sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O CAMPEÃO CARIOCA






Pode soar infantil, mas o título do Flamengo na noite desta quinta-feira faz justiça ao menos àquele que investe em basquete no Rio de Janeiro. Quem esteve no Maracanãzinho viu um time rubro-negro - que venceu por 75-73 e fechou a série em 2-0 - organizado na defesa, porém sem imaginação no ataque, apesar da excepcional performance do armador Hélio, cestinha da partida com 30 pontos, além de seis assistências. Com chance de empate no último lance, Valtinho, o melhor do Vasco/Brasília, fez péssima leitura: trabalhou com o relógio, mas partiu em direção a um garrafão congestionado. Deveria tentar um arremesso de fora (como me confessou seu técnico ao fim da partida) ou pedir um bloqueio longe da tabela, para que, aí sim, seu deslocamento fosse mais tranqüilo - em vez disso, ainda tentou, sem sucesso, um passe numa área com oito atletas...

Vale registrar também a péssima arbitragem do torneio. Entre outros atletas, Arthur comentou, com razão, que a falta de critérios, a "famosa lei da compensação" e a impossibilidade de um jogo mais físico fazem com que a partida, que já tem poucos atrativos, fique ainda mais tediosa. Se o legado do Carioca 2007 será nulo em termos de valores para o basquete estadual e nacional, se a péssima estrutura deu lugar a espetáculos absurdos (com diferenças de até 80, 90 pontos) e se a falta de investimentos e capacidade de gestão da federação abre espaços para times que jogam três campeonatos regionais ao mesmo tempo, ao menos ele premiou o único time que leva a modalidade a sério no Rio de Janeiro. E, sejamos justos também, Marcelinho faz uma baita diferença em nível doméstimo. Mesmo mal, o ala não se escondeu e marcou Arthur com muita técnica.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sinto a felicidade no tom do grande rubro-negro Rodrigo Alves.

Rodrigo Alves disse...

Caro Rodrigo, você foi rápido no gatilho, não deu tempo nem de consertar a primeira versão, que subiu com a assinatura trocada. O texto não é meu, e sim do Balassiano. Abraço!

Anônimo disse...

Caros Rodrigos. Apesar de respeitar o trabalho feito pelo Flamengo, não sou torcedor da equipe. abs, fábio balassiano

Fiel disse...

haha !
Assisti o primeiro jogo, ontem nao tive o privilegio ! Achei o time do Flamengo mais humilde, muito mais acertadinho, cada um sabendo o que tem que fazer, defendendo bem, alias. Marcelinho que eu critico, nao se achando o dono absoluto do time, por mais que o time foi feito pra ele. Ja o Vasco, que nao tinha assistido, fiquei bem decepcionado. Um time meio "mala" , achando que poderia resolver o jogo a hora que quisesse, na individualidade dos "craques".

Parabens pro flamengo e pro seu tecnico ! É hora de renovar o basquete nacional, mas é tudo muito complicado ...
Uma coisa a parte, eu acho pessimo esses playoffs melhor de 3 ... tem que ser no minimo, melhor de 5, ainda mais na final !!!

abraços

Fiel

Unknown disse...

Um peladaço de proporções épicas. O que foram aqueles arremessos de 3 pontos do Arthur? parecia uma perereca pulando de pernas abertas!hahahaha!

Anônimo disse...

Belo texto Fabio
e vendo que vc nao é rubro-negro, tenho mais um motivo para admiralo hauahuahuaa...

Anônimo disse...

Belo texto Fabio
e vendo que vc nao é rubro-negro, tenho mais um motivo para admiralo hauahuahuaa...

Anônimo disse...

CARLOS ALBERTO

Fabio,quando vc fala em bloqueio vc quer dizer,"corta luz","pick-roll"? Só para esclarecer.Como um grande conhecedor de basket,vc deve ser mais claro em seus comentários.
Ahi Fla!Marcelinho, como dizem aqui no site os "paga pau"de americano,"crazy shooter" parabéns

Anônimo disse...

Carlos Alberto, obrigado pelo comentário. Bloqueio, como você citou, é um corta-luz, mas é apenas o começo da ação realizada, podendo gerar, depois, um pick ou outras situações de jogo (a flex offense começa assim também, não? a princeton offense, do bob knight, idem...). O que o Valtinho precisava era só de uma ajuda para sair do seu marcador e, consequentemente, ter mais espaço dentro do garrafão para um arremesso mais confiável. Valeu pela força, sinceramente. Espero ter esclarecido agora. Fábio Balassiano.

Anônimo disse...

Esse estadual só teve graça por podermos falar "Vice de Novo"!
Estadual Mala!
Tomara que o Nacional seja melhor organizado, e com maior "graça".

Unknown disse...

amigos, os jogos desta final me deixaram bastante feliz por ver em alguns momentos um bom basquete,acompanhei duelos isolados durante os jogos e pude perceber algumas coisas:
-arthur x marcelinho : so muito fã do basquete do arthur pela maneira que ele evoluiu durante os anos,isto claro falando em ataque pq defensivamente é lamentavel,oq me deixou muito estranhado foi a imaturidade de seus ataques no jogo final,pegava bolas e chutava sem criterio algum,e nao mandem ele carregar a bola se nao é tournouver na certa! Marcelinho porém me encantou,fez boas leituras de jogo no ataque,foi malandro na defesa quando estava em desvantagem,mostrou maturidade e claro,carregou o time mesmo nao sendo o maior pontuador na ultima partida.
- valtinho x fred e helio :
sou suspeito pra falar do valtinho pois sou muito seu fã,e por isso uni os dosi armadores flamenguistas,o primeiro despecebido no ultimo jogo,valtinho mostrou em alguns momentos(campeonato inteiro) pq é o melhor armador brasileiro e pq estamos tao mal de armadores(ultima bola), fred e helio foram bem,fred forçando algumas bolas,helio como estavam caindo mandou ver. os dois foram muito bem.

é claro que podemos comparar varios jogadores entre si,e os tecnicos também mas fico por aqui nesse momento..
obrigado..e abraço a todos
Leandro

Fiel disse...

Alexandre, o Brasileirao nao promete muito nao, visto a treta entre CBB e os times paulistas ... mais um ano e um campeonato de desorganização !!!

E qto ao bloqueio, pra quem ta acostumado, deu pra entender hein !!

FORA GREGO !!!!

Anônimo disse...

Sim fiel, mas a esperança, que ainda não morreu, é a última que morre.
E essa do bloqueio, realmente.. daqui a pouco será necessário desenhar.

Anônimo disse...

Um time era o Flamengo; o outro era o vasco; era final; conclusão: resultado esperado.

Anônimo disse...

"Um time era o Flamengo; o outro era o vasco; era final; conclusão: resultado esperado."


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Muito bom seu resumo BETO!!! Hahahahahahahahahaha!!!

Anônimo disse...

E Marcelinho jogou o que sabe, o que jogava no extinto Telemar há 3 anos. Sobrou!

Anônimo disse...

Como é que pode essa CAMBADA ai elogiando o INFELIZ Marcelinho, a que ponto chegamos???? Essa é a cara do pobre basquete nacional....a coisa tá feia viu...se aposenta Marcelinho lixo!