atuações melhores que aquela do Kobe e pelo menos outras 5 iguais.

Não dá pra simplesmente esqueçer o qe o LeBron fez.

Anônimo disse...

Concordo com o q as estatisticas nem sempre podem ser levadas em conta e tudo.
Mas discordo qto ao melhor jogador até aqui.
Kobe é fora de série e esse ano ta fazendo o time jogar mais, ta dividindo melhor o bolo.
Mas o melhor ate aqui é o Lebron. O cara ta fazendo de tudo em quadra e esta sendo bem mais regular q o Kobe até aqui. Até agora o MVP é dele.
abs.
Rafael Bicalho

Unknown disse...

Sou fã do CELTICS, mas o Kobe Briant the besteia.

Não há nada melhor que ele a muito tempo...

Di disse...

LeBron > Kobe > Jordan

Mas ninguém vai aceitar que se diga isso, por MJ ter construído seu nome como o fez.

Anônimo disse...

Di numa boa... vc tem qtos anos??? 5??? Vc alguma vez viu MJ jogar??? Kobe e Lebron tem q fazer muito para chegar onde MJ chegou. Qto a melhor da temporada. Concordo que Lebron está mais regular que o Kobe... mas isso não quer dizer que Kobe é pior que o Lebron.

Anônimo disse...

Belos comentários, galera. É isso aí mesmo. LeBron é um baita candidato também. Gustavo, respeito sua opinião, principalmente no que tange aos minutos, mas essa estatística X 48 eu não sou muito fã, não. Um cara que tem média de dois rebotes, mas joga apenas 6 minutos por jogo, neste seu critério possui 16 rebotes por 48 minutos, certo? Não é a realidade, né? abs e parabéns pelos comentários.

Anônimo disse...

Fábio, com certeza os números por 48 minutos podem ser distorcidos nesses casos de jogadores que pouco pisam em quadra, mas não é o caso, certo? estamos falando de uma diferença de 37 para 40 minutos, continuo achando que a diminuição no número de arremessos, assistências, etc. se deve a isso: menos tempo em quadra.
Abraço a todos! (p. S.: fostes mexer em vespeiro com essa coisa de Kobe melhor até aqui...estranho que ninguém falou de D. Howard e Garnett!).

Anônimo disse...

Garnett nem ta jogando tanto...
Eh claro que ta jogando bem mas não eh isso tudo pra ser MVP...

Meu Race to MVP seria
Lebron
Kobe
Howard

Anônimo disse...

Dois pontos:

1. Não concordo com o costume da NBA em dar o MVP para o melhor jogador da melhor equipe da temporada regular (ou de uma equipe que esteja entre as melhores).
O MVP é um prêmio INDIVIDUAL, portanto, o que deve ser considerado principalmente é a performance do jogador, assim como sua importância para seu time (fatores que o tornam "valioso").

2. Sempre disse nesse espaço que o time do Lakers, apesar de não ser uma "Brastemp", claramente não é tão ruim como falavam por aí...